Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo Cambodian (Milho) e Xapuri (Arroz integral).

Diário de cultivo completo.
Bom dia Senhores!

Inicio aqui meu novo diário de cultivo, conforme titulo... Os milhos foram inoculados na noite do dia 31/08 com uma cultura liquida do PC - Cambodian. Apenas 1 pote de milho que já está praticamente 100% foi inoculado no dia 19/08 como teste da CL.

Os pfteks de arroz integral foram inoculados na noite do dia 31/08 com Xapuri, também previamente desenvolvido em Cultura Líquida.

DSC08288.JPG DSC08289.JPG DSC08290.JPG DSC08291.JPG DSC08292.JPG DSC08293.JPG DSC08294.JPG DSC08295.JPG DSC08296.JPG DSC08297.JPG DSC08298.JPG DSC08300.JPG DSC08301.JPG DSC08302.JPG DSC08303.JPG DSC08307.JPG DSC08308.JPG DSC08310.JPG DSC08311.JPG DSC08312.JPG DSC08314.JPGDSC08319.JPGDSC08323.JPG

As vezes fico desconfiado se os milhos podem estar contaminados com Verticillium... o que acham?

Pretendo fazer bulk, já tenho alguns itens em casa, pó de concha, Pó de casca de pinus, fibra de coco, pó de coco... pretendo comprar o humus de minhoca.

Abraço e até logo!

Última edição:
Não me parecem contaminados. Aliás, na minha opinião estão super saudáveis! :fome:

Sucesso no cultivo! :)

Não me parecem contaminados. Aliás, na minha opinião estão super saudáveis! :fome:

Sucesso no cultivo! :)

Obrigado Cosmik! O primeiro pote que já está mais avançado... eu não tenho percebido mudanças do micélio dessa parte que está "enevoada"... como é meu primeiro cultivo no milho... não sei bem se é assim que se apresenta o micélio algodoado.

Mas estou bem empolgado! Meu segundo cultivo. Vamos nessa!

Abraços

Está indo muito bem no cultivo.
O micélio realmente está super saudável, como disse nosso amigo Cosmik.
Vai detalhando ai que estamos acompanhando daquí.
Boas energias pra tí.(:

Obrigado a todos pela positividade! (:

Recebi um ligação do micélio e disseram que estão um pouco sufocados, e que precisam respirar. Agradeceriam se você fizesse uns 4 furos e colocasse micropore. (:

Inicio aqui meu novo diário de cultivo, conforme titulo... Os milhos foram inoculados na noite do dia 31/08 com uma cultura liquida do PC - Cambodian.

A CL é um teste parcial da qualidade dos esporos

Apenas 1 pote de milho que já está praticamente 100% foi inoculado no dia 19/08 como teste da CL.

Depois de testar o carimbo, um teste para a CL.

Os pfteks de arroz integral foram inoculados na noite do dia 31/08 com Xapuri, também previamente desenvolvido em Cultura Líquida.

Passo à passo bem planejado.

As vezes fico desconfiado se os milhos podem estar contaminados com Verticillium... o que acham?

Pela analise das fotos ainda é cedo para essa duvida

Pretendo fazer bulk, já tenho alguns itens em casa, pó de concha, Pó de casca de pinus, fibra de coco, pó de coco... pretendo comprar o humus de minhoca.

Todos são bons materiais

Recebi um ligação do micélio e disseram que estão um pouco sufocados, e que precisam respirar. Agradeceriam se você fizesse uns 4 furos e colocasse micropore. (:

Ainda é cedo para fazer furos, a superfície deve está colonizada para agir como um escudo para instalação de outros microrganismos.

Essa ideia de esperar a superfície ficar colonizada é muito útil mesmo, fiz furos no meu pote de Rust Spore q tinham uns milhos ainda sem colonizar, mas só faltava eles ja estava colonizado cerca de 98%, ai contaminou com tricho bem nos milhos que estavam de baixo do furo!

@AshtarSherry não entendeu algo meu querido ?

Última edição por um moderador:
É uma m..... quando isso acontece, mas serve de aprendizado pra gente. O que eu entendi foi que contaminou por baixo dos furos desnecessários antes da colonização total... foi isso? É uma pena que tenha contaminado, pau na máquina! Grato por compartilhar.

É uma m..... quando isso acontece, mas serve de aprendizado pra gente. O que eu entendi foi que contaminou por baixo dos furos desnecessários antes da colonização total... foi isso? É uma pena que tenha contaminado, pau na máquina! Grato por compartilhar.
Isso ! na verdade os furos foram necessários pq a faze final ficou meio estagnada e eu estava com o bulk pasteurizando ja, era cerca de uns 10 grãos, 5 de cada lado do pote, e eu fiz furos sem pensar nisso, ai 1 dia depois os milhos q estavam sem colonizar de baixo dos furos, estavam contaminado com Tricho !, creio eu que contaminou na hora de furar, mesmo usando alcool e etc.. pq se fosse do milho acho q ja teria contaminado afinal faz mais de 1 mes q esstao na incubadora !

É por essas e por outras que eu faço 5 furos em cada tampa dupla selada de papel-alumínio ANTES da esterilização. Faço isso com a ponta de uma caneta esferográfica. Depois, abro a pp em ambiente estéril, tiro a tampa simples de papel alumínio, cubro os 5 furos das tampas duplas, selo com micropore, inoculo, selo os 4 furinhos de agulha com micropore, e só etão ponho eles na incubadora. Esse procedimento diminui muito as probabilidades de contaminação e também provê a respiração necessária, uma certa troca gasosa necessária para o bom desenvolvimento do micélio. Mas nada melhor que a experiência pra nos ensinar. Boa sorte nos cultivos aí!

Esse procedimento diminui muito as probabilidades de contaminação e também provê a respiração necessária, uma certa troca gasosa necessária para o bom desenvolvimento do micélio. !
Eu achava que o micélio na fase inicial da colonização precisasse de CO2, e na fase final fazia troca de ar pq ai ele precisaria de oxigenio... mas se vc faz assim e funciona, mto bom, pq realmente diminui a probabilidade de contaminação na hora de furar !

na fase de colonização o que importa é o CO2 e NÃO O2, este é absolutamente desnecessário no momento.

enquanto o micélio está em fase de colonização, ele precisa de CO2. O2 só é bom na fase de crescimento do corpo de frutificação, que é o cogumelo.

É por essas e por outras que eu faço 5 furos em cada tampa dupla selada de papel-alumínio ANTES da esterilização.

Esse procedimento diminui muito as probabilidades de contaminação e também provê a respiração necessária, uma certa troca gasosa necessária para o bom desenvolvimento do micélio.

Afinal essas contradições que acabam confundindo a cabeça.

Última edição por um moderador:
Dou minha mão à palmatória, @Mauricio . Eu percebi, pela experiência com meus cultivos, que no final das contas o micélio se desenvolve bem, desde que nas condições ideais de incubação, contando desde o início com pequenos respiros para troca gasosa. É isso, retiro tudo que disse antes, e fica valendo esta minha última afirmação. Perdão e grato.

Já eu não acho, tenho certeza que você deve acompanhar mais de perto o dia a dia do fórum e dos outros diários.

Sugiro que comece por aqui: https://teonanacatl.org/threads/gt-mexican-1°-undercultivo.9124/page-2#post-135995
Não entendi Ecuador, estou errado ?

no link q vc me deu tem esse explicação do Mauricio, que foi oq eu quis dizer logo a cima : Do dia 28/08 até 06/09 ainda em processo de completar 100%, isso revela que o crescimento estagnou é necessário agir e furar o tampão, para liberar os gases. Houve uma saturação

ele colonizou sem furo, no final quando ficou o excesso de co2 ele estagnou, tendo assim que fazer o furo pra troca de ar...

Obrigado mesmo amigos,

A respeito do micropore pro micélio respirar... pode ser uma boa pro primeiro pote teste q já está mais avançado. ;)

Obrigado a todos! Discussão muito construtiva. Abraços

Um ótima noite!

Bom dia amigos,

Vim atualizar o estado dos potes... alguns já estão 100% vou pretendo preparar tudo no maximo até semana que vem... o primeiro pote que foi inoculado no dia 19/08 já está cheio de nós hifais, é melhor coloca-lo na geladeira?

Abraços!! Paz e luz.

DSC08327.JPG DSC08328.JPG DSC08330.JPG DSC08332.JPG DSC08333.JPG DSC08335.JPG DSC08336.JPG DSC08337.JPG DSC08338.JPG DSC08339.JPG DSC08340.JPG

Back