Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo de Pleurotus sajor-caju

  • Criador do tópico Phyllomedusa
  • Data de início
Diário de cultivo completo.
E115,
eu uso a mesma tek dos cubbies para fazer os carimbos.
Valeu pelas vibraçoes!
 
Nossa, mas onde ficam os esporos nesse basidiocarpo (ou seria asco?)?
 
Phyllomedusa disse:
Os ascomicetos são os indesejaveis bolores...ou o famoso e desejavel (por nós) Claviceps purpurea

Já cheguei a ver macrofungos que são ascomicetos, tem várias espécies, uma delas parece um coral laranjado, mas nem me pergunte os nomes q num lembro :confused: , vi no Californa fungi.
 
e ae KAMBÔ?(seria o KAmbô sua pererequinha preferida?)
quabndo que vai rolar um jantar ae na sua casa hein?
a gente podia combinar pô.. eu levo de sobremesa geleias de amanitas, ae vc faz um pesto com funghi e mariscos... eheheh se tiver muito frio, eu levo a sopa de cebola ESPECIAL russa , feita de KOMBUCHÀ e amanitas temperadas com MUITA cebola dourada no açucar de beterraba! eheheh cara to muito curioso pra conhecer esses cogumelos ae! c acredita q eu sonhei que estava comendo eles broder? coloca uma fitinha vermelha ae no pézinho deles pra nao " SECAR" os cogus , pq eles tao MUITO lindos![]´s:rolleyes:
 
E ae Mortandelo,
Esse jantar ai promete... ainda mais com essas geléias de sobremesa!:D
é só combinar...;)

Esse cultivo achei muito facil... quem quiser tentar e provar dessa delícia, tenho o micélio em meio de cultura (agar e grão). É só pedir.
Grande abraço a todos!
 
não tinha visto isso... MUITO LEGAL!
também não entendi direito como tirar os carimbos, pq o "chapéu" é bem estranho, na verdade nem parece um chapéu! e gostei disso, eles são diferentes, lindos! parabéns Phyllo!

paz e luz :luz:
 
sonnekonig disse:
não tinha visto isso... MUITO LEGAL!
também não entendi direito como tirar os carimbos, pq o "chapéu" é bem estranho, na verdade nem parece um chapéu! e gostei disso, eles são diferentes, lindos! parabéns Phyllo!

paz e luz :luz:

Tirar carimbos de Pleurotus é fácil como dos cubensis e utiliza o mesmo procedimento. Só por curiosidade segue a foto de um print dessa mesma strain.
pleurotus_ostreatus_01.jpg
 
psilocibec disse:
Revivendo seu diário Phyllo, qual eram os parametros da frutificação?

entao Psilo, a temperatura de frutificaçao é de 23-25C. A Umidade é igual dos cubbies. Acho que vao bem em um terrario preparado para cubensis.
BOA SORTE!
 
nossa, bem legal o carimbo
/me começando a se interessar por cogumelos comestíveis! hehe
alguem já experimentou este?!?
 
sonnekonig disse:
nossa, bem legal o carimbo
/me começando a se interessar por cogumelos comestíveis! hehe
alguem já experimentou este?!?


Vixe e como! O cheiro dos comestiveis é completamente diferente. E o gosto então nem se fala. Imagine um fungo de cor cinza que apresenta o mais perfeito gosto de caju. O cheiro do princípio ativo em PC é notável, enjoa. Agora nos comestiveis é diferente. Um cheiro de chuva distante com vista para o arco iris. Mais ou menos isso :cool:


É fácil também visualisar os aspectos enteógenos que possui os cubb, pan e outros psicodelicos diferentemente dos comestiveis. Com essa associação, fica bem mais fácil. Saca? Percepção.
 
Pedido a Phyllomedusa:
Cultivo PCs desde novembro de 2006, sou um spawn do Boca.

Busco sementes para cultiver comestíveis e/ou medicinais.
Tenho espaço pois moro em casa no interior. Tenho tempo e muita disposição.
Prometo que quando conseguir cultivar replicarei para todos que pedirem sementes...
 
Oi Phyllomedusa!
Sei que é, contra regra pedir esporos, mas me mande E-mail para conversarmos. Aceita troca de esporos? Tenhos de algumas outras, só comestíveis, nada de psicoativos.

Estou semeando esporos em chumaço de papel higiênico embebido em líquido semi-gel, embrulhado em folha de alumínio(dobrado como envelope de material hospitalar estéril), do tamanho de + ou - 5 cm quadrados (pré-esterelizado) + envolto em 2 saquinhos de plástico termoresintente autoclavável, para caber numa cartinha comum, envolto com pedaço de cartolina, para mandar p/ quem quizésse negociar trocas gratuítas.
Meus esporos, foram clonados de cogumelos frescos, comprados em supermercados(5variedades:shiitake,shampignon-pariz,shimeji cinza, hiratake salmão, hiratake cinza) e 1 nativa da região que encontrei hoje, e rescém incubei 5 amostras de tecido do próprio cogumelo em pequenos vidrinhos(com técnicas assépticas). É("kikurague") em japonês. Seu nome científico é do gênero "Auriculata sp.", que eu coleto e como(consumo), já mais de 40 anos(Reg serrana do RS. Este só pode ser consumida após ter sido submetido ao calor(cozimento), se não dá uma tremenda dor de barriga e diarréia. Mas tendo esse cuidado, é muito apreciado pelos orientais, pela sua textura cartilaginosa crocante. Só tem que ser bem temperado, porque esta, não tem nenhum cheiro, pelo menos para nariz de humanos, e nenhum sabor, também. Vai bem em ensopados, tsukudanis, grelhados de vegetais com filézinhos de carne. Quando conseguia achar, alguns secava-os no sol e guardava num vidro e ia juntando, até ter bastante, para fazer um prato descente. Porque quando acho-os, geralmente são muito poucos.
Dessa vez vou clonar e tentar cultivar, para ter bastante na minha cozinha.
Quando saí para procurar, pensei que não teria nenhuma probabilidae de achar, por estarmos no inverno e ainda com clima seco. Ela gosta de verão bem húmido.
Só estou tentando colocar umas imagens aqui, mas não estou entendendo bem como funciona.
 
Pleurotus ostreatus

Espécie comestível muito conhecida, cresce em camadas ou prateleiras nos troncos de árvores mortas, com chapéu marrom-acinzentado, amarelo, rosa ou branco.Na natureza ocorre nos meses de verão outono e inverno. É excelente para comer e é cultivado comercialmente. O tamanho de seu chapéu varia de 3 a 7com de diâmetro, seu caule é muito pequeno, seu carne grossa e com um cheiro agradável de cogumelo silvestre. É um dos cogumelos mas fáceis de cultivar em casa.

ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_pleorotus01.jpg
Colheita de Pleurotus ostreatus amarelo.

ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_pleorotus02.jpg
Pleurotus cultivados em mini-estufa para proteção contra sol intenso, controle de umidade, e ataque de insetos.

ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_pleorotus03.jpg
Pasteurização do substrato.

ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_pleorotus04.jpg
Substrato inoculado com sementes do cogumelo pleurotus.

ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_pleorotus05.jpg
Pleurotus cinza cultivados em substrato de folha de bananeira.

ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_pleorotus06.jpg
Pleurotus cinza cultivado em tronco de jacatirão.

O site "cogumelohobby" tá fora do ar, lá tinha instruções detalhadas de como cultivar esse cogumelo, se alguem tiver algum material, divulgue por favor!
ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_pleorotus01.jpgai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_pleorotus02.jpgai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_pleorotus03.jpgai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_pleorotus04.jpgai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_pleorotus05.jpgai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_pleorotus06.jpg
 
ae tupy e galera

vi esses dias uma tek de cultivo de pleurotus em jornal antigo

ela ja foi passada pra cá? acho que já vi em algum outro lugar mas a 'pesquisa' e minha própria busca não encontraram nada

caso não esteja, trarei com muito prazer. se for simples como parece, vou adotar muitos comestíveis também:D
 
E ai Jhony,
cara na verdade estou fazendo um teste com esse farelo de casca de ovo. A idéia é mesmo controlar o Ph, não sei se vai realmente dar certo (já li alguma coisa a respeito). Deveria nesse caso estar usando gesso agrícola para controlar o Ph, mas como não encontrei foi a casca de ovo mesmo. O gesso agrícola é citado em vários artigos como o melhor regulador de Ph em cultivos de cogumelos comestiveis (Arailde Urben, 2003). Deve ser tbm para outros cogus, mas aqui no CM ainda nao vi ninguem usar-lo.
PAZ!

________________________________________
Dá para usar cinza vegetal (=cinza de churrasqueira).
É pegar em copinho de cafezinho(50 ml) cinza seca em um balde de 8 litros de mistura de compostos.(misturar bem)
Cinza tem bastante cal e potássio. E é de graça.
 
Alguém será q pode me responder ? :confused:

Como q se faz prints de esporos dessa espécie???

:confused: ;) :p: :rolleyes: :rolleyes:

Thanks!

E Parabéns Phyllo por esse lindo e magnífico cultivo!!!

Estamos contigo te desejand bons fluidos!!!


______________________________________
Olhe só!...
Já que o chapéu é bem grande, é cortar um pedacinho desejado da ponta e fazer print normalmente. Tocando com tudo esterelizado.
 
O cara que tinha as culturas em BDA n é mais registrado...
alguem tem algum meio de propagação desse cogu?
 
Back
Top