Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminante branco?

Cosmik

Fractal Ambulante
Cultivador confiável
07/05/2011
3,345
64
/dev/null
Olá micélios.. sou novo por aqui, aliás fiz o cadastro hoje, mas acompanho o CM há alguns anos.

Bom, inoculei 10 bolos PF + farinha de centeio com a strain "brasil". Os bolos estão uns 90% colonizados, mas dos 10 apenas um está com uma parte branca, parecendo algodão, diferente do micélio (branco denso). Porém como podem ver na foto, parece que o micélio está "engolindo" o "algodão alienígena". Deixo assim? Jogo fora? Corto essa parte quando for aniversariar?

A primeira foto tirei dia 4 e a segunda tirei hoje:

IMGP0019.JPG IMGP0021.JPG

Agradeço desde já!

Paz
 
Cosmik,

Isso não me parece contaminação, e sim simplesmente uma genética algodoada de micélio, não jogue os bolos fora, deixe assim mesmo como está e aniversarie o bolo normalmente quando a colonização estiver completada.
 
Upvote 0
vixx, foda
daki nao da para ver, parece q é branco tb, mas tem q observar bem atento e de perto, pra ter certeza q esse micélio nao faz parte do resto(pela maneira como esta crescendo acompanhando o resto ou separado, etc), ele pod ta enfraquecido só(ta aguado heim =D), mas pod tar enfraquecido por causa de contaminante tb....
e a temperatura , está tdo em ordem?
 
Upvote 0
Obrigado pela ajuda Insider e Paulo, vou esperar mais um pouco até aniversariar.

É, tá "meio" aguado mesmo... :ROFLMAO:
Vou tirar a fita micropore pra ver se diminui a umidade. A temp. está boa, 26 à 28º C
 
Upvote 0
Não acho que tenha problema, não. Como o Isider disse, deve ser um micélio mais aerado. Se fosse uma pequena contaminação e as hifas cobriram, melhor ainda.

A umidade deve ter atrasado um pouco o desenvolvimento.
 
Upvote 0
aaa, cuidado ai ao tirar a fitaaa auehusae
é, aqui meus copos de selvagens tb apresentaram essa caracteristica recentemente mas ficou mais destacada quando ficou tb amarelado parecendo sinal de xtress
 
Upvote 0
Back
Top