Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
Ingerir os esporos?? Acho que vc se referia aos cogus. Sim, se vc retirou os cogus do bolo coloque ele na frente de um ventilador por umas 24 hs ou mais e depois passe para a sílica ou use essa técnica aí de cima com o anti-mofo. Mas se quiser ingerir frascos também pode. Abração.Desculpe pegar carona no teu post. Depois eu apago.
Tô com uma dúvida. Tirei os esporos do chapéu e eles ainda estão "frescos"
Será que posso secar eles pra ingerir?
Com certeza! Pode colocar secar tudo junto.@Poeiraviva , desculpe kkkk acho que expliquei errado.
Eu fiz minha colheita, e cortei três chapéus de cogu pra tirar o print.
O print ficou pronto, belezinha. Agora os chapéus de onde saíram os esporos, eu posso colocar no túnel de vento e depois na sílica pra ingerir também? Só os chapéus depois de fazer o print.
Desculpe a confusão.
Inclusive já fiz o procedimento. Estão na sílica.
Galera, catei alguns cogumelos no pasto aqui da universidade antes do natal, lavei, deixei eles secando por alguns dias em cima da geladeira que é uma área bem arejada, coloquei em um pote hermético com um sachê de sílica depois que eles ficaram secos, mas eles ainda não estão com a tal consistência "cracker dry". Comi um hoje e ele tava bem borrachudo, foi mais difícil de comer do que um fresco seria. O que eu faço? Tá tudo ok ou o que?
Abraços.
Sei que soa muito cômico, mas é o que eu tinha no momento, um sachê só ...
Vi esse daqui e fiquei de cara, achei bastante criativo. Fiquei pensando quais são os métodos que cada um tem por aí em suas conservações
Sei que soa muito cômico, mas é o que eu tinha no momento, um sachê só ...
Lavei sim, deixei em cima da geladeira em uma cumbuca com arroz por 4 dias. Além de ter deixado por umas 24 horas no ventilador.
Não quero guardá-lo por tão mais tempo, meu objetivo é consagrar o quanto antes com uns amigos também, só que eu queria deixar no modo 100% desidratado. Por inexperiência minha não consegui, mas pelo menos eles parecem ok até hoje.
Consegue sim, com desidratador. Daí já sai crackerdry tipo bolacha de água e sal recém aberta. Por via das dúvidas guardo com cloreto, mas nem precisava. Dá pra tirar do desidratador e já guardar num ziplock ou num pote qualquer de buenas.Sem sílica ou cloreto você não conseguirá crackerdry.
Consegue sim, com desidratador. Daí já sai crackerdry tipo bolacha de água e sal recém aberta. Por via das dúvidas guardo com cloreto, mas nem precisava. Dá pra tirar do desidratador e já guardar num ziplock ou num pote qualquer de buenas.
1 - eu lavo apenas com água corrente, mas sem muita pressão de água (por serem frágeis) e uso um pincel pra retirar o que der das sujeiras grudadas neles (nunca sai tudo). Dificilmente se consegue limpar a base do talo sem usar uma faca pra cortar um pouco, e assim separá-lo por inteiro do estrume. (Use uma faca bem amolada, pois a base do talo é a parte mais dura e consistente do cogumelo)Fala galera... novato aqui... já li bastante coisa aqui no fórum, mas ainda tenho umas dúvidas, quem puder ajudar, agradeço...
1- Devo "lavar" os cogumelos colhidos no campo antes de fazer o processo de secagem ou não? Se sim, essa "lavagem" seria apenas em água corrente ou utilizo algo a mais?
2- Para secar em túnel de vento, no caso de cogumelos médios/grandes, posso cortá-los em pedaços menores para acelerar a secagem, ou devo mantê-los inteiros?
sds,