Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvidas sobre terrário (cooler, umidificação, etc.)

Psyccô

Hifa
Cadastrado
10/09/2013
24
19
34
Na glovebox, fiz dois quadrados, um em cima e outro em baixo( em lados opostos), fechei com micropore e estou pensando em colocar um cooler pequeno pelo lado de fora para não precisar ficar abrindo pra entrar ar, está correto a minha teoria?
 
Sim. Mas veja esse link para ler a minha opinião sobre os coolers: https://teonanacatl.org/threads/meu-primeiro-terrario.10754/#post-156646
Estava pensando em ligar em um timer, então só os buracos no momento já é o suficiente? Fiquei meio pensativo de como manter a umidade lá dentro, nesse meio tempo quebrando a cuca a minha noiva falou para colocar um pote com gelo atrás do cooler, como geralmente fazemos com o ventilador, rsrs... será que funciona? Estou tentando não abrir a tampa pra de jeito nenhum acontecer problemas...
 
então só os buracos no momento já é o suficiente?

Depende. É que você não descreveu todos os detalhes do seu terrário, então fica um pouco difícil visualizar como você pretende montá-lo. Você pretende por argila expandida no fundo do terrário? Borrifar água nas paredes do terrário? Usar compressor de ar (aqueles para aquário)?

minha noiva falou para colocar um pote com gelo atrás do cooler, como geralmente fazemos com o ventilador, rsrs... será que funciona?

Para diminuir a temperatura sim. Mas lembre-se que o cooler deve ser usado poucas vezes ao dia, o excesso pode deixar a umidade muito baixa.

PS: Depois vou separar esse tópico para a seção específica sobre terrários.
 
Bom dia Cosmik, vamos lá...
Estou reforçando os micropores com silvertape para não haver nenhum problema no futuro devido a limpeza com álcool ou o manuseio pelo lado de fora;
Keye3j9.jpg
Coloquei o micropore pelo lado de dentro e pelo lado de fora, no caso, o cooler iria ficar neste buraco acima... vou colocar uma garrafa pet dentro da glovebox, o que acha? assim consigo manter a umidade? O cooler iria ligar só quando eu fosse fazer a troca de ar, nada muito exagerado... mas acho que com essas duas camadas de micropore vai ser dificil passar ar, estou pensando em colocar um filtro de café, o que acha? Abraços!
tc82B36.jpg
 
Coloquei o micropore pelo lado de dentro e pelo lado de fora

Colocou duas camadas coladas de micropore? Isso provavelmente impede a circulação de ar.
 
vou colocar uma garrafa pet dentro da glovebox, o que acha? assim consigo manter a umidade?

Me desculpe, não entendi essa parte. Você diz por uma garrafa PET com água? Só isso não vai dar certo porque vai demorar muito para evaporar a água. Para manter a umidade alta é necessário ao menos deixar no fundo do terrário argila expandida ou perlita. Ou, você pode usar um garrafa PET cortada ao meio com água e usar um compressor de ar.

mas acho que com essas duas camadas de micropore vai ser dificil passar ar, estou pensando em colocar um filtro de café, o que acha?

Então use apenas uma camada. Não sou muito fã do filtro de café porque com o tempo podem ficar umedecidos e podem ser um vetor para contaminantes. Por outro lado, se você fizer uma trocar regular do filtro de café, creio que não haverá problemas.
 
Colocou duas camadas coladas de micropore? Isso provavelmente impede a circulação de ar.
Pois é, foi isso mesmo :roflmao:
... não achei que ia tampar tanto, filtro de café então?

Me desculpe, não entendi essa parte. Você diz por uma garrafa PET com água? Só isso não vai dar certo porque vai demorar muito para evaporar a água. Para manter a umidade alta é necessário ao menos deixar no fundo do terrário argila expandida ou perlita. Ou, você pode usar um garrafa PET cortada ao meio com água e usar um compressor de ar.



Então use apenas uma camada. Não sou muito fã do filtro de café porque com o tempo podem ficar umedecidos e podem ser vetor para contaminantes. Por outro lado, se você fizer uma trocar regular do filtro de café, creio que não haverá problemas.
Cosmik, vou retirar um lado do micropore então, provavelmente o de dentro, argila expandida não falta aqui em casa, tenho um orquidário e elas amam se manter úmidas...
 
Última edição:
argila expandida não falta aqui em casa, tenho um orquidário e elas amam se manter úmidas...

Perfeito então. Lembre-se que água no fundo do terrário deve ficar até a metade do volume da argila expandida. Nesse caso, menos é mais. Pois dessa forma a água evapora mais rápido. Consequentemente elevando a umidade e fazendo os cogumelos felizes.

Outro detalhe, mesmo com esse setting, talvez será necessário borrifar água nas paredes do terrário 1 ou 2 vezes por dia. Mas primeiro observe e borrife apenas se notar que não há gotículas de água nas paredes.
 
Perfeito então. Lembre-se que água no fundo do terrário deve ficar até a metade do volume da argila expandida. Nesse caso, menos é mais. Pois dessa forma a água evapora mais rápido. Consequentemente elevando a umidade e fazendo os cogumelos felizes.

Outro detalhe, mesmo com esse setting, talvez será necessário borrifar água nas paredes do terrário 1 ou 2 vezes por dia. Mas primeiro observe e borrife apenas se notar que não há gotículas de água nas paredes.
Cosmik, estou indo agora comprar um compressor de ar, vi que é entre 20 a 30 reais, assim dispensa dar uma borrifada, certo? Abraços!
 
Cosmik, estou indo agora comprar um compressor de ar, vi que é entre 20 a 30 reais, assim dispensa dar uma borrifada, certo? Abraços!

Isso. Não esqueça de verificar se o compressor já vem com pedra porosa, mas caso não venha e você não queira gastar mais dinheiro, você pode usar uma esponja (essas para lavar louça mesmo) na ponta da mangueira.
 
Isso. Não esqueça de verificar que o compressor já vem com pedra porosa, mas caso não venha e você não queira gastar mais dinheiro, você pode usar uma esponja (essas para lavar louça mesmo) na ponta da mangueira.
Cosmik, MUITO OBRIGADO pelo suporte, estava meio com receio em começar a postar, pois em outros fóruns as duvidas são resolvidas com um tom de ignorância. Com o compressor de ar, vou poder utilizar o diariamente?
 
Disponha. :)

estava meio com receio em começar a postar, pois em outros fóruns as duvidas são resolvidas com um tom de ignorância.

Para ser sincero, por aqui sempre recomendamos que os novatos leiam a biblioteca e pesquisem o fórum antes de perguntar. Infelizmente, alguns novatos são mais sensíveis e podem achar que também respondemos em um tom de "ignorância". Mas acredite, nós queremos que todos se tornem mestres no cultivo para futuramente compartilharem o que aprenderam. Elevando cada vez mais a qualidade da comunidade.

Com o compressor de ar, vou poder utilizar o diariamente?

Sim, 24 horas. Mas leia o manual de instruções para estender a vida útil. Como por exemplo, alguns compressores devem ficar em uma altura acima do terrário.
 
Disponha. :)



Para ser sincero, por aqui sempre recomendamos que os novatos leiam a biblioteca e pesquisem o fórum antes de perguntar. Infelizmente, alguns novatos são mais sensíveis e podem achar que também respondemos em um tom de "ignorância". Mas acredite, nós queremos que todos se tornem mestres no cultivo para futuramente compartilharem o que aprenderam. Elevando cada vez mais a qualidade da comunidade.



Sim, 24 horas. Mas leia o manual de instruções para estender a vida útil. Como por exemplo, alguns compressores devem ficar em uma altura acima do terrário.
Faltou "utilizar o cooler diariamente"? Não é por falta de ler, entende? Mas as vezes uma duvida se safa apenas com uma breve frase, abraços!
 
Faltou "utilizar o cooler diariamente"?

O compressor injeta ar dentro do terrário, então não é necessário usar o cooler. O que é melhor ainda, pois simplifica o seu terrário, diminuindo a probabilidade de erros.
 
O compressor injeta ar dentro do terrário, então não é necessário usar o cooler. O que é melhor ainda, pois simplifica o seu terrário, diminuindo a probabilidade de erros.
Ahhhhhhh como eu amo aprender! Estou tão entusiasmado de colocar tudo em pratica... vou lá comprar o compressor e pagar uma multa besta que eu tive rsrs, tenha um ótimo dia!
Namastê!
 
O compressor injeta ar dentro do terrário, então não é necessário usar o cooler. O que é melhor ainda, pois simplifica o seu terrário, diminuindo a probabilidade de erros.
Hoje fui as compras, muita caminhada e um sol para esquentar a alma, fiz tudo como mandou, até mesmo a pedra porosa. Quero transformar isso aqui em um diário de cultivo, acha que rola? Ou melhor começar um novo? Mais limpo? Ou também pode ajudar alguém a se guiar... fazer um projeto parecido, tem bastante informação aqui que você me forneceu... você que sabe! Acho que vai ser interessante pra você, ver o suporte que você deu desde o inicio até o aparecimento do micélio... eu gostaria de ver que minhas dicas deram certo! rsrs
O incrível no cultivo de cogumelos é que é um investimento muito baixo comparado a outros setup's de plantas indoor, nessa tacada deu 35 reais, ainda passei me uma loja de construções para comprar o bocal pra fixar as luvas. Ai me bateu outra dúvida, como vou colar? Estou pensando em cola quente, muito bem passada... acha que é o suficiente? É um silicone se for parar pra pensar bem, só não sei a resistência no ato de puxar e colocar as luvas, ou será que uso silver tape? Também refiz os micropore, colocando em apenas um lado, já que fiz os buracos... vou manter.​
No buraco pra colocar o cano do compressor de ar, esquentei uma chave phillips pra não ter erro, também estava pensando em passar cola quente, mas antes, pra evitar que a cola derreta o silicone do cano( será?), vou passar fita isolante em volta, nada apertado, só pra isolar do calor.
GzoDFIp.jpg MylaDcz.jpg
5Rnu5a8.jpg 7VXoAc7.jpg
 
Última edição por um moderador:
Quero transformar isso aqui em um diário de cultivo, acha que rola? Ou melhor começar um novo? Mais limpo? Ou também pode ajudar alguém a se guiar... fazer um projeto parecido, tem bastante informação aqui que você me forneceu... você que sabe!

Acho melhor manter os assuntos em tópicos separados, pois assim facilita a pesquisa por temas específicos. Em cada tópico você pode apontar links para seus outros tópicos, facilitando ainda mais a busca. Por exemplo, você pode abrir um diário de cultivo, e apontar um link a este tópico para informar quais materiais você usou para montar o seu terrário. O mesmo vale para a construção da sua glovebox, etc.

Estou pensando em cola quente, muito bem passada... acha que é o suficiente? É um silicone se for parar pra pensar bem, só não sei a resistência no ato de puxar e colocar as luvas, ou será que uso silver tape?

No meu caso foi suficiente, mas é difícil afirmar 100% porque depende do tipo de silicone que você tem aí, tem alguns que realmente não fixam direito. Mas se você já comprou, então faça o teste. Como última opção vá de silver tape.

No buraco pra colocar o cano do compressor de ar, esquentei uma chave phillips pra não ter erro, também estava pensando em passar cola quente, mas antes, pra evitar que a cola derreta o silicone do cano( será?), vou passar fita isolante em volta, nada apertado, só pra isolar do calor.

Nesse caso acho que a fita é suficiente, porque é bom remover o tubo/cano/mangueira para fazer uma limpeza geral do terrário. Pelo menos 1x a cada 2 semanas.
 
Acho melhor manter os assuntos em tópicos separados, pois assim facilita a pesquisa por temas específicos. Em cada tópico você pode apontar links para seus outros tópicos, facilitando ainda mais a busca. Por exemplo, você pode abrir um diário de cultivo, e apontar um link a este tópico para informar quais materiais você usou para montar o seu terrário. O mesmo vale para a construção da sua glovebox, etc.



No meu caso foi suficiente, mas é difícil afirmar 100% porque depende do tipo de silicone que você tem aí, tem alguns que realmente não fixam direito. Mas se você já comprou, então faça o teste. Como última opção vá de silver tape.



Nesse caso acho que a fita é suficiente, porque é bom remover o tubo/cano/mangueira para fazer uma limpeza geral do terrário. Pelo menos 1x a cada 2 semanas.
São 05:24am, acordei só pra ver a sua resposta, estou louco pra começar a cuidar dos meus cogumelos, eu simplesmente amo natureza... isso aprendi com a minha avó, enquanto ela estava viva, ela tinha um orquidário( citei das orquídeas) e toda família estava falando para vender e eu logo resgatei, pelo menos elas estão comigo e em ótimo cuidado.
Cada dia mais que se passa, vejo a necessidade da natureza em nosso ambiente, aqui em casa temos orquideas, temos morango, manga, temos menta pra fazer suco de limão( fica uma delícia), temos rosas, temperos, enfim, a natureza é importante e cuidar dela é um prazer para mim, por isso estou fazendo bem feito, não estou aqui para ficar "chapado de cogumelo", estou aqui para cuidar de um dos seres mais mágicos da natureza e depois, entrar em um ritual de auto-conhecimento. Novamente digo, muito obrigado por estar nesta jornada comigo, por poupar o teu tempo em ensinar o novato aqui, por esclarecer de forma simples, mas objetiva.

Você falou do silicone, dos tipos e também da limpeza, se eu passar um silicone anti-mofo/fungo já não vai ser o suficiente para evitar contaminação e consequentemente a limpeza? Depois de injetar o silicone, não acha que vai ser difícil de retirar as luvas do glovebox? Ou falou da limpeza interna? você quis dizer apenas nas luvas limpando com álcool? Abraços e bom dia!
 
Última edição:
Cada dia mais que se passa, vejo a necessidade da natureza em nosso ambiente, aqui em casa temos orquideas, temos morango, manga, temos menta pra fazer suco de limão( fica uma delícia), temos rosas, temperos, enfim, a natureza é importante e cuidar dela é um prazer para mim, por isso estou fazendo bem feito, não estou aqui para ficar "chapado de cogumelo", estou aqui para cuidar de um dos seres mais mágicos da natureza e depois, entrar em um ritual de auto-conhecimento.

Essa integração com a natureza é muito importante para não nos sentirmos tão alienado ela. Principalmente no atual mundo em que vivemos... Muita correria, pessoas estressadas por toda parte... Creio que essa dissonância com a natureza é uma das causas de todos esses desequilíbrios.

Novamente digo, muito obrigado por estar nesta jornada comigo, por poupar o teu tempo em ensinar o novato aqui, por esclarecer de forma simples, mas objetiva.

De nada. Apenas espero que futuramente você retribua o favor ajudando outros novatos. ;)

se eu passar um silicone anti-mofo/fungo já não vai ser o suficiente para evitar contaminação e consequentemente a limpeza?

Não, independente se o silicone é anti-mofo ou não, a limpeza regular do terrário é essencial para um cultivo de sucesso.

Depois de injetar o silicone, não acha que vai ser difícil de retirar as luvas do glovebox?

Depende de como você anexou o bocal/cano. Aqui tem várias dicas de como construir uma glovebox: https://teonanacatl.org/forums/laboratoriais.31/
 
Back
Top