Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

desejo iniciar cultivo duvida .

.paulo

Hifa
Cadastrado
17/10/2014
36
13
39
são paulo
Boa noite amigos, sou novo aqui mas faz tempo que eu acompanho o fórum.
estou querendo iniciar um cultivo de comestíveis, não sei se aqui e o local certo para este novo tópicos de duvidas.
gostaria de saber o tipo de material para iniciar o cultivo penso em fazer técnica de clonar pois acho as bandejas fáceis por aqui.
mas minha duvida e o local que devo manter, pois gostaria de cultivar um local fora de casa tipo em minha garagem que tem um bom espaço
ou em um quarto que tenho fora de casa.
tenho que ter alguma coisa para manter temperatura etc qual o cuidado e dica para iniciante de comestíveis.
tenho experiência no cultivo de outras plantas, pimentas super ardidas,bonsai carnívoras etc mais nada como cogumelos.

se alguém poder me dar ajuda no cultivo básico agradeço muito.

abraço..
 
Sugiro também que você dedique um tempo lendo os tópicos dessa mesma seção de comestíveis. Principalmente os diários, onde geralmente os cultivadores detalham quais procedimentos foram necessários.
 
Ola Ecuador obrigado pela atenção.
eu não sei nada sobre eles estou lendo tópicos e vendo o cultivo de alguns cultivadores aqui.
bom vou esperar pode ser que alguém tire minhas duvidas.
no momento vou dar uma olhada no site que me enviou, toda a ajuda são bem vidas.
pois gosto de desafios rs.
vou tentar iniciar aos poucos e a sim logo vou ter algumas fotos.

abraço amigo.

Estou lendo alguns tópicos Cosmik, e vendo algumas técnicas estou pensando em tentar no papelão
e se falhar no agar.
minha maior duvida mesmo foi local que devo manter pois queria deixar um local fora de casa tipo uma estante ou prateleira
se tenho que ter algo para manter temperatura e se devo pulverizar agua sempre.
 
Última edição por um moderador:
se alguém poder me dar ajuda no cultivo básico agradeço muito.

Estou estudando sobre comestiveis e medicinais. Mas o que você não explicou é qual tipo de comestivel que você quer cultivar??
Tem os 'wood lovers' (como shiitake), os 'grass lovers' (como o bisporus portobello), 'dung lover' como (Coprinus Comatus) etc...

Cada tipo de cogumelo é um substrato e uma tecnica diferente. Mas você parece estar ainda bem leigo no assunto mesmo, sugiro que dê uma pesquisada aqui mesmo no grupo. Temos uns bons topicos explicando o basico.

Bons estudos.
 
Então Psychoevie eu estou pensando em começar com shiitake e shimeji,que acho que são os mais fáceis pelo que eu vi, e depois cultivar outros.
estou lendo bastante tópicos e vendo vídeos, por aqui eu acho fácil cogumelos comestíveis.

O substrato eu vou testando conforme o tempo que for aprendo, vejo qual e o melhor para onde eu moro mais, vou seguir os que vejo nos tópicos agora.
bom aqui tenho fácil para teste: bananeira,bagaço de cana, resto de grama seca e borra de café.

Estou lendo agora para clonar eles, e o local ideal. eu estou querendo colocar na minha garagem pois tem pouca luz e é úmida.
tenho que ler bastante ainda estou bem leigo mesmo .

você cultiva algum destes ?

abraço!
 
Ei @paulo1282, o amigo @cubensisdedread fez uns bons cultivos de comestíveis, dê uma procurada nos threads dele, talvez ajude.
 
Opa, em breve estarei postando um tópico com conteúdo em dvd e livro sobre cultivo de comestíveis em substrato... Também estou começando e te garanto que tem muito conteúdo aqui no forum, é só pesquisar, cada comentário ja agrega conhecimento...
 
tup vou dar uma olhadinha para ver obg vou pesquisar, e olhar fotos do cultivo dele :)

opa lcslck valeu eu vou dar uma pesquisada, e quando tiver o DVD da um toque quero cultivar os comestível para comer e por hobb
você já cultiva algum ?
cosmik agradeço a ajuda vou ler, todos estes links que você me mandou, agora não tem como não conseguir tem bom resultado kk
e só ler e levar a serio :).
logo vou iniciar o tests e a sim posto fotos ok .


valeu amigo
 
Última edição por um moderador:
Ainda não, estou lendo bastante e vendo muitos vídeos pra ter o máximo de informação antes de tentar por em prática... Quando eu fizer o tópico do dvd te mando uma mensagem. Abraço
 
opa herbal blz então eu também estou lendo bastante e vendo o link que cosmik me enviou e alguns vídeos.
da esta me ajudando bastante logo já vou fazer os primeiro teste.
ai posto alguma coisa também sobre os comestíveis .

abraço bom estudo :)
 
Boa tarde amigos poderiam me dar uma ajuda com agar ? bom minha duvida é tenho um agar aqui que comprei em loja de produtos naturais, para outras coisa ele e um pouco bege posso usar este para clonar ? fiz um teste com ele cremoagar do psilo, visto aqui no forum mesmo foi o que tinha em mão ainda não achei dextrose. eu ainda não tentei clonar nada só fiz o meio de cultura e coloque na geladeira abraço amigos.
Logo terei fotos.
 
bom minha duvida é tenho um agar aqui que comprei em loja de produtos naturais, para outras coisa ele e um pouco bege posso usar este para clonar

Faça alguns meios de teste com ele. O meio de agar deve ficar sólido na temperatura ambiente, desde que seja até por volta de 30 graus C.

Se a quantidade normal de agar não funcionar tente aumentar pouco a pouco a quantidade. Esses agars de lojas de produtos naturais não costumam ser de boa qualidade.
 
Boa noite Ecuador, obrigado pela atenção ,então fiz um hoje para ver no micro ondas.
ficou bem firme mais não coloquei nenhum cogumelo, esta na geladeira vou fazer o teste fora agora com os 30 graus c .
A próxima vou fazer agar na panela e colocar os potes na panela de pressão, acho que deve ser melhor que no micro pois ferve muito rápido e não sei se ficou bem esterilizado, pois tive que parar varias vezes ate chegar 1 a 2 min .
na pp quanto tempo você deixa 30 min ?
meus potes são de papinha e vidro de alcaparras finos.
a outra duvida, tenho que fazer um furo na tampa nesta etapa do agar ou posso deixar normal para clonar ?


abraços amigo :)






 
A próxima vou fazer agar na panela e colocar os potes na panela de pressão, acho que deve ser melhor que no micro pois ferve muito rápido e não sei se ficou bem esterilizado

Microondas não esteriliza. Faça na panela de pressão. Para esses meios líquidos bastam 15 minutos de pressão plena.


a outra duvida, tenho que fazer um furo na tampa nesta etapa do agar ou posso deixar normal para clonar ?

Não entendi.
 
ola ecuador, a sim eu não gostei do micro não, vou tentar na panela de pressão tenho uma de 7 litros aqui, que usava para esterilizar musgos das plantas carnívoras rs.
15 minutos só, mais os vidros tem que estar esterilizados ou nesta etapa do agar ele já fica junto ?
A sim a parte do furo na tampa, e que eu li que tinha que ficar um local para respirar, mais acho que e na parte dos grãos né.
posso colocar agar e o pedaço de cogumelo e fechar bem a tampa então ?

A sobre o agar que você falou do teste ele esta bem firme no vidro , eu fiz ele inclinado não teve nenhuma mudança o deixei no sol.
acho que vou começar os primeiros testes, fiz um glove box e comprei alguns potes a mais de vidros, agora só falta pegar o jeito mesmo.
esta receita de agar com Cremogema do micro da para fazer na pp ?

abç :)
 
Última edição por um moderador:
15 minutos só, mais os vidros tem que estar esterilizados ou nesta etapa do agar ele já fica junto ?

O objetivo é esterilizar o vidro mais o meio de agar.


A sim a parte do furo na tampa, e que eu li que tinha que ficar um local para respirar,

Tem que ter uma abertura para o vapor entrar dentro do vidro.


posso colocar agar e o pedaço de cogumelo e fechar bem a tampa então ?

Não. Se você colocar o cogumelo e esterilizá-lo vai matá-lo, é claro.


Os passos são:
1 - Preparar o meio de agar
2 - Esterilizar em panela de pressão. Deixe esfriar, tire da panela e cubra o furo da tampa com uma fita ou esparadrapo.
3 - Inocular
 
Valeu ecuador, agora vou fazer os primeiros testes eu tinha esta duvida do agar e de esterilizar,
tentei no papelão mais deu fungos verdes.
vou fazer todos os passos, e depois tirar algumas fotos para o diário e mais fácil né tava
meio perdido rs.


Obg pela ajuda :)
 
ola amigos queria saber se estes pontos brancos são algo ?
11qojya.jpg
6cjk.jpg
estes teste fiz a 20 dias com cogumelo paris.
deixei no escuro este pote ficou aberto, achei que não ia crescer nada ai tirei plástico filme que tampava e hoje fui pegar para jogar fora tinha isso.
tem outras folhas do papelão que tem esta teia branca.
isso só cresceu no papelão que adicionei um pouco de adudo liquido foliar 15.00.00 que coloquei para testar,
e outros 3 só no papelão puro foi que não apareceu nada .

abraço amigos
 
Back
Top