Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvidas "Estúpidas" De um Primeiro Cultivo

Azrael

Cogumelo maduro
Membro Ativo
31/05/2008
214
62
Salve! Pessoal do CM!

Hoje comecei em meu primeiro Cultivo (tá encubando e logo pretendo colocar um diário) e seguindo o manual básico, tive várias perguntas que procurei mas não achei o porque.

Ia colocar este post no diária de cultivo.Mas não achei apropriado.
Poderia ser colocado um post desses, pra novatos como eu (que não são poucos :pos:) que tem umas perguntas "óbvias" e outras nem tanto...
Seria engraçado até :p:

Vou mandar algumas:

1 - Por que colocar o "selo" de vermiculita no fundo do copo também?

2 - Não há um excesso no tratamento de contaminantes antes da panela de pressão? ( mais de 300° por uma hora!?! Algum esporo resiste??!)

3 - Cremogema por que? Se for pelas vitaminas, TODAS vão pro saco depois da panela!Seria interessante colocar depois, mas teríamos um problema de contaminação e distribuição homogenea no bolo.

4 - O giz usado para o pH,se for usado o escolar, acho que tem FUNGICIDA! (propionato de cálcio!!)

5 - Os copos que utilizei foram flambados ( alcool e fogo!)Será que é suficiente o calor? (até onde sei sim) Obs. Utilização de copos temperados (mais resistentes ao calor) e todos os critérios de segurança foram tomados!
Sou profissio na área e tenho experiência. NÃO RECOMENDO!:eek:


Meu cultivo tá no começo...logo aparecerá mais dúvidas:rolleyes:

Acho que nós ,"kabassitos" merecemos um lugar para "quebrar a cara"
:D:D:D:D!

Vamu Perguntá!

....E os vetê respondê...claro!!! :cool:


Valeu!
 
Salve! Pessoal do CM!

Hoje comecei em meu primeiro Cultivo (tá encubando e logo pretendo colocar um diário) e seguindo o manual básico, tive várias perguntas que procurei mas não achei o porque.

Ia colocar este post no diária de cultivo.Mas não achei apropriado.
Poderia ser colocado um post desses, pra novatos como eu (que não são poucos :pos:) que tem umas perguntas "óbvias" e outras nem tanto...
Seria engraçado até :p:

Vou mandar algumas:

1 - Por que colocar o "selo" de vermiculita no fundo do copo também?

2 - Não há um excesso no tratamento de contaminantes antes da panela de pressão? ( mais de 300° por uma hora!?! Algum esporo resiste??!)

3 - Cremogema por que? Se for pelas vitaminas, TODAS vão pro saco depois da panela!Seria interessante colocar depois, mas teríamos um problema de contaminação e distribuição homogenea no bolo.

4 - O giz usado para o pH,se for usado o escolar, acho que tem FUNGICIDA! (propionato de cálcio!!)

5 - Os copos que utilizei foram flambados ( alcool e fogo!)Será que é suficiente o calor? (até onde sei sim) Obs. Utilização de copos temperados (mais resistentes ao calor) e todos os critérios de segurança foram tomados!
Sou profissio na área e tenho experiência. NÃO RECOMENDO!:eek:


Meu cultivo tá no começo...logo aparecerá mais dúvidas:rolleyes:

Acho que nós ,"kabassitos" merecemos um lugar para "quebrar a cara"
:D:D:D:D!

Vamu Perguntá!

....E os vetê respondê...claro!!! :cool:


Valeu!

Fala Brother!


Tambem sou novato, mas acho que consigo responder algumas de suas perguntas.

O selo de vermiculita no fundo nao e obrigatorio. Trata-se de uma tecnica usada pra desencopar o bolo com mais facilidade. Nao sei se tem alguma outra funcao, mas deve ter.

Quanto ao exagero na esterelizacao, brother, ja vi cultivo com PP que contaminou geral, ou seja, vale a pena dar uma exagerada. Porem, tomar cuidado pra nao passar da dose. No meu cultivo nao usei PP, foi no banho maria, mas deixei no fogo por 90 minutos.

Eu ficaria cabreiro de introduzir um fungicida no substrato, pelo menos eu acho que isso e senso comum. Por exemplo, usa-se bastante cola de silicone na montagem de um terrario, incubadora etc... Porem, como ela nao entra em contato direto com os bolos, tudo ok. Quanto ao giz que contem fungicida, acho que pode ser perigoso, pois estaria misturado no substrato.

Cara, nao sei se entendi direito quanto a flambar os copos. Vc simplesmente ateou fogo neles? Durante quanto tempo? Que temperatura? Acho que se esse foi o caso, pode acabar contaminando, pois talvez o calor tenha sido insuficiente pra matar os contaminantes do substrato.

Acho legal vc testar essas alternativas, to curioso, vou acompanhar o seu cultivo!

Forte Abraco!
 
Upvote 0
Bom,

foi fogo mesmo! Deixei um tempo o alcool atuando (ums 2 min), e depois:

QUEEEEIMA! QUEIMA EEEELE! QUEEEEIMA!!!!! :D:D:D


Agora minha grande dúvida é a tal da Cremogema, se for pelas Vitaminas é balela:neg:...muito poucas resistem ao calor da panela de pressão, e se ficar será apenas traços. Agora pode ter um ganho de minerais...

Num próximo cultivo vou colocar cremogema em um copo depois da esterilização( no momento da inoculação;evitando contaminações:rolleyes:) e ver no que vai dar :cool:

Quero confirma o Propionato no giz escolar, poque ele é FATAL para os fungos!


Aproveito para pergutar:

Acho que vi em algum lugar do forum que os cogus dos gringos são melhores...eles dominam mais a técnica coisa e tal...é verdade???:mad:fiquei puto com isso...:mad: Nós podemos fazer igual ou melhor:mad::mad:


Valeu!!!
 
Upvote 0
Putz, flambar o copo com álcool... Se isso der certo é a idéia do século !!!! :D
Eu tenho uns vidros gigantes aqui para spawn, não cabem em nenhuma panela de pressão convencional, esterelizava deixando no forno entreaberto c\ água fervente dentro por vários minutos, com essa técnica do álcool faria o serviço em segundos... :eek:

Será que rola mesmo ???
 
Upvote 0
Salve Naberus!


Apesar de flambar, também usei panela de pressão.
Quanto ao seu problema seria uma boa saída mesmo... vc poderia fazer uma combinação de agentes químicos e físicos ( calor e tempo de exposição a algum reagente)

Quanto à flambagem vou pesquisar a temperatura de combustão do alcool x resistência de esporos ao calor.

até!
 
Upvote 0
NÃO ROLA. Já acenderam álcool na própria mão? Se for mais de 70º um pouquinho só nem esquenta a mão. Aquele 40º dá pra acender o litro todo pelo corpo que ele é mais água que álcool... Mas não tentemos fazer isso né!?;)

Infelizmente não há mágica na hora de esterilizar: autoclaves mantém por 15 minutos a temperatura de 123 ou 127 graus celsius, nao lembro o certo agora. Panela de pressão deixa tudo 'limpo' depois de 1 hora, e o microondas (pelo menos pra mim) ainda varia muito: ora contamina, ora não.

Boa sorte a todos
 
Upvote 0
NÃO ROLA. Já acenderam álcool na própria mão? Se for mais de 70º um pouquinho só nem esquenta a mão. Aquele 40º dá pra acender o litro todo pelo corpo que ele é mais água que álcool... Mas não tentemos fazer isso né!?;)

Infelizmente não há mágica na hora de esterilizar: autoclaves mantém por 15 minutos a temperatura de 123 ou 127 graus celsius, nao lembro o certo agora. Panela de pressão deixa tudo 'limpo' depois de 1 hora, e o microondas (pelo menos pra mim) ainda varia muito: ora contamina, ora não.

Boa sorte a todos

Bom...quanto a temperatura o mínimo é de 425°C (queima do alcool sendo superior conforme quantidade e tempo de queima), vc pode deixar por ums 30 segundos (é o tempo do recipiente apenas molhado).

Se deixarmos o recipiente 5 min com o alcool reagindo como agente químico e depois colocar fogo (flambar- agente físico).creio que esta combinação é suficiente.Pelos valores encontrados de resistencia ao calor da maioria dos esporos, é pra dar certo:p:
o grande problema encontrado seria resistencia ao fogo do material e também uma questão de segurança.

Nos meus eu combinei:químicos e físicos, na bancada e nos utensílios usados...


No caso do Naberus acho que pode ser tentado, já que ele não tem uma autoclave (panela de pressão gigante usado em laboratórios).Só num vai bota fogo em tudo:eek:


Valeu!
 
Upvote 0
Vou botar uns 5 litros de gasolina em cada vidro e tacar fogo, duvido que não esterilize :D

Brincadeira a parte, uma coisa que pensei é que no caso dos meus vidros não seria possível atear fogo com álcool na parte interna, eles têm a abertura pequena com relação a largura total, acho que explodiriam na ignição, mesmo com o mínimo de álcool pois são grandes mesmo...

No próxmo cultivo vou fazer um teste em um dos vidros e posto o resultado aqui.
 
Upvote 0
1 - Por que colocar o "selo" de vermiculita no fundo do copo também?

Para ficar mais facil para tirar o bolo do copo, e para mander uma altaumidade em cima do bolo quando no terrário.

2 - Não há um excesso no tratamento de contaminantes antes da panela de pressão? ( mais de 300° por uma hora!?! Algum esporo resiste??!)

Os esporos só vao para dentro do bolo depois dos copos esterelizados. Qualquer temperatura maisr que 50° mataria os esporos.

3 - Cremogema por que? Se for pelas vitaminas, TODAS vão pro saco depois da panela!Seria interessante colocar depois, mas teríamos um problema de contaminação e distribuição homogenea no bolo.

É por causa das vitaminas sim, mas eu acho que as vitaminas num vão pro saco não. Muita gente faz sopa em panela de pressão, se isso destruisse as vitaminas os médicos aconselhariam a ninguém fazer isso.

4 - O giz usado para o pH,se for usado o escolar, acho que tem FUNGICIDA! (propionato de cálcio!!)

Essa eu num sei. Fiz meus cultivos sem nenhum corretor de PH sem problemas.

5 - Os copos que utilizei foram flambados ( alcool e fogo!)Será que é suficiente o calor? (até onde sei sim) Obs. Utilização de copos temperados (mais resistentes ao calor) e todos os critérios de segurança foram tomados!
Sou profissio na área e tenho experiência. NÃO RECOMENDO!:eek:


Num adianta nada flambar os copos se o substrato ta todo contaminado. A verdadeira esterilização vai ocorrer dentro da panela de pressão.

Abraço.
 
Upvote 0
5 - Os copos que utilizei foram flambados ( alcool e fogo!)Será que é suficiente o calor? (até onde sei sim) Obs. Utilização de copos temperados (mais resistentes ao calor) e todos os critérios de segurança foram tomados!
Sou profissio na área e tenho experiência. NÃO RECOMENDO!:eek:[/B]

Num adianta nada flambar os copos se o substrato ta todo contaminado. A verdadeira esterilização vai ocorrer dentro da panela de pressão.

Abraço.

Ramza falou tudo

recipiente e substrato são esterilizados na panela de pressão

só o recipiente seria esterilizado nessa técnica de flambagem, o que é bem dispensável, uma vez que você o 'contamina' todo de novo quando coloca o substrato dentro dele.;)

tem uma coisa que os caras falam no mycotopia que parece uma tirada, mas é uma :luz:dica:luz: que parece funcionar bem: KISS (keep it simple, stupid).

quanto menos procedimentos, mais chances a pessoa tem de acertar um cultivo

ótima semana a todos!
 
Upvote 0
Pessoal,
Não sou curioso,

trabalhei 09 anos com microbiologia sendo 03 anos no ITAL em Campinas com vitaminas...

Trabalhei com Cromatografia Líquida e gaososa para determinação quantitativa de Vitaminas. Elas não resistem ao calor por muito tempo ( Vit. C dura um poucos minutos além do calor tem também a luz)A penas a Vit A tem alguma resistência mais não à panela de pressão)
Pode pesquisar... o ganho da vitaminas da cremogema é minimo nas condições usadas.

Quanto à flambagem, é só uma alternativa para diminuir a contaminação. Com certeza nada melhor que a o calor da P.Pressão!

Será que alguém pensou em não esterilizar o substrato?:rolleyes:


Abraço!
 
Upvote 0
Será que alguém pensou em não esterilizar o substrato?:rolleyes:
Sim, e só resolvi esterilizar depois de ver a meleca que virou o substrato eheheh
 
Upvote 0
Pessoal,
Não sou curioso,

trabalhei 09 anos com microbiologia sendo 03 anos no ITAL em Campinas com vitaminas...

Trabalhei com Cromatografia Líquida e gaososa para determinação quantitativa de Vitaminas. Elas não resistem ao calor por muito tempo ( Vit. C dura um poucos minutos além do calor tem também a luz)A penas a Vit A tem alguma resistência mais não à panela de pressão)
Pode pesquisar... o ganho da vitaminas da cremogema é minimo nas condições usadas.


Acho que será necessário fazer uma revisão à respeito para termos uma idéia melhor do que acontece, Azrael.

Não descarto a possibilidade de que um percentual de algumas vitaminas resistam a 120ºC por uma hora.


Se você tiver algum link sumarizando essas informações envie.


Eu encontrei estes, sobre alimentos crus e cozidos:
http://www.beyondveg.com/tu-j-l/raw-cooked/raw-cooked-2e.shtml
http://www.beyondveg.com/tu-j-l/raw-cooked/raw-cooked-2f.shtml


Veja que várias vitaminas resistem bem a um cozimento normal.



Outro link:

http://www.healthvitaminsguide.com/vitamins/vitamins-chart.htm
 
Upvote 0
Dúvidas "Estúpidas" De um Primeiro Cultivo

Acho que será necessário fazer uma revisão à respeito para termos uma idéia melhor do que acontece, Azrael.

Não descarto a possibilidade de que um percentual de algumas vitaminas resistam a 120ºC por uma hora.


Se você tiver algum link sumarizando essas informações envie.


Eu encontrei estes, sobre alimentos crus e cozidos:
http://www.beyondveg.com/tu-j-l/raw-cooked/raw-cooked-2e.shtml
http://www.beyondveg.com/tu-j-l/raw-cooked/raw-cooked-2f.shtml


Veja que várias vitaminas resistem bem a um cozimento normal.



Outro link:

http://www.healthvitaminsguide.com/vitamins/vitamins-chart.htm

Vc tem razão, mas estas tabelas estão se referindo à resistência em ALIMENTOS, neles as vitaminas encontram uma série de proteções (celulas, diversas outras substâncias...)
Já o que estamos fazendo, é colocando vitaminas "puras", muito mais suseptiveis ao calor. Como disse , se ficar é muito pouco, digo isso de experiência própria, não estou aqui para afirmar meu ego...

Um abraço
 
Upvote 0
Dúvidas "Estúpidas" De um Primeiro Cultivo

engraçado que pedantismo não é uma coisa que as pessoas costumam praticar aqui no cm

quem tem experiência É QUEM CULTIVA (eu ainda não), mas o maravilhoso vendedor de anzóis, por exemplo, não trabalhou nem um mês no ITAL e pode te ensinar quase qualquer técnica que temos no fórum

e se quem cultiva já fez testes e provou que a cremogema dá sim um gás no crescimento micelial, que é a #$% do ITAL nesse caso?

:!:humildade aí:!:

Não estou querendo ofender nínguém aqui...não quero ser pedande e não preciso (novamente..)reafirmar meu ego...

Quanto à experiência dos outros,respeito e muito (incluindo a sua), mas acho que vc não entendeu...

Nunca cultivei nada até agora (os meus estão no micélio ainda...) Mas quanto às vitaminas, é disso que estou falando e é disso que posso falar um pouco...

Análisei CENTENAS DE VEZES o comportamento delas em análises quantitativa e qualitativas em laboratórios muito bem conceituados ( ITAL? Procura no Google!).

:!:A idéia que estou tentando passar é que se podemos ter um ganho com cremogema sendo adicionada antes da panela de pressão, se colocarmos depois,tomando os devidos cuidados com contaminações, os ganhos provavelmente seriam maiores ( se no caso as vitaminas fazem muita diferença no cultivo...):!:

São idéias a serem discutidas, IDÉIAS...

Desculpe as ofenças e o possível pedantismo, a intenção não foi essa MESMO!


ABRAÇO!
 
Upvote 0
ótimo então também me desculpo por ter interpretado você errado

a cremogema colocada na mistura do bolo também é esterilizada na panela de pressão

colocá-la depois pode sim ser uma idéia mas esterilizá-la seria difícil; pasteurização talvez, pra perder menos nutrientes, mesmo assim você teria uma diferença nas vitaminas

e por favor peça pra alguém do ITAL me explicar por que vejo um crescimento diferente nos copos com um "C" em cima
 
Upvote 0
Dúvidas "Estúpidas" De um Primeiro Cultivo

Vc tem razão, mas estas tabelas estão se referindo à resistência em ALIMENTOS, neles as vitaminas encontram uma série de proteções (celulas, diversas outras substâncias...)
Já o que estamos fazendo, é colocando vitaminas "puras", muito mais suseptiveis ao calor. Como disse , se ficar é muito pouco, digo isso de experiência própria, não estou aqui para afirmar meu ego...


Nada contra as suas informações, Azrael, mas de início a idéia que entendi foi de que era inútil tentar aumentar o teor de algumas vitaminas com cremogema, já que todas seriam destruídas (me corrija se entendi errado suas palavras), o que para mim não está claro se procede ou não.

Algumas das vitaminas B que são citadas como termo-resistentes são perdidas quando a água do cozimento é descartada, por exemplo. Isso para mim mostra que elas já não estão assim tão protegidas dentro das células.

Além disso quem garante que ao colocar cremogema no meio as vitaminas, ao se misturarem com os outros componentes do meio, não ficam mais protegidas?


Eu continuo achando prematuro descartar que o cremogema aumente o teor de algumas vitaminas.
 
Upvote 0
Não estou dizendo que não adianta colocar, (no meu eu coloquei e com 04 dias estão 70% dos copos tomados:D:pos:).

Não conheço a fisiologia dos cogut's, só que se as vitaminas fazer grande diferença no desenvolvimento, a idéia seria colocar DEPOIS da esterilização na P.Pressão, tomando os cuidados com as contaminações.Á quantidade disponível para os cogut's seria muito maior.

Estou no meu primeiro cultivo e nos próximos farei testes...num dianta só ficar especulando, vou testar mesmo...

Quando li para colocar cremogema, eu quase coloquei no lugar uma pilula de Centrum... Mas como tem muitos minerais acabei ficando com receio que um deles fosse capaz de inibir o crescimento fúngico (se num erro Zn é inibidor)

Vou pesquisar, testar e depois divulgo os resultados...

Alguém sabe onde tem informaçoes sobre a fisiologia dos cogut's (metabolismo)? Fico especulando com meu "TICO e TECO": :eek:

:?:para que o cogumelos usa a pscilocibina? Se soubermos sua função, podemos criar situações para potencializar sua produção...sei lá! São idéias...:?:

Abço!
 
Upvote 0
sugestões:

A química dos ésteres de fosfato: https://teonanacatl.org/threads/a-química-dos-Ésteres-de-fosfato-psilocibina.1016/

The mushroom cultivator, Paul Stamets: https://teonanacatl.org/threads/ebook-the-mushroom-cultivator.1786/#post-84144

Usos e Atividade Farmacológica da Psilocibina: um estudo bibliográfico: https://teonanacatl.org/threads/uso...a-da-psilocibina-um-estudo-bibliográfico.718/

e tem muuuito mais coisa, é só ir garimpando os forums gringos (nao desmerecendo o cm mas no shromery e no mycotopia tem mais 'ciência', acho que é o que você procura agora).

:idea:
 
Upvote 0
Back
Top