Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminantes do pasto

Seriuskiller

Cogumelo maduro
Cadastrado
06/12/2005
12
68
Todos dizem que quando fazemos um cultivo indoor, se o bolo tiver uma pequena infecção, devemos descartar o bolo, pois os produtos toxicos podem passar para os cogumelos, ao colher na natureza, não existe esse perigo também?
 
Contaminantes

Law RJ, Qdo eu cheirei o bolo contaminado, fiquei com nauseas e dor de cabeça por cerca de 2 horas, a nausea foi meio que instantânea, talvez pq o cheiro seja forte e bem ácido, a dor de cabeça veio uns minutos depois.

Marcelo, talvez seja melhor vc reler este tópico, existem 2 situações distintas:
-Bolo (fezes) contaminado por outro esporo sem ser o de cubensis
-Cogumelos retirados de fezes podem estar infectados, já que fezes não é um local bem higiênico

Para o primeiro caso, eu recomendaria descartar os cogumelos/fezes/bolos já que segundo informações, o micélio funciona como uma rede que transporta nutrientes para todo o bolo, se o mesmo estiver contaminado por outro organismo, e supondo que esse organismo produza substâncias tóxicas, essas substâncias serão transportadas por todo o micélio e por consequência para os cogumelos tmb. por isso seria inutil ferver os cogumelos para descontaminar vc só estaria fazendo uma extração dos contaminantes junto com a psilocibina.

Na segunda situação, talvez seja interessante fazer um chá na tentativa de matar possíveis germes/vermes que estejam nas fezes dos bovinos.
Tem gente que adiciona um pouco de cloro (água sanitária) para dar uma ajuda nesta desinfectada, mas só umas 2 gotas, se colocar muito é prejudicial à saude.

Se estão tão preocupado com o lance das fezes, sugiro mesmo é cultivar indoor.

mafufi, se estiver contaminado jogue fora, só isso... heheeh...

Abs!
 
Upvote 0
Contaminantes

Pedro disse:
Law RJ, Qdo eu cheirei o bolo contaminado, fiquei com nauseas e dor de cabeça por cerca de 2 horas, a nausea foi meio que instantânea, talvez pq o cheiro seja forte e bem ácido, a dor de cabeça veio uns minutos depois.
O meu estava contaminado com algo parecido com o duende verde (tinha que ser outro fungo mesmo, afinal eu usei antibiótico na cultura :mad:).

Também senti muitas náuseas e dores de cabeça bem fortes, seguidos de um mal estar horrível, mas isso durou mais de 2 horas e os efeitos não foram instantâneos. O cheiro parecia algo como o cheiro de mofo mesmo. Nada estranho.


Fique muito assustado. Sinto que o que aconteceu poderia ter sido uma coisa bem pior! :(

Galera, realmente, não inalem culturas contaminadas. Pode ser mais do que prejudicial à saúde.



Abraços pra todos.
 
Upvote 0
Contaminantes

Eu já tive culturas contaminadas por mais que 3 contaminanetes diferentes que frutificaram, deram bons frutos, e boas experiencias. Mas nao aconselho a ninguem que façam o mesmo.
 
Upvote 0
Contaminantes

E ai psilocibe!

Concordo que plenamente que seja possível um bolo com micélio de psilocibes + contaminantes frutificar e gerar frutos sem substâncias nocivas ao organismo, da mesma forma que o inverso tmb pode acontecer.

A questão é "Pra que se arriscar?", pode ser que o contaminante produza substâncias nocivas, como pode ser que não, mas aqui ninguém é micóloco profissional (talvez alguns sejam), então melhor previnir do que arriscar em algo que possa te prejudicar seriamente.

Estou dizendo isso, mesmo com vc dizendo que não aconselha a ninguém a fazer o mesmo, pq tem muita gente que lê o forum e é necessário passar informação com responsabilidade.
Talvez as pessoas ainda não compreenderam a gravidade que pode ser comer algo contaminado, é só imaginar se vc comeria um prato de comida que ficou em cima da pia por 1 mês...

Abs!
 
Upvote 0
Contaminantes

Pedro disse:
E ai psilocibe!

Concordo que plenamente que seja possível um bolo com micélio de psilocibes + contaminantes frutificar e gerar frutos sem substâncias nocivas ao organismo, da mesma forma que o inverso tmb pode acontecer.

A questão é "Pra que se arriscar?", pode ser que o contaminante produza substâncias nocivas, como pode ser que não, mas aqui ninguém é micóloco profissional (talvez alguns sejam), então melhor previnir do que arriscar em algo que possa te prejudicar seriamente.

Estou dizendo isso, mesmo com vc dizendo que não aconselha a ninguém a fazer o mesmo, pq tem muita gente que lê o forum e é necessário passar informação com responsabilidade.
Talvez as pessoas ainda não compreenderam a gravidade que pode ser comer algo contaminado, é só imaginar se vc comeria um prato de comida que ficou em cima da pia por 1 mês...

Abs!
Hehe por isso mesmo disse que nao aconselho, apenas passei a informaçao, nao sou dono dela, creio que informaçao nao vale de nada se nao é passada, a pessoa que recebe a informaçao é que é responsavel por seus atos, todos explicitaram muito bem os danos que algo contaminado pode trazer, apenas elucidei uma experiencia passada comigo.

Continuo nao aconselhando que façam o mesmo, mas continuo tambem dizendo da minha enorme sorte de nao ter acontecido nada, eu sei muito bem que poderia ter sido grave.

:D:pos:
 
Upvote 0
Contaminantes

Além de tudo isso um bolo contaminado pode servir pra vc isolar o micélio de P cubensis. SE vc jah tem um pequeno exemplar do micélio no bolo vc pode transferi-lo para outro bolo recém esterilizado ou para agár, fazendo com um bolo recem esterilizado vc exclui o tempo de germinação de esporos, e assim tbm diminui as chances de outros contaminantes germinarem e crecerem em tempo q o micélio ja está colonizando e tomando o copo. Mas é bom lembrar de fazer essa transferencia ocm toda segurança possível!

Se for retirar um pedacinho de micélio, retire-o com uma pinca, coloque num potinho e feche-o, jogue bolo contaminado fora (o mais longe possivel do local de transferência), depois esterelize o local e o ar pra transferir o micélio. pq num adianta fazer a transferência com o bolo ocntaminado do lado... se fizer isso no momento q vc estiver passando o pedacinho de micélio, os esporos dos contaminantes do bolo podem entrar pelo ar tbm.

Entaum muita cautela e paciência!

Aprendi coisas assim com o nosso amigo Psilo!

ele diz: "mesmo se o bolo estiver contaminado, espere! ele ainda pode ser útil!"

é isso ae
PAz a toduuuuussss :p: :rolleyes: :pos: :luz: :cool: :) :D
 
Upvote 0
Back
Top