Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Cultura líquida rápida com soro glicosado

Genial a tua ideia Man,
Mas eu fiquei pensando aqui, e se injetar água e Cl lá dentro, será que fica viável? O soro que comprei veio com bastante ar dentro, a embalagem veio bem diferente.
Se der iria injetar a milha Cl lá para fazer 500 ml de Cl, afinal eu só trabalho com duas strains.
 
Testei e funcionou, apesar de não estar perfeito.
Uma curiosidade que para mim é insana, foi que eu fiz um pote com esporos em água, para adicionar na seringa e tal. Por preguiça, deixei ele lá com um pouco sobrando e tem micélio lá! Inclusive, tem mais micélio lá do que nas seringas KKKKKKKKKKKKK
Ou seja, fiz cultura liquida com água e esporos, o que eu achava que era impossível e até agora ainda não entendi como que aconteceu

Nas seringas tá feio, então vou diminuir a qtd. de soro
 
salve salve Poeiraviva Cara melhor tutorial de cl. Fácil e sem precisar esterilizar não PP. comprei ontem o soro e a água destilada. agora pela manhã fiz as cl Vamos esperar os resultados. 🙏🏻
 
Testei e funcionou, apesar de não estar perfeito.
Uma curiosidade que para mim é insana, foi que eu fiz um pote com esporos em água, para adicionar na seringa e tal. Por preguiça, deixei ele lá com um pouco sobrando e tem micélio lá! Inclusive, tem mais micélio lá do que nas seringas KKKKKKKKKKKKK
Ou seja, fiz cultura liquida com água e esporos, o que eu achava que era impossível e até agora ainda não entendi como que aconteceu

Nas seringas tá feio, então vou diminuir a qtd. de soro


Salve @Obb cara fiz a mesma coisa que vc faz 3 dias que fiz elas. Esperando ansioso o resultado. Minha primeira tentativa de Cl não deu boa com mel. Essa acredito ser mais fácil por não precisar da esterilização
 
Olá amigos do fórum. Estou voltando às atividades depois de um tempo parado e decidi que seria uma boa fazer um tutorial de uma CL mais que especial. Já apresentei o método em outra área do fórum, mas achei prudente oficializar essa experiência que venho utilizando, desde então,
para confeccionar minhas culturas.

Os materiais que vc vai precisar:
1 -Carimbo de esporos ou cultura líquida já pronta;
2- Água destilada estéril para injeção;
3 - Soro glicosado ( de preferência o 5%);
View attachment 113282
4- Agulhas ;
5- Seringas de 10 ml;

A água destilada e o soro glicosado são materiais hospitalares e podem ser encontrados em farmácias familiares pequenas. Nas redes grandes nunca encontrei.
Tendo esses materiais em mãos o processo é muito simples e asséptico se feito sob condições adequadas. Uso uma gloverbox para essas manipulações.
Com os materiais dentro da glover, aspiro 4 ml de soro glicosado 5% ( para dentro de uma seringa de 10ml ) + 4 ml de água destilada e, por último, acrescento 1ml de uma CL ou seringa de esporos já pronta. Total 9/10 ml, sempre deixando 1 ml de ar dentro da seringa.

*Uma dica é usar uma agulha só para o soro glicosado, pois qqr contaminante que entrar no soro vai se multiplicar dentro dele*

Com isso sua CL terá uma concentração de cerca de 2,5% . eu tenho tido boas experiências com essa concentração. Acima de 4% a cultura demora muito pra se desenvolver.

Está pronta!
Agora é só armazenar em uma incubadora por alguns dias é quando o micélio estiver bem desenvolvido pode ser usada ou armazenada na geladeira. Tenho culturas que usei de 6 meses e estavam funcionando perfeitamente.
Esse método é muito prático para replicar uma strain quantas vezes vc quiser e com alto grau de assepsia.1 seringa de CL eu multipliquei em 20 da última vez que fiz e NENHUMA, 0%, NADA de contaminação até agora.

Espero que o tutorial ajude quem quiser ser mais prático na produção da sua CL. Abraço amigos!! PAAAAAZ.
Salve @Poeiraviva tudo certo por ai. Cara eu amei essa técnica, muito prática e resolvi testar.


Comprei o soro glicosado 5% e a água destilada para fazer a seringa multiesporos e usar tbm na CL.

Fiz a mesma receita que vc falou, mas em vez de usar uma CL pronta pra fazer as outras eu usei a seringa multiesporos.


Já fazem 1 mês e nem sinal do micélio. O que será que pode ter acontecido ? Usei sua receita a risca.

E71D2FBB-C8DE-4285-879B-77030E28DF18.jpeg

E o mais estranho que usei essa seringa de “CL” sem nenhum sinal de micélio em um pote pftek e começou a crescer o micélio dentro 😅 vai entender. Será que faltou soro? Faltou oxigênio?

Quero muito tentar ela de novo. Ainda me sobrou bastante Soro e Água destilada.

63AC281F-F63C-478F-9063-7046DEA4E2A8.jpeg

Abraços

ahooo
 
Última edição:
Salve @Poeiraviva tudo certo por ai. Cara eu amei essa técnica, muito prática e resolvi testar.


Comprei o soro glicosado 5% e a água destilada para fazer a seringa multiesporos e usar tbm na CL.

Fiz a mesma receita que vc falou, mas em vez de usar uma CL pronta pra fazer as outras eu usei a seringa multiesporos.


Já fazem 1 mês e nem sinal do micélio. O que será que pode ter acontecido ? Usei sua receita a risca.

View attachment 204567

E o mais estranho que usei essa seringa de “CL” sem nenhum sinal de micélio em um pote pftek e começou a crescer o micélio dentro 😅 vai entender. Será que faltou soro? Faltou oxigênio?

Quero muito tentar ela de novo. Ainda me sobrou bastante Soro e Água destilada.

View attachment 204568

Abraços

ahooo
Dale irmão!! Realmente com esporos é mais difícil de fazer o micélio desenvolver. Acho mais fácil e prático com a Cl pronta. Mas mesmo assim ela está funcionando como uma SME. Pode inocular uns bolos se não tiver sinal de contaminação na seringa. Grande abraço!
 
Dale irmão!! Realmente com esporos é mais difícil de fazer o micélio desenvolver. Acho mais fácil e prático com a Cl pronta. Mas mesmo assim ela está funcionando como uma SME. Pode inocular uns bolos se não tiver sinal de contaminação na seringa. Grande abraço!
Sim, estou preparando uma cl pra poder fazer essa sua tek. Ainda tenho fé que vai dar certo.
 
E ai pessoal, blza?
Segui o passo a passo dessa "receita" e aparentemente não deu muito certo.

não sei o que fiz de errado, talvez eu tenha colocado muitos esporos, ou provavelmente eles estejam contaminados.

  1. Raspei uma pequena quantidade, coloquei em um copo esterilizado
  2. Coloquei 4 ml de agua destilada dentro do copo com os esporos
  3. Dilui os esporos dentro do copo com a água destilada (água para injeção)
  4. Puxei de volta para a seringa
  5. Por ultimo coloquei + 4ml de soro glicosado 5%
Resultado, passaram-se 15 dias e minha primeira tentativa ficou assim como na foto e vídeo.

Alguém sugere o que possa ter acontecido pra ter dado errado?
 

Anexos

  • IMG_4485.JPG
    IMG_4485.JPG
    750.3 KB · Visualizações: 8
Back
Top