Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida na fase de colonização

Mujahadin

Hifa
Cadastrado
22/10/2014
2
11
28
Pessoal, agradeço desde já a todos do fórum por terem criado esse site, onde todos podemos compartilhar experiencias no cultivo de cogumelos, minha dúvida é quando a temperatura que devo manter os cogumelo, fiz o preparo em recipientes de vidro com volume de 750ml sendo que a mistura se deu da seguinte forma: 500g vermiculita + 250g farinha de arroz integral(fina) + 250ml água mineral, no entanto após alguns dias, quase 2 semanas, ainda não apareceram ponto de colonização, mas apenas uma especie de agua no fundo do recipiente de cor branca, acho que isso se deve a temperatura que esta ocilando muito na minha cidade, queria saber qual é a temperatura minima e maxima que tenho que manter o fungo para que possa haver a proliferação do seu micélio e qual pode ser a amplitude máxima dessa variação de temperatura. A especie em questão é chiwtal nepal.
Agradeço desde já!
 
fiz o preparo em recipientes de vidro com volume de 750ml sendo que a mistura se deu da seguinte forma: 500g vermiculita + 250g farinha de arroz integral(fina) + 250ml água mineral

Recipiente muito grande. Leu algum guia básico?


mas apenas uma especie de agua no fundo do recipiente de cor branca

Pode ser contaminação bacteriana. Se for, sinto muito, mas o seu trabalho está perdido.


queria saber qual é a temperatura minima e maxima que tenho que manter o fungo para que possa haver a proliferação do seu micélio e qual pode ser a amplitude máxima dessa variação de temperatura. A especie em questão é chiwtal nepal.

Chitwan é uma strain, ou raça, da espécie
Psilocybe cubensis.

Quanto à temperatura, divirta-se: https://teonanacatl.org/forums/a-pf-tek-da-incubação-até-o-aniversário.66/
 
Acredito que talvez deva ser pela mistura do substrato tê-lo deixado "empapado", ou então pela má aeração do substrato, já que é necessário uma quantidade mínima de oxigênio para que o fungo possa se expandir, ou ainda pode ser devido a minha descontaminação, onde utilizei hipoclorito de sódio (água sanitária - Qboa) diluida com um pouco de água, não há perigo de matar os esporos dessa maneira? Obrigado pela atenção
 
olá amigo! Acho vc colocou muita agua na mistura! Apesar que na receita dizer que a quantidade de farinha de arroz é +ou - da agua,o certo mesmo é ir pelo olhometro. Primeiro misture a vermiculita com a farinha de arroz e depois vai colocando agua aos poucos, num ponto que vc aperta a mistura, e vê que esta úmido, mas não escorre agua
 
onde utilizei hipoclorito de sódio (água sanitária - Qboa) diluida com um pouco de água, não há perigo de matar os esporos dessa maneira?

Existe algum tutorial dizendo para por água sanitária diluída? :facepalm: Não dá para você ficar inventando e depois vir pedir socorro no fórum. Siga as instruções da biblioteca, reserve algumas horas do dia para ler atentamente.

Veja bem, todo mundo sai ganhando se o cultivador faz o dever de casa:
  • Você não perde tempo e não perde materiais. Logo não joga dinheiro fora.
  • O micélio não é escravizado e não perde tempo.
  • Nós não perdemos o nosso tempo repetindo a mesma coisa: Pesquise e leia o fórum!
 
ou ainda pode ser devido a minha descontaminação, onde utilizei hipoclorito de sódio (água sanitária - Qboa) diluida com um pouco de água, não há perigo de matar os esporos dessa maneira?

Se o hipoclorito entrou em contato com os esporos, certamente.

Acho que você deve ler e pesquisar mais o fórum e a Biblioteca. De onde vieram essas idéias?
 
Pois é, o povo tem que prestar mais atenção. As medidas são em volumes e não em peso. Primeiro porque a vermiculita é um material muito leve, segundo porque a vermiculita que tenho aqui não é idêntica a que você tem aí. Logo não posso recomendar as minhas medidas em peso para você. O mesmo ocorre com outros materiais, exceto a água, obviamente.
 
Back
Top