Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminação no inicio da frutificação?

Djamba

Esporo
Cadastrado
12/05/2023
4
2
Goiânia Goiás
olá , tenho um bolo Pftek que está dois dias no terrario para frutificar e hoje percebi uma mancha no cantinho do bolo , parecer ser mais amarelada que o restante do micélio. Alguém sabe me dizer se pode ser uma contaminação ?
Obs : nesse cantinho em específico durante o dunk um pedaço pequeno do micélio na quina do bolo se soltou e eu fiz o roll normalmente com a vermiculita estéril e coloquei pra frutificar .
 

Anexos

  • IMG_3068.jpeg
    IMG_3068.jpeg
    200.4 KB · Visualizações: 17
  • IMG_3069.jpeg
    IMG_3069.jpeg
    161.2 KB · Visualizações: 17
Pelas fotos tudo que percebi é que você não rolou o bolo todo na vermiculita ou seja lá o que você usou ali em cima. Mas o que posso dizer é que se houver contaminação você dificilmente ficará com dúvidas, porque elas são bem evidentes. São algo muito diferente de alguma variação que possa haver no próprio micélio. Você hidratou antes de aniversariar? Penso que se ficarem muito secos vão começar a morrer e isso vai alterar a cor.
 
Pelas fotos tudo que percebi é que você não rolou o bolo todo na vermiculita ou seja lá o que você usou ali em cima. Mas o que posso dizer é que se houver contaminação você dificilmente ficará com dúvidas, porque elas são bem evidentes. São algo muito diferente de alguma variação que possa haver no próprio micélio. Você hidratou antes de aniversariar? Penso que se ficarem muito secos vão começar a morrer e isso vai alterar a cor.
Olá amigo , Bom antes de aniversariar fiz um dunk de 6 horas com água mineral logo depois rolei o bolo numa vermiculita que eu ja tinha esterilizado , como o bolo está a dois dias no terrario o micélio acabou cobrindo a camada de vermiculita nas laterais .
Vou acompanhar nos próximos dias pra ver como aquela parte amarelinha vai ficar .
To mantendo a temperatura na faixa de 24 a 27 graus e humidade 85% a 90%
Troca de gases com bomba de ar
Vou anexar uma foto do dia em que eu aniversariei o bolo .
 

Anexos

  • IMG_3071.png
    IMG_3071.png
    2.7 MB · Visualizações: 7
Opa, blz? Não parece contaminação.

A umidade deve ser mantida entre 90 a 95% e a temperatura de 18 a 25°C. Usar gelo abaixa a umidade relativa do terrário, então tem que ficar de olho nisso.

Troca de ar com bomba de aquário é insuficiente, ainda mais com esses furos pequenos cobertos com fita micropore. De fato não está ocorrendo troca de ar.

O terrário deve ser aberto e abanado de duas a três vezes por dia. Até pode manter a bomba, mas não é eficaz.
 
Olá amigo , Bom antes de aniversariar fiz um dunk de 6 horas com água mineral logo depois rolei o bolo numa vermiculita que eu ja tinha esterilizado , como o bolo está a dois dias no terrario o micélio acabou cobrindo a camada de vermiculita nas laterais .
Vou acompanhar nos próximos dias pra ver como aquela parte amarelinha vai ficar .
To mantendo a temperatura na faixa de 24 a 27 graus e humidade 85% a 90%
Troca de gases com bomba de ar
Vou anexar uma foto do dia em que eu aniversariei o bolo .
Muito obrigado pela a sua ajuda amigo , vou aplicar suas dicas e volto aqui em alguns dias para atualizar e mostrar como esta indo
 
Opa, blz? Não parece contaminação.

A umidade deve ser mantida entre 90 a 95% e a temperatura de 18 a 25°C. Usar gelo abaixa a umidade relativa do terrário, então tem que ficar de olho nisso.

Troca de ar com bomba de aquário é insuficiente, ainda mais com esses furos pequenos cobertos com fita micropore. De fato não está ocorrendo troca de ar.

O terrário deve ser aberto e abanado de duas a três vezes por dia. Até pode manter a bomba, mas não é eficaz.
Concordo com o mano @TupacWari , micélio está bem denso, pedindo mais oxigênio. Aumente a troca gasosa!
 
Pelas fotos não parece ser contaminação, o meu ficou um pouco assim porque percebi que estava um pouco seco, mas não evoluiu!

Siga a dica dos mestres aqui em cima e tenha boas colheitas!
 
Eai galera , to de volta aqui pra agradecer a ajuda de todos que responderam a esse tópico e me atentaram a necessidade da troca de gases , principalmente durante a frutificação. Segui as dicas e como eu tinha dito voltei pra atualizar . De ontem pra hoje vieram os pins . O bolo foi aniversariado no dia 05/01
 

Anexos

  • IMG_3097.jpeg
    IMG_3097.jpeg
    1.1 MB · Visualizações: 10
É isso ai! É só ter paciência! Às vezes nós achamos que vai contaminar deixando um pouco aberto, mas, na verdade a hora da contaminação é quando está colonizando o spwan, depois que o bolo foi todo colonizado é difícil ele contaminar,

Aqui mesmo eu deixo cada bolo dentro de uma sacolinha de plastico, quando ele começa a pinar eu já abro as micropores e deixo de uma forma que fique condensado por dentro, mas que também entre ar de maneira fácil, quando eu descobri isso meus rendimentos aumentaram muito!

Parabéns pelos primeiros pins! Queremos ver a colheita!!!
 
Back
Top