Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvidas

Nilindo

Esporo
Cadastrado
11/12/2023
4
3
22
Boa noite gnomos! Tenho uma dúvida genuína; se caso eu pegar dois spawm de cepas diferentes e colocar para colonizar e frutificar, o que acontece? Cresce os dois tipos de cepas, não vinga...?

Eu nunca tentei, mas tenho essa dúvida também.
Eu sei que pode-se fazer reprodução entre cepas utilizando isolamento de esporos, e reproduzindo duas cepas utilizando esporos ISOLADOS, procurando por áreas de clamps na placa petri.
Agora em casos de micélios que não são isolados, em um spawn, não sei o que daria.

Se os spawns tiverem 100% colonizados o mais provável é 1 strain dominar e frutificar só ela ou um pouco da outra ainda.

Se não estiver 100% colonizado, algumas hifas podem "ligar" e na maioria das vezes vai perder quantidade na frutificação, porque é um estresse, vão estar competindo pelo mesmo substrato e algumas se unindo.

Cruzamento é uma parada meio que sonho para amadores. É o ápice da micologia...
Nada. Tem tópicos bem interessantes aqui no fórum sobre isso.
Tem um livro do Paul Stameds que ensina a fazer usando diluição fracionada de uma solução de esporos.
Com uma SAB e algumas placas petri você consegue fazer (em termos materiais).
A questão é que precisa ter uma técnica asséptica bem consolidada, afinal você não quer perder seu tempo e recursos pelo fato de ter encostado o dedo onde não devia e ter contaminado tudo hehehe

Deixo aqui um tópico da @Maria Psilocybe que discute sobre iso:

No fórum gringo também tem coisas interessantes:

Aqui um vídeo mostrando os clamps com a reprodução:

Recomendo esse livro:
1747336747521.png

Você já fez
Nunca fiz, mas tenho vontade.
Tenho os insumos pra fazer, porém preciso transitar constantemente entre duas cidades e isso interfere no tempo que tenho disponível para monitorar o processo de cruzamento.
Já estou com dificuldades em ficar na minha casa na época de colher os cogus, quem dirá ficar monitorando placa petri kkkkk
Em um futuro breve espero acalmar minha rotina, e aí conseguirei focar mais na micologia.

Back