Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Desidratador Caseiro (Muito caseiro mesmo.)

• Criador do tópico Criador do tópico PrMyco
  • Data de início Data de início

PrMyco

Esporo
Cadastrado
15/06/2025
20
2
25
Desde que comecei a cultivar, pensei em diversas alternativas de desidratadores que eu mesmo poderia construir, a maioria era extremamente completa e na verdade um pouco dificil de ser construida (e na verdade esses modelos "mais bem construidos" não mostravam tanta superioridade se comparado com desidratadores como oq vou citar, além de aumentarem sua conta elétrica, coisa que não é nem um pouco desejável, ainda mais para um cultivo caseiro e pouco frequente quanto o meu).

Materiais:
Caixa organizadora/Caixa de isopor (não precisa ser grande, apenas o suficiente para caber os cogus e ter espaço para o ar circular).
Duas fans de computador ou até mais se quiser (pode trocar por outras fans compativeis com o projeto caso achar necessario).
Fonte de 12 a 16 volts (é bem facil de encontrar, mas dependendo de sua fan, ela não irá tolerar mais do que 12 volts, ent procure uma fonte de 12volts.)
Fios (Não precisa ser de grande espessura, pode ser bem fino).
Tela ou algum suporte para os cogus (algo que permita o ar circular por todos os lados dos cogumelos).

Montagem:
Faça furos seguindo o desenho abaixo (Eu sei que não sei desenhar.)
cogu28.jpg
1: Faça furos na parte debaixo, onde vão ficar as fans e os cogumelos.
2: Faça as saidas de ar superiores (tanto da tampa quanto das laterais)
3: Cole as fans nas aberturas inferiores
4: Faça o circuito elétrico conectando os cabos da fonte positivo e negativo nas fans, respectivamente.
5: Coloque a tela ou algum tipo de suporte que permita a circulação de ar.
6: Coloque os cogumelos.
7: Ligue e deixe por cerca de 2 dias, ou, dependendo das condições ambientais da sua região, poderá precisar de mais ou menos tempo, idealmente deixe eles no desidratador até ficarem crocantes "cracker dry".
8: Após desidratados, coloque em um recipiente com silíca ou outro dessecante (isso impedirá o retorno da umidade nos cogus e tambem finalizará o processo de desidratação caso eles ainda não estejam no ponto cracker dry.)

No final vc terá algo parecido com isso:
(só que mais apresentável.)

cogu25.jpgcogu24.jpgcogu26.jpgcogu27.jpg

Cracker dry = Ponto onde o cogumelo é facilmente quebrado/apertado produzindo um barulho crocante, um "crack".

Última edição:
Tem bastante combustível ai em hein @PrMyco kkkkkkk São daquele casing que pinou dos lados?
Pior q tem kksksksksksksksk, é sim irmão, e por sinal já começou a pinar dnv, o problema é q veio uma frente fria mt forte aqui na cidade, tá cerca de 17 graus, e eu fico um pouco incomodado de deixar o aquecedor ligado, aumenta mt a conta de luz, to buscando algumas alternativas pra elevar a temperatura do terrario (tá cerca de 20graus).

Ps: a dica de refazer o casing foi perfeita mn.

Aquecedor de aquário daqueles que são bem fraquinhos (gastam pouca energia). Só improvisar uma gambiarra com um reservatório de água. Já fiz isso e deu certo, hoje tenho preguiça kkkkkk
Já vi gente fazendo isso mesmo, mas realmente aquece o interior do terrario por inteiro? a impressão que tenho é de que ele irá aquecer de forma desuniforme.

aquece o interior do terrario por inteiro
Quando eu fiz isso eu deixava uma garrafa com água e o aquecedor de um lado, e do outro o casing. Funcionava, aquecia relativamente igual. Sempre percebi boas frutificações usando esse modelo. Agora que estou mais no monotube prefiro o mínimo de intervenções. Monto ele, tampo os furos com micropore, e só abro no dia da colheita

Back