Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo com esporos selvagens

Diário de cultivo completo.
Fiz um carimbo de um cogumelo selvagem e resolvi cultiva-lo, sou do interior não encontro quase nenhum material bom pra trabalhar por aqui, por falta da vermiculita estou tentando fazer o método spawn do milho, quando "colonizar"? o milho todo estou pensando em fazer um bulk com fibra de pó de coco e húmus e já lembrando se alguém souber de uma dica pra mim sobre como fazer uma pasteurização desse substrato sem micro-ondas me ajudaria muito.
Um detalhe é que me parece estar todos frascos contaminados mas vou continuar até o fim pra ver o que acontece!

b09z.jpg 0tke.jpg r0ex.jpg ctvj.jpg xz4k.jpg nw2j.jpg jq7l.jpg slla.jpg y0tt.jpg vwk3.jpg

Já tem 14 dias que foram inoculados.

Última edição por um moderador:
Olá, @Neofly. Por favor faça o upload das imagens no post. Grato.

Cultivar a partir de selvagens não é uma tarefa fácil nem para os experientes. Antes de inocular os substratos diretamente do carimbo selvagem, o ideal seria isolar o micélio.

Sobre a pasteurização, pesquise o fórum, há várias dicas e tutoriais.

A qualidade da imagem não ajuda muito, mas está me parecendo micélio de cubensis, porém o pote está com excesso de água. Dificilmente o micélio irá colonizar a área "alagada".

Olá, @Neofly. Por favor faça o upload das imagens no post.

Cultivar a partir de selvagens não é uma tarefa fácil nem para os experientes. Antes de inocular os substratos diretamente do carimbo selvagem, o ideal seria isolar o micélio.

Sobre a pasteurização, pesquise o fórum, há várias dicas e tutoriais.

A qualidade da imagem não ajuda muito, mas está me parecendo micélio de cubensis, porém o pote está com excesso de água. Dificilmente o micélio irá colonizar a área "alagada".
Olá Cosmik,
Não sei como fazer o upload das imagens =/
esses potes quadrados estão com excesso de agua mesmo, teve um que tombou na panela e piorou a situação,
e são cubensis, depois que tirei os carimbos sequei eles e estão guardados!
vlw pela colaboração!

Um detalhe é que me parece estar todos frascos contaminados mas vou continuar até o fim pra ver o que acontece!
.
Muito pessimismo, muda essa vibração!
Achou um selvagem em um pasto? conta mais pra nós ai!

Muito pessimismo, muda essa vibração!
Achou um selvagem em um pasto? conta mais pra nós ai!

Ola Tupy!!
aproveitei quando começou as chuvas aqui na minha região e fui a caça, entrei em uma mata perto de um rio onde tinha algumas bostas de vacas e com sorte achei uns 4 cogumelos juntos, e com muito custo encontrei mais um solitário, colhi tirei print e sequei eles, uns dois dias depois sai pra dar mais uma volta, andei andei e nada encontrei, quando menos espero acho um pasto com bastante cubensis, fiz outra colheita tinha um bonito grande resolvi tirar um print dele também e foi dele que inoculei esses potes. Estou com uma safra seca já, só esperando a hora certa pra serem degustados ;).
alguns meses antes disso tentei uma carta pra pro-fungos mas me parece que nunca chegou lá:(.

Uma curiosidade, @Neofly. Sem especificar o local exato, poderia nos dizer em qual cidade ou estado foi feita a coleta? :geek:

A não ser pelo excesso de água nos fundos, o micélio está bem legal...

Tente usar vidros maiores da próxima, secar melhor o milho e colocar uma camada de vermiculita no fundo, que o problema é contornado! (:

atualizando
coloquei pó de casca de coco úmida em baixo e a mistura do milho com mais pó de casca de coco por cima!
2013-12-26-528.jpg 2013-12-26-528.jpg 2013-12-26-529.jpg 2013-12-26-530.jpg 2013-12-26-531.jpg 2013-12-26-532.jpg
além do plástico estou tampando com um papel toalha até colonizar melhor pra ficar mais escuro!

coloquei pó de casca de coco úmida em baixo e a mistura do milho com mais pó de casca de coco por cima!
...
além do plástico estou tampando com um papel toalha até colonizar melhor pra ficar mais escuro!

Só úmida? Não pasteurizou ou esterilizou? :huh:
O coco tem o pH um pouco baixo, então seria ideal adicionar ao menos uns 2% de carbonato de cálcio.

Recomendo fazer uns furos no plástico. Baseando-se nas minhas experiências, a colonização de substratos pasteurizados requer o um pouco de circulação de ar, caso contrário, prevalece a proliferação de bactérias anaeróbicas.

Só úmida? Não pasteurizou ou esterilizou? :huh:
O coco tem o pH um pouco baixo, então seria ideal adicionar ao menos uns 2% de carbonato de cálcio.

Recomendo fazer uns furos no plástico. Baseando-se nas minhas experiências, a colonização de substratos pasteurizados requer o um pouco de circulação de ar, caso contrário, prevalece a proliferação de bactérias anaeróbicas.
pasteurizei fervi o substrato na agua por 40 min.

Atualizando;

deixei o substrato colonizar bem e ele me pareceu bem seco (esta muito calor aqui) então fiz um projeto de terrário e coloquei os potes com o bulk dentro! Já avistei um pin!
Ibagens:
2014-01-08-539.jpg 2014-01-08-540.jpg 2014-01-08-543.jpg 2014-01-08-538.jpg 2014-01-08-541.jpg 2014-01-08-542.jpg

Está mantendo a troca de ar manualmente?

Na próxima, evite deixar grãos/spawn expostos na superfície do bulk/casing. São fáceis para contaminar.

Está mantendo a troca de ar manualmente?

Na próxima, evite deixar grãos/spawn expostos na superfície do bulk/casing. São fáceis para contaminar.

Coloquei no terrario Hoje na verdade nem iria por, ia deixar no balde mesmo do modo que estava lá em cima, resolvi colocar porque tô em duvida da umidade que estava no balde pelo calor q tá fazendo e o plástico que estava cobrindo em cima não tava ficando úmido, vou fazer a troca de ar manual mesmo, vou dar umas abanadas todo dia, e da próxima vez vou cobrir com uma fina camada de substrato pasteurizado vi essa dica também no outro diário, valeu!!

Tá bem bonito, se ver que está muito quente, coloque uma garrafa de gelo dentro do terrário sempre que puder, constantemente, vai ajudar a criar umidade e manter uma boa temperatura.

lindo trabalho cara... vc foi premiado em inocular com multiesporos de selvagem sem contaminação nem uma. parabéns :D

Back