Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivos Tapy Kala 2

Diário de cultivo problemático.
Raça: Tasmanianos.
Região, estação e temperatura média: Pantanal, MS. Inverno. 6-40ºC.
Substrato: milho de pipoca.
Tipo e tempo de esterilização: panele de pressão por 01 hora.
origem dos esporos: provevalmente da Oceania, hehehehe:D
Tipo de inoculação: seringa, quatro furos 0,25cc
Data da inoculação: 12/08/2006.
Data da gerninação: 15/08/2006.
temperatura de incubação: a temp. na cidade variou de 9 a 38ºC no período, os copos estão num isopor.
Depois da colonização total vou fazer casing com 2 copos e outdoor com os outros 2.
 
no milho você deve esperar INVARIAVELMENTE os 10 dias que o pslo lhe falou. o milho por ser um pouco mais duro demora mais pra ser digerido pelo micelio, entao é bom dar um tempo EXTRA pro micelio dominar geral. mesmo após os 10 dias aqui em casa eu ainda consigo enchergar o amarelo do milho por baixo do micelio, mas essa simples medida de segurança impede a contaminaçao do substrato após a mistura do mesmo com o material de casing.
Há pra fazr o casing eu nao injetei agua no bolo viu? eu só quebrei ele em pedaços pequenos e cobri com a vermiculita+ pó de coc (50/50):pos:
boa sorte e que as vibes do outro post REVERBEREM nesses potes de milho!
 
Sorte nesse também, o micélio cresce bem forte em milho, ótimo para fazer casing e uma semente para um cultivo ao ar livre :pos:
 
Mais uma vez gracias Morta! Notei que o milho demora mais para colonizar. No preparo, mesmo ficando por 26h de molho e fervendo 01h na pressão, não dobrou de tamanho, como dito na biblioteca.

Para fazer o casing vou utilizar o substrato de mudas (vou esterilizar), ele é composto de vermiculita, turfa e cascas processadas. O que acha disso?
 
você poderia postar uma foto da embalagem, tanto frente quanto verso? só pra tirar uma dúvida.só certifique-se que ele nao tem fertilizantes antes (npk é bom pra plantas , mas o potassio pode queimar o micelio. nao tenho certeza.)
cogumelos nao sao plantinhas :D
 
Vou fotografar e posto. Morta, não tem NPK na formulação do substrato.
 
good vibes no cultivo, TapyKala! :D
em breve receitas com cubbies, ãhn!?!?
^^

paz e luz :luz:
 
Sim, certamente, podes crer, com certeza, lógico, pode contar com isso:D . Sonne o substrato Tapy Kala com trigo para quibe está colonizando muito melhor que o milho, inoculei 2 dias depois e já tem potes 100%, os potes de milho estão no máximo uns 75%.
 
hummmmmm
então vou esperar a opnião de outros, esperar evoluir mais seu cultivo pra ver c deu td certo, e as vezes até uso algo parecido! ;D
vlw TapyKala, boa sorte!
 
TapyKala disse:
... o substrato Tapy Kala com trigo para quibe está colonizando muito melhor que o milho, inoculei 2 dias depois e já tem potes 100%, os potes de milho estão no máximo uns 75%.

Trigo para quibe? Como você fez? Colocou o trigo no copo, água e panela de pressão? Colocou vermiculita? Lavou o trigo?


Adoro substrato colonizado em milho de pipoca para o out. Boa sorte :pos:
 
Viridis, o "substrato Tapy Kala" com trigo para quibe está melhor detalhado em "Cultivos Tapy Kala 1"
 
ôba tap :
ae só pra dar uma explicada melhor, a tecnica do mauricio de injetar agua está nesse topico :
injetando agua nos bolos colonizados - raça thai koh samui

e pra TER CERTEZA qeu vc vai ler e entender :

Mauricio
05-06-06, 19:10

Strain : Thai
Método PF

Substrato:
250 g Milho de pipoca
250 g Arroz integral com casca
250 g Linhaça
250 g Níger
Tudo moído em moedor caseiro
Vermiculita
Água mineral

Fiz 7 bolos em potes de plástico.
Esterilização em panela de pressão por 1 hora.

A colonização total ocorreu em 7 dias.
Deixei mais 7 dias para colonizar o interior dos bolos.

Após 14 dias injetei 100 ml de água destilada em 2 bolos usando seringa.
Como no processo de inoculação.
Não tirei o tampão de papel alumínio dos potes, cobri os furos com fita durex.

Coloquei os 2 potes em sacos plástico novos e deixei 2 dias na geladeira.

Após esse prazo os 2 bolos foram sacados dos potes, colocados em quentinha de alumínio e levados ao terrário.

Com os 5 potes restantes fiz 5 casing.

:)
 
Morta, não entendi direito, o Maurício ijeta 100ml de água destilada em dois bolos. É 100ml ou 50ml em cada um? Valeu!
 
Fala Tapy Kala

Os bolos devem estar totalmente colonizados para fazer a injeção de água.

Espere mais uns dias após a colonização total para garantir que estão também colonizados internamente.

A injeção se faz como no processo de inoculação, sem tirar o tampão de papel alumínio.

A quantidade de água injetada depende do volume do bolo em questão.

Eu injetei 100 ml em cada bolo, porque meus bolos eram grandes.

A injeção de água deve ser feita até que a água injetada comece a acumular no fundo pote.

Então cubra os furos com fita durex, coloque os potes dentro de sacos limpos para proteger do ambiente dentro da geladeira.

Deixe na geladeira 24 horas, então saque os bolos dos potes, coloque em quentinhas de alumínio e leve para o terrário.
 
Fala Maurição!

Meus bolos tem cerca de 250ml, posso injetar os 100ml?

Onde devo injetar, a agulha deve penetrar quanto nos bolos?

Depois que sacar os bolos dos copos, devo eliminar o excesso de água?

Brigadão!
 
A água é injetada mais ao centro do bolo, para que haja absorção.

Faça 4 furos equidistantes e injete 25 ml em cada.

Não é problema se acumular água no fundo do pote.

Durante o tempo que o pote ficar na geladeira essa água será absorvida.

Quando for sacar o bolo havendo água no pote, coloque vermiculita, esterelizada e umida, na quentinha e vire o bolo sobre a quentinha.

O bolo terá uma reserva de água na vermiculita úmida.

As injeções podem ser feitas a cada fluhs.

Após o fluhs, limpe o bolo, retirando os abortos e restos de cogumelos com uma faca ou tesoura esterelizada.

Esse procedimento evita que restos apodreçam e contaminem o bolo.

Então injete água no bolo, a quantidade que o bolo suportar.
 
Beleza Maurício, simples e prático! Tenho bolos praticamente 100% colonizados, lá pra terça da semana que vem vou injetar. Em relação ao terrário, tenho um aquário grande, para manter a umidade basta o borbulhador de aquário num pote com água ou preciso combinar outras técnicas? Saudações
 
oi!
tenta inventar alguma coisa como a maquina de chuva by morta :)
apesar de nao ser TAO necessaria quando se usa a tecnica de injetar agua nos bolos, isso evita que eles PERCAM umidade para o ambiene, pelo menos.
olha a foto:
eu tirei o bocal de uma pet 2 litros, enfiei o aquecedor dentro dele (regulado para 25 graus agora)e a pedra porosa do borbulhador de ar.
abri dois furos LATERAIS, apontando para o VIDRO. para que as goticulças nao fiquem sendo arremessadas em cima dos bolos. o resultado vem sendo maravilhoso. só tenho uma queda de umiidade quando faz MUITO calor (32 g ou +) na epoca do frio consigo manter entre 22 e 25 graus constantes.
 

Anexos

  • cogumelos 018.jpg
    cogumelos 018.jpg
    144.7 KB · Visualizações: 19
Onde moro, de setembro pra frente a temperatura não vai abaixo de 26gC NUNCA! Não precisarei do uso de aquecedores, acho que vou usar apenas o borbulhador de aquário e quando o dia estiver muito quente (como hoje uns 38C), borrifarei água. Semana que vem estou com meu terrário pronto.
 
Um conhecido usa saquinhos com gelo, são bem eficientes e faceis de serem usados. Ele faz vários saquinhos daquele de gelinho de agua pura e coloca-os congelados no terrário, quando derreterem é soh colocar no congeladro novamente e esperar congelar.


Boa sorte!
 
Back
Top