Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo Em Palhas E BagaÇo De Cana De AÇucar.

MindStates

Cogumelo maduro
Membro Ativo
15/11/2006
275
73
44
Gente vi isso na net, num site sobre cultivo de comestíveis.

CULTIVO EM PALHAS, BAGAÇO DE CANA DE AÇUCAR.
Preparação do substrato: molha-se a palha ou bagaço até 70 % de umidade, e adicionamos farelo de arroz ou de algodão na base de uns 10 % do peso de bagaço ou palha e misturando-o muito bem. Quanto mais rico em farelo, maior é a produção. Em contra partida maiores são os cuidados a serem tomadas a fim de evitar as contaminações, pois os riscos de infecção desta aumentam.



A de ser testado, eles tem um cultivo também em toras de eucalipto e dão toda a explicação no site, será uma saída (ou entrada) para o cultivo de Amanitas???:eek:
 
Fala mind... essas tecnicas são para cultivos de xiitake provavelmente, e amanitas nascem em floresta de PINUS(coníferas) somente!


Abraço
 
O bagaço de cana é um substrato alternativo, rico em carboidratos. Nas regiões serranas do Rio costumam usar bastante a cana como berçário para shiitake, shimeiji e cogumelo de paris.

Nossos amigos degradam muito material diferente, devíamos aprender com eles como reciclar as coisas.

Ah, tem até cultivador usando papel higiênico como substrato... :eek:
 
mushman, isso é pra quem cultiva com spawn, micélio vivo. Nenhum desses cultivadores de comestíveis inocula esporos direto nesse tipo de substrato.

Se você não quer usar vermiculita e bolos, tente grãos inteiros de trigo, centeio, paínço, quinoa, milho, etc.

E Amanitas não crescem em toras. Eles são fungos micorrizais. Crescem em associação com as raízes, em geral dos Pinus, ajudando a raíz da planta a tirar mais do solo enquanto se beneficiam dela.
 
Fala Alienardo
se é natural não tem problema creio eu,...
ta um tempo bom aqui, boa chuva terça
sol forte quarta, chuva hj cedo. Tentar caçar alguns
e coletar esporos.

valeu pelas respostas irmãos
 
O papel higienico nao é usado nao né? :eek:
Vai saber......
Cada luco com sua loucura!!!:D


E se for usado? Nunca ouviu falar em usar esterco como substrato? ;)

.
 
Fala mind... essas tecnicas são para cultivos de xiitake provavelmente, e amanitas nascem em floresta de PINUS(coníferas) somente!


Abraço
Pessoal, eu tive uma chácara aqui no sul que tinha um bosque de castanheiras que tinha muita amanita. Na época eu era muityo novo e nãos aba das suas pripriedades, mas eu tenho certeza absoluta que era amanita, até porque elas são muito características. Digo isso para que se saiba que é possível encontrar amanitas em outros lugares, não somente em pinus. Tinha tanta nessas castanheiras que às vezes nascia amanitas debaixo de hortênsias que tinha ali por perto também.

abs
 
Pessoal, eu tive uma chácara aqui no sul que tinha um bosque de castanheiras que tinha muita amanita. Na época eu era muityo novo e nãos aba das suas pripriedades, mas eu tenho certeza absoluta que era amanita, até porque elas são muito características. Digo isso para que se saiba que é possível encontrar amanitas em outros lugares, não somente em pinus.

Amanita muscaria ocorre sim em associação com outras árvores que não Pinus. A wiki em português cita abetos, bétulas e cedros como outras possíveis opções, mas se você pesquisar a literatura vai encontrar outras árvores além destas.

Aqui no CM o @Dodox já relatou ter encontrado em associação com Cupressus lusitanica (aqui).

Há na literatura citações de associação de Amanita muscaria com Castanea sativa (comumente chamada de castanheira, mas não sei se é a espécie exata à qual você se refere). Inclusive aqui no Brasil. Veja o artigo desta mensagem, por exemplo.
 
Há na literatura citações de associação de Amanita muscaria com Castanea sativa (comumente chamada de castanheira, mas não sei se é a espécie exata à qual você se refere). Inclusive aqui no Brasil. Veja o artigo desta mensagem, por exemplo.


É essa mesmo @Ecuador. A gente ia colher as castanhas e sempre achava alguma amanita.

A chácara hj existe mais, foi engolida pela cidade, mas o bosque virou um parque. Vou ver se dou um pulo lá uma hora dessas ver se ainda se encontra algo.
 
Última edição por um moderador:
Amanita muscaria ocorre sim em associação com outras árvores que não Pinus. A wiki em português cita abetos, bétulas e cedros como outras possíveis opções, mas se você pesquisar a literatura vai encontrar outras árvores além destas.

Aqui no CM o @Dodox já relatou ter encontrado em associação com Cupressus lusitanica (aqui).

Há na literatura citações de associação de Amanita muscaria com Castanea sativa (comumente chamada de castanheira, mas não sei se é a espécie exata à qual você se refere). Inclusive aqui no Brasil. Veja o artigo desta mensagem, por exemplo.
Tem um amigo aqui que mora na roça e falou que lá nos pés de castanheira portuguesa dele tmb tem a spp Amanita muscaria. Vou lá nessa temporada ver se procede tal informação.
 
Back
Top