Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo de Thai koh samui invitro

Diário de cultivo problemático.
Bom, esse cultivo surgiu a partir de um pote de trigo inoculado a partir de micélio em meio líquido de Thai koh samui que foi colonizado rapidamente.

Usei pó de coco na proporção 1:1 com o substrato. Adicionei cerca de duas colheres de sopa de borra de café (segundo outros experimentos o café parece acelerar o aparecimento de pins na maioria das espécies testadas) e 1/3 de colher de sopa rasa de carbonato de cálcio ao pó de coco já hidratado e sem excesso de água (sem gotas caindo conforme eu apertava com a mão) e levei o saco ziploc com a mistura ao microondas por 3 minutos. Deixei esfriar, cortei um quadradinho ao lado do saco e improvisei um filtro usando perlon. Misturei todo o trigo colonizado e coloquei para incubar.

No momento ele está um pouco mais colonizado que o da foto abaixo que foi tirada já há quase 1 dia. Não dá pra ver direito mas todas os grão de trigo já tem micélio novamente e está correndo pelo substrato. (Já foram 2 dias incubando).

cultivo01 014.jpg

Vou deixar colonizar totalmente e frutificar dentro do próprio saco, vamos ver o que acontece :)
 
Acredito que é in ziplock :D

Boa sorte em mais um empreendimento :pos:

Só acredito não ser viável deixar eles frutificarem ae dentro mas deixa para ver no que dá. Se todo esse substrato colonizar sem contaminantes você terá um grande bulk em mãos e poderá também fazer um mega-casing e ter um belo exemplo de SOS ( Sea Of Shrooms ).

:cool:
 
Mauricio disse:
O SOS é um sonho que persigo.

Meu também Mauricio. Quando vejo aqueles mega-casing dos gringos fico atordoado. E olha que eu acompanho os cultivos gringos e parece não haver nada de muito além dos nossos. SOG que é SEA OF GREEN já consegui mas SOS infelismente não. De cada saliência nascer cerca de 10-12 cogu é muito bonito de se VER.

Vejamos se conseguiremos, o que é certeza, um SOS.

:pos:
 
Não é tão complicado fazer aparecer um monte de cogumelos, tudo depende da maneira que você controla o micélio.

Se sair um tantinho de micélio no lado esquerdo do casing e você expor às condiçőes certas, ele vai pinar, só naquele lugar. Então é bom você controlar o máximo possível pra que o micélio saia por igual em toda a superfície e só então dar condições de frutificar. Em casings grandes fazem isso aplicando os patchs (camada de casing onde o micélio aparece primeiro) até que o casing todo tenha sinais de micélio na superfície (sinais e não overlay). Quando estiver tudo por igual, dê condições boas para os pins aparecerem. Provavelmente vão aparecer em todo o casing.

Daí tem que ter outro cuidado, manter a troca de ar boa sem tirar a umidade. Se não houver oxigênio suficiente para a quantidade grande de pins eles abortam.

Bom, é assim que eu faço e geralmente aparece bastante pin :D

:pos:
 
shroower disse:
...manter a troca de ar boa sem tirar a umidade. Se não houver oxigênio suficiente para a quantidade grande de pins eles abortam.


Essa sem dúvida é a parte mais difícil.

Manter uma boa troca de ar é indispensável. Já perdi muitos pins por não ter a troca necessária e por isso inovarei meu terrário. Usarei de exemplo o terrário do Mauricio que possui cooler e exaustor. Esse é o primeiro passo para se chegar ao SOS.

O segundo e os demais seriam a colonização e substrato de origem apesar deu já ter visto SOS com apenas VERMICULITA no case.
 
Excelente técnica para quem tem problema em controlar a umidade (q nem eu :().

Prático e luxo!
 
Não tão excelente, dado que não funcionou.

Precisa de sacos melhores, não recomendo repetir o que eu fiz.
 
Back
Top