Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

[Dúvidas do cultivador11, tópico mesclado] Still air box e a melhor opção?

cultivador11

Esporo
Cadastrado
13/11/2022
16
2
22
Oi gente td bem ?, sou iniciante nem cultivei ainda mas queria tirar minhas dúvidas aqui , porque deve ter pessoas experientes

Eu quero fazer a inoculação em uma glove box que vou fazer bem parecido com o modelo do link , vai ser feita de madeira e de acrílico, mas queria saber como eu posso flambar a ponta da agulha na inoculação , porque eu vou estar com as mãos na glove box , será que pode acender algum esqueiro ou vela dentro? ,e também poderia usar uma seringa que está aberta e como eu poderia esterilizala? , eu não sei em que lugar devo fazer a inoculação também
 
Não se colocar fogo dentro da glovebox, ele acaba com a função dela, que é deixar o ar parado.

Se coloca fora da glove a chama, você tira a seringa de dentro para esterilizar e volta ela pra dentro ainda incandescente.

Seringa de vidro dá pra esterilizar, descartável é descartável, você esteriliza a agulha com fogo.

Glovebox é ideia ultrapassada para o nosso hobby, a still air box é muito mais prática e eficiente.
 
Não se colocar fogo dentro da glovebox, ele acaba com a função dela, que é deixar o ar parado.

Se coloca fora da glove a chama, você tira a seringa de dentro para esterilizar e volta ela pra dentro ainda incandescente.

Seringa de vidro dá pra esterilizar, descartável é descartável, você esteriliza a agulha com fogo.

Glovebox é ideia ultrapassada para o nosso hobby, a still air box é muito mais prática e eficiente.
Obrigado texugo ajudou muito, mas vc poderia passar o seus métodos de assépcia? Porfavor, e da para realizar clonagem de selvagens na still air box ?

Oi galera td bem ? , eu não cultivei ainda mas estou com medo de usar uma still air box e acabar contaminando na inoculação, vocês poderiam passar os métodos de assepcia que vocês fazem ? , e também da para mexer com agar na still air box ?
 
Oi galera sou iniciante, estou com medo de usar a still air box pq ela pode contaminar na inoculação?, então porfavor poderiam passar os métodos que vcs utilizam para esterilizar da SAB e como evitar os contaminantes, eu vou cultivar cubensis B+ akm, vou comprar os esporos no site [removido pela moderação] vcs já compraram lá?
 

Não discutimos vendedores, vou apenas unir teu post aos outros e remover o nome.


Recomendo o estudo do fórum e busca por informações antes de postar uma dúvida que já possa ter sido respondida.
A melhor forma de aprender é lendo.
 
Oi galera tudo bem ?, minha SAB tinha furas então tapei com durepox acho que se escreve assim, deve tampar mais os furos, e oque eu posso fazer para melhorar a SAB

Oi tudo bem com vocês ? , queria tirar dúvidas, minha SAB tinha furos então tampei com durepox acho que se escreve assim, devo tampar mais os furos?, e oque posso fazer para melhorar ela ?
 
O ideal é que tenha apenas espaço para entrar com as mãos.

Quando eu improvisei a minha, fiz assim: esterilizei todo o interior com álcool 70%, coloquei os materiais que utilizaria lá, também esterilizados com álcool (quando se aplica). Vedei a caixa com plástico filme e deixei a o álcool ali fazendo o efeito dele. É legal borrifar o álcool porque as gotículas podem ajudar a capturar partículas suspensas no ar e trazê-las para o "chão" da caixa.

Depois de alguns minutos do álcool borrifado, eu corto dois buracos no plástico filme que sejam grandes para meus braços entrarem. Quando eu uso a SAB, gosto de usar luvas e envolver meus braços em plástico filme. Também esterilizo minhas mãos e antebraços.

Quando estiver usando a SAB, faça movimentos suaves. A ideia é justamente que seja uma caixa de ar parado. Vale lembrar também: NUNCA NUNCA NUNCA use chamas dentro de uma SAB ou glovebox. Se for flambar agulha para inoculação, sempre deixe a chama do lado de fora da caixa e longe do álcool.
 
O ideal é que tenha apenas espaço para entrar com as mãos.

Quando eu improvisei a minha, fiz assim: esterilizei todo o interior com álcool 70%, coloquei os materiais que utilizaria lá, também esterilizados com álcool (quando se aplica). Vedei a caixa com plástico filme e deixei a o álcool ali fazendo o efeito dele. É legal borrifar o álcool porque as gotículas podem ajudar a capturar partículas suspensas no ar e trazê-las para o "chão" da caixa.

Depois de alguns minutos do álcool borrifado, eu corto dois buracos no plástico filme que sejam grandes para meus braços entrarem. Quando eu uso a SAB, gosto de usar luvas e envolver meus braços em plástico filme. Também esterilizo minhas mãos e antebraços.

Quando estiver usando a SAB, faça movimentos suaves. A ideia é justamente que seja uma caixa de ar parado. Vale lembrar também: NUNCA NUNCA NUNCA use chamas dentro de uma SAB ou glovebox. Se for flambar agulha para inoculação, sempre deixe a chama do lado de fora da caixa e longe do álcool.
Valeu experimentalist ajudou muito vou fazer isso também, tamo junto

Oii galera tudo bem ?
Sou novo no cultivo de cubensis, mas tenho dúvidas em questão na esterilização, eu fui
Ler sobre fluxo laminar e vi que o Exporo falou que fluxo laminar pode ser a tampa do forno, com ele ligado, queria saber que alguém faz inoculação na tampa do forno e também se tem como fazer outros procedimentos como clonagem (mexer com agar) se alguém faz isso poderia me explicar com e feito, se não me engano é usado a tampa do forno com bancada e o forno aceso, mas isso não poderia acabar matando os esporos da seringa ? E se isso é mesmo confiável e bom ?, preciso de conhecimento dessa técnica que é feita na boca do forno, se alguém souber porfavor poderia responder
 
Valeu experimentalist ajudou muito vou fazer isso também, tamo junto

Oii galera tudo bem ?
Sou novo no cultivo de cubensis, mas tenho dúvidas em questão na esterilização, eu fui
Ler sobre fluxo laminar e vi que o Exporo falou que fluxo laminar pode ser a tampa do forno, com ele ligado, queria saber que alguém faz inoculação na tampa do forno e também se tem como fazer outros procedimentos como clonagem (mexer com agar) se alguém faz isso poderia me explicar com e feito, se não me engano é usado a tampa do forno com bancada e o forno aceso, mas isso não poderia acabar matando os esporos da seringa ? E se isso é mesmo confiável e bom ?, preciso de conhecimento dessa técnica que é feita na boca do forno, se alguém souber porfavor poderia responder

Fala, nobre @cultivador11.

Dá uma lida nesse .PDF que se encontra na Biblioteca, no item Guia - Guia-Tutorial de Cultivo Amador PF Tek – Ilustrado e Atualizado até 2022

Depois de ler tudo, irá tudo entender que precisa pra uma boa PF Tek. E também tirará suas dúvidas mais basilares.

Esquece complicação. Faz arroz com fei... vermiculita. :)
 
Fala, nobre @cultivador11.

Dá uma lida nesse .PDF que se encontra na Biblioteca, no item Guia - Guia-Tutorial de Cultivo Amador PF Tek – Ilustrado e Atualizado até 2022

Depois de ler tudo, irá tudo entender que precisa pra uma boa PF Tek. E também tirará suas dúvidas mais basilares.

Esquece complicação. Faz arroz com fei... vermiculita. :)
ExPoro a lenda, tem conhecimento de sobra kkkk

Vou ler sim valeu mano, obrigado, mas uma pergunta vc já realizou algum tipo de clonagem na tampa do forno com sucesso e claro ?, mas tamo junto, boa noite
 
Tamo junto. :D

algum tipo de clonagem na tampa do forno com sucesso e claro ?

na boca de forno se faz tudo

Em qualquer lugar asséptico se faz tudo que precise de assepsia: banheiro limpo, boca de forno, glovebox, still air box, etc.

Escolha o que lhe for mais conveniente e confortável de mexer.

Dá uma olhada no PDF que mandei, pq tem muita coisa datada sobre contaminação. A paranoia de 20 anos atrás já não existe mais.
 
Tamo junto. :D



na boca de forno se faz tudo

Em qualquer lugar asséptico se faz tudo que precise de assepsia: banheiro limpo, boca de forno, glovebox, still air box, etc.

Escolha o que lhe for mais conveniente e confortável de mexer.

Dá uma olhada no PDF que mandei, pq tem muita coisa datada sobre contaminação. A paranoia de 20 anos atrás já não existe mais.oi
Oii tudo bem Exporo

Eu fui Ler os seus tutoriais mas quando você vai usar o forno na hora da inoculação, o fogo tem que estar alto ou baixo ?, e isso não pode acabar matando os esporos do próprio cogumelo?, provavelmente não né, são só algumas dúvidas desculpa pelo encomodo
 
Oii tudo bem Exporo

Eu fui Ler os seus tutoriais mas quando você vai usar o forno na hora da inoculação, o fogo tem que estar alto ou baixo ?, e isso não pode acabar matando os esporos do próprio cogumelo?, provavelmente não né, são só algumas dúvidas desculpa pelo encomodo
Eu deixo no alto qd ligo e dps baixo qd ja está quente.

Não, não mata. Se matar ele, antes vc se queima todo neh rs

De boa.

Bom cultivo ai. :)
 
Olá tudo bem com vocês?

Eu acredito que já tenham falado desse assunto aqui mas não consegui achar, quando vou fazer a hidratação dos esporos na geladeira, tem algum problema de inocular com eles frios ? E quanto tempo deixo hidratar ?
 
Oi amigo.

Fazer a hidratação dos esporos na geladeira? Tipo... pegar o carimbo, raspar ele, misturar na água e colocar numa seringa?

Não sei como você pensa em fazer isso na geladeira e também não entendo como ela poderia ajudar no processo. O que eu faria:

Mantenha o carimbo armazenado num lugar seguro e limpo até o momento da confecção da seringa.

Compre os seguinte materiais:

Água mineral EM COPO (água em copo é esterilizada).
Frasco de exame de urina/fezes esterilizados, desses que vc acha em farmácias, com pazinha.
Seringa e agulha de calibre grosso.

Para fazer as seringas, use uma glovebox ou uma SAB(still air box). Esterilize tudo com álcool 70%, mas seque todo o material antes de usar.

Abra seu carimbo e com a pazinha do frasco de exame, raspe os esporos para dentro do frasco. Com a agulha na seringa, fure o copinho e puxe a água mineral para dentro da seringa. Esguiche a água da seringa com força para dentro do frasco onde os esporos estão, puxe a água novamente para dentro da seringa e esguiche novamente para dentro do frasquinho com força. Puxe a água com os esporos misturados novamente. Com isso, sua seringa de esporos deve estar pronta. Envolva ela num papel alumínio e guarda na geladeira por um ou dois dias.

Na hora de inocular seus bolos, lembre-se de tomar o máximo de cuidado com a assepsia.
 
Oi amigo.

Fazer a hidratação dos esporos na geladeira? Tipo... pegar o carimbo, raspar ele, misturar na água e colocar numa seringa?

Não sei como você pensa em fazer isso na geladeira e também não entendo como ela poderia ajudar no processo. O que eu faria:

Mantenha o carimbo armazenado num lugar seguro e limpo até o momento da confecção da seringa.

Compre os seguinte materiais:

Água mineral EM COPO (água em copo é esterilizada).
Frasco de exame de urina/fezes esterilizados, desses que vc acha em farmácias, com pazinha.
Seringa e agulha de calibre grosso.

Para fazer as seringas, use uma glovebox ou uma SAB(still air box). Esterilize tudo com álcool 70%, mas seque todo o material antes de usar.

Abra seu carimbo e com a pazinha do frasco de exame, raspe os esporos para dentro do frasco. Com a agulha na seringa, fure o copinho e puxe a água mineral para dentro da seringa. Esguiche a água da seringa com força para dentro do frasco onde os esporos estão, puxe a água novamente para dentro da seringa e esguiche novamente para dentro do frasquinho com força. Puxe a água com os esporos misturados novamente. Com isso, sua seringa de esporos deve estar pronta. Envolva ela num papel alumínio e guarda na geladeira por um ou dois dias.

Na hora de inocular seus bolos, lembre-se de tomar o máximo de cuidado com a assepsia.
Valeu irmão, já tirou minhas dúvidas

Olá galera tudo bem ?

Eu vou começar a cultivar cubensis, mas não para a venda e nem para uso, eu só gosto desses tipos de cultivos, queria saber se é ilegal o cultivo de cubensis no Brasil, mas eu só vou usar para pesquisas e também para coleção botânica, não para uso e nem venda, no meu caso é permitido?
 
Essa conversa já foi tida incansávelmente por aqui, veja esse post e outros similares:


Em resumo pode ser considerado ilegal, mas ainda sim fica numa zona legal cinzenta. Caso você for pego cultivando (seja lá por qual motivo) fica meio que na mão do delegado/juiz local resolver. Desde que não venda e deixe o cultivo discreto (existe cultivo de psicoativo mais discreto que cogumelos?) não tem problema.
 
Back
Top