Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminação de CL? (partículas solidas)

FCourbis

Esporo
Cadastrado
13/03/2019
5
2
34
Bom dia galera, essa é minha primeira publicação e é uma pena que seja um problema.

Arrumei uma CL numa daqueles frascos com isolamento de borracha, tipo de vacina, até ai tudo bem. Fiz como a missa manda, comprei uma seringa descartável, esquentei ela com maçarico ate ficar em brasa, esfriei no álcool e peguei 4ml para inocular. Quando eu recebi a CL tava tudo certinho, mas agora que fui usar ela de novo estava desse jeito. Antes ela tinha uma aparência de algodão, agora tem umas partículas solidas e algumas grudaram onde o nível da CL ficou.

Eu contaminei a CL ou ela só curtiu o espaço extra? Jogo fora ou corro o risco? Onde foi que eu errei? ??
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2019-04-03 at 13.03.12 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2019-04-03 at 13.03.12 (1).jpeg
    63.1 KB · Visualizações: 19
  • WhatsApp Image 2019-04-03 at 13.03.12 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2019-04-03 at 13.03.12 (2).jpeg
    37.8 KB · Visualizações: 19
  • WhatsApp Image 2019-04-03 at 13.03.12 (3).jpeg
    WhatsApp Image 2019-04-03 at 13.03.12 (3).jpeg
    30.4 KB · Visualizações: 19
  • WhatsApp Image 2019-04-03 at 13.03.12.jpeg
    WhatsApp Image 2019-04-03 at 13.03.12.jpeg
    42.9 KB · Visualizações: 19
  • WhatsApp Image 2019-04-03 at 13.04.44.jpeg
    WhatsApp Image 2019-04-03 at 13.04.44.jpeg
    34.7 KB · Visualizações: 18
Última edição por um moderador:
Bom dia galera, essa é minha primeira publicação e é uma pena que seja um problema.
Arrumei uma CL numa daqueles frascos com isolamento de borracha, tipo de vacina, até ai tudo bem.
Fiz como a missa manda, comprei uma seringa descartável, esquentei ela com maçarico ate ficar em brasa, esfriei no álcool e peguei 4ml para inocular.
Quando eu recebi a CL tava tudo certinho, mas agora que fui usar ela de novo estava desse jeito.
Antes ela tinha uma aparência de algodão, agora tem umas partículas solidas e algumas grudaram onde o nível da CL ficou.
Eu contaminei a CL ou ela só curtiu o espaço extra?
Jogo fora ou corro o risco?
Onde foi que eu errei? ??

Pelo que sei culturas líquidas contaminam facilmente quando elas entram em contato com o ar externo, quando colocou a seringa talvez tenha entrado e se foi o boi com as cordas,

Essa cultura aí não está com uma aparência de saudável, pretendia usar em que substrato?
 
Upvote 0
Uma alternativa (que pode desperdiçar alguns reais) é sugar a cultura com uma seringa, mas deixe um resto no frasco, após isso, tente “sentir o cheiro” do frasco, se estiver azedo/podre não use a seringa, caso contrário (ou ausência de cheiro), você pode usar, quando eu fiz com água de coco a cor mudou, mas não estava azedo, hoje tenho um saco colonizando normalmente
 
Upvote 0
Pelo que sei culturas líquidas contaminam facilmente quando elas entram em contato com o ar externo, quando colocou a seringa talvez tenha entrado e se foi o boi com as cordas,

Essa cultura aí não está com uma aparência de saudável, pretendia usar em que substrato?

PF de farinha arroz integral.

Pois é, eu fiquei matutando aqui e lembrei q eu coloquei a seringa uma segunda vez, e da segunda eu n esquentei a agulha de novo, deve ter sido aí q o infiltrado infiltrou:ROFLMAO:
[automerge]1554387196[/automerge]
Uma alternativa (que pode desperdiçar alguns reais) é sugar a cultura com uma seringa, mas deixe um resto no frasco, após isso, tente “sentir o cheiro” do frasco, se estiver azedo/podre não use a seringa, caso contrário (ou ausência de cheiro), você pode usar, quando eu fiz com água de coco a cor mudou, mas não estava azedo, hoje tenho um saco colonizando normalmente

Opa, vou tentar salvar aqui então, tentar sugar so a cultura e deixar essas partículas solidas p trás.
Uma duvida, eu costumo fermentar bebidas aqui em casa e o que eu faço no final da fermentação é fazer o "cold crash" para a levedura flocular e ir pro fundo, se eu colocar essa cultura na geladeira ela se agrupa ou tem algum outro efeito que da p isolar ela mais fácil?
 
Upvote 0
Fala galera ✌
Deixei a CL uns 2 dias na geladeira mas teve mudança 0.
Fiz q nem o amigo ai em cima falou, puxei do fundo evitando as partículas que pareciam contaminação e inoculei 2 potinhos que eu fiz assim:

Olá amigos


Fiz um processo de clonagem utilizando
50ml água fervida
2ml mel de abelha

Esterilizei no micro ondas por 6 minutos, com intervalos de 30s

Deixei esfriar. Coloquei o papelão hidratado em um pote com tampa que estava de molho em água sanitária e água da torneira.

Foi feito há 4 dias e no pedaço de cogumelo que esta no papelão está crescendo um “mofo” branco. Digo mofo mas parece micélio.

Alguém poderia postar fotos de suas clonagens se tiverem pra que eu possa comparar, não consegui achar aqui no site

Grato a quem ajudar-me

E parece que deu certo ate então, ja consigo ver um branquinho no papelão mas o pote fica úmido por dentro e não da para ver direito.
Se crescer mando mais fotos.
Valeu as dicas ?‍♂️
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2019-04-08 at 16.12.16.jpeg
    WhatsApp Image 2019-04-08 at 16.12.16.jpeg
    67.1 KB · Visualizações: 6
Upvote 0
Fala galera ✌
Deixei a CL uns 2 dias na geladeira mas teve mudança 0.
Fiz q nem o amigo ai em cima falou, puxei do fundo evitando as partículas que pareciam contaminação e inoculei 2 potinhos que eu fiz assim:
Geladeira? Eu mantenho as minhas em 28°C (incubação normal) o micélio não se desenvolve no frio, tanto que uma forma de guardar cl's por muito tempo é guardar na geladeira (pra tentar congelar a situação atual do micélio)

Aliás, muito importante freezar, o que eu disse sobre puxar com uma seringa e etc, é mais simples do que parece, não existe salvação pra uma contaminada, a ideia é salvar caso ela não esteja contaminada mas você achou que estava.
Resumindo:
1. Puxar pra seringa
2. Sentir o cheiro do meio que ela estava (líquido), se o cheiro do líquido estiver azedo, pode descartar essa seringa
3. Se o meio não estiver com cheiro estranho, você usa a seringa
A ideia ai é começar todo o processo como se fosse uma CL normal, e descartar apenas depois de conferir, não existe uma forma segura de "puxar apenas o micélio saudável", qualquer contaminação vence o cubensis.
 
Upvote 0
Back
Top