Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

cubensis gelatinosos

Paraná

Cogumelo maduro
Membro Ativo
17/04/2013
115
65
41
Curitiba-PR
Diplomatas, boa noite!
Um camarada meu ficou responsável por fazer a colheita do segundo flush de um casing que produzimos em parceria.
Hoje ele entregou os Xapuris "recém-colhidos", segundo ele :whistle:, para que eu providenciasse a secagem.
Ao abrir a sacola de cogumelos, encontrei isso:

gel varios.JPG gel.jpg gel close.jpg gel lamelas.jpg

Agora, por gentileza, digam-me: É possível estes exemplares terem sido colhidos hoje? :huh:
Eles aparentam estar "passados", como se estivessem se decompondo.
Oras, se houver demora na colheita dos frutos eles se degradam, certo?!

Esses cogumelos, no estado em que se encontram, foram colhidos depois do tempo ou foram colhidos há dias?
Favor ignorer a total falta de zelo com a limpeza dos frutos... :D
Abraço a todos.

Última edição:
Esses cogumelos, no estado em que se encontram, foram colhidos depois do tempo ou foram colhidos há dias?

Podem ter sidos colhidos hoje sim.

Mas o terrário ou local de cultivo está úmido demais. Dê um jeito de abaixar um pouco a umidade.

E seque esses rápido, e com cuidado.

Upvote 0
Ventilador neles!

Se pretende consumi-los in natura, faça um chá e boa jornada!

Upvote 0
não sei como está a umidade la no bomba mas, faz assim:
umidade alta (95%) até o aparecimento de pins
baixar umidade (85%) quando surgirem os pins
aumentar umidade no entre-flush

Já colhi cogus assim. Demorei pra secar e contaminou, então, seque rápido.
Dá pra enxugar com papel toalha antes. :)

Abss

Upvote 0
Quem usar ar condicionado a noite, coloque os cogumelos numa bandeja e esta na frente da saída de ar.
Eu seco a anos assim e tenho os cogumelos secos para entrar na sílica em 3 dias.

Upvote 0
Já colhi cogus assim. Demorei pra secar e contaminou, então, seque rápido. Dá pra enxugar com papel toalha antes. :) Abss
Agora fiquei "cabreiro", Slade!
Peguei os cogus ontem, por volta das 18h... cheguei em casa por volta 20h.
Criei o tópico e comecei a trabalhar na limpeza dos frutos, colocando-os no ventilador lá pelas 22h30!
Eles ficaram sob vento intenso até 01h da madruga, quando minha mulher chegou e reclamou do barulho do ventilador e do "frio" que ele gerava (ontem à noite em Curitiba a temperatura estava na casa dos 2°C).
Ela chegou e desligou... eu esbocei uma reação, mas sabe como é que é, a última palavra é sempre minha: "Claro, amor! Está frio mesmo, pode ficar tranquila que darei um jeito." :meh:
O "jeito" encontrado foi colocá-los em um pote com sílica, para passar a noite.
Hoje pela manhã, não pude ligar o ventilador porque ela ficou dormindo no quarto enquanto segui para a labuta.
Então, somente perto das 13h que abri o pote e os coloquei para secar.
Ocorre que, os cogumelos estavam simplesmente reduzidos a uma massa negra... bem feio de ver... sei não!
Depois posto fotos mostrando a situação... fiquei com receio de que eles tenham estragado. :poop:
Abraços.
Valeu, galera!

Última edição:
Upvote 0
O "jeito" encontrado foi colocá-los em num pote de sílica, para passar a noite.

Foi aqui que o rumo foi errado.
Não coloquem NUNCA cogumelos frescos na sílica, porque a não ser que se tenha quilos do produto, a sílica sozinha não dá conta de secar.
Os cogumelos ficaram abafados e a umidade fez o estrago.
Melhor seria tê-los deixados ao ar livre.

Upvote 0
Não coloquem NUNCA cogumelos frescos na sílica, porque a não ser que se tenha quilos do produto, a sílica sozinha não dá conta de secar.
Droga! :facepalm:
O que faço?!
Descarto?! :estrondoso:
Mas, quando se pretende ingerí-los ainda frescos, não é recomendado que se conserve, por até uma semana, os cogumelos em um pote hermeticamente fechado, dentro da geladeira?!
Esse procedimento não é recomendado quando eles absorvem muita umidade, como os cogumelos em questão?!

Última edição:
Upvote 0
Ultimamente eu tenho deixado alguns minutos enrolado em papel toalha (uns 3 papeis) para absorver a umidade, em seguida jogo na silica. Fica de olho, pois dependendo da quantidade, a silica vai saturar 2x pra secar. Tenho feito assim por que tenho uma criança de 2 anos em casa, minha casa é muito pequena, dai não posso deixar eles secando no ventilador, futuramente pretendo fazer um tubo de vento discreto com um cooler, mas por enquanto prefiro ter o trabalho com a silica algumas vezes para secar.
Para a silica esfriar mais rápido e os cogumelos passarem menos tempos expostos, eu ponho em pote hermeéico no congelador, com 30~60 mins ta fria pronta pra receber os cogus.

Upvote 0
Eu nunca comprei silica e nunca irei comprar, só utilizo os meus bem secos, porem seco atrás da geladeira mesmo.

01.JPG

Acho bem mais pratico e com 5 dias estão super secos.

Última edição:
Upvote 0
Eu nunca comprei silica e nunca irei comprar, só utilizo os meus bem secos, porem seco atras da geladeira mesmo. Acho bem mais pratico e com 5 dias estão super secos.
Não há quem defenda que a presença de calor durante o processo de secagem causa perda de potência?!
E como tu faz a estocagem do excedente sem o uso da sílica?!
Valeu pela dica!
Grande abraço, Kinney!

Upvote 0
Eu deixo apenas dentro de um saquinho ziplock.
(Mas não por muito tempo, deixava no máximo por 2 semanas).
Normalmente utilizo cogus selvagens, e sempre que ia a caça pegava apenas a quantidade necessária pra mim e meus amigos que iriam utilizar também. Nunca tive a necessidade de pegar grande quantidade.
Agora que comecei a cultivar. Porém não quero cultivar para estocar. :)

Quanto a perca de potência, pra mim, a trip sempre foi satisfatória.

Upvote 0
Normalmente utilizo cogus selvagens, e sempre que ia a caça pegava apenas a quantidade necessária pra mim e meus amigos que iriam utilizar também. Nunca tive a necessidade de pegar grande quantidade.
Legal isso! Além de ser desperdício pegar além do necessário, uma colheita predatória pode diminuir a quantidade de frutos no futuro. É sempre bom deixar alguns para que possam espalhar seus esporos, perpetuando a tão apreciada espécie. Ponto pra você! :)

Agora que comecei a cultivar. Porém não quero cultivar para estocar.
Também pensava assim, mas tu vai ver... a produção pode ser surpreendente e então surge a necessidade de estocar, já que entendo que não seja o ideal fazer uma trip a cada 3 dias. hehehehe
Há quem prefira "dar fim" em tudo antes mesmo de esterem secos... aí, é só para Highlanders! :pirata:

Quanto a perca de potência, pra mim, a trip sempre foi satisfatória.
É o que importa, afinal! Mais um ponto pra você! :)

Abraços!

Upvote 0
Mas, quando se pretende ingerí-los ainda frescos, não é recomendado que se conserve, por até uma semana, os cogumelos em um pote hermeticamente fechado, dentro da geladeira?!

O procedimento e secar e guardar em sílica, a secagem retirar 98% da água a sílica retira o restante.
Sem água qualquer substancia pode ser estocada por longo tempo.
In natuta,mesmo na geladeira, em pote hermético ou não, no máximo 2 dias para começar a deteriorar.

Esse procedimento não é recomendado quando eles absorvem muita umidade, como os cogumelos em questão?!

Cogumelos são 99% água 1% solido (fibra) tanto cultivados indoor como outdoor ou selvagens.

* esses % são estimativas próximas aos valores reais.

Última edição por um moderador:
Upvote 0

Mauricio,
qual o problema dos cogus ficarem "pretos" ? é só oxidação? perdem potência?

Upvote 0
Assim como nas bananas, nos cogumelos.
Fungos e bactéria decompositores.

bananas.jpg

Upvote 0
Assim como nas bananas, nos cogumelos.
Fungos e bactéria decompositores.

Então, comendadores, vejam como eles ficaram após a secagem...

black cub.JPG black cub II.JPG black cub III.JPG

O cheiro está normal... cheirinho de cubensis! o_O
Eles estão bem secos e foram para a sílica para atingirem o ponto cracker-dry!
Fala, aí, Mauricio... o que achas?! Bichou?!

Última edição:
Upvote 0
Back