Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

De: começando com cultura líquida

Ihavetheligth

Esporo
Cadastrado
26/03/2022
10
3
36
Galera bom dia a todos! Sou um iniciante no cultivo dos cubensis comecei com um kit comprado que desenvolveram muito bem, estudei bastante e dos esporos que retirei fiz uma cultura líquida "pulando" algumas etapas por falta de organização no preparo do meu processo, como não me lembrei de comprar uma seringa e estava ansioso para fazer acabei colocando o esporo dentro da solução com mel que fiz nas proporções recomendadas de 200 ml para 10.8 g de mel, tudo esterelizado , enfim começou a desenvolver uma cultura no fundo do meu pote e como não coloquei nada no pote ela ficou presa ao fundo, gostaria de saber se realmente é resultado dos esporos de cubensis que usei ou se é alguma contaminação! Agradeço a atenção de todos!
 

Anexos

  • 1657028658812..jpg
    1657028658812..jpg
    321.7 KB · Visualizações: 45
  • 1657028692557..jpg
    1657028692557..jpg
    652.6 KB · Visualizações: 46
  • 1657028737530..jpg
    1657028737530..jpg
    598.3 KB · Visualizações: 46
Perdão galera! Acabei fugindo as regras do forum e postando duas vezes a mesma coisa em locais diferentes.
 
Bem vindo @Ihavetheligth,

Não é impossível que dê certo, mas é incomum num cultivo doméstico sem condições controladas que se inocule esporos direto na cultura líquida.
O cogumelo que foi exposto ao ar da sua casa provavelmente terá esporos de outros fungos.
Numa placa de Petri a gente consegue identificar e remover essas possíveis contaminações e aí sim, transferir pra CL ou inocular direto.

Tendo dito isso, o crescimento visto na foto não é comum.
Mas mesmo que considerarmos a possibilidade de ser um cubensis, sem um agitador magnético vai ser muito difícil quebrar o micélio o suficiente pra passar pela agulha da seringa.
 
Bem vindo @Ihavetheligth,

Não é impossível que dê certo, mas é incomum num cultivo doméstico sem condições controladas que se inocule esporos direto na cultura líquida.
O cogumelo que foi exposto ao ar da sua casa provavelmente terá esporos de outros fungos.
Numa placa de Petri a gente consegue identificar e remover essas possíveis contaminações e aí sim, transferir pra CL ou inocular direto.

Tendo dito isso, o crescimento visto na foto não é comum.
Mas mesmo que considerarmos a possibilidade de ser um cubensis, sem um agitador magnético vai ser muito difícil quebrar o micélio o suficiente pra passar pela agulha da seringa.
Marcelo bom dia! Sei que como você já disse o ideal seria descartar e refazer o processo, refiz em outro pote, porém não descartei aquele antigo ainda, mas a cultura desenvolveu muito nos últimos dias e estou pensando em fazer o cultivo para ver oque dá, vou colocar uma foto do jeito que está agora para ver oque vocês acham! Agora tenho vários pontos de desenvolvimento de micelio, só não sei se é o micelio que eu quero. Agradeço a atenção.
 

Anexos

  • 1657726511154..jpg
    1657726511154..jpg
    1.3 MB · Visualizações: 32
  • 1657726537000..jpg
    1657726537000..jpg
    1,015.8 KB · Visualizações: 31
Não vejo mal em tentar, mas como você vai fazer a inoculação?
O líquido me parece bem limpo, não sei ali tem fragmentos o bastante ou fortes o suficiente pra colonizar o pftek.
Uma dica pro futuro é botar um caco de vidro pequeno e pontudo no fundo, assim ao agitar ele consegue quebrar aglomerados que possam existir na CL.
 
Pra mim, essa cultura está contaminada.

Parece sim ter cubensis. Mas também bactéria.

Fazer cultura líquida com esporos é comum sim e pode dar certo.
Mas essa bolinha de micelio que se formou está muito estranha, não é o padrão do cubensis crescer em meio líquido.

O único jeito de ter certeza é testando mesmo.

Eu tenho agitador magnético que o Marcelo comentou, facilita muito. Mas não é necessário.

Uma cultura padrão. Apenas agitando o copo já é suficiente pra separar.
Mas no seu caso, esse conglomerado não se separa apenas assim.
 
Não vejo mal em tentar, mas como você vai fazer a inoculação?
O líquido me parece bem limpo, não sei ali tem fragmentos o bastante ou fortes o suficiente pra colonizar o pftek.
Uma dica pro futuro é botar um caco de vidro pequeno e pontudo no fundo, assim ao agitar ele consegue quebrar aglomerados que possam existir na CL.
Pois é! Pensei em colocar o pedaço de vidro em álcool para esterilizar secar e colocar dentro, como esse vai ser mais um teste mesmo, se contaminar descarto de vez. A inoculação pretendo fazer com a glove box, pensei em usar uma seringa e agulha mais grossa para ver se consigo coletar o micélio depois de colocar o vidro, na sequência vou aguardar um pouco para ver se a seringa desenvolve mais o micelio antes de fazer a inoculação com o composto de vermiculita, cal e fibra de coco. Vou tentar um monotube na verdade

Pra mim, essa cultura está contaminada.

Parece sim ter cubensis. Mas também bactéria.

Fazer cultura líquida com esporos é comum sim e pode dar certo.
Mas essa bolinha de micelio que se formou está muito estranha, não é o padrão do cubensis crescer em meio líquido.

O único jeito de ter certeza é testando mesmo.

Eu tenho agitador magnético que o Marcelo comentou, facilita muito. Mas não é necessário.

Uma cultura padrão. Apenas agitando o copo já é suficiente pra separar.
Mas no seu caso, esse conglomerado não se separa apenas assim.
Entendi texugo! Agradeço a colaboração, vou fazer o teste e volto a postar aqui oque deu no fim das contas!

Texugo, você indicaria coletar fora dessa cultura maior ? Percebi que alguns esporos formaram pequenas hifas, seria mais "seguro" coletar essas formações menores?
 
Não recomendo arriscar um monotube de início, é muito frustrante quando contamina.
No monotube são vários os pontos onde podem ocorrer falhas, enquanto o pftek é mais seguro e direto ao ponto.
Mas de resto vai atualizando a gente! Fiquei curioso pra saber o que vai nascer daquela colônia kkkk
 
Não recomendo arriscar um monotube de início, é muito frustrante quando contamina.
No monotube são vários os pontos onde podem ocorrer falhas, enquanto o pftek é mais seguro e direto ao ponto.
Mas de resto vai atualizando a gente! Fiquei curioso pra saber o que vai nascer daquela colônia kkkk
Eu também fiquei curioso hahahahaha, ia jogar fora mas está desenvolvendo tão bem apesar de estar um pouco mais frio onde eu moro que fiquei com vontade de inocular só pra ver oque vai dar! Assim que eu fizer e começar a desenvolver no terrário mando fotos aqui no fórum! Vou fazer o bolo para não perder muito substrato caso dê errado! Valeu galera! Agradeço a atenção de vocês
 
Eu também fiquei curioso hahahahaha, ia jogar fora mas está desenvolvendo tão bem apesar de estar um pouco mais frio onde eu moro que fiquei com vontade de inocular só pra ver oque vai dar! Assim que eu fizer e começar a desenvolver no terrário mando fotos aqui no fórum! Vou fazer o bolo para não perder muito substrato caso dê errado! Valeu galera! Agradeço a atenção de vocês
Eae meu nobre, fiquei curioso com o seu resultado.

o que aconteu com sua cultura liquida, deu certo?
 
Não vejo mal em tentar, mas como você vai fazer a inoculação?
O líquido me parece bem limpo, não sei ali tem fragmentos o bastante ou fortes o suficiente pra colonizar o pftek.
Uma dica pro futuro é botar um caco de vidro pequeno e pontudo no fundo, assim ao agitar ele consegue quebrar aglomerados que possam existir na CL.
Oooo
 
Back
Top