Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo - Panaeolus Cyanescens var Vietnam

Diário de cultivo problemático.
salve CM,

eu inoculei 8 vidros de milho na noite do reveillon com os Pans vietnam,

como eh a primeira vez com pans, ficou dificil distuinguir o que eh micelio

saudavel e o que eh contaminacao. aparentemente o micelio de pan eh

algodoado, parece ate contamincao. no final sobraram apenas 4 dos 8

vidros que foram feito casing. mesmo assim nao tenho 100% certeza que

estejam saudaveis. dessa vez nao foi so o diabo verde que visitou, foi o

diabo (maldito)

de batom tambem, uma contaminacao cor de batom, e outra contaminacao

branca. dos 4 vidros, 3 foram usados casing de mistura de terra para cacto

comprado pronto + vermiculita e 1 casing de po de coco + vermiculita

como usei no primeiro cultivo. o casing de terra pra cacto coloniza

incrivelmente rapido, contem humus, estrume, areia, fibras etc. se o meu

karma permitir, devo ter pins em alguns dias. mesmo assim vou verificar

os "blocos" de milho pra ver se estao saudaveis antes de fazer a colheita.

posso tirar uma conclusao ate agora: como nao tenho PP, uso somente

milho e bolos PF, mas dessa vez deixei o milho de molho apenas 24h antes

de cozinhar, sendo no primeiro cultivo deixei mais de 48h ate o milho feder

quando o milho fede eh sinal que os contam. estao brotando, dai sim eh

que se cozinha o milho e faz a esterilizacao fraccionada


"vivendo e aprendendo"

foto1 contam.
foto2 contam.
foto3 3 vidros sendo 2 contam.
foto4 casings
DSCN1329.JPGDSCN1330.JPGDSCN1332.JPGDSCN1331.JPG
 
Parabens casgoodie, belo cultivo
Vou preparar um casing com este material q vc usou, onde vc comprou. Parece ser otimo, pelo menos os cogu tao gostando.....:)
 
fala mindstates, obrigado. o cultivo terminou devido a contaminacao de verticillium. deu pra pegar uma dose sadia pelo menos, quando experimentar eu posto. o casing foi feito 50/50 vermiculita/ mistura para cactos. eu nao estou no brasil entao nao sei onde voce pode encontrar, mas a mistura consiste de terra, areia, estercos de animais, pedra volcanica e "peat moss" nao sei como traduzir. da pra fazer uma mistura caseira semelhante e deve obter resultados bons, os pans no casing de fibra de coco/vermiculita nao frutificaram quase nada, nem use essa mistura para pans, mas para os cubensis foi uma otima receita de casing. eu acho que eh o valor nutritivo da mistura de cacto que ajuda nos pinsets. boa sorte
 
Fala Casgoodie

Essas frequentes contaminações tem a ver com a falta de uma esterilização agressiva em seus substratos e camadas para casing.

Uma panela de pressão se faz urgente. Aí onde você está deve ter umas industrias que são o sonho de qualquer cultivador.

Mesmo com os problemas você tem grande apetidão para o cultivo. Nos 2 cultivos apresentados os frutos foram coseguidos. Parabéns !!!

Acredito que aqui no Brasil não vá se achar uma mistura pronta.

Os ingredientes podem ser comprados separadamente e a mistura montada.

2 partes de esterco (gado, coelho, cavalo)
1 parte de turfa
1 parte de vermiculita
1 parte de fibra de coco
2 colheres de calcáreo
2 colheres de café.
água

Use essa receita para misturar com o substrato colonizado, cubra e espere colonizar.

Para cobrir depois de colonizado prepare:

2 partes de turfa
1 parte de vermiculita
1 parte de fibra
água
 
Última edição por um moderador:
Fala Casgoodie

Essas frequentes contaminações tem a ver com a falta de uma esterilização agressiva em seus substratos e camadas para casing.

Uma panela de pressão se faz urgente. Aí onde você está deve ter umas industrias que são o sonho de qualquer cultivador.

Mesmo com os problemas você tem grande apetidão para o cultivo. Nos 2 cultivos apresentados os frutos foram coseguidos. Parabéns !!!

eu acho que tenho feito tudo certo menos a esterilizacao. aparentemente tenho amor a micologia pois consegui frutos todas vezes, as panelas industriais sao de dar agua na boca mas sao carissimas, agora onde estou morando tem uma panela depressao, eh usada pra fazer feijoada, tem problema usar pra esterilizacao???
 
eu acho que tenho feito tudo certo menos a esterilizacao. aparentemente tenho amor a micologia pois consegui frutos todas vezes, as panelas industriais sao de dar agua na boca mas sao carissimas, agora onde estou morando tem uma panela depressao, eh usada pra fazer feijoada, tem problema usar pra esterilizacao???
só se o pessoal nao tiver o costume de lavar a panela depois de usar :)
ahheahehawuhaw
caraka mano usa ela logo seu casgao do caramba!
haeuwhawuehauwehuawheuawheuawhueahwuawueh
 
Parabéns mano, belos frutos. E a potência? Já fez o test drive? Me conta a diferença da potência para um cubensi. Dizem ser mais fortes mais eu só acredito se alguém fizer o test drive e me contar. Até mais.
 
Parabéns mano, belos frutos. E a potência? Já fez o test drive? Me conta a diferença da potência para um cubensi. Dizem ser mais fortes mais eu só acredito se alguém fizer o test drive e me contar. Até mais.
pois eu já fiz e te contei , tá ca pilha fraca amigo.
sao sim mais potentes.
a relaçao peso x magica é BEM maior, porém as colheitas sao MUITO menores. acaba sendo proporcional aos cubensis, POREM com o conforto que só os PAN tem.
casgao vai dizer em breve.
a tripp de panns é MACIA e FELIZ.
 
semana que vem eh o test trip. eu tenho 0.7g secos me esperando e estou a resolver qual vai ser o proximo projeto, pan tropicalis ou B+ ou MEX,,, to pensando em usar semente pra passaros ou inventar um substrato maluco a base de farinha de mandioca(zoeira), mas to querendo tentar um substrato maluco
 
semana que vem eh o test trip. eu tenho 0.7g secos me esperando e estou a resolver qual vai ser o proximo projeto, pan tropicalis ou B+ ou MEX,,, to pensando em usar semente pra passaros ou inventar um substrato maluco a base de farinha de mandioca(zoeira), mas to querendo tentar um substrato maluco
faz isso naooo!
tenta o CREMOfé com bosta!
faz a receita padrao do PF com adiçao de cremo-bosta !
cremogema e cocô de jegue!
 
E ae, testou amigo? :)

testei depois de muito tempo, ,mesmo secos estavam bem potentes, um amigo que participou da ingestao dos pans ficou impressionado com a potencia, mas acho que se fossem frescos eh que iria perceber a diferenca mesmo. estou a comecar o proximo cultivo de panaeolus tropicalis, supostamente mais potente do que esses
 
Oi, casgoodie! :D

Adorei o teu cultivo! Foi pena a tal contaminação mas de resto foi muito bom!!

Também estava com ideias de cultivar Pan. Cyanescens e Pan. Tropicalis. Já ca tenho os prints! :)

Eu sou de Portugal e aqui para arranjar esterco é muito difícil, principalmente em Lisboa... por isso comprei um Substrato para Cactos. A embalagem do substrato não tem indicações da composição da terra! Será que tém esterco? Humus sei que tém.

E não será melhor também adicionar palha húmida no casing para enriquecer o substrato?
 
Oi, casgoodie! :D

Também estava com ideias de cultivar Pan. Cyanescens e Pan. Tropicalis. Já ca tenho os prints! :)

Eu sou de Portugal e aqui para arranjar esterco é muito difícil, principalmente em Lisboa... por isso comprei um Substrato para Cactos. A embalagem do substrato não tem indicações da composição da terra! Será que tém esterco? Humus sei que tém.

E não será melhor também adicionar palha húmida no casing para enriquecer o substrato?

Não sei se funcionará esse substrato para Cactos não... mas de uma enriquecida com palha e talvez sementes de passaros...

Já vi uns cultivos bem sucedidos com sementes de passáros e vermiculita!



Casgoodie.... que ótimo trabalho que fez hein! adorei seu cultivo!:pos:

Tudo de bom para você!
 

Panaeolus Cyanescens tem uma beleza única...

Ótimo cultivo amigo! Parabéns! :pos:
 
Figurinha, obrigado pela ajuda! :)

Eu arranjei uma terra que diz Substrato Universal (bom para a maior parte das plantas) e na sua composição tém humus, esterco curtido de origem animal e turfas.

Será que essa terra é boa para Panaeolus Cyanescens?
Estou agora a testar 2 casings mas com Psolicybe Cubensis (Mexican e Australian), e parecem estara colonizar bem com essa terra + vermiculite.
 
Back
Top