Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

cultivo texas não PINAM

psilocyber

Cogumelo maduro
Membro Ativo
13/09/2008
32
58
Oi pessoal me desculpa postar outro tópico de dúvidas,mais é meio urgente. eu tenho 4 bolos de texas com 23 dias no terrário e nada de pins a mistura foi FAI+VERMICULITA+CREMOGEM crescimento micélio tudo ok. porém hoje quando fui ver tinha um pequeno "caule" parecendo um "broto" semelhante a um pin albino sem coloração nenhuma. creio que seja um aborto. eu puxei e com uma certa faciliadade ele saiu eu fiz um corte nesse aborto e ele ficou bem azul. a temperatura daqui esta em torno de 26°/30° ontem a tarde ficou em torno de 30°.

qual seria o problema a umidade deve estar boa, as paredes do terrarários estão escorrendo agua.

É difícil saber se era um aborto sem esperar alguns dias.

Ele surgiu e você tirou logo? Pode ter arrancado o primeiro pin.

Upvote 0
eh verdade, pode ter arrancado.

É importante tentar manejar as condições do terrário. Você ta fornecendo luz pra ele? A umidade ta boa? Pq não coloca garrafas de gelo dentro do terrário para tentar esfriar?

E tire fotos.

Upvote 0
Ele surgiu e você tirou logo? Pode ter arrancado o primeiro pin.
Intão, ele surgiu da parte de baixo do bolo, praticamente na vermiculita, ele foi surgindo e aumentando parecendo o caule dos cogu. eu tinha "certeza" que não era um pin porque não tinha aspecto de pin, eu nunca vi um pin que não tenha aquela coloração vermelha/marrom. simplismente enconstei e já soltou.

Você ta fornecendo luz pra ele?
eu ainda nem coloquei porque ia esperar surgir alguns pins, e ta falando la no guia de Strains, que os Texas frutificam com pouca ou nenhuma iluminação.

A umidade ta boa? Pq não coloca garrafas de gelo dentro do terrário para tentar esfriar?

No terrario eu coloquei uma bomba de aquário que vai até 56 L (meu terrario tem 56 L). a pedra porosa ta com um pouco mais da metade de agua. fica um pouco de agua e umidade nas paredes. achei que não ia ter problema.
A temperatura aqui abaixou bastante ta em torno de 25°/26°. vamo vê no que da.

Eu quebrei minha maquina a esses tempos,eu vo vê se consigo manda uma foto.

Obrigado.

Upvote 0
Olá Psilocyber

Já que a temperatura baixou um pouco, e talvez o ciclo de frutificação tenha iniciado com o aborto/sclerótia que você já colheu, vale aguardar mais uns 5 dias, mantendo iluminação e troca de ar constante.

Caso os bolos permanecerem saudáveis, uma técnica a utilizar é a injeção de água mineral (dunk tek) e depois promover novo choque térmico (cold shock).

Então, os bolos voltam para o terrário com troca de ar e iluminação. Se quiser seguir um conselho, eu utilizaria iluminação direta em ciclos de 12/12h, pode ser somente a luz da sala de cultivo acesa.

Notou algum azulamento e/ou mudança de aspecto no micélio??

Good vibes:pos:

Upvote 0
Aê pessoal PINARAM

Eu contei uns 10 pins...

a iluminação eu to colocando 12 horas com a luz de 1 led azul centralizado no terrário. devo começar a abanar o terrário ? 3 vezes no dia...

Upvote 0
eu to usando aquela bomba de aquario...então dispensa o "abanamento" ?

Brigado pela força pessoal.

Upvote 0
sim, contanto que você tenha saídas de ar apropriadas para não deixar a bomba trabalhando 'ao contrário', dispensa-se o abanamento.

aliás é até mais 'seguro' se pensarmos em contaminações

boa sorte

Upvote 0
Oi pessoal...

infelizmente um de meus bolos contaminou !....era uma contaminação meio verde e preta, o bolo tinha uma primórdia (coitado). logo que vi retirei o bolo e despedacei em um zip-lock e interrrei, e coloquei um puco de agua. eu to com um probleminha aqui, quando eu cololoco gelo (no terrário) para esfriar sem perceber eu alaguei um pouco o terrário porque esqueci de tirar o excesso de agua. a parte de baixo do bolo que tem vermiculita ficou molhada ai eu tirei. sera q tem algum problema acontece isso ? como vocês tiram o excesso de agua que fica ? eu tive mó trabalhão pra tira tudo do terrário e esvaziar.

Upvote 0
essa coisa de garrafa com gelo, a meu ver, dificulta muito as coisas

vi um terrário com serpentina lindão, e não foi caro montá-lo

(vale como uma dica pra você se adiantar num próximo cultivo)

se o bolo foi molhado com a água que acumulou, tem grandes chances de contaminar

sugiro que tente colocar o gelo por fora do terrário (uma forma de alumínio, sei lá). pense sempre na limpeza

desejo sorte com estes que sobraram

Upvote 0
:seta: Amanhã pretendo ter a minha primeira experiência só que Os cogumelos dos meus bolos estão muito pequeninos, a strain texas tem frutos pequenos mais não igual aos meus, seu chapéu é muito pequeno e já fazem 5 dias, falam que é de 2 a 5 dias para amadurecer o pin. Li em um post que deve-se fazer um dunk, a umidade creio que esteja ok. se eu fizer dunk agora com as primórdia num quebra eles quando for por no copo ou algo assim ?

Upvote 0
:teo_seta_direita: Amanhã pretendo ter a minha primeira experiência só que Os cogumelos dos meus bolos estão muito pequeninos, a strain texas tem frutos pequenos mais não igual aos meus, seu chapéu é muito pequeno e já fazem 5 dias, falam que é de 2 a 5 dias para amadurecer o pin. Li em um post que deve-se fazer um dunk, a umidade creio que esteja ok. se eu fizer dunk agora com as primórdia num quebra eles quando for por no copo ou algo assim ?

na verdade o que vemos em cultivos texas dos gringos sao cogumelos imensos e bem carnudos... mas um amigo aqui do fórum teve frutos relativamente pequenos também... https://teonanacatl.org/threads/cultivo-de-texas.3605/

talvez o motivo disso seja uma genética diferente rodando entre os cultivadores brasileiros

voce fez um dunk antes de levar os bolos ao terrário ?

depois de aniversariados voce nao precisaria mais colocá-los nos copos, obviamente

caso queira fazer um dunk agora, só injete água com uma seringa e agulha. mas eu mesmo esperaria esta primeira colheita, pode nao ser bom injetar a água agora com o crescimento dos pins

o que influencia e muito o crescimento dos cogumelos, tanto na horizontal como na vertical, é a troca de ar abundante. certifique-se que esta bomba de ar esteja satisfazendo as necessidades dos bolos, inclusive em função das saídas de ar que há no terrário

boa sorte

Upvote 0
Muito obrigadoo pela ajuda viniciusc.

Eu fiz o dunk nos bolos normalmente. inclusive o micélio ainda avança no terrário. eu fiz um esqueminha mostrando +/- como que ta meu terrário. eu só não intendi a idéia de saida de ar. não sei se no meu terrário tem (se for via bomba de aquario) não tem. :
indisp.png

Eu vo segui seu conselho. vou "dunkar" só depois da colheita.
Minha experiência hoje com os mágicos foi meio estranha.acho que nem compensaria relatar. Acordei de manhã tomei um copo com bicabornato de sódio e peguei 4 cogumelinhos (+/-3cm) bem pequenos mesmo. e misturei na salada. não surtiu nenhum efeito apenas um cansaço e um pouco de dor de cabeça. depois de um tempo resolvi comer um outro cogumelinho um pouco maior que os outros. depois de meia hora fui forçado a me deitar e fiquei ouvindo um som. olhei para as arvores e pareciam dar um "xau" pra mim. ai eu olhei denovo e vi a arvore com melância grandonas haha mas foi rapido e um efeito bem levinho mesmo. sem cores. sem visões. uma leve felicidade, acompanhados de uma pequena briza.

talvez seja porque os cogumelos tenham muita pouca substância. não sei.
eu uso cannabis mais estou 3 dias sem fumar. nesse fim de semana eu vo manda o estoque de cogumelinhos pra ver se eu tenho algum efeito.

abraços.

Upvote 0
Fala psilocyber, bele, então mano tive um problema semelhante ao seu com pinagem de texas, demoraram 16 dias mais ou menos pra pinarem, só que no meu caso fiz casing, eles só pinaram quando consegui manter a temperatura em 21 a 23 graus e se desenvolveram bem quando subi a 26 graus, a primeira pinagem em dois casing consegui colher uns 60 cogus os outros dois pinaram uma semana depois mas não com a quantidade dos dois primeiros. Você vai perceber que o segundo flash eles ficam bem maiores e tem que tomar cuidado para recolher eles no tempo certo, se não eles fazem uma lambança de esporo por tudo, eles carimbam bem, só que vai perceber que os que vierem de segundo flash rompem o véu parcialmente, to tendo de tirar a pelicula do chapéu, coma no minimo uns 10 dessa primeira colheita dai você vai ter experiencias mais fortes, devido ao tamanho deles, depois do segundo flash ja vão estar maiores e a dosagem pode ser diminuida , vou tentar dar uma dica de como controlar a temp sem ter de ficar abrindo o terrario e colocando garrafas geladas correndo o risco de contaminção.
Compre folhas de isopor e cole-as como se fosse fazer uma caixa, eu usei silicone para colar, deixe espaço sobrando para que você possa colocar as garrafas de gelo dentro da caixa mas fora do terrario assim estabiliza a temperatura externa do terrario sem ter de abrir o terrario.
Esqueci de mencionar que também fiz vala por todo o casing, não acho que seja seu caso, mas me ajudou na pinagem por toda superficie
73AF8D02.jpgDA992556.jpgImagem 095.jpgImagem.jpgImagem 100.jpgImagem 097.jpgImagem 098.jpgImagem 099.jpg

Upvote 0
Vamo ve no que dá...eu ainda to encanado achando que o problema ta no terrário. se não resolver na 2° colheita vou ter que rever meu terrário/bolo por inteiro para achar o problema.

Upvote 0
Back