Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvidas sobre casing

Shrooman

Primórdia
Cadastrado
19/02/2016
28
25
31
Iae galera, eu sou novo na área de cultivo de cogumelos e tenho algumas dúvidas mesmo depois de ter estudado muito sobre o assunto:
1. É a primeira vez que irei cultivar cogumelos, já li muito sobre PF TEK e casing, quero saber se alguém já tentou fazer casing direto em vez de "bolos" apenas e obteve sucesso porque eu iria preferir o casing pra colher mais frutos, mas não sei se é melhor começar com PF TEK pra tirar alguma aprendizagem prática antes do casing. O que acham, casing direto sim ou não?

2. Percebi que se pode usar diversas misturas num casing sendo que cada componente tem o seu papel, por ex: a vermiculita pode ser usada com turfa ou pó de coco ou farinha de ostras, etc. Há algum consenso sobre os componentes de um casing mais efetivos?
Li no shroomery sobre essa receita para um casing:
Vermiculita + pó de coco (60/40) + 5% de carbonato de calcio
Acham que está ok ou eu poderia substituir algo aí pra melhores resultados?

3. O substrato do casing pode ser farinha de arroz integral + vermiculita mesmo? Pergunto isso porque há um tutorial de 1 hora sobre cultivo de cogumelos no youtube onde o cara indica semente de centeio (que é mais cara e eu não pude comprar) porque ela é mais "quebrável" na hora de chacoalhar os potes, diferente da FAI.

Desculpe se algo aí já está esclarecido aqui no forum, mas não achei nada semelhante, agraço as respostas de antemão.
 
1. Nunca fiz casing direto. Não é uma técnica muito popular.
2. Essa é uma boa receita.
3. Se não me engano nas técnicas de 'casing direto' utiliza-se grãos normalmente usados como spawn como centeio e milho.
 
A dúvida do @Shrooman é mesma que a minha.

Sou iniciante. Minhas duas primeiras tentativas (frustradas) foram com PF TEK. Na primeira utilizei seringa comprada na internet e tudo o que tive foi uma linda colonia de Wet Spot (Bacillus sp.). Na segunda (utilizei carimbo), tive uma "pequena evolução", pois o micélio começou a se desenvolver, mas alguns dias depois veio um bolor esverdeado.

Assisti a esse video no youtube e tive a impressão que o casing é mais fácil por não ter mistura de ingredientes culminando em erro para o "ponto certo" do bolo. Não achei centeio e fiz com milho (seguindo todo o processo de esterilização aqui do CM). Isso foi anteontem, espero ansiosamente os próximos dias. Se der certo faço o relato.

Entendo que o casing seja mais fácil no inicio, porém mais difícil na etapa de frutificação por requerer outro substrato. Vamos ver no que dá!
 
A dúvida do @Shrooman é mesma que a minha.
Mas pelo que entendi, ele está falando de 'casing direto': https://teonanacatl.org/wiki/casing-direto/
O que você está descrevendo é um problema com a qualidade da seringa/carimbo ou com o seu processo de assepsia. Se sua assepsia está insuficiente, você terá problemas com o spawn também, que é muito mais fácil de contaminar, especialmente por se tratar de milho, que normalmente requer um processo cuidadoso de tyndalização.
Entendo que o casing seja mais fácil no inicio
Discordo, PFtek tem chances bem mais baixas de contaminação quando seguido o procedimento correto.
Enfim, tomara que dê tudo certo dessa vez e você possa fazer seu diário.
 
1. Nunca fiz casing direto. Não é uma técnica muito popular.
2. Essa é uma boa receita.
3. Se não me engano nas técnicas de 'casing direto' utiliza-se grãos normalmente usados como spawn como centeio e milho.

Obrigado. Casing pareceu bem popular pra mim, eu sei que PF TEK é provavelmente a mais popular, quais técnicas você costuma usar por curiosidade?
 
Casing pareceu bem popular pra mim
E é. O que não é popular é 'casing direto' que é sobre o que achei que estava falando:
fazer casing direto em vez de "bolos"
casing direto sim ou não?
Releia o que eu disse neste tópico, fica claro que entendi isso, uma vez que foi o que você disse.
Obrigado. Casing pareceu bem popular pra mim, eu sei que PF TEK é provavelmente a mais popular, quais técnicas você costuma usar por curiosidade?
No momento estou investindo em bulks. Mas comecei fazendo vários bolos PF, depois casing, e agora bulk.
 
E é. O que não é popular é 'casing direto' que é sobre o que achei que estava falando:


Releia o que eu disse neste tópico, fica claro que entendi isso, uma vez que foi o que você disse.

No momento estou investindo em bulks. Mas comecei fazendo vários bolos PF, depois casing, e agora bulk.

Se não for pedir muito, tem algum tutorial bom de bulk que você recomenda? Eu pesquisei sobre o assunto, mas cada um tem uma "versão". Obrigado.
 
mas cada um tem uma "versão"

A ideia do bulk é a mesma... Pode sim existir diferentes compostos, diferentes proporções, mas a ideia é a mesma sempre.
Substrato orgânico (esterco, húmus...) + substrato para descompactar e reter umidade (Vermiculita, pó de coco...) + Corretor de PH (Calcário, pó de conchas...)


Usar sempre pasteurização e não esterização para tratar do substrato. Misturar ao spawn colonizado e incubar.
Sem mistério.
 
porque eu iria preferir o casing pra colher mais frutos, mas não sei se é melhor começar com PF TEK
Um fruto já é mais do que nenhum fruto, que é o que você tem agora. E bolos costumam produzir bem mais do que parece, mais do que um casing feito por um cultivador inexperiente. Sim, comece com PF-Tek.

Arroz, vermiculita, água, panela. Não fica mais simples do que isso.
 
A ideia do bulk é a mesma... Pode sim existir diferentes compostos, diferentes proporções, mas a ideia é a mesma sempre.
Substrato orgânico (esterco, húmus...) + substrato para descompactar e reter umidade (Vermiculita, pó de coco...) + Corretor de PH (Calcário, pó de conchas...)


Usar sempre pasteurização e não esterização para tratar do substrato. Misturar ao spawn colonizado e incubar.
Sem mistério.
Muito obrigado :)
 
Um fruto já é mais do que nenhum fruto, que é o que você tem agora. E bolos costumam produzir bem mais do que parece, mais do que um casing feito por um cultivador inexperiente. Sim, comece com PF-Tek.

Arroz, vermiculita, água, panela. Não fica mais simples do que isso.
Beleza, vou começar com a PF TEK mesmo, obrigado.

Pois é... Quando alguem subestima a produção do PF Tek eu sempre lembro desse video.


Será que houve clonagem para os frutos serem tão grandes e similares?
Além do mais na descrição do vídeo a pessoa disse que usou arroz branco e não integral :huh:
e ainda disse que demorou pra crescer. Eu nunca vi um bolo dar tanto fruto kkkk
 
Última edição por um moderador:
Back
Top