Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Costa Rica - FAI

Diário de cultivo completo.
Bom dia caros amigos, abrindo mais um diario de cultivo, desta vez a strain cultivada é a Costa Rica, carimbo doado pelo @Cosmik , substrato : FAI , inoculação ME, hidratadas na geladeira durante 8h .

Inoculado dia 16/08

Estou com 2 potes de 500gr em colonização, em um dos potes aparentemente ocorreu uma contaminação mas o micelio de cubensis isolou a mesma e continuo avançando pelo resto do pote, com estes potes pretendo fazer 2 casings em caixas de leite ( tijolos ) , alguém ja viu algo parecido onde o micelio isola a contaminação? Pretendo deixar esta parte de fora quando for montar o casing... acho que até este final de semana no ritmo que está atinja 100% ...

Vamos as fotos

POTE 1
vEIqFY8.jpg LhFWisZ.jpg h1uzpg4.jpg


POTE 2 ( CONTAMINAÇÃO ISOLADA)
1aws06f.jpg FKCKeMw.jpg c4oEyKp.jpg
 
alguém ja viu algo parecido onde o micelio isola a contaminação?

Eu já vi. Mas não desse tipo de contaminação. No meu caso era contaminação por penicillium.


Também já vi ocorrer. Tanto com Penicillium como com outra contaminação mais escura, como a sua, Lwalker.

Quando for fazer o casing examine com cuidado, pois a contaminação pode estar espalhada dentro do bolo.
 
Também já vi ocorrer. Tanto com Penicillium como com outra contaminação mais escura, como a sua, Lwalker.

Quando for fazer o casing examine com cuidado, pois a contaminação pode estar espalhada dentro do bolo.
Beleza Ecuador, vou tomar cuidado sim, tirar com uma colher bem devagar.. espero que nao tenha se alastrado muito.. acho que ao invés de um casing vou fazer um bulk no balde com esses dois potes
 
Os potes têm boca menor que o corpo, então você vai quebrar os bolos colonizados antes de aniversariar, ainda no pote?
Entao @ExPoro minha ideia e de fazer um casing com cada pote, colocar em uma caixa de leite cad apote, retirando de dentro do pote com uma colher consequentemente quebrando-os e depois uma fina camada casing de vermiculita+po de coco
 
O primeiro pote está lindo, ótima colonização, o segundo pelo menos o micélio está vindo. Você não crê que pelo tamanho e potência do micélio ele não consiga sobrepor-se sobre a contaminação pelo tamanho que está? O substrato é vermiculita e arroz integral mesmo? Estou curioso para saber o final desse cultivo, acompanhando.. Boa sorte irmão! ;)
 
O primeiro pote está lindo, ótima colonização, o segundo pelo menos o micélio está vindo. Você não crê que pelo tamanho e potência do micélio ele não consiga sobrepor-se sobre a contaminação pelo tamanho que está? O substrato é vermiculita e arroz integral mesmo? Estou curioso para saber o final desse cultivo, acompanhando.. Boa sorte irmão! ;)

Ola, entao eu nao acredito que que ele va sobrepor a contaminacao, mas ele ja a isolou, os potes estao 100%.


Bom os potes atingiram 100% domingo, entao vou esperar ate sabado pra dar continuacao ao cultivo, decidi por fazer um bulk no balde com os potes, sabado vou pasteurizar o substrato que sera humus de minhoca + po de fibra de coco + vermiculita e po de conchas, em seguida vou misturar e colocar no balde para incubação.

Seguem fotos

Gv6OrpK.jpg mcoeqMZ.jpg
 
Ola, entao eu nao acredito que que ele va sobrepor a contaminacao, mas ele ja a isolou, os potes estao 100%.


Bom os potes atingiram 100% domingo, entao vou esperar ate sabado pra dar continuacao ao cultivo, decidi por fazer um bulk no balde com os potes, sabado vou pasteurizar o substrato que sera humus de minhoca + po de fibra de coco + vermiculita e po de conchas, em seguida vou misturar e colocar no balde para incubação.

Seguem fotos

View attachment 83670 View attachment 83671
Aí sim irmão, não conheço tão profundamente a técnica de bulk, irei acompanhar o seu trabalho pra aprender mais :)

Belo planejamento ;)
 
Galera sabado montei os bulks dos potes , micélio estava com um cheiro delicioso! montei 2 baldes de bulk na proporção 1:2 micelio:bulk , usei humus de minhoca, fibra de coco e vermiculita! Nao tirei fotos, daqui 10 dias irei abrir os baldes para ver o andamento da colonização do bulk
 

Anexos

  • IMG_20150917_184306557.jpg
    IMG_20150917_184306557.jpg
    95.3 KB · Visualizações: 76
  • IMG_20150917_184224926.jpg
    IMG_20150917_184224926.jpg
    32.2 KB · Visualizações: 69
Bom dia galera, ontem aniversariei um dos bulks, fiz os 4 furos na parte de baixo do balde proximo ao nivel do bulk e 2 em cima maiores para troca gasosa, passei um filme pvc, o outro bulk decidi deixar mais alguns dias antes de aniversariar..

s8uiHgM.jpg
 
Ouvi dizer que FAI não ficaria areado o suficiente pra servir de substrato. Nesse caso não pareceu ser problema.
Acompanhando também.
 
Ouvi dizer que FAI não ficaria areado o suficiente pra servir de substrato. Nesse caso não pareceu ser problema.

FAI, somente, não é aconselhável mesmo. Esse substrato do @Lwalker não me parece somente FAI.

Dá para ver nas fotos que parece inclusive arroz inteiro + vermiculita.
 
@Lwalker Qual foi a técnica de pasteurização que você utilizou para o seu Bulk? Pode compartilhar conosco?

montei 2 baldes de bulk na proporção 1:2 micelio:bulk

Você quis dizer: 1 camada de Spraw para 2 Camadas de Bulk?

Acompanhando e torcendo, espero ver logo em breve bons frutos ;).
Paz e luz.
 
@Lwalker Qual foi a técnica de pasteurização que você utilizou para o seu Bulk? Pode compartilhar conosco?



Você quis dizer: 1 camada de Spraw para 2 Camadas de Bulk?

Acompanhando e torcendo, espero ver logo em breve bons frutos ;).
Paz e luz.

1 quantidade de spawn pra 2 de bulk, como você pode ter visto nas fotos eu possuia 2 potes daqueles de palmito de arroz colonizado, o que eu quis dizer é que peguei outro pote dele vazio e usei como medida pro bulk, enchi ele duas vezes com 70% po de fibra de coco + 20% humus de minhoca + 10% vermiculita.

O metodo de pasteurização que uso é bem simples, foi me ensinado pelo @Cosmik e sempre funcionou perfeitamente, vou tentar explicar de maneira simples e rápida.

Após você ter misturado todo seu bulk e deixado homogeneo em uma bacia ou algo do tipo, coloque-o em uma sacola de supermercado.
Esta sacola de super mercado você ira colocar dentro de uma panela pequena, socando bem o bulk dentro da panela, você ira precisar de um termometro culinario para medir a temperatura do bulk, você ira inserir esse termometro no centro do bulk.
Uma vez que você colocou a sacola com o bulk dentro da panela pequena você ira colocar essa panela dentro de um panela maior, e irá preencher essa panela maior com agua.
Ligue o fogo no alto e espere a agua ferver, uma vez que a agua ferver coloque o fogo no medio, preste atenção na temperatura do termometro ( cuidado para nao relar a ponta do mesmo no fundo da panela, do contrario você ira medir a temperatura incorretamente) quando o centro do bulk chegar em 65º você começa a contar 2horas de pasteurização, uma vez que o centro do bulk chegar a 75º você desliga o fogo( é normal a temperatura chegar até uns 85º após desligar o fogo) quando a temperatura do bulk chegar em 70º você liga o fogo novamente, e repete esses dois ultimos passos de desligar e ligar durante 2h.
Depois de 2h você espera o bulk esfriar para uma temperatura abaixo de 30º e mistura com seu micelio colonizado e é so montar seu bulk no balde, quentinha, monotube, você decide...

espero que tenha ficado bem explicado :)
 
Ótima explicação, pode me dizer porque optou por um Bulk e Não o casing como havia dito antes?
 
Back
Top