Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo Ecuador - PF e grãos

Diário de cultivo problemático.
olá a todos...

essa é a minha segunda tentativa de cultivo. Na outra vez, cometi vários erros e os bolos acabaram contaminados.

strain: Ecuador
fornecedor : Associacao pro fungos
técnica: PF tradicional(2 copos) e milho(2 copos).


Pra começar, dia 30/10 fervi por meia hora o milho de pipoca na panela de pressão, e deixei de molho na panela, por aprox 24 hrs.
dia 31/10 lavei os grãos em agua corrente e deixei de molho em uma tigela fechada com agua e duas colheres de agua sanitaria.
dia 01/11 lavei novamente os grãos em agua corrente, troquei a tigela e deixei de molho
com agua e bicarbonato de sódio, onde estão até agora.
Obs: Os preparos acima retirei da biblioteca do seguinte link https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/

A seringa foi feita dia 01/11 (hoje) com os seguintes procedimentos:

esterelizei uma caneca e um copo de pinga com alcool comercial 92,8 INPM e lysol.
Coloquei agua da torneira na caneca e o copo de pinga dentro da caneca.
Coloquei a caneca no microondas na potência máxima por 10 min. Depois deixei por mais 5 min na potência mínima.

Enquanto isso limpei a tampa do fogão e dois pedaços de papel aluminio com lysol. Uma das folhas de aluminio coloquei dentro do fogão e a outra deixei na tampa (com o fogão acesso).

No fim dos 15 minutos de microondas, enchi a seringa 2 vezes com a agua de dentro da caneca e despejei na pia. Depois enchi a seringa mais uma vez, coloquei o protetor da agulha e enrolei na folha de papel que estava na tampa do fogão. O copo de pinga foi para cima do aluminio que estava dentro do fogão e a caneca em cima do copinho. Coloquei a seringa (já enrolada no aluminio) dentro do fogão tb, desliguei o fogo, e fechei a tampa para esfriar a agua.

Após umas duas horas, abri o fogão e esterelizei a tampa com lysol, retirei tudo que estava la dentro e liguei o fogo. Peguei o copo de pinga, raspei 1/3 do print dentro dele e despejei a àgua da seringa. Suguei e despejei a agua mais umas duas vezes. Aqui cometi alguns erros, creio que demorei de mais para realizar o processo.

Enrolei a seringa no aluminio, coloquei dentro de uma tigela com um pouco de lysol e alcol, e taquei a tigela na geladeira.

Obs: Os procedimentos para a seringa foram adaptados da seringa cmtek https://teonanacatl.org/threads/seringas-cmtek.68/

De madrugada vou fazer os bolos PFs e esterilizar na panela de pressão junto com os dois copos de milho. Amanha de manha irei inocular os 4 copos.


Obs: O print veio com data de 07/2007 e pareceu ser de boa qualidade.

Na minha primeira tentativa utilzei um print(B+) vindo de um fornecedor comercial do exterior. Além de gastar um bom $$ esse print era muito pequeno, e boa parte dele já veio solta dentro do plastico.

Abraçoss
 
Se ligue, também cultivei Ecuatorianos! Agora tô só esperando os benditos frutos. (paciente e inquieto...) :cool: Sucesso!
 
Os meus demoraram 1 semana pra aparecer o primeiro pontinho de micélio, mas dps foi voraz e bem rizomorfico. Paciencia.... :pos:
 
Os meus demoraram 1 semana pra aparecer o primeiro pontinho de micélio, mas dps foi voraz e bem rizomorfico. Paciencia.... :pos:

vc usou PF ou milho? ja fazem duas semanas que inoculei...



segue fotos atualizadas:

reparem que ainda não cresceu nada no copo PF.
os copos de milho parecem estar do mesmo jeito. A agua no fundo parece estar com uma cor meio escura. Virei um copo de ponta cabeça e o outro agitei bem o copo e deixei de pé para comparar.


meu termostato está totalmente louco. Marca errado a temperatura e demora pra mudar. Ta dificil de manter a temperatura constante.
A temperatura esta variando de 26 a 30 graus. Isso é muito prejudicial ao micelio?
 

Anexos

  • pf1.jpg
    pf1.jpg
    69 KB · Visualizações: 13
  • pf2.jpg
    pf2.jpg
    64.7 KB · Visualizações: 12
  • fundo1.jpg
    fundo1.jpg
    48.9 KB · Visualizações: 17
  • fundo2.jpg
    fundo2.jpg
    56.5 KB · Visualizações: 17
Última edição por um moderador:
Isso parece o que me aconteceu nas primeiras vezes... O milho ficou com alguma água e aprodeceu. Percebes facilmente pelo cheiro, se abrires e tiver um cheiro completamente podre é porque tá pronto po lixo.

Com o pote de vermiculite e farinha de arroz o que me aconteceu por estar demasiado humido foi crescer micelio só na parte de cima onde estava mais seco.
 
Isso parece o que me aconteceu nas primeiras vezes... O milho ficou com alguma água e aprodeceu. Percebes facilmente pelo cheiro, se abrires e tiver um cheiro completamente podre é porque tá pronto po lixo.

Com o pote de vermiculite e farinha de arroz o que me aconteceu por estar demasiado humido foi crescer micelio só na parte de cima onde estava mais seco.

vou esperar mais um tempo, se não melhorar vou abrir os potes.

os dois potes PF que fiz estão bem secos, mas não cresce micélio.
 
Pô, estranho esta gosma no fundo... entrou muita água no copo durante a esterilização??

é importânte que os grãos não tenham muita úmidade... nesse caso, pode-se ter encharcado e contaminado por algum tipo de bactéria(bacillus talvez), mas não sei dizer ao certo... só sei que esta gosma aeh não é normal!

Os pf estão secos mesmo?
que estranho, eu vi uma vez um video da fungifun sobre pf tek, mas era pouco explicativo quanto a proporções(quantidade de água, vermiculita e farinha de arroz) na mistura...

mas é estranho não ter nascido nada ainda...
pode ser distração minha mas, quanto de suspenção você inoculou nos copos?
Nos Pf, mesmo que os bolos estivessem secos, creio que a quantidade de água do inóculo já é sulficiente par fazer que os esporos germinem!

a pergunta do Alien também é muito importante!

Paz e muita calma nessa hora! rsrsr
 
Talvez cedo para arriscar em contaminação, mais essa gosma não é normal não irmão !!!

Tá certo que inoculei outra strain em grãos de milho(Pesa) e utilizei o selo inferior de vermiculita.....

Notei que no 4º dia de incubação o micélio deu as caras por vários pontos do copo.......

Não sei quase nada sobre o ecuador, mas suspeito no exesso de água....!

Já apareceu essa gosma em uns potes meus no inicio de minhas atividades fungi, depois percebi que isso estava acontecendo pq meus susbstratos estavam muito umidos, viraram uma papa só, compactaram e não colonizaram.

Após isso acontecer, revi meus parametros no quesito substrato e troquei td, nunca mais tive essa gosma malvada em meus cultivos !!!

paz, luz e boa sorte ai !!!
 
Cara eu inoculei no trigo, mas num tinha agua no fundo. Já tive um pote que ficou com essa gosma no fundo e era contaminação, foi uma tentativa de inocular papelão colonizado... Os graos ficaram todos murchos. Se fosse eu descartava esses copos e tentava dinovo com mais atenção e cuidado. Boa sorte. :pos:
 
Os meus Pesa me deicharam 5 dias agoniados aqui .. mais hj vi que apareceu o 1 ponto de micelio em todos os copos . ate no de milho .. mai sum deles veio junto o DUENDE>>:mad:
E so ter paciencia que eles vemm..
si nao vier e como o alien fala...

SELEçAo NATURAL!!!:!::D
PAz
 
quanto tempo vc deixou os copos esfriarem antes de inoculá-los?

deixei os copos na panela de pressão de um dia para o outro.

inoculei aprox. 2 ml de suspensão em cada copo!!

Os PF estão bem secos mesmo, to achando bem estranho.

Os copos de milho parecem está crescendo micélio só na agua...sinistroo!!

fotos atualizadas:
 

Anexos

  • copo1a.jpg
    copo1a.jpg
    39.8 KB · Visualizações: 9
  • copo2a.jpg
    copo2a.jpg
    47.7 KB · Visualizações: 10
  • copo2b.jpg
    copo2b.jpg
    67.7 KB · Visualizações: 10
Última edição por um moderador:
Dae irmao!
Milho é meio chato mesmo! O ideal seria vc ter utilizado o selo inferior de vermiculita.
Tive problemas com excesso de umidade no meu 1º cultivo mas a colonizaçao demorou mas ocorreu mesmo assim.
No meu 2º cultivo quebrei o milho para esterelizar melhor e misturei com vermiculita. Colonizou 100% em 14 dias, além do que nao tive problema com acúmulo da água.

Boa sorte aí!
Good vibes!
 
Back
Top