Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

desejo iniciar cultivo duvida .

deleta material que demorei horas pra encontrar e organizar ...

Que material seu foi deletado?

O que aconteceu, no máximo, foi juntarmos alguns posts, como está previsto aqui:

Artigo 12 - Edite as suas mensagens

§ Único Não poste uma nova mensagem se você puder utilizar a que já postou para corrigir ou adicionar algo. Isso quer dizer, não postem novas mensagens com pouco espaço de tempo entre elas ou sem mensagens de outros usuários entre elas.
 
Fala hippie blz .
o cara não desiste não, começa seu cultivo e cria um diário com fotos e técnicas usadas.
vou fazer isso depois que já tiver um pouco de experiência no cultivo.
um diário que você colocar, os passo a passo do cultivo já ajuda muitas pessoa
eu mesmo estou vendo os diários de comestíveis e esta me ajudando bastante.
quando aprender vou poder ajudar outras pessoas, no momento só vou ficar no estudos
mesmo !

abraço man boa sorte também:)
 
Ola amigos hoje tirei algumas fotos de minha cultura o que acha ?
os 2 primeiros são agua agar e cerveja e o terceiro agar e Cremogema .
todos foi feito na sexta feira dia 24 a tarde .
rr5r89.jpg
os de cerveja esta bem rápido o Cremogema mau aparece .
2w4bex2.jpg slipn7.jpg

aqui um teste que fiz cogumelo no papelão mesmo dia !
1zg5njo.jpg
o papelão também apresenta algumas manchas brancas será que e contaminação ?
pois e na parte de fora ele forma de dentro para fora do papelão também ?

papelão eu coloquei 10 minutos na pp o local que fiz não foi na glove box .
foi na mesa limpa e borrifada agua + cândida e álcool 70% .
depois colocado em outro saco escuro e guardado em uma caixa de papelão.

o que acha será que esta indo tudo bem ?

abraço amigos:)
 
Última edição:
Um Alerta para os cultivadores que pretendem se aventurarem nos isolamentos:

As placas de Petri são imprescindíveis e quase que insubstituíveis, pois foram desenvolvidas e dimensionadas propositalmente para estimular o crescimento "lateral", fazendo com que o micélio corra dos contaminantes, outro fator é o aspecto do micélio que quando em petri é de fácil distinção ao contrario de outros recipiente em que o micélio toma aspecto diferente e cresce para "cima" tornando as vezes praticamente impossível de identificar.

Se forem usar outro recipiente sem ser as petris procurem algum que possua baixa "altura" (profundidade).

Obs: Se alguém notar alguma falha ou poder melhorar minha descrição, por favor que se manifeste.
 
Boa noite Arcturus !

valeu pela dica eu comprei varios potinhos destes bem barato por isso estou usando eles.
notei que alguns estão crescendo um pouco para cima isto tem algum erro?
ainda não vi contaminaçao esta normal elas demora para aparecer quando esta contaminado?

este e meu primeiro teste.

abç
 
notei que alguns estão crescendo um pouco para cima isto tem algum erro?
ainda não vi contaminaçao esta normal elas demora para aparecer quando esta contaminado?
Não ha problemas em usar tais potes desde que a cultura esteja isenta de contaminantes. Tente colocar os potes contra a luz e olhar por debaixo deles, algumas bactérias desenvolvem aspecto escuro tipo amarelado, marrom ou até mesmo preto. Se houver contaminantes sera muito difícil se livrar deles. Quem nem havia dito anteriormente nesses potes o micélio vai ficar muito felpudo crescendo para cima e isso pode tornar muito difícil identificar, mas se vc notar qualquer coisa que não seja aparentemente "branco" ou quase isso pode sim estar contaminando.
Alguns outros micros parecem muito com o meio de cultura, parece até mesmo meio de cultura crescendo sobre o meio de cultura.
 
boa noite arcturus.
eu olhei os postes e não vi nenhuma destas cores, somente a parte branca felpuda.
acho que agora e só esperando para saber se vai aparecer ou não né .
demora para aparecer quando já esta contaminado ?
o agar com Cremogema não mostra nem sinal de contaminado e também não vejo micélio.
agora o de cerveja esta se desenvolvendo bem rápido.
quanto tempo leva para o micélio se desenvolver totalmente no pote + ou - ?

abç
 
demora para aparecer quando já esta contaminado ?
Isso é muito relativo, espere pra ver o que acontece...
quanto tempo leva para o micélio se desenvolver totalmente no pote + ou - ?
Isso também é relativo vai depender da especie e da disponibilidade de oxigênio. Procure manter a paciência, com uma boa troca gasosa acho que em 3 semanas estará bem colonizado. Lembrando que você não precisa esperar 100% pra poder transferir para mais agar ou grãos.
 
ola amigo .
estou cultivando shimeji e os potes estão bem lacrado sem entrada de ar devo abrir um pouco para troca de ar ?
de quanto a quanto tempo devo fazer isso ?
achei que podia deixar fechado.
eu tenho muita paciência já estou acostumado a fazer isso com bonsai kkkk .
vou ver o que faço depois, espero que consigo pelo menos 1 pote .

você cultiva algum comestível ?
 
estou cultivando shimeji e os potes estão bem lacrado sem entrada de ar devo abrir um pouco para troca de ar ?
Não, o que vc poderia ter feito era ter deixado a tampa frouxa, porem selada com filme PVC ou ao invés da tampa ter fechado apenas com filme PVC. Evite ficar mexendo nos recipientes. Shimeji são muito sensíveis a choque mecânicos, alias todo e qualquer micélio.
você cultiva algum comestível ?
Sim
 
A sim mais posso fazer isso agora né, abrir e deixar frouxa com o filme plástico ?
da próxima vez vou fazer isso pensei em furar a tampa e deixar com fita micro poro .
eu não fico mexendo, vou mexer agora só para deixar frouxa ai só depois de uma semana que vou lá .
eu encomendei dextrose para o próximo agar agora sábado vou fazer novos testes com o resto dos cogu !
o cogumelo shimeji e o mais fácil de cultivar né ?


:)
 
Bom dia arcturus !
hoje eu soltei as tampas do pote e passei filme plástico fiz isso com a boca do fogão aceso e borrifei agua sanitária antes nos vidros !
será que a sim pode pegar contaminação ?
eu notei que um pote esta com uma mancha verde bem fraco e o que eu tive menos cuidado pois o pedaço do cogumelo tinha caído
dentro da glove box e eu coloquei dentro do vidro era o ultimo pote e sobra de agar .

vi também que o papelão esta bem branco e com um cheiro bem forte de cogumelo será que deu certo ?

abç
 
O Shimeji exige muita troca gasosa, gosta praticamente de ficar ao ar livre. Acho que você deveria ter feito qualquer coisa dentro da glovebox. Qualquer sinal de contaminação descarte, pois será muito difícil isolar nesses potes ai, ainda mais se já estiver esporulando.

Em relação ao seu papelão não sei dizer amigo, ainda mais sem foto alguma. Recomendo que você continue estudando... parece que você ainda tem muitas duvidas básicas.
 
Boa noite arcturus.
bom eu não sabia desta parte de troca de ar para shimeji, eu estou estudando aos poucos o cultivo básico,
este teste eu fiz somente por ter comprado o cogumelo para consumo, e aproveitei alguns para clonar.
estou lendo e vendo alguns vídeos, espero aprender bem sobre o cultivo.

olha foto shimeji no papelão 4 dias .
p6b89.jpg
257ou54.jpg
mhzi8y.jpg

o que acha esta esta todos branco e o shimeji né ?
O agar esta indo de boa achei um pote verde e tirei do meio ...

346wevk.jpg

os potes estão com a tampa frouxa com filme plástico em volta agora.
eles estão com um pouquinho de agua dentro, a onde a agua passou esta nascendo também
tem problema a agua ?
:)
 
Sim, é shimeji no papelão, eles crescem muito rápido. So acho que esse papelão ai não vai servir para transferir para grãos, pois vc abriu ao ar livre e provavelmente poderá desenvolver algum contaminante nos grãos. Assepsia e esterilização é o segredo!

Se houver água sobre o agar, incline um pouco os potes. Tem certeza que é shimeji aonde a água passou?... espere mais e veja o que acontece.
 
Foi sim este eu abri ao ar livre .
mais foi porque eu fiz mais 13 rolinhos destes, então tenho mais bem guardados,
com este tamanho já posso colocar nos grão ?

pode deixar que todos os próximos passos que eu for fazer, vai ser bem feito a Assepsia e esterilização etc .
vou fazer uma nova glove box de vidro, e conseguir materiais de trabalho novos .
eu estou usando para esterilizar uma panela de 7 litros aqui.

a parte da agua que passou não sei se e o shimeji agora só esperando para saber né.
vou inclinar os potes e bem pouco uma gotinha.
 
com este tamanho já posso colocar nos grão ?
Amigo você pode tanto transferir para grão independente do desenvolvimento como também poderia ter transferido o tecido do cogumelo diretamente para os grãos, no caso do papelão transfira apenas a parte em que houver micélio.
 
ola amigo "
a sim eu vou fazer este teste então, vou colocar uma parte do papelão com micelio no grão !
eu vou tentar com o milho de pipoca e arroz integral porque tenho aqui .
o mais fácil e o milho né .
vou dar uma olhada no tópico do forum antes de fazer para não ter erro .

abç
 
ontem eu retirei 2 potes com mancha verde os outros estão bem branco sem sinal !
tirei uma foto de outro que acho que esta começando achei este estranho .
SAM_5214_zpspnd8dhgd.jpg
SAM_5212_zpsezps99lh.jpg
SAM_5211_zpsut1m3puh.jpg
SAM_5213_zpsmx4qd3wq.jpg
este pote tem este sinal bem no fundo não chega a ser verde só e mais escuro .
eles esta com o agar todo branco !
 
Esses potes foram inoculados a quanto tempo?, parece bem desenvolvido, porem difícil de afirmar e identificar se são shimeji mesmo.
 
Back
Top