Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo - Panaeolus Cyanescens var Vietnam

Diário de cultivo problemático.
salve CM,

eu inoculei 8 vidros de milho na noite do reveillon com os Pans vietnam,

como eh a primeira vez com pans, ficou dificil distuinguir o que eh micelio

saudavel e o que eh contaminacao. aparentemente o micelio de pan eh

algodoado, parece ate contamincao. no final sobraram apenas 4 dos 8

vidros que foram feito casing. mesmo assim nao tenho 100% certeza que

estejam saudaveis. dessa vez nao foi so o diabo verde que visitou, foi o

diabo (maldito)

de batom tambem, uma contaminacao cor de batom, e outra contaminacao

branca. dos 4 vidros, 3 foram usados casing de mistura de terra para cacto

comprado pronto + vermiculita e 1 casing de po de coco + vermiculita

como usei no primeiro cultivo. o casing de terra pra cacto coloniza

incrivelmente rapido, contem humus, estrume, areia, fibras etc. se o meu

karma permitir, devo ter pins em alguns dias. mesmo assim vou verificar

os "blocos" de milho pra ver se estao saudaveis antes de fazer a colheita.

posso tirar uma conclusao ate agora: como nao tenho PP, uso somente

milho e bolos PF, mas dessa vez deixei o milho de molho apenas 24h antes

de cozinhar, sendo no primeiro cultivo deixei mais de 48h ate o milho feder

quando o milho fede eh sinal que os contam. estao brotando, dai sim eh

que se cozinha o milho e faz a esterilizacao fraccionada


"vivendo e aprendendo"

foto1 contam.
foto2 contam.
foto3 3 vidros sendo 2 contam.
foto4 casings
DSCN1329.JPGDSCN1330.JPGDSCN1332.JPGDSCN1331.JPG
 
Fala Casgoodie

O percentual de perda está muito elevado, 50% dos potes contaminados.

Como você não usa panela de pressão, deixar o milho por 48 horas é melhor.

Os esporos geminam e a fervura elimina.

Para o próximo cultivo coloque água fervendo para o molho do milho.

https://teonanacatl.org/threads/guerra-contra-a-contaminação.1194/#post-17504

Também essa técnica está em estudo:

Experimentos com Água Oxigenada (Peróxido de Hidrogênio H2O2)

https://teonanacatl.org/threads/experimentos-com-Água-oxigenada-peróxido-de-hidrogênio-h2o2.1145/
 
eh

faz falta a panela de pressao

sem ela demora uns 3 dias pra preparar o substrato,

coisa da idade da pedra, eu vou comecar a procurar uma PP.

pode ser qualquer uma ou tem que ter alguma caracteristica especifica?

a respeito do h202 tenho um projeto tb

peguei um carimbo de azurescens em papel,

borrifei com solucao de h20 + h202 dos dois lados e "soltei"

no vidro de milho, esta colonizando com leves contaminantes,

mas pelo menos da pra isolar algum micelio em papelao

foto1 - micelio de azurescens a partir de carimbo por contato direto
DSCN1334.JPG

so uma curiosidade:

http://www.mycomasters.com/

esse site eh de um cara que so usa H202 pra cultivar,

mostrando que eh possivel sim cultivar sem esterilizacao

ele vende um guia de como usar h202 no cultivo.
 
Última edição por um moderador:
ae Casgão o seu logo de cara deu 100% mais certo que o meu
até o aspecto do micleio é mais sadio.
o print que me forneceram parece até ser de outra especie.vvou torcer pelo seu ae e nao esqueça minha caloi.
 
duas bandejas estao apresentando nos, hifa, ou primordia,
nao sei o nome exato, se quiser me corrigir por favor, Mauricio.
ou seja pontinhos que serao pins, alguns ja parecem pins e tem o formato cilindrico de pin esticando. minha preocupacao com esse casing era o pH, as receitas falam pra adicionar calcio mas nao fiz isso, pode ser que frutifique mas nao tao bem quanto se tivesse o pH ideal.:rolleyes:
DSCN1343.JPG
 
Fala Casgoodie

A distribuição do micélio na superfície da camada de casing está uniforme.

Percebi na foto os nos hifais ou primórdias, logo os pins surgirão.

Houve choque térmico ?

Quanto tempo transcorreu até o estado atual ?
 
minha preocupacao com esse casing era o pH, as receitas falam pra adicionar calcio mas nao fiz isso, pode ser que frutifique mas nao tao bem quanto se tivesse o pH ideal.:rolleyes:

Compre um carbonato de cálcio na farmácia, é baratinho.

Não se preocupe muito com o pH, normalmente os substratos mais básicos são usados para evitar contaminação e como a superfície já está bem colonizada o risco de colonização é bem pequeno.

Eu estranhei que no seu cultivo de não há palha, eu li que sem palha fica difícil de fazer os pans frutificarem, e quando frutificam, acabam ficando muito pequenos.
Bem, não entenda isso como mal olhado ou coisa assim, mas espero que você tenha micélio e esporos de reserva aí, para o caso de algum problema acontecer, e de qualquer forma ainda existe a possibilidade de clonar um dos cogumelos que estão nascendo.

Muito boa sorte e tenha muitos cuidados, pans são lindos demais!
 
duas bandejas estao apresentando nos, hifa, ou primordia,
nao sei o nome exato, se quiser me corrigir por favor, Mauricio.
ou seja pontinhos que serao pins, alguns ja parecem pins e tem o formato cilindrico de pin esticando. minha preocupacao com esse casing era o pH,
as receitas falam pra adicionar calcio mas nao fiz isso, pode ser que frutifique mas nao tao bem quanto se tivesse o pH ideal.:rolleyes:

o meu eu segui a receita do spacekace do começo ao fim, seguindo instruçoes dele mesmo, com um carimbo dele mesmo...

e o meu nao frutificou.

PODE ser essa a diferença, MESMO usando palha nao rolou legal pra mim.

to muito ansioso por este seu cultivo pq os pans de longe já sao os meus preferidos!

:pos::pos::pos:

Compre um carbonato de cálcio na farmácia, é baratinho.

Não se preocupe muito com o pH, normalmente os substratos mais básicos são usados para evitar contaminação e como a superfície já está bem colonizada o risco de colonização é bem pequeno.

Eu estranhei que no seu cultivo de não há palha, eu li que sem palha fica difícil de fazer os pans frutificarem, e quando frutificam, acabam ficando muito pequenos.
Bem, não entenda isso como mal olhado ou coisa assim, mas espero que você tenha micélio e esporos de reserva aí, para o caso de algum problema acontecer, e de qualquer forma ainda existe a possibilidade de clonar um dos cogumelos que estão nascendo.

Muito boa sorte e tenha muitos cuidados, pans são lindos demais!

vc teria coragem de fazer um mega bullk desses seus de paneoulus???



Casgão:
vc tá ligado que o paneoulus é ignorante na potencia né amigo?
o "bom" é comer ele fresco pelo alto teor de psilocina livre de outros agentes (adrenalina-baeocistina e outas inas).
o meu test drive foi com 1 cogumelo e meio(3 coguws em chá pra dois) e posso te ddizer que a tripp nao foi tao forte como uma alta dose em cubensis mas foi LONGA!
pelos meus calculos foram mais de 6 horas fritando mesmo durante a madrugada na primeira vez, e pelo menos 4 horas de tripp leve com 2 cogus bna segunda vez.
 
Última edição por um moderador:
mauricio:
isso que eu queria dizer, nos hifais, alguns estao mais acelerados. o unico choque termico foi da incubadora (28C) pra o terrario (20C). os casings foram feitos dia 19 e 21 de janeiro, sendo que inoculei no 31 de dezembro.

infected:
eu sei que os pans devem usar palha ou esterco, mas eustava com pressa,nao sabia se ia poder terminar o projeto e usei apenas milho. eu acho que eles vao ficar bem pequenos mesmo, pois ate com substratos complexos eles nao crescem muito. mas pro segundo cultivo ta otimo. eu tenho uma palha que esta prestes a ser usada no proximo cultivo, nao sei se vai ser shimeji ou panaeolus tropicalis, ou os dois.

boca:
eu nunca nem vi um pan ao vivo, nao segui nenhuma receita, usei milho e apenas roubei a receita de casing do WaylitJim menos o calcio. o que voce quer dizer com mega bullk, na verdade eu nao sei nem exatamente o que define um bulk, eh uma massa gigante de substrato?
fica dificil pra consumir fresco, vou acabar secando. voce quer dizer que eles perdem muita potencia ao secar pois tem mais psilocina do psilocybina?

valeu pelos posts todos, se der tudo certo posso escrever uma tek, e principalmente ter carimbos
 
vc teria coragem de fazer um mega bullk desses seus de paneoulus???

Pô, claro que eu teria! Eu tentaria algumas técnicas simultaneamente, primeiro eu faria uns vários potôes de milho, depois eu tentaria alguns tipos de substrato, pó de coco e humus para multiplicar a quantidade de substrato, outro eu tentaria fazer spawn em palha e em esterco de cavalo.
 
:eek: temos pins! :eek: eles sao bem pequenos e magros, mas acho que todos pans cultivados sao relativamente pequenos, tipo bem pequenos mesmo, a nao ser que tenha um super substrato muito nutritivo e cheio de bosta
DSCN1347.JPG

aproveito este momento feliz pra comemorar meu centesimo post aqui no CM, depois de voltar apos anos!! :D
 
Última edição por um moderador:
Fala Casgoodie

São muitos.

Plagiando uma canção:

Você precisa de carimbos.
Que lhe dê segurança.
Senão strain dança.
Senão a strain dança.
 
Fala Casgoodie, tudo ok irmão?!?!!!!!

Bom meu amigo, desejo ótimas e forte vibrações para seus pans, que lhe apresentem belos frutos e prints!!!

Logo que tiver fotos, posta aí, assim como vc, estou curioso por eles.

Paz e luz!!!
 
fala mauricio, ja estou com essa cancao na cabeca faz uns dias, ta chegando a hora da decaptacao. como no primeiro cultivo, tambem surgiram pins em menos de um mes de inoculacao.

fala MuiLok, obrigado pelas vibes e incentivo. tem sido legal acompanhar os casings de um dia pro outro, se der eu vou postando fotos pra acompanhar o pinset, ta indo rapido. paz e luz pra voce tambem!
 
ae casgao:

Estamos quase no carnaval e o que toca nas radios é só axé!
sei que vc deve odiar, mas deve sentir UMA FALTA DISSO nao é brow??
em sua homenagem eu fi um axé que vai ser Hit nesse verão:

nome: Melô do Copelandia
Autor: Boca
arranjo: SIR MUILOK FAZ

Vô te pegá! o micelio da quentinha,
Vô te pegá! o micelio da quentinha,
Vô te pegá! o micelio da quentinha,
(
acelera e repete mais 6x o refrao)
(grita:samba no pé e bate na palma da mão!)
Olha! olha! tá pinadinha!
Olha! olha! tá pinadinha!
Olha! olha! tá pinadinha!
Olha! olha! tá pinadinha!
(repete refrão 6 x)
E vem,
E vem,
vem!
mexendo cinturinha, pinando na quentinha
mexendo cinturinha, pinando na quentinha
mexendo cinturinha, pinando na quentinha
mexendo cinturinha, pinando na quentinha

(desacelera)
poe o dedo na boquinha e o pin na sua quentinha
poe o dedo na boquinha e o pin na sua quentinha
poe o dedo na boquinha e o pin na sua quentinha
poe o dedo na boquinha e o pin na sua quentinha
e mexe devagar....
(acelera e toca refrão 6x)
:D:D:D
 
Eu cantei a bola:

Boca


Exilado político da extinta União Soviética.

Viajou para o Brasil no porão de um navio cargueiro.

Conheceu um cirurgião açogueiro que operou seu rosto, trocando sua face.

Já na viagem montou a cosa nostra russa.

Desembarcou em Salvador em pleno carnaval.

Com o rosto ainda enfaixado da cirurgia, foi confundido como brincante

Ele e sua recém formada gangue foram arrastados pelo Afoxé Filhos de Gandhi.

Tomaram muita pitú com água de coco, e esqueceram o que tinha planejado na viagem.

Sem dinheiro, e com um monte de seguidores, resolveu vender pastel na praia de Ondina.

Os pastéis com recheio de repolho (receita russa), renderam uma grana.

Com o dinheiro Boca montou um grupo de axé music, coisa que anos depois tomou conta do país.

Ficou famoso em Salvador, não com a música, mas com as receitas russas que passava em entrevista de programas de culinária local.

A produção do programa Mais Você, de Ana Maria Braga, trouxe Boca para o Rio de Janeiro.

As receitas de Boca fizeram sucesso no programa.

Jó Soares levou-o para São Paulo, onde Boca contou a saga de sua viagem para o Brasil, nada omitiu, mesmo porque não lembrava de muita coisa.

A pitú era uma constante em suas receitas de coqueteis. Com a fama Boca montou uma birosca em Santos.

Descobriu os cogumelos num encontro com Paulo Coelho.

Coelho gostou das misturas que Boca fazia com pitú.

Pediu um copo cheio de cana colocou uns cogumelos dentro.

O azul infinito que coloriu a cachaça tocou profundamente a alma de Boca.

Desse dia em diante Boca é um ferrenho soldado da causa cogumelística.


A gente tá zoando o diário de cultivo do Casgoodie.
 
eh muito humor pra um dia so. pior que ano passado passei o carnaval na ondina e sou traumatizado. mas esse axe dai ta com cara que vai ser o hino do carnaval
Olha! olha! tá pinadinha!
Olha! olha! tá pinadinha!
Olha! olha! tá pinadinha!
Olha! olha! tá pinadinha!

A gente tá zoando o diário de cultivo do Casgoodie.

a intencao era ser um estudo cientifico da micologia dos pastos, mas acabou sendo um resumo da vida do boca
 
Última edição por um moderador:
mauricio a kgb nao vai gostar da sua descoberta.
nao esqueça que os kossakos comiam criancinhas assadas na lenha, invadiam vilas e saqueavam tudo.
posso nao ser um refugiado politico mas sim um kossako arrependido.

eheheh casgao poxa cara foi mal, mas vc sabe a alegria que esses seus pan trazem junto nao é?
 
a coisa mais importante a ser aprendida com esse diario eh :

se eu consegui sem PP, numa casa imunda onde eu vejo variados tipos de mofo na cozinha todo dia, sendo preguicoso o suficiente pra nao colocar calcio no casing, qualquer um pode conseguir e ter melhores resultados ainda. eu sei que eh dificil conseguir esporos mas espero que mais pessoas tentem os pans, eu achava que nunca iria conseguir, nao que tenha obtido sucesso ainda, mas pode ser que estou perto.
 
Back
Top