Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo Mexican

Diário de cultivo completo.
Strain: Mexican
Procedência: Colega gente fina aqui da comunidade (obrigado amigo!).
Técnica PF-Tek.
4 copos americanos inoculados dia 27/12 e mais 4 dia 29/12.
Na primeira foto, 3 copos do dia 27/12:

IMG0036A.jpg

Na segunda foto, copo da esquerda inoculado dia 27 e o da direita, dia 29:

IMG0037A.jpg

Terceira foto, mais 3 copos do dia 29:

IMG0039A.jpg

No dois copos da esquerda nesta última foto, acredito ter havido contaminação, pois apresentou um micélio que não se parece em nada com o micélio dos outros copos saudáveis. E no último copo dessa mesma foto, ocorreu que o arroz da mistura se concentrou mais nesse copo, deixando-o muito mais compactado que os demais.

Por enquanto é isso. Me desculpem a qualidade das fotos, mas estou somente com um celular made in PY para tirar as fotos.
 
No dois copos da esquerda nesta última foto, acredito ter havido contaminação, pois apresentou um micélio que não se parece em nada com o micélio dos outros copos saudáveis.

A qualidade da foto realmente não ajuda muito, mas acho que ainda é cedo para se preocupar. Mesmo que todas as inoculações provenham da mesma seringa, é possível que a característica do micélio mude de um copo para o outro. Afinal, é ME e não clone.

Sucesso no cultivo. :)
 
é Dutch King?
Nos copos se colocou o substrato até a borda? Ou deixou uns dois dedos ali?
Boa pedida, boa sorte no cultivo!
 
é Dutch King?
Nos copos se colocou o substrato até a borda? Ou deixou uns dois dedos ali?
Boa pedida, boa sorte no cultivo!

Recebi eles apenas identificados como Mexican, @tupy. Eu deixei dois dedos de espaço e preenchi um dedo com vermiculita apenas.
Obrigado pelas boas energias.
 
Esse será o meu set de cultivo:

5 garrafas de água mineral de 5 l, com argila expandida ao fundo em 3 delas, 1 com dolomita e 1 com dolomita e argila expandida.
Bomba de aquário de 60 w, dividido para as 5, com fita micropore na boca das garrafas para a troca de ar sem precisão de abrir e abanar 2 vezes por dia.

Snapshot_20140116_1.JPG

5 dos 8 copos aparentam micélio saudável, rizomorfo. Nestas fotos estão 4 e o outro já está na geladeira em Dunk/Cold Shock:

Snapshot_20140116_3.JPG Snapshot_20140116_2.JPG

Aqui o copo que compactou e extravasou e outros 2 contaminados. O que extravasou está com bastante líquido amarelado em algumas partes, que acredito ser "mijo de micélio". Mas o micélio continua a desenvolver, apesar da compactação (última foto):

Snapshot_20140116_4.JPG Snapshot_20140116_5.JPG Snapshot_20140116_6.JPG

Novamente peço desculpas pela qualidade das fotos, mas agora o telefone de pau e tive que tira-las com o notebook. Obrigado por acompanharem e aguardo dicas e sugestões.

Editando: Tirei mais algumas fotos, agora com o esquema já pronto. Coloquei o higrômetro dentro da primeira garrafa para ter mais ou menos uma base em relação às outras garrafas, mas acho que ele está desregulado e vou deixar assim, por hora.

Snapshot_20140116_7.JPG Snapshot_20140116_8.JPG Snapshot_20140116_9.JPG



Um abraço fraterno.
Al-C
 
Última edição:
O esquema está bem interessante, tem tudo pra ser SUCESSO. Com relação aos potes contaminados, eu descartaria o quanto antes, mesmo com dó de perder um pouco de micélio. Essas contaminações podem comprometer o cultivo inteiro. BOA SORTE AÍ!
 
Ontem montei um terrário e com dois copos colonizados, fiz dois casing em marmitex.

Estou com sérios problemas com a temperatura e umidade. No entanto, não sei se a medição de umidade de meu higrômetro está correta. Umidade variando entre 63 a 55, mesmo com as paredes das garrafas cheias de gotículas. Temperatura variando entre 26 a 29 graus celsius.

Para baixar a temperatura nas garrafas, comprarei segunda feira aqueles "Gelo-x" em uma loja de artigos hospitalares. E no terrário, será com garrafas de 500 ml de água, congeladas.

A dolomita não se mostrou um bom material para umidificação.

download (1).jpg download (2).jpg

As fotos continuam uma porcaria.:fotos::LOL:

Snapshot_20140119.JPG Snapshot_20140119_1.JPG Snapshot_20140119_2.JPG Snapshot_20140119_3.JPG
 
Esses baldões prometem @Al-C, a argila expandida da conta do controle da umidade! Como será feito as trocas gasosas?
Parabéns pelos trabalhos!!!
 
Esses baldões prometem @Al-C, a argila expandida da conta do controle da umidade! Como será feito as trocas gasosas?
Parabéns pelos trabalhos!!!

Obrigado @Amaral,

As trocas gasosas são feitas através de um compressor de ar de 60 w, divido entre as garrafas (com micropore nas bocas) por conectores, para não precisar ficar abrindo todo dia. Isso tem elevado a temperatura e tem sido um problema também, que espero solucionar com o Gelo-X.

Para que o ar seja bem distribuído, abro três conectores por vez, durante uns 5 minutos, fecho e abro os outros.

Ontem achei mais 4 garrafas de 5 l no lixo e trouxe pra casa. Inoculei mais 5 copos com Mexican e pretendo fazer mais um cultivo em alguns dias.
 
Nasceram as crianças!:feliz:

Snapshot_20140123.JPG

Colhi dois cogumelos e dois abortos. Tem mais uns vinte e poucos pins no bolo e mais alguns já grandes. Mas como fotos tiradas por notebook não ajudam muito, resolvi tirar somente uma, do bolo fora do terrário.

Tenho uma pergunta: Porque os chapéus estão tão pequenos? Ventilação, umidade, temperatura ou todos os fatores somados?
:)
 
Tenho uma pergunta: Porque os chapéus estão tão pequenos? Ventilação, umidade, temperatura ou todos os fatores somados?



Ventilação de menos e/ou (talvez) umidade de mais.
 
Olá pessoal,

Segue mais umas fotos que tirei hoje.

Snapshot_20140128_2.JPG Snapshot_20140128_3.JPG Snapshot_20140128_4.JPG

Os bolos estão parecendo medusas. Esse foi o segundo flush. Os cogumelos foram um pouco maiores nesse, mas não muito.

Os casing grandes ainda não apresentaram nenhum pin. Estou na expectativa de que cresçam maiores, para eu poder carimbá-los.

No mais é isso, tudo dando certo e muita gratidão por essa comunidade.

Abraços.
 
É interessante como esses cogumelos estão se desenvolvendo tipo spagetti, fininhos e compridos. Será devido à Genética, será por causa do tipo e da saúde do substrato, serão as condições ambientais? Os Mexican que eu obtive ficaram assim (desculpe incluir fotos minhas no seu diário, mas é por motivos didáticos.)

https://teonanacatl.org/threads/mexican-o-do-micélio-doido.8851/page-2#post-130844

[EDITADO - AshtarSherry, basta adicionar o link para o seu diário. Grato - Cosmik]
 
Hoje colhi frutos dos casing, mas está difícil documentar o processo sem uma câmera decente, então resolvi nem tirar fotos, porque fotos de notebook são fuck too much.

Mas eles foram pequenos que nem os outros. Porém algo interessante aconteceu. Deixei a bomba de aquário a noite inteira ligada, por descuido, e me pareceu que eles desenvolveram consideravelmente por causa disso.

No mais tudo correndo bem, sem contaminações, frutificando, apesar dos frutos pequenos, mas com excelente qualidade comprovada.

Vou pedir pra encerrar o diário por aqui moderas, porque sem cam tá ruim mesmo.

Obrigado à todos.
 
Back
Top