Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida: Cogumelos pequenos e escuros.

uglybob

Cogumelo maduro
Cadastrado
04/08/2010
29
50
Sergipe
Olá, pessoal,

Passei um tempo sem cultivar nada, alguns anos. Voltando agora fiz a velha PF Tek com Ecuador (Alpiste e Painço no substrato). E tive uma notícia ruim logo no começo: Todos os bolos infeccionaram. E eu tinha tomado bastente cuidado... Porém observando o local de surgimento da infecção percebi que o problema estava na seringa, pois a infecção estava crescendo no mesmo lugar do micélio.

Eu deixei para ver no que ia dar e por sorte todos os bolos vencerem a infecção (não sabia nem que era possível) e depois de um tempo estavam saudáveis. Resolvi coloca-los no terrário.

O primeiro flush começou muito bem, vários cogumelos nascendo, porém uma hora o crescimento parou e eles foram escurecendo.
Um ou dois cresceram de fato, outros 60 morreram ainda muito pequenos. Antes de começar a escurecer mais, eu resolvi colher todos e fiz um chá. Tomei com um amigo e foi uma experiência bem legal, não esperava nada, foi diferente das outras, mas foi bem interessante.

Depois disso eu fiz o segundo dunk&roll e agora estou esperando para ver como vai ser o segundo flush.
O que pode ter causado esse escurecimento/morte? A infecção de antes pode ainda estar viva e causando problemas? Quais fatores levam a esse tipo de acontecimento?

Outras dúvidas:
- O terrário precisa ter circulação de ar ou ele pode ficar sempre fechado (selado)?
- Posso molhar o bolo no terrário com água? Ou borrifar água diretamente no bolo?

Obrigado, galera.
Desculpa se fiz algo de errado, mas acho que estou postando no lugar certo. :)
Estava com saudade daqui.
 
Bom dia, @fschuindt.

O que pode ter causado esse escurecimento/morte? A infecção de antes pode ainda estar viva e causando problemas? Quais fatores levam a esse tipo de acontecimento?

O contaminante pode sim estar vivo. E pode também ser a causa, ou parte da causa dos problemas. Porém antes creio que você deve verificar os parâmetros do seu terrário. Umidade, temperatura e aeração estão ok?


- O terrário precisa ter circulação de ar ou ele pode ficar sempre fechado (selado)?

É claro que precisa ter circulação de ar. No mínimo abrir e abanar algumas vezes ao dia. Mas o pessoal geralmente usa, além disso, outras formas de aerar, como furos tampados por algum material filtrante ou bombas de aquário.


- Posso molhar o bolo no terrário com água? Ou borrifar água diretamente no bolo?

Só se ele estiver recoberto de vermiculita. E se tiver nesse esquema as camadas superiores e inferiores de vermiculita podem ser umedecidas.
 
Upvote 0
Muito obrigado, @Ecuador.

Você esclareceu minhas dúvidas. Vou passar a abrir o terrário para abanar um pouco, não estava fazendo isso.
A umidade eu sei que está boa, eu fiz um "Umidificador de ar caseiro" (do Manual do Mundo no YouTube) e ele tá deixando as paredes internas suadas sempre. Funcionamento aprovado. A temperatura está um pouco elevada, mas sempre cultivei nesse clima sem problemas.

Sobre a água: Meus bolos estão cobertos com vermiculita sim, mas vou tomar cuidado, obrigado.
E sobre a infecção: Estou torcendo para que isso não cause mais problemas. :x

Mais uma vez, obrigado! :)
 
Upvote 0
Back
Top