Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo com o2

openmind

Esporo
Cadastrado
16/09/2023
1
2
45
Sul de Santa Catarina
Boa Tarde, tentei me apresentar, mas não consegui, então vou juntar o útil ao agradável, sou usuário de cubensis selvagens com intuito medicinal, é uma baita terapia. Usava a uns 20 anos recreativamente e neste ano descobri que era mais feliz quando usava e fui tentar descobrir porquê.

Acontece que resolvi tentar cultivar meus cogumelos, nunca tomei não sendo fresco, no máximo 3 dias após a coleta.

Estou tentando 3 frentes
Spaw com milho
Pfteck
E um juntado de esterco colonizado com micelios com vermiculita e palha.

Procurei muito no fórum e não achei nada muito mais aprofundado quanto a minha dúvida, na fase que de fato os cogumelos aparecem precisa de o2, eu gostaria de saber qual o impacto que tem o2 no cultivo, se o cogumelo fica mais forte, maior, mais bonito, uniforme sei lá...

Pois tenho um concentrador de oxigênio e quero usar ele com um temporizador ao invés de abanar então vai ter uma disponibilidade absurdamente maior de o2, eu sei que devia fazer o arroz com feijão mesmo, mas tudo bem, de toda forma a trip tá garantida pela previsão do tempo.

Me desculpem se cometi alguma gafe....

Só um adendo... achei no fórum incluir h2o2 no terrario, mas não tinha o resultado da experiência no tópico.
 
Não precisa de O2 suplementar, só o normal (já que os cogumelos na natureza, crescem ao ar livre). Nem de luz.

Acontece que alguns contaminantes se favorecem de um ambiente escuro, pobre em oxigênio e mal ventilado, como é o caso do cobweb. Por isso se recomenda abanar o terrário com uma certa freqüência, 2 ou 3 vezes por dia. Não precisa mais que isso.

Ventilar demais é prejudicial, pois baixa a umidade - essa sim, o cubensis precisa que seja bem alta. Intercalando com os breves períodos de baixa umidade de quando se abana, leva ao aparecimento de pins.

H2O2 é antisséptico e geralmente é utilizado não para acrescentar oxigênio, mas sim para matar contaminantes nas paredes do terrário, na argila/perlita, e às vezes, nos próprios bolos.

No caso do cultivo partindo de selvagens, podem ser necessárias algumas tentativas para você conseguir colher um carimbo e partir daí a um cultivo indoor, ou antes você pode tentar trabalhar com isolamento.
 
Não precisa de O2 suplementar, só o normal (já que os cogumelos na natureza, crescem ao ar livre). Nem de luz.

Acontece que alguns contaminantes se favorecem de um ambiente escuro, pobre em oxigênio e mal ventilado, como é o caso do cobweb. Por isso se recomenda abanar o terrário com uma certa freqüência, 2 ou 3 vezes por dia. Não precisa mais que isso.

Ventilar demais é prejudicial, pois baixa a umidade - essa sim, o cubensis precisa que seja bem alta. Intercalando com os breves períodos de baixa umidade de quando se abana, leva ao aparecimento de pins.

H2O2 é antisséptico e geralmente é utilizado não para acrescentar oxigênio, mas sim para matar contaminantes nas paredes do terrário, na argila/perlita, e às vezes, nos próprios bolos.

No caso do cultivo partindo de selvagens, podem ser necessárias algumas tentativas para você conseguir colher um carimbo e partir daí a um cultivo indoor, ou antes você pode tentar trabalhar com isolamento.
Obrigado pelas informações, realmente estava tendo dificuldades em conseguir não o carimbo, mas toda a parte de assepsia, não vou usar o2 então...
O fórum tem muito material e consegui fazer uma cultura liquida aparentemente sem contaminantes a partir de um soab que passei na base do chapéu de um cogumelo bem bonito que coletei, tudo que eu havia feito antes contaminou ...
Vou aguardar essa cultura se desenvolver mais um pouco e fazer spaw e depois pftek, o que percebi, é que muita calma e preparo são fundamentais, e eu estava pulando essas etapas e pensando em algo fora da realidade, uma coisa de cada vez. Se eu tiver sucesso em alguns cultivos volto a cogitar o uso do concentrador, por enquanto seria colocar a carruagem na frente do cavalo.
 
Última edição por um moderador:
Back
Top