Teonanacatl

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

Dúvida sobre contaminação no primeiro cultivo.

Mnduck

Esporo
Cadastrado
23/04/2021
Mensagens
1
Reputação
0
Pontos de reações
0
Pontos
1
Prezados, boa noite. Como estão vocês?

Agradeço pelo acesso ao maravilhoso fórum. Cultivar era um interesse meu desde pequeno e o Teonanacatl está fazendo esse sonho se concretizar. Esse é o meu primeiro post e meu primeiro cultivo, estou com uma baita dúvida sobre um aspecto estranho no meus bolos de Arroz Integral + vermiculita + borra de café. Fiz a esterilização deles em panela de pressão e inoculei esporos de Golden Teacher no centro e nos pontos cardeais. O crescimento está sendo progressivo, inoculei no dia 10/04 mas estou suspeitando que os potes podem ter sido contaminados com Cobweb. Há uma camada de vermiculita como casing e está crescendo algo algodoado no topo dos bolos. Para sua informação, eu estou mantendo esses bolos dentro de uma caixa de isopor grande. Não tenho controle da temperatura mas aqui em BH está com uma média de 16 C na madrugada e 28 C na parte mais quente do dia. Há 5 furos na tampa de alumínio porém eu não havia tirado a outra camada de papel alumínio que cobre o copo na esterilização, penso que o negócio algodoado pode ter a ver com alguma falta de troca de ar.
Gostaria de perguntar oque vocês acham. É cobweb ou não? Vou colocar um link com todas as fotos. E uma pergunta para finalizar, é normal que o micélio colonize a vermiculita do casing?


Grande abraço!
 

Salaam`aleik

Kal-hifa
Membro da Staff
Cultivador Confiável
Cadastrado
16/01/2014
Mensagens
1,306
Reputação
44
Pontos de reações
4,906
Pontos
56
Parece micélio de cubensis mesmo.

É normal colonizar a vermiculita do double casing, e até desejável, embora não seja ideal que fique algodoado.

O algodoado é proavelmente pouco ar e muita umidade. Normal em copos.

Se já tiver fechado o copo, está pronto para frutificação.
 
Última edição:
Upvote 0
Top