Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo PESA (indoor/outdoor) Sir. MuiLok

Diário de cultivo completo.
Olá irmãos do Cm, e toda comunidade Fúngica:pos:

Inicio mais um cultivo, com a strain PESA agora, com muitos objetivos e experimentos no projeto, entre eles: dominar Pesa em substrato Bulk Outdoor, casings outdoors, colonização de pastagens, bolos pf com substrato que nunca usei.

Resumo do cultivo:
Strain: PESA
Inoculação: 12/01/2007
Substratos ulitizados: milho para pipoca, Fai, níger, linhaça, vermiculita.

Potes / fotos

1º - pote 2L com milho estéril
2º - pote quadrado 900ml, milho estéril
3º - pote redondo 900ml, milho estéril
4º - pote redondo 900ml, com fai + sementes (esse pote tombou durante a esterilização, cozinhando parte do substrato. foi inoculado assim mesmo)
5º - pote redondo 900ml, PF a base de Fai, vermiculita, sementes p/ pássaros e milho para pipoca.
6º - 3 copos whisky, milho estéril (gostei de usar o copo sextavado).

Então, 5 dias após a inoculação, já percebendo o surgimento do micélio, agitei os potes. Após o descando do agito, o micélio deu um salto, feroz e com muito apetite, colonizou o milho apresentanto textura rizomórfica.

Percebo que, conforme o micélio avança, vai excretando água. Essa água, em alguns bolos, está depositando nas paredes dos potes, gostaria de saber como lutar contra isso, pois tenho receio de contaminações nessa fase, justamente por causa do excesso de água.

Bom, aguardo idéias dos irmãos, pra ver o que fazer com tudo isso. Projeto um cultivo out-door com substrato bulk, os PF no terrário (será que o com milho tb?), um casing com milho no terrário, e outros casings outdoor. Todas essas técnicas para mim são novas, fora os bolos PF. Nunca utilizei milho antes.

A todos, paz e luz!!!!
pote 2l pesa milho.jpgpote quadrado milho pesa.jpgpote redondo pesa.jpgpote redondo pesa cozido.jpgpf milho+sementes+fai+verm pesa.jpg3 copos milho pesa.jpg

Fala Calangão, tudo certo? Pois é, existem sim diferença entre frutos indoor / outdoor... notei diferença tb quando ao azulamento.... hehhe... os outdoors ficam muito azuis, um azul com muita profundidade....

Então, uma sequeência de fotos, mostram a evolução do bolo pf no terrário. As duas primeiras fotos são de quinta-feira, as seguintes são de sexta-feira. Nota-se um grande crescimento dos cogumelos em apenas 1 dia.

paz e luz
antess 1.jpgantess 2.jpgdepos 1.jpgdepos 2.jpg

Atualizando o estado da coisa...:)

nas primeiras fotos, os frutos, na sequência, colheita e pesagem.

Nota-se pontos de contaminação superficial no bolo, por trichoderma.:mad:

Após esta colheita, é feita limpeza total do bolo, remoção de abortos, e tratamento da contaminação, então será cortado pela metada, e montado um casing, somente com vermiculita.

paz e luz:luz:
frupesa 0.jpgfrupesa 1.jpgfrupesa 2.jpgcolhapes 0.jpgcolhapes 1.jpg

Estão lindos sir, parabéns!

Pena ter contaminado com o duende verde, mando minhas boas vibrações pro casing dar super certo ... \o/

Beijos .. :)

E ai irmão!!!
Dando as caras pra mandar boas vibrações e parabenizar pelo belo trabalho out e indoor!!!
Agora acho que em vez de sair pra caçar os cogus devia sair com uma bolsa cheia de pó magico (esporos) e bostinha por bostinha espalhar a semente divina!!! Cantando e inoculando!!!rsrsrs

Abraço e boa sorte!!!

peixe grande rapa parabens..e pela cultivação tbem..

Pessoal obrigado pelas força!!!

Então, atualizando a situação deste cultivo PESA....

mais frutificações outdoor acontecendo. Os cogumelos estão frutificando e esporulando livremente agora. Quem sabe, espalhem bem seus esporos por todo terreno....:eek:k:

segue algumas imagens

paz e luz
Imagem 007.jpgImagem 008.jpgImagem 009.jpg

E ai irmão!!!

Parabens pelo empreendimento, e agora estamos na torcida para que esses esporos voem e caiam por todos os lugares e colonizem a sua vizinhaça!!!

Vai esporo, vai!!!!

Dai pra frente vai poder sair pra caçar e ter sucesso, assim esperamos!!
Abraço
Victor

Obrigado Grande Victor!
Esse é o sentido do projeto: claro, sabendo que a pressa não faz parte de nada que se refere ao cultivo, talvez ano que vem tenhamos alguns cogumelos selvagens....

Infelizmente o clima aqui já começou a esfriar, então não tenho mais tempo hábil pra seguir com o projeto de colonização do pasto, porém uma parte já foi feito esse ano, vamos aguardar.

Daqui uns dias, vou ter que aquecer os cultivos, ao invés de resfriá-los. O clima aqui muda muito, inverno e verão são bem rigorosos.

abraço pra ti tb irmão!!! paz e luz!!!

Tô doido pra que isso comece a acontecer por aqui MuiLok...
...uma esfriadinha no tempo ía me poupar bastante trabalho no meu cultivo.

Mais uma vez parabéns pelos seus cultivos! :pos:

Abraços!

Fala Rudra!!! Pois é....
Se esfriar mais aqui, vou ter que começar a aquecer o cultivo.....:eek:
Mas, sempre firme e forte né!!

Então, atualizando... eu havia informado que faria um casing com o bolo, após tratar as contaminações....

Nesse meio tempo, o bolo, guspiu mais um desesperado flush, sentindo que estaria chegando seu fim. Apenas 3 dias após a ultima colheita, já percebi os pins.

Porém, já no dia seguinte, quando eu ia trabalhar no cultivo, quem deu um forte salto foi o duende verde!!! Infelizmente, acabei perdendo o bolo pra contaminação.

Segue fotos do ocorrido
Imagem 006.jpgImagem 012.jpg

meu amigo isso e que e diario, cara meu muito trabalho, e uma grande reconpensa ,muito bom mesmo.....:pos: :pos: :pos:

Grande Muilok, belos frutos. Nunca consegui grande sucesso em bolos, somente em casings.
Gostei dos PESA outdorr, parecem bem com selvagens. apesar dos selvagens serem um pouco mais amarelos. um abraço cara.

Grande Muilok, belos frutos. Nunca consegui grande sucesso em bolos, somente em casings.
Gostei dos PESA outdorr, parecem bem com selvagens. apesar dos selvagens serem um pouco mais amarelos. um abraço cara.

Fala irmão Calango!! só na boa?
Então... esse cultivo serviu muito de aprendizado, tive vários problemas, com o tempo consegui identificar melhor minhas falhas, e aprendi muito com isso.
Quanto aos selvagens, minha próxima jogada, será com a strain Thai. Um pasto rico em estrume, de alguns bovinos muito próximo ao meu esconderijo, porém não fértil, vai ser o alvo agora. Porém, acredito que vou ficar forte nos estudos agora, pois o inverno aqui na minha região é muito rigoroso, dificultando o trabalho como um todo.

Ainda fico no sonho de colher cogumelos introduzidos por Sir. MuiLok, mas de frutificação selvagem. SOnho com o pasto brilhando de chapéus dourados, embora tenha tido um pequeno sucesso no projeto com os PESA.

Abraço pra ti tb cara!!!:eek:k:

Bem galera, estou aqui, nesse momento, encerrando as atividades deste diário de cultivo com a strain PESA.:(

Valeu muito pelo aprendizado, pelas novas amizades, pela troca de experiências e informações.:pos:

Quero deixar registrado aqui, que fiquei muito satisfeito com a strain PESA, que apesar de alguns erros de projeto, e algumas novas experiências, tive sucesso e frutificação indoor/outdoor, que eram o foco do cultivo. :)

Agradeçimentos especiais aos colegas cultivadores Maurício, Boca, Kliphos, Shroower, Abraxas, Mindstates, e alguns que posso ter esquecido aqui, que participaram. Percebemos que o fórum anda crescendo, e da mesma forma quero agradecer a todo pessoal mais novo que eu por aqui, pela força, pelas mp's, pelas perguntas e pelas respostas. Podem contar com Sir.MuiLok, somos uma grande família aqui.;)

Bem... estou com um novo cultivo, iniciado há alguns dias, mas por essa vez, por alguns motivos pessoais, decidi não postar o andamento aqui nos diários. Quem sabe em um próximo?? A falta de tempo e uns projetos paralelos não vão permitir total dedicação a um diário, então, quem sabe num futuro próximo...:cool:

Vou deixar uma foto do novo cultivo, pra inspirar o pessoal a cultivar.:sim:

Sempre muito agradecido, obrigado a toda comunidade por poder expor meu aprendizado por aqui.

sucesso, paz e muita luz!!! :eek:k:
a novo.jpg

Bem...

este final de semana, pude verificar novas frutificações out-door, das strains PESA e MEX, resultados de alguns experimentos dos cultivos.

Fico feliz por ter conseguido em partes, o objetivo da frutificação out-door. Os cogumelos agora, frutificam e liberam seus esporos livremente, em condições ideais e naturais.:pos:

Um forte abraço a todos, e até o próximo cultivo.

Grande Mauricio, pode encerrar o diário.

sempre, muita paz e luz!!!

Esse novo já é dos print's que tiraste? Se for, mais motivante ainda!

Abraços :mad:

Out-Door é d+ mesmo!:)
Deve Rolar um sentimento muito louco tipo:
É como uma linda familia, nós somos os pais dos lindos micélios e nossa poderoza "esposa" a Mãe Natureza, cuida dos nossos filhos para que um dia eles amadureçam, e se reproduzam(formem Cogumas), até o dia que eles nos presenteiam com sua sabedoria... Opa, hoje é dia dos Pais!!!:D

Ainda estou trabalhando com bolos, mas estou só esperando a primavera ai começo meu Out-Door.:cool:

Sir. Muilok, só hoje achei este maravilhoso cultivo seu! Parabéns, afinal, tu também é paizão dos coguma!
:(Infelizmente não consigo colocar fotos no meu album para vc ver os presentes que ganhei hoje, são lindos!
Luz e Good Vibes!

Back