Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo Ecuador - PF e grãos

Diário de cultivo problemático.
olá a todos...

essa é a minha segunda tentativa de cultivo. Na outra vez, cometi vários erros e os bolos acabaram contaminados.

strain: Ecuador
fornecedor : Associacao pro fungos
técnica: PF tradicional(2 copos) e milho(2 copos).


Pra começar, dia 30/10 fervi por meia hora o milho de pipoca na panela de pressão, e deixei de molho na panela, por aprox 24 hrs.
dia 31/10 lavei os grãos em agua corrente e deixei de molho em uma tigela fechada com agua e duas colheres de agua sanitaria.
dia 01/11 lavei novamente os grãos em agua corrente, troquei a tigela e deixei de molho
com agua e bicarbonato de sódio, onde estão até agora.
Obs: Os preparos acima retirei da biblioteca do seguinte link https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/

A seringa foi feita dia 01/11 (hoje) com os seguintes procedimentos:

esterelizei uma caneca e um copo de pinga com alcool comercial 92,8 INPM e lysol.
Coloquei agua da torneira na caneca e o copo de pinga dentro da caneca.
Coloquei a caneca no microondas na potência máxima por 10 min. Depois deixei por mais 5 min na potência mínima.

Enquanto isso limpei a tampa do fogão e dois pedaços de papel aluminio com lysol. Uma das folhas de aluminio coloquei dentro do fogão e a outra deixei na tampa (com o fogão acesso).

No fim dos 15 minutos de microondas, enchi a seringa 2 vezes com a agua de dentro da caneca e despejei na pia. Depois enchi a seringa mais uma vez, coloquei o protetor da agulha e enrolei na folha de papel que estava na tampa do fogão. O copo de pinga foi para cima do aluminio que estava dentro do fogão e a caneca em cima do copinho. Coloquei a seringa (já enrolada no aluminio) dentro do fogão tb, desliguei o fogo, e fechei a tampa para esfriar a agua.

Após umas duas horas, abri o fogão e esterelizei a tampa com lysol, retirei tudo que estava la dentro e liguei o fogo. Peguei o copo de pinga, raspei 1/3 do print dentro dele e despejei a àgua da seringa. Suguei e despejei a agua mais umas duas vezes. Aqui cometi alguns erros, creio que demorei de mais para realizar o processo.

Enrolei a seringa no aluminio, coloquei dentro de uma tigela com um pouco de lysol e alcol, e taquei a tigela na geladeira.

Obs: Os procedimentos para a seringa foram adaptados da seringa cmtek https://teonanacatl.org/threads/seringas-cmtek.68/

De madrugada vou fazer os bolos PFs e esterilizar na panela de pressão junto com os dois copos de milho. Amanha de manha irei inocular os 4 copos.


Obs: O print veio com data de 07/2007 e pareceu ser de boa qualidade.

Na minha primeira tentativa utilzei um print(B+) vindo de um fornecedor comercial do exterior. Além de gastar um bom $$ esse print era muito pequeno, e boa parte dele já veio solta dentro do plastico.

Abraçoss
 
Estou na torcida!
continue a atualizar seu diario quando houver news!!

Paz luz para você e boas ibrações njo cultivo!
 
obrigado pelas boas vibrações figurinha...

agora a pouco preparei o substrato PF seguindo as orientações do seguinte link: http://www.fungifun.org/Spanish/Pftek

o arroz integral eu mesmo moi no liquidificador, ficaram muitos pedaços de grãos.
fui adicionando agua na vermiculita, e mexendo com uma colher. Ficou umido ao toque mas sem acumulo de àgua. Depois joguei a FAI e mexi.

Tampei os vidros com 3 folhas de aluminio e coloquei na panela de pressão.

O milho eu coei, e depois sequei com um pano de prato (não esterelizei o pano). Limpei os copos com lysol, joguei o milho dentro, fechei com 3 folhas de aluminio e coloquei na panela junto com os copos PF.

sobrou um pouquinho de milho que coloquei em um copo de pinga. Vou tentar iniciar uma cultura de micelio com ele.

agora os copos estão na panela de pressão. Fervendo desde 11:30.

Obs: usei agua da torneira mesmo para fazer os bolos PFs. Na hora acabei esquecendo de ferver.

abraçoss
 
Quanto tempo deixou fervendo no total??
 
segue fotos do substrato PF e de um copo com a vermiculita que coloquei no fundo.

Ia tirar foto dos copos prontos, mas, acabei esquecendo.

alias: qd vou fazer o upload das fotos da esta mensagem: "Image dsc019532.jpg dimensions are too big".
abraçoss

figurinha: ainda está fervendo
 
Última edição por um moderador:
Na hora da esterelização creio que entrou agua nos copos. :/

substrato PF:
dsc019532.jpg

vermiculita que coloquei n fundo do copo:
dsc019542.jpg

copo de milho:
dsc01963.jpgdsc01964.jpg dsc01965.jpg

reparei também, que após o milho ficar de molho na agua sanitaria e depois no bicarbonato, apareceram manchas verdes na ponta dos grãos. Isso é bom ou ruim?
não sei se da pra ver nas fotos...

Edited: Minha incubadora é simples, é uma caixa de isopor pequena, com um aquecedor de aquario dentro de uma garrafa PET de 600 ml. Está ligada em um termostato e a temperatura esta por volta dos 27C - 28 C.
 
Última edição por um moderador:
Boa sorte pra vc amigo..
Vai dar tudo certo.
Good vibes.:)
 
Boa sorte pra vc amigo..
Vai dar tudo certo.
Good vibes.:)

muito obrigado. Estou com pensamento positivo


Alguem já teve sucesso com a strain ecuador? Fiz uma busca no forum e os resultados não foram muito animadores.
Alguma dica especial para essa strain?

abraçosss
 
muito obrigado. Estou com pensamento positivo


Alguem já teve sucesso com a strain ecuador? Fiz uma busca no forum e os resultados não foram muito animadores.
Alguma dica especial para essa strain?

abraçosss


Sim, o Mauricio, ele cultivou muitas STRAINS certa vez... e a Ecuador segundo ele, foi uma das que mais produziu os maiores e belos cogus...(tem até uma fotinha dele segurando um gigante...)

Dica especial especifica eu não tenho... mas... transmita carinho e amor rsrs! aqui funciona!
 
Sim, o Mauricio, ele cultivou muitas STRAINS certa vez... e a Ecuador segundo ele, foi uma das que mais produziu os maiores e belos cogus...(tem até uma fotinha dele segurando um gigante...)

Dica especial especifica eu não tenho... mas... transmita carinho e amor rsrs! aqui funciona!

to lendo o post dele agora. Mas o mauricio não é parametro pra mim. Pra cultivar 8 strains de uma vez e ter o sucesso que ele teve, tem que ter muita da experiencia que eu não possuo.


segue foto da minha incubadora. Muito bagunçado?
 

Anexos

  • incubadora.jpg
    incubadora.jpg
    79.1 KB · Visualizações: 33
tudo muito lindo!
quantos graus sestá a incubadora, por curiosidade?
e o termostato é somente termostato ou aquecedor também?
 
Respondendo a questões anteriores:

Em relação a água de torneira usada no processo não tem problema, o que acontece é que o micélio demora pra se desenvolver por causa do cloro! Em vez de milho, por que não começa tentando o Clássico PF TEK? É mais seguro e mais fácil, eu acho!
 
tudo muito lindo!
quantos graus sestá a incubadora, por curiosidade?
e o termostato é somente termostato ou aquecedor também?

as poucas vezes que abri a incubadora a temperatura estava entre 27 e 28 graus, mas não sei se fica todo o tempo assim. Já estou providenciado um termohigrometro digital, daqueles que guarda a temperatura max e min atingida.

o termostato é somente termostato mesmo. Mas ele está ligado a um aquecedor de aquario que ta dentro da garrafa de 600 ml.

Em relação a água de torneira usada no processo não tem problema, o que acontece é que o micélio demora pra se desenvolver por causa do cloro! Em vez de milho, por que não começa tentando o Clássico PF TEK? É mais seguro e mais fácil, eu acho!

na outra tentativa esse foi meu maior problema, a demora do micélio pra colonizar. Quando colonizou, contaminou! Também tinha usado agua da torneira.

Fiz 2 copos PF TEK também. Os milhos resolvi tentar justamente pq coloniza mais rápido.
 
muito obrigado. Estou com pensamento positivo


Alguem já teve sucesso com a strain ecuador? Fiz uma busca no forum e os resultados não foram muito animadores.
Alguma dica especial para essa strain?

abraçosss


Eu cultivei e os problemas que tive surguiram durante a fase de frutificação.

O 1º cultivo foi com bolos de FAI, a colonização foi perfeita, mas devido meu terrário não oferecer condições de temperarura e umidade os frutos não se desenvolveram e todos abortaram.

Sobrou-me um pouco de esporos que inoculei em milho. A colonização aconteceu novamente sem problemas.

Montei casings utilizando estrume de boi e obtive frutos em quantidade e grandes.

Aguarde a colonização total e frutifique dentro das condições necessária.

Se possuir bolos a umidade deve ser mantida rigorosamente alta, oxigenação constatnte com bombinha de aquário e temperatura de pinagem em 18 à 20º C.

Se possuir casing a umidade dos casings supre a necessidade, mas oxigene e baixe a temperatura senão ocorre muitos abortos.
 
Arrumei um termohigrometro digital que marca a temp através de um cabo, assim, eu posso saber a temperatura sem abrir a incubadora. Ele também guarda as temp max e min obtidas.

Coloquei o cabo da temperatura na incubadora e deixei um tempo pra medir. O visor mostrou no máx 25 graus, o detalhe é que o termostato estava medindo 28 graus. Coloquei um outro termometro pra verificar "quem" estava marcando a temperatura errado. Ele marcou os mesmos 25 graus que o termohigrometro. Meu termostato esta estragado, e os copos ficaram aprox. uma semana com uma temperatura que, eu acredito, ficou entre 22 e 25 graus.

A boa noticia é que esta crescendo micélio nos dois copos com milho, porem, apenas no fundo do copo, acho que o esporo se concentrou tudo no fundo. Nos copos PF não tem sinal nem de micélio nem de contaminação.

Segue uma foto do fundo de um dos copos. Estava de noite e eu bati com um pouco de pressa, então não ficou perfeita, mas acho que dá para ver o micélio. Os dois copos estão iguais.


Eu cultivei e os problemas que tive surguiram durante a fase de frutificação.

O 1º cultivo foi com bolos de FAI, a colonização foi perfeita, mas devido meu terrário não oferecer condições de temperarura e umidade os frutos não se desenvolveram e todos abortaram.

Sobrou-me um pouco de esporos que inoculei em milho. A colonização aconteceu novamente sem problemas.

Montei casings utilizando estrume de boi e obtive frutos em quantidade e grandes.

Aguarde a colonização total e frutifique dentro das condições necessária.

Se possuir bolos a umidade deve ser mantida rigorosamente alta, oxigenação constatnte com bombinha de aquário e temperatura de pinagem em 18 à 20º C.

Se possuir casing a umidade dos casings supre a necessidade, mas oxigene e baixe a temperatura senão ocorre muitos abortos.

Muito obrigado pelos conselhos mauricio. Quando for para o terrário seguirei suas instruções.

abraçosss
 

Anexos

  • micelio1.jpg
    micelio1.jpg
    74 KB · Visualizações: 21
Última edição por um moderador:
segue fotos de hoje, de um pote de milho.
O micélio está crescendo devagarzinhoo! Ta crescendo apenas no fundo do copo! Não sei o que ta acontecendo!

quanto aos bolos PF nenhum sinal de micélio : /
 

Anexos

  • copo.jpg
    copo.jpg
    367.6 KB · Visualizações: 19
  • copo2.jpg
    copo2.jpg
    335.7 KB · Visualizações: 14
fala sladeabdala... (não queira me ouvir pronunciando isso heheh)

blz irmão?

quantos dias ta na incubadora?

O micelio apareceu.... de leve, mas apareceu.... agora é só esquecer eles no escuro total. Acho que pode ta meio lento pela quantidad de agua que tem dentro.... nao sei bem. De qualquer forma to torcendo por aqui pelo sucesso!!

Talvez coloca-los de cabeça pra baixo pra ver se o micelio avança onde não colonizou ainda.

boa sorte aii

abraços
 
fala sladeabdala... (não queira me ouvir pronunciando isso heheh)

blz irmão?

quantos dias ta na incubadora?

O micelio apareceu.... de leve, mas apareceu.... agora é só esquecer eles no escuro total. Acho que pode ta meio lento pela quantidad de agua que tem dentro.... nao sei bem. De qualquer forma to torcendo por aqui pelo sucesso!!

Talvez coloca-los de cabeça pra baixo pra ver se o micelio avança onde não colonizou ainda.

boa sorte aii

abraços

falaa pakalolo...a pronuncia é "isleide abidala" auhauah

eles estão na incubadora desde sabado passado dia 03/12.

ehh, entrou agua nos copos durante a esterlização :/

to pensando em virar de ponta cabeça mesmo, mas vou esperar mais uns dois dias, não quero abrir a incubadora devolta.

abraçosss
 
BOa sorte ae cara! começei o meu agora de poco! ehehe

Goody vibes and Cookies!

Abraços :pos:
 
Back
Top