Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida : Terrário em caixa de isopor ou plástico organizador?

bennito

Cogumelo maduro
Membro Ativo
14/12/2006
113
73
39
Pessoal, estou em dúvida se compro uma caixa de plástico ou um isopor
pra fazer meu terrário...

Qual material é mais recomendado?
Em termos de preço, o isopor é mais em conta (mais barato e maior).

Há alguma vantagem/desvantagem entre esses dois materiais?

Grato.
 
Eu uso caixa de plástico de 50 litros e sempre me dei bem com ela.
Uma desvantagem da caixa de plástico é que se torna difícil controlar a temperatura em dias de calor intenso. E, a vantagem é notada na assepsia da mesma, pois não possui poros como no isopor qu retêem sujeira.
Para resolver o problema da temperatura e aproveitar para reciclar algo, bolei um esquema de isolamento térmico utilizando caixas de leite longa vida.

Link da idéia!
Mais
 
Existem tintas/vernizes que servem para isolar o isopor, elas normalmente são usadas por artistas plásticos, quando terminam o trabalho, para conservar etc.

Na dúvida, use baldes! :)

Da uma pesquisada que deve ser fácil achar.
 
olha.. eu uso isopor aqui, vou te dizer porque optei pelo material..
a temperatura interna de um terrario de isopor eh muito mais estavel para climas instaveis..
caso voce tenha uma sala com ar condicionado como alguns camaradas do forum.. voce nao teria esse problema..
isopor eh muito leve e facil de manipular.. a tampa dele ja da uma bela vedacao, afinal a intencao eh essa.. para preservar a temperatura.. o custo eh mto baixo comparado a outros materiais..
a unica desvantagem seria a impermeabilidade.. alguns nao sao impermeaveis.. mas isso eh facilmente resolvido usando termolina leitosa.. umas duas demaos e ta resolvido o problema.. voce devera optar pelo material q mais adequa as suas condicoes..
se quiser explicar um pouco sobre o ambiente onde serao cultivados, talvez possa dar uma ajuda a voce ;)

paz
 
olha.. eu uso isopor aqui, vou te dizer porque optei pelo material..
a temperatura interna de um terrario de isopor eh muito mais estavel para climas instaveis..
caso voce tenha uma sala com ar condicionado como alguns camaradas do forum.. voce nao teria esse problema..
isopor eh muito leve e facil de manipular.. a tampa dele ja da uma bela vedacao, afinal a intencao eh essa.. para preservar a temperatura.. o custo eh mto baixo comparado a outros materiais..
a unica desvantagem seria a impermeabilidade.. alguns nao sao impermeaveis.. mas isso eh facilmente resolvido usando termolina leitosa.. umas duas demaos e ta resolvido o problema.. voce devera optar pelo material q mais adequa as suas condicoes..
se quiser explicar um pouco sobre o ambiente onde serao cultivados, talvez possa dar uma ajuda a voce ;)

paz

Hmmm.. creio q o isopor seja o mais adequado mesmo no meu caso.
a temperatura tem variado bastante aqui... acho que quanto mais isolante térmico melhor pois vou precisar d algo que mantenha o terrario bem mais frio do q a temperatura ambiente atual.

valeu!
 
Aproveitando o assunto me ajudem!!!

Quero montar um terrário dentro do meu quarto, o qual é extramamente quente durante o dia e a noite tem-se o arcondicionado ligado a todo vapor!

Será que uso isopor?:confused:
 
Aproveitando o assunto me ajudem!!!

Quero montar um terrário dentro do meu quarto, o qual é extramamente quente durante o dia e a noite tem-se o arcondicionado ligado a todo vapor!

Será que uso isopor?:confused:

Se você utilizar um terrário de plástico, ele será mais sensível às mudanças de temperatura. O isopor, por sua propriedade de isolamento, apresenta maior estabilidade térmica em seu interior.

Você tem que ver o que se adapta à sua realidade, o que você chama de extremamente quente?

Se o intuito for utilizar o ar condicionado para resfriar seu cultivo, as caixas de plástico são mais eficazes. Porém, o aparelho deverá ficar ligado noite e dia, na fase de pinagem.

sucesso, e good vibes!
 
Aproveitando o assunto me ajudem!!!

Quero montar um terrário dentro do meu quarto, o qual é extramamente quente durante o dia e a noite tem-se o arcondicionado ligado a todo vapor!

Será que uso isopor?:confused:

ae guerrerinho.. busque oq melhor se adapta.. parando para ler seu post, posso te dizer.. se vc fizer de isopor, durante a noite a temperatura do terrario vai se igualar com a do ambiente, ja q tem q usar uma tampa de vidro, q torna mais sensivel a troca de energia.. agora voce tem q ver q temperatura vai ficar o ambiente fora do terrario durante o dia.. durante o dia a temperatura vai tender a subir.. aqui na minha regiao, eu acredito que se meu ar condicionado ficasse ligado durante a noite na faixa de 18 ou 19 graus, durante o dia o terrario iria voltar aos 26 +-.. eh oq acontece +- com as garrafas..
estude bem sua situacao..
 
Obrigado Caruero e Muilok, fica nisso ae 30 a 35 de dia; 18 a 19 de noite (ar-condicionado).:eek:
 
sim nos meus terrarios, as tampas tem um corte com um pedaco de vidro 20x30 cm para iluminacao :)


Eu pensei em fazer uma tampa inteiriça de vidro, em um isopor pequeno (30x40cm). Depois pensei em usar acrílico, mais seguro, porém caro.

Entretanto acabei optando por uma luminária LED. Ela fica acesa durante o dia, quando estou fora, e apagada de noite. De manhã e à noite abro o isopor e deixo mais ou menos uma hora de luz ambiental.
 
Eu pensei em fazer uma tampa inteiriça de vidro, em um isopor pequeno (30x40cm). Depois pensei em usar acrílico, mais seguro, porém caro.

Entretanto acabei optando por uma luminária LED. Ela fica acesa durante o dia, quando estou fora, e apagada de noite. De manhã e à noite abro o isopor e deixo mais ou menos uma hora de luz ambiental.

abre o isopor? simplesmente abre? como assim?
 
Isso.

Não é uma prática muito recomendável em um terrário. Mas deixo-o aberto duas horas por dia.

Realmente, meu amigo, não é recomendável.

Se você investir em um pequeno vidro plano e silicone, basta abrir a janela para inspeção e colar o vidro, que você evita de abrir o terrário.

Isso implica diretamente na longevidade dos bolos, e em atingir um maior número de fluxes de frutificação. Vale a pena.

Sucesso nos cultivos!
 
hmmm quanto a iluminação! Devo deixar a luz do quarto ligada durante o dia enquanto estou fora? (lampada flusfuorescente) <-- não sei escrever isso.
Meu quarto não recebe iluminação natural, é total escuro.
:confused:
 
hmmm quanto a iluminação! Devo deixar a luz do quarto ligada durante o dia enquanto estou fora? (lampada flusfuorescente) <-- não sei escrever isso.
Meu quarto não recebe iluminação natural, é total escuro.
:confused:

Após aniversariar seu cultivo, a iluminação é um dos parâmetros fácilmente controlados, e de total importância para o sucesso na frutificação.

Então, é bom deixar claridade para o cultivo, muitas vezes luz indireta é suficiente, mas se seu quarto é total escuro, é bom deixar a luz ligada.

Eu utilizo a luz ligada durante o dia todo, desligo à noite. Após a pinagem, a luz liga 5 minutos a cada 3 horas, junto com o umidificador. Quando estou no ambiente, a luz permanece ligada, sem problema algum.

good vibes!
 
Para iluminar eu uso uma lâmpada fluorescente de 14W a uma distância de 20cm da tampa, que é feita de uma lâmina de acetato de 1mm de espessura. Acetato pode ser encontrado em qualquer papelaria, é de baixo custo, tranparente, resistente ao calor e substitui o vidro perfeitamente.

Paz e Luz!
 
Back
Top