Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo de Pleurotus sajor-caju

  • Criador do tópico Phyllomedusa
  • Data de início
Diário de cultivo completo.
P

Phyllomedusa

Visitante
Ei moçada do CM, blz?

Tenho que confessar que estou entrando a fundo nesse negócio de cultivo de cogumelos, estou viciadão! Esses dias fui na Embrapa/DF para visitar o centro de cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais. Fiquei encantado!!! Muito profissional a coisa e muita pesquisa com o cultivo desses cogus. A segunda vez que fui lá não resisti e perguntei se eles não me arrumavam umas "sementes" (termo utilizado para designar um saco com sorgo totamente colonizado). Depois de ter mostrado bastante interesse saí de lá com 2 desses sacos de Pleurotus sajor-caju!:) Muito bom! cheguei em casa muito animado pra começar com um cultivo de comestíveis. Preparei algumas placas de petri com BDA (batata, dextrose e agar) para garantir micelios para novas tentativas e tbm para passar pros amigos, e tbm preparei um pote de vidro grande com capim-elefante (78%), farelo de trigo (20%) e farelo de casca de ovo (2%). A água adicionei até o substrato ficar bem úmido (60-70%), foi no olhometro mesmo :D ! Esse pote vai ser de onde os cogus vão crescer!!! Li que os Pleurotus crescem bem em potes de vidro e os cogumelos saem da boca do pote. Não dá muito cogu, mas como é para o meu consumo e para minha primeira experiência, tá valendo!

Fiz isso (lógico) com muita assepsia local (lsol, luvas, lamparina, mascara e tudo mais).

Vamos ver no que vai dar! To torcendo pra que dê alguma coisa! Comer os cogus que cultivei, fresquinhos, deve ser uma delícia! :D

E isso ai galera, depois vou postando os resultados!

"A única pessoa livre, realmente livre,
é a que não tem medo do ridículo."
(Luis Fernando Veríssimo)

Então gente tirei umas fotos para vcs visualizarem o que falei ai em cima. :)

Obs: a capim-elefante eu picotei em pedaços bem pequenos.
Pleurotus.JPGPleurotus1.JPGPleurotus2.JPGPleurotus3.JPG

Opa e ai comunidade CM,

Estou relatando um diário de comestíveis. A técnica jun-cao é a mais conhecida e utilizada para o cultivo de comestíveis e medicinais e a única que conheço, por isso estou usando. Nunca li nada a respeito do uso de PFTEK para esse cultivo. Eu estou cultivando cogumelos porque gosto deles. Acho-os saborosos, curto ver o seu crescimento e acredito que realmente salvem vidas (principalmente os P.cs.)!!!!!:) Não estou nessa para entrar no mercado, isso é uma outra conversa (minha natureza não é ser marqueteiro). Não conseguiria ganhar a vida vendendo cogus, e nem falei e ouvi essa conversa na Embrapa. Apenas gostaram do meu interesse e me deram as “sementes”.

Sou muito grato a Embrapa por isso e por todas as informações que estão me dando. Espero poder contribuir em dobro com isso (seja lá como for), mas acho que postando um diário aqui já é alguma coisa. E é lógico que da mesma forma que eles me deram as sementes vou (com os métodos de cultura em BDA) produzir matrizes para doar pra quem tiver interesse em começar um cultivo de Pleurotus sajor-caju. :)

Aprendi aqui muitas coisas sobre o cultivo de cogus. Agora estou buscando outras informaçoes para começar a introduzi-las em outros cultivos. Quem sabe P.cs usando jun-cao!;)

É isso ai...

Beijo para as amigas e abraços pros amigos.

PAZ!

Dia 22/05/2006

Ainda é cedo pra dizer alguma coisa do pote que preparei acho que só vou conseguir ver algum sinal de colonizaçao depois de 10 dias. Mas em compensação as placas de petri que preparei com o BDA estao indo muito bem!!!!;) :pos: Já deu pra observar que os micélios estão crescendo na placa e MELHOR nao tem nenhum sinal de contaminação!

Depois vou colocar as fotos da placa!

AMOR, PAZ e LIBERDADE!!

Voltando ao diário!

Passados 5 dias e temos micelio no pote e micelio em 2 placas. Estou gostando muito dos resultados e desse cultivo. A temperatura de incubaçao é a mesma temperatura ambiente que está oscilando entre 22 a 25C e os potes estão em penumbra. Essa é a temperatura é ideal para o crescimento do micélio em P. sajor-caju. Uma das placas que fiz contaminou com um fungo (Aspergilus) e com uma bactéria vermelha de crescimento circular (nao identificado). Estou achando a colonizaçao bem rápida, comparado com meu outro cultivo de (SA), que a colonização anda bem devagar e com o qual estou tento muito mais trabalho com incubadora e regulagem de temperatura.

O substrato "Jun-cao" tbm está indo muito bem! Colonizando muito rapido! Estou realmente gostando desse substrato para esse cultivo. Vou fazer mais uns potes mas agora vou adicionar cana-de-açucar moida e ver como vai.

Ai vao umas fotos do cultivo!
pleurotus4.JPGpleurotus5.JPG

Dia (30/05/06)

O micélio continua crescendo bem no substrato "Jun-cao" (capim-elefante com farelo de arroz e farelo de casca de ovo). As placas estão 100% colonizadas :) ! Ainda tenho bastante semente e inoculei (dia 28/05) mais dois sacos, só que agora usando grama, farelo de arroz e casca de ovo. Em 2 dias já dá pra ver o micelio colonizando.

Acho que essa espécie gosta muito de capim! :)

Consegui "sementes" de Lentinus edodes e um substrato 100% colonizado de Pleurotus ostreatus que tetarei fazer uns carimbos. Em breve estarei postando um cultivo de Shitake em Jun-cao.

Abraços

*Notem que uma das placas possui pequenos sinais de contaminação, mas o micélio tomou conta.
PleuroPlaca.JPGPleuroPlaca1.JPGpleuro30_05.JPG

Só para atualizar...

Uma foto nova (dia 06/06)! :)

O micélio ta colonizando bem a grama de quintal (nos sacos de polipropileno).

O pote já ta quase 100%!
P.sajorcaju.JPG

Ai estão eles!

Pleurotus sajor-caju. SUCULENTOS!

Nos sacos tem mais, com substrato feito de grama. Esse fim de semana devo abrir. Já estão 98% colonizados!!!

p. sajor-caju.JPGp. sajor-caju1.JPGp.sajor-caju.JPG

Agora é a vez dos sacos de polipropileno. :)

Esses sacos foram feitos com GRAMA catada na rua, farelo de arroz e farelo de casca de ovo.

A colonização foi muito rápida! Gostei muito dessa espécie. E é uma delícia. Um sabor especial.

E115 apesar de bem diferentes esses ai são basidios. Os ascomicetos são os indesejáveis bolores...ou o famoso e desejável (por nós) Claviceps purpurea :) ;)

Abraços a todos

pleuro1.JPGpleuro2.JPGpleuro3.JPG
 
Última edição por um moderador:
Boa sorte no cultivo gui, vou acompanhar de perto, quero logo começar um de comestiveis tbem :D:D Sorte e Paz!
 
boa sorte carinha!

queria eu ter disponibilidade ainda esse ano pra cultivar comestiveis tbm... mas pelo jeito vai ter que esperar
 
:?: :eek: Na verdade perguntas: pra que o farelo cascas de ovo?
é pra controlar a acidez? e este artificio pode ser usado em outros cultivos?
 
E ai Jhony,
cara na verdade estou fazendo um teste com esse farelo de casca de ovo. A idéia é mesmo controlar o Ph, não sei se vai realmente dar certo (já li alguma coisa a respeito). Deveria nesse caso estar usando gesso agrícola para controlar o Ph, mas como não encontrei foi a casca de ovo mesmo. O gesso agrícola é citado em vários artigos como o melhor regulador de Ph em cultivos de cogumelos comestiveis (Arailde Urben, 2003). Deve ser tbm para outros cogus, mas aqui no CM ainda nao vi ninguem usar-lo.
PAZ!
 
Olha, na embrapa eles vão te empurrar a técnica deles de tudo quanto é jeito (inclusive emocionalmente, vão te contar estórias de como cogumelos salvaram a vida de várias pessoas). A grande real é q eles são pesquisadores de jaleco em escritórios... sim, eles conhecem muito sobre cogumelos medicinais. Mas em nenhum momento vc vai ouvir falar positivamente de alucinógenos, mesmo sabendo q TODOS os cogumelos tem nem q seja uma quantidade residual de psilinas.

Neste sentido, eles vão te vender a idéia de empreendimento agroindustrial através da venda de cogumelos... devo dizer q muitos dos q saem do curso direto pro empreendimento se arrependem profundamente, é simplesmente caro demais e trabalho demais para competir com os chineses, japoneses e a empresa cogumelo do sol. Mesmo assim eles não vão admitir isso sem uma boa briga, eles sabem q mesmo sendo um mau negócio, a carreira profissional deles tem bem menos valor se menos pessoas/empresas estiverem ingressando no mercado (q é oligopolizado). A não ser q vc já esteja em condições imediatas para começar a produção, eu não recomendaria um engajamento muito forte nessa visão empreendedora, se vc não tem muito tempo sobrando, um bom pedaço de terra e talvez alguns equipamentos básicos (tipo autoclave e capela laminar), evite empolgações.

O grande lançe é ser criativo e gerar alternativas. Uma delas é adaptar as técnicas jun-cao à produção em pequena escala (qualquer escala menor q 1 ton de composto é pequena, em poucas situações o juncao será mais economico do q a PFtek), se vc quiser fazer isso de forma séria existem mais informações no Mycotopia ou Shroomery. O know-how para lidar com petris tbm é muito interessante, mas definitivamente não vai ser bem estudado no curso (eles preferem guardar isso pra eles próprios). A jun-cao é o grande trunfo do curso, mas a forma q é ensinada simplifica bastante uma técnica q é extremamente complexa, por outro lado encarece os processos por ser muito específica, portanto exige equipamentos e mat. prima muito caros.

O gesso agrícola é uma dessas idéias vendidas... poucas pessoas vão te vender gesso agrícola por esse nome, procure por cal q vc vai ter tanto uma sorte quanto um preço melhor. O cal é bom pq assim q misturado ele já está basificando o composto, o ovo e conchas já tem um tempo de liberação bem mais demorado e tbm são menos eficientes/confiáveis.

Enfim, o curso é mais ou menos, só sai ganhando pq é o único curso reconhecido de produção de cogumelos, isto é, se vc desconsiderar este site, pq nesse site vc tem o foco no baixo custo o q pode ser lido como acessibilidade.
 
Toda fonte de informação é válida cara, é soh saber nao se levar e ser absorvido pela propria informação. Pesquise, leia, acredite no que achar mais sensato e logico ... hehe ou não.

Tou bem, interessado nesse cultivo de comestiveis, nada industrial tbm, só pelo passa tempo e pela recompensa de ver os bixinhos dando certo.

Acho que o curso dá uma boa visão pra quem é leigo no assunto, e nem tenho muita base pra falar nada pois nao conheço bem a embrapa, se informação é o que você busca, pode separar bem das ideias comerciais utipocias que eles pregam. Ou se interessar tanto por elas e se tornar um cultivador muito bem sucedido mundialmente e ter umas fazendonas cheias de cogu, ninguem sabe.

Axo que informação nunca é demais :)

Não esqueça de trazer o que aprendeu para o forum para discutirmos as possiveis adaptações para os os cultivos de cubbies :)
 
Última edição por um moderador:
Cygnus, ótima explanação!

Complementando, pra ser um cultivador no Brasil vc tem que participar de cooperativas ou então ter muito dinheiro e ser um bom empreendedor.

O mercado ainda está condicionado aos grandes centros e como o Brasil tem um consumo baixo de cogumelos, é uma atitude eficaz ter o local de produção próximo a esses centros.

Cultivar comestíveis para próprio consumo é muito interessante, mas desconsiderem a imagem que temos do cultivo dos psilocybes, afinal a relação custo/benefício/paciência/trabalho dos comestíveis é bem diferente. A escala de produção deve ser maior.

Eu estava aguardando essa etapa do fórum, sabia que isso iria surgir e fico muito feliz em ver o sincero amor pela micologia.

Daqui a algumas semanas posto meu diário de Shiitake. ;)

Sorte Phyllo!
 
Eu fiz uma crítica bem construtiva à Embrapa, seria desconstrutiva se começasse a falar do preço potencialmente abusivo (heh). O q disse é justamente q eles sabem muito sobre produção mas apresentam a partir de um foco agroindustrial (função da embrapa), disse isso por experiência própria, eu já fiz o curso e já pratiquei as técnicas deles, já adaptei ao cultivo de psilocybes tbm e reescrevo mais uma vez, no nível produtivo indoor/amador não existe técnica melhor do q a PFtek, isso não quer dizer q não vale a pena pelo menos tentar. Minha crítica principal gira em torno do fato dos interessados da embrapa serem cientistas em jalecos e não empreendedores no sentido restrito da palavra.

De forma similar, adaptar algumas técnicas exploradas no site ao cultivo profissional tbm traz muitos benefícios. Se vc já produziu através da PFtek simples pelo menos uma vez, a parte teórica entra muuuito mais fácil e rola tbm um certo jumpstart na prática, as diferenças entre uma e outra escalas de produção é onde vc pode tirar mais conteúdo prático e teórico. A linguagem tbm difere muito. Outra coisa q notei é q os terrários indoor não são previstos pelas técnicas de produção em larga escala (talvez pra formação de matrizes ou para adquirir esporos), tbm não funcionam tão bem assim para cultivar jun-cao (creio q exiga muito oxigênio). Outra diferença é q no cultivo em larga escala vc tem uma ênfase na produção e conservação de matrizes vivas, raramente sendo utilizados esporos como ponto de partida, isto tem seus revezes óbvios, complica para os cultivadores em pequena escala tanto adquirir como saber como fazer um print a partir de cogumelos variados (alguns são realmente complicados de tirar print, tipo o reishii), isto tbm tem grandes implicações na qualidade genética da produção, apesar de não ser tão preocupante assim.

Como disse antes tbm, vale MUITO a pena checar os fóruns mycotopia e shroomery, aonde podem ser encontradas adaptações da PFtek à produção de medicinais (shiitake, reishii e pleurotus eu já vi), a produtividade é muito fraca, mas tem bons prospectos futuros.
 
É isso ai Cgnus, valeu pelos toques!

Como esse meu cultivo é apenas um experimento piloto, vou tentar fazer outros cultivos (com P. sajor-caju) usando outras técnicas, como PFTEK que já estou me familiarizando bem (e que vc falou que é possível) :). Tenho ainda bastante semente! E tenho que confessar que realmente fazer um bolo de vermiculita e arroz é muito mais fácil do que foi preparar um substrato de capim, no qual tive que picar com minhas próprias mãos.:eek: Outro aspecto que vale a pena falar aqui é que mensuarar as quantidades para produzir o jun-cao em pequena escala foi tbm bem dificil.

Estou conhecendo as diferentes TEKs que existem para o cultivo de cogus e um dia é certo que vou chegar ao que mais me agrada!:)
Valeu a comunidade!
 
Última edição por um moderador:
Ei NeuroFX, blz?

Eu fiz essas placas só pra garantir novas culturas. Mas ainda tenho muita "semente" e vou fazer mais placas dessa espécie. Mas quem tiver o interesse em cultivar Pleurotus sajor-caju estas ai estão disponíveis! ;) :)

Abraços!!!
 
Última edição por um moderador:
Fala phllomedusa blz, cara muito interessante essa especie e esses metodos de cultivo, despertou vontade de pesquisar mais sobre e cultivar para poder se deliciar , da vontade de provar para ver como é o gosto hhehehehe,

Legal a ideia de adptar outros metodos tipo pf ou graos, vou procurar ler mais sobre... :)
boa sorte no seu cultivo :)
 
Última edição por um moderador:
Cara esse micélio tah lindo!!!

Boa sorte e mta paz pra vc e pros seus cogus!!!

:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :luz:
 
e ai Neuro,
to salivando cara, nao vejo a hora.;)
Mas acho que só domingo abrirei a tampa do pote. Postarei aqui o desenvolvimento dos cogus!:pos:

*Mas os P. ostreatus vão pra panela em breve. :D
 
Neuro,
eu nao tenho certeza, mas me parece que os sacos produzem mais. Essa espécie fica bem grande mesmo.
Vou poder afirmar isso quando abrir os sacos.
logo logo ponho as fotos dos sacos.
abraços!
 
Alguém será q pode me responder ? :confused:

Como q se faz prints de esporos dessa espécie???

:confused: ;) :p: :rolleyes: :rolleyes:

Thanks!

E Parabéns Phyllo por esse lindo e magnífico cultivo!!!

Estamos contigo te desejand bons fluidos!!!
 
Back
Top