Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo iniciante PESA

Diário de cultivo problemático.
Olá a todos!

Primeiramente sou amante da psicodelia, enteógenos e afins...
Como sou iniciante nos estudos, decidi compartilhar o cultivo para todos poderem me ajudar e acompanhar o mesmo.

- Iniciei os trabalhos com o cultivo de PESA a partir de uma seringa psilocybe cubensis - PESA que comprei.
- Preparei um substrato para casing com milho de pipoca seguindo as instruções do link https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/ ( O quê fiz diferente? coloquei 2 folhas de alumínio; usei bicarbonato de sódio para o PH; ao invés de esterilizar com panela de pressão, usei pasteurização 1 hora em banho maria com panela normal com tampa fechada. )
- Para a inoculação tive que fazer rápido por que tive alguns problemas, inoculei pouco tempo após tirar os potes da pasteurização, ou seja, ainda estavam um pouco quentes.

- INOCULAÇÃO DIA 09\05\2014 HORA 13:50
- FOTOS TIRADAS DIA 14\05\2014 HORA 19:00 ( são 3 potes, 1ª foto potes 1,2 e 3, nas seguintes fotos respectivamente de lado e a parte de baixo deles)

O que estao achando?

OBRIGADO
 

Anexos

  • IMG_20140514_182848.jpg
    IMG_20140514_182848.jpg
    68.8 KB · Visualizações: 22
  • IMG_20140514_182902.jpg
    IMG_20140514_182902.jpg
    68 KB · Visualizações: 20
  • IMG_20140514_182909.jpg
    IMG_20140514_182909.jpg
    91.1 KB · Visualizações: 18
  • IMG_20140514_182916.jpg
    IMG_20140514_182916.jpg
    78.9 KB · Visualizações: 20
  • IMG_20140514_182936.jpg
    IMG_20140514_182936.jpg
    61 KB · Visualizações: 16
  • IMG_20140514_182951.jpg
    IMG_20140514_182951.jpg
    57 KB · Visualizações: 17
  • IMG_20140514_183040.jpg
    IMG_20140514_183040.jpg
    74.3 KB · Visualizações: 20
Meu maior medo é a temperatura ter matado todos esporos, sigo na fé...
Quanto à umidade excessiva nos potes, há algo que eu possa fazer para diminuí-la?
 
Meu maior medo é a temperatura ter matado todos esporos, sigo na fé...
Eu teria mais medo de a temperatura não ter matado todos os esporos (os dos contaminantes) ;)

Se você pesquisar vai ler que o milho já vem com o pior contaminante de todos, embutido dentro dos grãos (trichoderma). Por isso inclusive se faz a esterilização mais de 1 vez, deixando o milho de molho entre sessões.

Mas não os jogue mesmo fora de imediato, há sempre algo a se aprender de qualquer cultivo, ou tentativa!

Boa sorte!
 
Sim, entendemos...
ao invés de esterilizar com panela de pressão, usei pasteurização 1 hora em banho maria com panela normal com tampa fechada. )
...que você pulou a esterilização em panela de pressão, que seria o passo principal para matar os contaminantes. (esterilizar!)

Pasteurização / banho maria e esterilização / fervura completa são coisas bastante diferentes.
Se você quis dizer que ferveu os potes direto na água por 1 hora, talvez até funcione. Mas a fervura sem pressão não tem o mesmo efeito, pois ocorre a uma temperatura inferior à com pressão.
Se tivesse pulado todo o começo (molho, água sanitária etc) e apenas esterilizado em panela de pressão, diria que teria melhores chances de sucesso.
 
Última edição:
Não é pessimismo, mas esse diário há grandes chandes de ganhar o status "problemático". Aprenda com os atuais erros e refaça tudo de novo seguindo as técnicas à risca.

Recomendo que inicie com a técnica PF Tek. Apesar de ser uma técnica simples, pode lhe ensinar muitos detalhes importantíssimos para progredir em técnicas mais avançadas. Milho é um grão complicado para iniciantes e nem todos tem a boa sorte de acertar na primeira sem qualquer experiência nos cultivos.

Desculpe a pergunta, mas o que passou na sua cabeça para usar bicarbonato de sódio? Entendo que eleva o pH, mas em cultivo de cogumelos é tóxico, irá matar o micélio, caso venha a se desenvolver. Pois o bicarbonato irá sequestrar íons de H+ do micélio, tornando assim o meio muito hostil. Sem contar a salinidade elevada, mas isso eu não tenho certeza se afetará o micélio diretamente. Se tivesse pesquisado, iria descobrir que uma alternativa barata e de fácil acesso é a casca de ovo seca e moída.

Sempre que nos desviamos dos caminhos garimpados por gigantes, é muito importante que pesquisemos com a devida atenção e bom senso, caso contrário, é muito fácil nos perdermos.
 
Vou iniciar um PF TEK, ae vão alguma dúvidas...

- O que posso usar como alternativa para vermiculita? ( substrato parecido )
- Vou usar o método da pasteurização 1 hora 60-70º C ( 3 vezes alternadas =3hrs ) ( esse método porque nao tenho panela de pressão)


O que acham?
 
Sugiro que você se dedique mais na pesquisa ao fórum, leia os diários de sucesso de outros membros, leia a biblioteca, glossário, etc. Essas suas dúvidas já foram bem discutidas por aqui, e fogem do propósito deste tópico, que é um diário de cultivo e não um "perguntas e respostas básicas para iniciantes". As informações para qualquer cultivo de sucesso estão aí, só não acha quem não quer!

E pela última vez, desista de pasteurizar substrato (grãos, PF Tek) para inoculação. Pasteurização só serve para bulks ou casing, quando se já tem um spawn 100% colonizado.
 
Se não for feito as técnicas de assepsia corretamente, é trabalho jogado fora.
Contaminantes, são terríveis no ataque. Tem em todos os lugares. infelizmente.
 
- Dia 16\05\2014 - Os 3 potes com milho aparentam ter no fundo do pote pontos pequenos grudados a parede de cor característica de micélio.
- Hoje dia 16 estou fazendo a segunda parte da tindalização em um copo com graos de pássaro e arroz integral ( batido, mas nao muito no liquidificador). [ VOU SER CABEÇA DURA E AO FIM DA TINDALIZAÇÃO(AMANHA-3ª E ULTIMA PARTE), VOU INOCULAR 3ML A+ALBINO DO MODO CORRETO DEIXANDO ESFRIAR PARA VER O RESULTADO.
 
Se ele quer fazer diferente que faça, quem sabe (com sorte) tenha sucesso.

Se a cabeça estiver dura demais, os cogumelos vão dar um jeito ;)

Mas a parte que me incomoda é que mesmo a tindalização precisa da fervura (~100°C), pois utiliza o vapor para esterilizar. E a pasteurização só vai até os 70°, com um propósito totalmente diferente. Parece que ele não entendeu o conceito.

@portocybe, estás fervendo a água meu jovem? Ou só esquentando até 60° e poucos graus? Está controlando com um termômetro, ou no achômetro?

Fique atento ao que quer que já tenha germinado nos copos, pois cubensis costuma demorar uns 5 dias para ser notado. E os contaminantes também são brancos quando nascem, antes de esporular.

No mais, a paz!
 
O método que usei para matar os contaminantes foi : coloquei o copo com substrato numa panela com agua botei a tampa e fervi na maior temperatura com o intuído de promover bastante vapor. Fiz 2 de 30 mim e uma de 60 min em alternância de 24hrs
 
É possível obter sucesso apenas fervendo um substrato de PF, mas mesmo assim as chances são menores. Consiga uma panela de pressão ou se acostume com as contaminações, e os grãos recomendo que nem tente. Com grãos sem a esterilização adequada, simplesmente não é possível.
 
coloquei o copo com substrato numa panela com agua botei a tampa e fervi na maior temperatura

Esta me escapou na época, mas não dá para deixar passar.

Em recipientes abertos como panelas normais a água só ferve a uma temperatura, ao nível do mar: 100 graus celsius ...


É possível obter sucesso apenas fervendo um substrato de PF

No nosso ambiente quase sempre tropical ou subtropical é quase inútil tentar isso. Os contaminantes são muitos e agressivos.
 
Back
Top