Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida de contaminação: Formação branca e algodoada no casing.

Ketashi

Esporo
Cadastrado
06/09/2020
17
2
33
Olá rapaziada!

É minha primeira tentativa de cultivar por casing. Hoje, depois de 8 dias na incubadora, abri as caixinhas do casing para ver se já posso deixar pra frutificar. Essas formações brancas e algodoadas estão pela superfície do casing. Isso é cobweb?

Comparei com as fotos que encontrei e não consegui diferenciar, além disso o cheiro não está forte e nem ruim; está com o cheiro do bolo de micélio (e de cogumelos comestíveis).

Outra coisa é que deixei na incubadora fechado por todos esses dias. Em todos esses dias também choveu muito. Por isso suspeito mais que seja micélio do psilocybe, que cresceu assim pela falta de oxigenação e excesso de umidade.

O substrato é composto 50% de pó de coco e 50% de vermiculita, que pasteurizei no microondas - além do bolo PF-Tek.

Alguém poderia me ajudar com essa dúvida? Obrigado!
 

Anexos

  • bolo.jpg
    bolo.jpg
    95 KB · Visualizações: 54
está com o cheiro do bolo de micélio (e de cogumelos comestíveis).
Isso é um bom sinal.

Outra coisa é que deixei na incubadora fechado por todos esses dias. Em todos esses dias também choveu muito. Por isso suspeito mais que seja micélio do psilocybe, que cresceu assim pela falta de oxigenação e excesso de umidade.
Precisamos de oxigenação.. você está sufocando o micélio deixando tudo fechado assim! Deixa a tampa um pouco frouxa, ou pega um palito de dente ou algo semelhante e faz vários furos nesta tampa ae. Espere alguns dias e ver como o micélio vai reagir.
 
Última edição:
Upvote 0
Isso é um bom sinal.


Precisamos de oxigenação.. você está sufocando o micélio deixando tudo fechado assim! Deixa a tampa um pouco frouxa, ou pega um palito de dente ou algo semelhante e faz vários furos nesta tampa ae. Espere alguns dias e ver como o micélio vai reagir.
Beleza! Farei isso!

Obrigado!
 
Upvote 0
Vou tirar algumas fotos da base do cogumelo e mandar aqui

como dito acima, os pelinhos
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2021-01-07 at 5.29.36 AM (1).jpeg
    WhatsApp Image 2021-01-07 at 5.29.36 AM (1).jpeg
    244.8 KB · Visualizações: 39
  • WhatsApp Image 2021-01-07 at 5.29.36 AM (2).jpeg
    WhatsApp Image 2021-01-07 at 5.29.36 AM (2).jpeg
    223.7 KB · Visualizações: 37
  • WhatsApp Image 2021-01-07 at 5.29.36 AM (3).jpeg
    WhatsApp Image 2021-01-07 at 5.29.36 AM (3).jpeg
    148.3 KB · Visualizações: 35
Upvote 0
Upvote 0
Referente a esse excesso de umidade
Falta de aeração. Aumente a troca de ar.

E os cogumelos não podem ficar molhados desse jeito. Se o aumento da troca de ar não secá-los diminua a umidade.
Eu ainda poço consumir esses cogumelos?
Tem alguma outra discussão desse mesmo assunto que possa buscar esclarecimento?
*Edição: Troquei o alumínio a baixo do meu cogumelo, a base do corpo deles esta em contato com a água. (burrice da minha parte)
 
Upvote 0
Estava com 4 casings assim....só que hoje de manhã me deparei com 2 em que metade deu uma mancha verde que creio que seja bolor...descartei essas metades...mas as outras metades será que dá pra salvar????
 
Upvote 0
Estava com 4 casings assim....só que hoje de manhã me deparei com 2 em que metade deu uma mancha verde que creio que seja bolor...descartei essas metades...mas as outras metades será que dá pra salvar????

Casing com trichoderma não tem salvação.
Apenas colher o último flush.

Ele é branco antes de esporular, provavelmente já dominou o substrato.
 
Upvote 0
Eu separei a parte que deu mofo, coloquei na terra por que vai que né...E hoje pra minha surpresa percebi que estavam nascendo 2 cogus, estão meio brancos ainda pois estão pequenos....mantive a terra úmida, mas não encharcada...não vi sinal de mofo em cima da terra, não sei se a terra eliminou o mofo e só ficou o micélio sem o contaminante, mas creio que daqui alguns dias saberei se eles irão se desenvolver mais....Acredito que eu me adiantei muito no processo de incubação, e retirei o bolo para o terrário antes de 100% colonizado, eles ressecaram, e contaminaram quando umedeci...Então eu fiz outro casing e estou aplicando a técnica da negligência, já tem uns 12 dias e hoje surgiram as primeiras gotas de um liquido amarelo do micélio...creio que amanhã ou depois já posso preparar o micélio para o terrário fazendo um dunk com cold shock, roll na vermiculita e terrário....Espero que dê tudo certo...Será que esses cogus que nasceram na terra são bons pra consumo???? uma vez que inicialmente o micélio estava com mancha verde e por isso coloquei na terra???
 
Upvote 0
se vc tem poucos frutos e precisa usar eles e recomendavel secar craker dry.
Para se garantir mais ainda prepare cha..
E comun em fazendas de comestivels a proliferação de trichoderma (RR)
Se vc ta com muitos frutos aprecie eles e deixe que continuem seu ciclo na terra mesmo...
Abç
 
Upvote 0
Back
Top