Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo #2: MONOTUB - Strain Australian

Diário de cultivo problemático.
Olá queridos! Essa é a segunda TEK com a qual estou experimentando. Esse diário está sendo iniciado antes da montagem do terrário em si pois sinto que os conselhos de vocês podem fazr com que esse cultivo tenha maior grau de sucesso, principalmente pois sendo essa série que estou reportando a minha primeira experiência cultivando os cubensis a TEK de bulk tem um grau de complexidade um pouco maior, e já dei de cara com alguns probleminhas!

Mais detalhes abaixo

==================​
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: AUSTRALIAN
PROCEDÊNCIA: mesmo carimbola que consegui através de uma amiga.​

---------------------------------------------​
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------

GRÃOS:
Milho​

Método de preparação e esterilização do substrato:
Escolhi trabalhar com o milho de pipoca pela acessibilidade.
O milho foi lavado e tindalizado de acordo com a TEK postada por Maurício em outro tópico especifico.
Ou seja, o milho foi fervido três dias seguidos de tampa fechada e na mesma água.

Não senti que o substrato ficou 100%, pois alguns grãs chegaram a eclodir, o que de acordo com a experiência de outros cultivadores é um fator capaz de facilitar a ocorrência de contaminações.
Após isso o milho foi colocado em potes de vidro grandes de azeitona e levados a esterilização na PP por 1h20min, foi deixada esfriar de um dia para o outro.


-------------------------------------------------​
INOCULAÇÃO: Data 21 / 04 / 17​
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos

GloveBroxa?
(X) Sim ( ) Não

Os potes foram inoculados com o mesmo procedimento do meu cultivo #1, e foram deixados dentro de uma caixa de isopor que eu abria dia sim dia não para acompanhar o desenvolvimento.

O primeiro sinal de micélio aconteceu dia 25/04/2017, 4 dias após a inoculação.

O pote mais vigoroso alcançou 95%de colonização dia 04/05/2017, mas aparentemente um excesso de umidade se acumulou no fundo do pote, fazendo com que o milho ficasse inacessível ao micélio, estagnando seu desenvolvimento aí.

IMG_20170518_190758588.jpg IMG_20170518_190802643.jpg

A situação se manteve no primeiro pote até hoje, dia 18, quando todos os potes estavam no mesmo estado de colonização. Intuitivamente eu decidi retirar o excesso de agua de todos os vidros e deixa-los deitados para ver se o micélio chega a parte não colonizada eventualmente.

IMG_20170518_190811558.jpg

Por já ter se passado muito tempo desde a inoculação, vou usar os dois primeiros potes na montagem do primeiro monotub descartando a parte não colonizada do milho, e verei como os outros potes se desenvolvem.


Substrato 100% colonizado Data 04 / 05 / 2017

---------​
BULK
---------​
30% pó de pinus
20% de esterco de bode curado
10% de humus
5% de calcário de conchas

O substrato foi misturado em uma bacia limpa com alcool 70 e hidratado até o ponto onde o máximo de minha força faz com que umas 5 gotas de água caiam.

Após isso foram colocados em potes de vidro grandes com tampa e colocados em banho-maria controlado a 80 graus C com o auxílio de um termocirculador por 6h. Com a experiência que já tenho com o aparelho em questão, as duas primeiras horas servem para fazer com que a temperatura desejada chegue no centro do pote, fazendo com que ele se mantenha nos 80 pelas 4h restantes. O aparelho desliga sozinho após o termino do timer.

IMG_20170518_190101891.jpg IMG_20170518_190315664.jpg


Amanhã, se eu tiver tempo, farei a preparação inicial do terrário e a mistura do bulk com o nosso spawn, postarei os procedimentos seguintes de acordo com sua feitura.

Toda opinião é bem vinda! :)
 
Muito bonita essa colonização do milho, você misturou os grãos em algum momento?
Já misturei duas vezes aqui, mas sinto que a segunda atrasou o processo de colonização =/
 
Muito bonita essa colonização do milho, você misturou os grãos em algum momento?
Já misturei duas vezes aqui, mas sinto que a segunda atrasou o processo de colonização =/

E aí domesticador, tudo certo contigo?

Não cheguei a misturar os grãos nenhuma vez, deixei quieto e parado para ver até onde ia pois fiquei temeroso de espalhar a agua pelo resto do material e acabar aumentando a chance de alguma contaminação, ou diminuir a velocidade de colonização mesmo.
 
Última edição por um moderador:
Já montei o primeiro dos monotubs.
Não cheguei a esperar o milho colonizar na parte que estava molhada, quebrei os grãos e foi isso aí.
Pasteurizei o substrato 3 vezes a 80C por 5 a 6 horas.

O micélio estava muuuito fime no milho, tive que quebrar com uma colher!
Acho que já está a tempo demais na incubação.

Os baldes alimentícios foram cortados com estilete e tampados com polyfill.
Planejo dar uma ventilada e umedecida diariamente.

IMG_20170523_182454530.jpg IMG_20170523_182504952.jpg IMG_20170523_182549346_BURST000_COVER.jpg IMG_20170523_182704292_HDR.jpg IMG_20170523_182843735.jpg IMG_20170523_182946634.jpg IMG_20170523_183145250.jpg
 
Atualizações sobre CODINOME TUBÃO
Nenhum sinal de infecção até então, o micélio segue se espalhando pelo substrato sem dificuldade.
Já começaram a aparecer alguns pins laterais próximos de pedaços maiores do milho, não sei se devo colocar para frutar ou se espero mais alguns dias.
Segue foto.
IMG_20170530_191244722.jpg
 
Atualizações sobre CODINOME TUBÃO
Nenhum sinal de infecção até então, o micélio segue se espalhando pelo substrato sem dificuldade.
Já começaram a aparecer alguns pins laterais próximos de pedaços maiores do milho, não sei se devo colocar para frutar ou se espero mais alguns dias.
Segue foto.

Eu esperaria mais um pouco, meus monotubes sempre deixei pelo menos 12 dias no escuro total, ate ficar tudo branquinho sem dar pra ver o bulk.

Edit: caraca , so agora que vi que o diario é do ano passado haha, alguem apague por favor
 
Eu esperaria mais um pouco, meus monotubes sempre deixei pelo menos 12 dias no escuro total, ate ficar tudo branquinho sem dar pra ver o bulk.

Edit: caraca , so agora que vi que o diario é do ano passado haha, alguem apague por favor

Mesmo sendo do passado, achei um excelente tópico. Muito informativo por sinal, vou tenta esta tek e assim que possível posto um retorno aqui.
 
Back
Top