Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo das strains MEX, B+ e TAZ

Diário de cultivo completo.
Início do cultivo: 30 de Outubro de 2006

Substrato: Arroz integral com casca, milho de pipoca, linhaça e níger

Strains: MEX, B+ e TAZ

Estação: Inverno, temp média 29º C

Procedimentos:

Preparo do substrato: O arroz e milho foram moídos misturei a linhaça e o níger.
Acrescentei água mineral a mistura e por fim a vermiculita

Esterelização: O substrato foi acondicionado em potes PP de 800ml, colocado selo de vermiculita, tampão de papel alumínio e esterelizado em panela de pressão por 1 hora.

Inoculação: Cada pote foi inoculado com 4 furos equidistantes.

Colonização: Os potes ficarão em caixa de papelão até 100% colonizados.
Temperatura varia entre 28 à 30º C.


Foto 417 - pote PP 800 ml strain MEX
Foto 418 - pote PP 800 ml strain B+
Foto 421 - pote PP 800 ml strain TAZ
Imagem 417.jpgImagem 0418.jpgImagem 0421.jpg
 
Tua patroa não brigou contigo não, fica cortando a estera de casa pra fazer cogumelo!!rsrsrsr

Deixando a brincadeira de lado, ta de parabens ai to acompanhado e aprendendo muito com seus cultivos!!!

Abraço:pos:
 
eaí mauricio!
tá sofrendo muito com o calor escaldante dessa epoca? ou ae no hemisferio norte tá mais ameno que aqui no sul?
temperaturas variando entre 32-39C com 85-99% constantes de umidade. os outdoor tao BOMBANDO!.
como você tá fazendo ae???
mesmo esquema de resfriamento funcinando ainda com sucesso??
 
O tempo aqui está chuvoso, a temperatura ainda alta, mas não tanto.

Agora pelo natal tive que retirar os terrários da mesa da sala.

Trouxe-os para o escritório, onde uso o ar condicionado todo dia.

Limpei todo o escritório com solução de pinho sol antes de deslocar os terrários para lá.

A temperatura dentro dos terrários está oscilando em torno de 25º C.

Os casing estão bonitos, o micélio começa a surgir na última camada que coloquei.

A esteira de casca de bananeira colonizou totalmente, ela absorve muita água.

A última camada de todos os 6 casing foi de vermiculita esterilizada.

Se tudo seguir como está, os pins aparecem entre o dia 4 e 7 de Janeiro.

Tenho tido problemas com o fungo verde, perdi 2 casing (TAZ) contaminados com o fungo (seriam 8 no total) .

Um 3º apontou com uma mancha verde, mas eu retirei toda área contaminada e apliquei H2O2 10 volumes.

Desde que perdi os casing de ECUADOR, esse fungo está dando trabalho para ser irradicado do ambiente.
 
tentar tamponar as camadas de casing mauricio.
a trichoderma nao vive em meios neutros, só levemente acidos.
se o PH tiver 7.0 acredito que você tenha uma chance a MAIS na luta contra o duende..

se nao encontrar nem gesso nem calcareo utilize pó de casca de ovo mesmo.

Aumente gradativamente a quantidade até achar o ponto onde a trich nao se instala.
cal hidratada pode ser adicionada em peequenas quantidades a agua que vai ser bborrifada nos casings tb.
bicarbonato de sodio eu nunca experiementei.:pos:
 
tentar tamponar as camadas de casing mauricio.
a trichoderma nao vive em meios neutros, só levemente acidos.
se o PH tiver 7.0 acredito que você tenha uma chance a MAIS na luta contra o duende..

se nao encontrar nem gesso nem calcareo utilize pó de casca de ovo mesmo.


Sim, estou usando calcáreo na composição da camada de casing.

Acho que ainda não atingi o ponto certo, para neutralizar acidez do café.



Aumente gradativamente a quantidade até achar o ponto onde a trich nao se instala.
cal hidratada pode ser adicionada em peequenas quantidades a agua que vai ser bborrifada nos casings tb.
bicarbonato de sodio eu nunca experiementei.:pos:


Estou borrifando H2O2 10 volumes diariamente dentro dos terrários.

Além de umidecer, ser germicida, oxigena o ambiente no interior do terrário.

Esses 6 casing e o bolo estão com um jeitão de que vão bombar.
 
28/12

O 3º casing de TAZ que apontou uma mancha verde está tomado pelo fungo.

Hoje notei uma camada branca como o micélio do cubensis em vários pontos do casing.

Ao abrir o terrário vi que a camada tinha esporos verdes salpicados.

Tirei o casing do terrário raspei toda a camada superior de vermiculita.

Fiz alguns buracos, onde o fungo penetrava um pouco, para retirá-lo.

Logo abaixo da vermiculita tem uma camada de fibra e pó de coco.

Nessa camada o micélio do TAZ está forte, algodoado, pronto para pinar.

Misturei 16 colheres de sopa de turfa com 2 de calcáreo e apliquei sobre a camada de fibra e pó de coco.

Esse casing ficará fora do terrário ao ar livre.

O casing contaminado estava com outros 2 casing no mesmo terrário.

Fica agora a dúvida se os outros 2 casing foram atingidos.
 
Fala Maurício

Kara, to aprendendo, tô aprendendo.....

Não tenho idéias de como te ajudar, parece que este contaminante tá mesmo te deixando pirado.... fiquei triste quando li que contaminou tb um casing, e pode ter contaminado os outros tb....

Como vc vai proceder agora?

Amigo, nas suas experiências de cultivo, qual é a strain de cogu que apresenta maior tamanho??? Estou me interessando pelos B+, talvez seja um de meus próximos cultivos.....

abraço, paz e luz!
 
Fala MuiLok

Esse fungo quando aparece é um caos.

Voce limpa tudo, higieniza, esteriliza, parece que está livre e quando vê ele aparece.

A aplicação de calcáreo ou outro produto para reduzir a acidez é recomendado.

Em Ph levemente básico o fungo não se desenvolve por isso a aplicação dessa mistura de turfa com calcáreo para salvar o casing.

Antes já havia perdido os casing de ECUADOR com o fungo verde.

Agora já foram 3 casing de TAZ com o mesmo fungo.


O NeuroFX disponibilizou um guia de raças.

https://teonanacatl.org/threads/guia-de-raças-strains.17/

A disponibilidade de raças entre nós é que está restrita a poucas strains.
 
29/12


Outro casing contaminado com esporos verdes.

Aparece um pontinho verde na superfície, então eu viro o casing dentro de outro estojo para ver o fundo.

Percebo que aquele pontinho é só a ponta do iceberg.

Todos que contaminaram estavam no terrário substituto.

Nele tenho ainda 1 MEX e 1 TAZ

No terrário principal estão 1 MEX, 1 B+ e um bolo de B+
 
Po Mauricio, que saco hein, perder casings pra conraminação:mad:

Mas ta tudo certo, pra vc isso é so um detalhe:D

Good Vibes!!!

Peace
 
Os alquimistas estão chegando
Estão chegando os alquimistas

Os alqumistas estão chegando
Estão chegando os alquimistas

Eles são discretos e silenciosos
Moram bem longe dos homens
Escolhem com carinho a hora
E o tempo do seu precioso trabalho
São pacientes, assíduos e perseverantes

Executam, segundo as regras herméticas
Desde a trituração, a fixação
A destilação e a coagulação

Trazem consigo cadinhos
Vasos de vidro, potes de louça
Todos bem iluminados

Evitam qualquer relação com pessoas
De temperamento sórdido
De temperamento sórdido

Os alquimistas estão chegando
Estão chegando os alquimistas
Os alquimistas estão chegando
Estão chegando os alquimistas

Jorge Ben Jor
 
01/01/2007

Restaram 4 casing sadios:

2 MEX, 1 TAZ e 1 B+

Todos estão frutificando.

Foram perdidos 4 casing de TAZ.

O bolo de B+ parece uma casca de ovo de tão resecado.

Vou preparar um casing dele.

As fotos mostram um dos casing de MEX
Imagem 0484.jpgImagem 0485.jpgImagem 0486.jpg
 
ae mauricio tô detectando um problema crucial no seu cultivo!

falta uma fitinha vermelha amarrada nos casings pra evitar olho gordo!

poxa tá BONITO DEMAIS!!!

que presentao de ano novo, não?

lembra das minhas pimentas que eu havia colocado em cima dos potes no coletivo2?

secaram tanto que NEM AS SEMENTES GERMINARAM!

ehehehhe

[]´s
 
02/01/2007

Casing de MEX

Estou mantendo o terrário coberto para não permitir a entrada de luz.

A intenção é retardar o rompimento do véu e assim permitir que se desenvolvam mais para ter carimbos maiores.
Imagem 0487.jpgImagem 0488.jpgImagem 0489.jpgImagem 0490.jpg
 
QUE LINDO QUE LINDO;)

Belos casings Mauricio
vi que eles estao bem soltinhos, vc acha valido eu pegar um instrumento esteril e mexer um pouco pra descompactar? acho que compactei os meus.:confused:

Peace
 
Fala Profeta!!!

tá tudo muito legal, to acompanhando pra aprender....

Ia perguntar se vc tinha espaço pra todos esses casings que fez, mas vi q possui um terrário substituto....

Ando meio grilado com esse fungo que anda atacando por aí... tava lendo em seu cultivo de Pesa... chega uma hora e vc dá encerrado o cultivo, por contaminação verde... putz, tava tudo tão bom, com ótimos exemplares em tamanho e tudo mais!!!

Seu sistema ainda é com o cooler? vc usa o borbulhador de aquário?? Bom...até agora não tive esse problema (que sorte), portanto nem sei o que dizer... acredito que um borbulhador ligado 24 horas, execute uma ótima troca de ar...

Bom, ando cobrindo meu terrário com uma tela plastica, daquelas tipo mosquiteiro... talvez com a tela sombrite (aquela pra hortaliças), vc consiga um equilíbrio de iluminação, existe mais de um tipo, cada uma com uma percentagem de passagem de luz... talvez seja interessante não manter 100% escuro...

Muito bom amigo, ainda sonho com cogumelos grandes assim como esses que vejo em seus cultivos!!!

good vibes, paz e luz!!!
 
As fotos são de um único casing.

Remexer a camada de casing pode danificar a rede de micélio abaixo e retardar a frutificação ou até impedir.

Algo a ser notado nesse casing, e nos outros que estão também frutificando, é que eu os coloquei no terrário no dia 24/12 (domingo).

No dia 30/12 (sábado) todos já estavam pinando.

Acredito que a temperatura mantida baixa em torno de 21 a 24º C e a troca de ar acelerou bastante a pinagem.

Devo ressaltar também, que na composição da camada de todos os casing teve café.

O bolo de B+, que estava no terrário junto com o casing secou, parece casca de ovo.

Coloquei-o dentro de um ziplog cortei em pedaços juntei vermiculita esterilizada.

Guardei no escuro para induzir o crescimento de micélio.

Após alguns dias, se o micélio crescer, vou montar um casing.



Bolos necessitam de um ambiente bem úmido e o ar circulando sem secá-los.

Cooler e exaustores se usados em excesso secam o bolo.

O próprio umificador promover a circulação de ar.

Basta abrir um pequeno buraco na caixa e proteger com lã acrilica.



Casing não necessitam de umidificadores, pois já possuem umidade interna.

Estou mantendo a umidade borrifando água destilada + H2O2 nas paredes da caixa.
 
Agradeço em nome de todos que se beneficiam com palavras tao ricas em sabedoria no cultivo, puxa mauricio vc resumiu em poucas palavras muita informação importantissima sobre essa fase dificil de frutificação.

:pos:

Peace
 
Olá Maurício.

Obrigado por estar sempre compartilhando suas técnicas de cultivo conosco, sem atitudes como essa, de pessoas experientes como você, nós iniciantes teríamos obstáculos incríveis e muitos desistiriam logo de cara.

Agora falando sobre esse fungo que vem te atormentando, já pensou em tomar atitudes drásticas, como fazer uma tremenda limpeza na casa, lavar todas as roupas do guarda roupa, limpar o guarda roupa encher ele e o quarto de lysol, ... limpar todas as coisas do comodo X e depois limpar bem o comodo X e encher o cômodo de lysol, etc...

Quando você limpa os casings, os esporos do fungo podem acabar ficando preso as suas roupas, será que simplesmente lavá-las com sabão em pó é suficiente para acabar com os esporos? Eu consideraria usar algum tipo de sabão para lavar roupas que seja antigerme e antifungo. Deve existir um.

Também seria importante você tentar descobrir a origem dos esporos do fungo verde, pode ser que tenha algo mofado com fungo verde aí por perto, no pior caso tem algo mofado no fundo do quintal do seu vizinho porcão, e sempre que venta os esporos de lá voam até seus casings. Isso seria terrível, mas é uma coisa a ser considerada.

Espero que alguma dessas informacoes tenham sido úteis.

Até mais.
 
Última edição por um moderador:
Back
Top