, tá na hora de eu me manifestar.
, não irei dar a corda e ver o pau quebrando enquanto apenas observo. kkk
Existem vários âmbitos a se analisarem sobre a comercialização de cogumelos.
1 - Legalidade dos Cogumelos em Si e tipo de Produto
Debate que faz parte de outro tópico, mas com consequências nesta resposta. Conforme já fundamentei lá, Doutrinariamente o cogumelo é lícito (
Cogumelos Psicoativos são proibidos no Brasil?). (Favor contra-argumentar esse posicionamento no tópico correto, que fica no
link que acabei de inserir neste parágrafo.)
Diante então do cogumelo ser lícito, resta saber:
1.A - Como Produto alimentício, não deve ser regulado pela ANVISA?
Por que alimento? Porque não se enquadra em mais nada melhor. Mas, bem... Eu realmente não tenho a muita noção sobre isso, nem vou procurar saber além do que achar no
Google enquanto digito essa resposta: basicamente,
Decreto-Lei 986/69.
Parece que em regra a legislação proíbe a venda de tudo que seja alimento que não seja regulamentado. Como por exemplo, a cerveja artesanal. Você pode dar pra quem quiser, mas se quiser vender, tem que ir na ANVISA pra liberar o comércio.
Bem, no caso, o estabelecimento da atividade comercial (que evidentemente é pra alimento de consumo humano) deve ser licenciado.
O que quero dizer apenas é que, mesmo lícito, o comércio pode ter que passar por certas diretrizes que, se não observadas, podem gerar consequência penais, administrativas e/ou civis. E, sendo comércio de cogumelos psicoativos, dificilmente haverá uma regularização dos locais caseiros de produção pra venda.
2 - Quem vai Vender
Se for amigo(a) meu(minha), vou falar "não faça isso, você pode quebrar a cara, mesmo que os cogus não sejam proibidos, por diversas razões, como o fato de não haver Jurisprudência ainda que confirme a interpretação Doutrinária, algum comprador ter uma
bad trip e querer te culpar e perseguir ou denunciar, um monte de coisa".
Se for um conhecido, vou apenas dar as respostas objetivas e cada um sabe de seu caminho. Se pedir opinião, vou sugerir que não comercialize.
3 - Projeção do Cogumelo...
3.A - Positiva
No caso, há muitos compradores que pegam os cogumelos comprados e assim tem acesso aos Santos e depois vão cultivar, quando descobrirem como a psilocibina, mediante um esforço mínimo de direcionamento, consegue mudar nossas vidas. Ou apenas se achar que quer ter pra se divertir, sem nada de Sagrado. Vemos o fórum funcionar muito bem para redução de danos nesse sentido, com vários relatos de
usos responsáveis (que em nada se confunde com uso religioso!) por pessoas que compraram.
De outro lado, temos vários relatos de cultivadores e coletores que francamente só fizeram loucura. Mas estes relatos reduziram nos últimos anos, com aumento do número de relatos de pessoas que compram. Acredito que uma coisa não tenha relação com a outra, apenas os Meninos Santos ficaram mais acessíveis pra compra.
O que se vê é que, cultivado, coletado na natureza, ou comprado de amigo ou internet, não é a fonte que irá determinar se o usuário irá se portar com responsabilidade perante si e os outros, mas sim a quantidade e qualidade de informação que ele receberá sobre o tema durante a espera (pela colheita, pela chuva, ou pela entrega).
3.B - Negativa
Primeiro, se exclui aqui a pressuposição de que quem compra irá fazer mais besteira do que os demais, conforme dito acima. Superado isto...
Há um risco realmente de tanta oferta via
internet na
surface sem qualquer filtro vir a chamar muita atenção negativa e influir pra uma possível "caça às bruxas" vir pra cima dos cogumelos. Porém, e é um grande
porém, os cogumelos estão num movimento mundial de liberação, inclusive com empresas que produzem a psilocibina em franco crescimento no mercado de ações. No Estados Unidos e na Europa, já houve um abrandamento da criminalização (que aqui sequer há) e reconhecimento de sua poderosa função como medicamento psiquiátrico.
Acredito que este movimento mundial irá contrapor uma perseguição política. Enquanto a ANVISA estiver livre pra agir, não irá proibir algo na contramão do mundo que nunca foi proibido aqui. Mas se um dia virar campanha política de alguém que seja eleito Presidente, aí vai tudo por água abaixo. A ANVISA não é inimiga dos enteógenos, com certeza há profissionais lá que sabem do uso sacramental, não é uma droga popular de uso diário como a maconha, que sofre uma observância e perseguição tão grande que francamente a agência não consegue nem liberar a produção caseira de CBD pra famílias pobres, por interesses de legisladores e chefes de executivo ligados ao tráfico de drogas. Felizmente, o cogumelo não faz parte do foco dos políticos envolvidos com tráfico. Ser liberado ou não é apenas uma questão de desinformação e moralidade (ou moralismo), e não de interesse econômico direto na manutenção da ilegalidade - como ocorre com outras substâncias.
O melhor que podemos fazer é manter esta comunidade forte como centro de informação de novos cogumeleiros, para que eles se beneficiem dos cogumelos sem prejudicarem a si e à comunidade, com este Sacramento que é fonte de curas que a medicina chama de impossíveis - como a anulação da dependência química em cocaína.
Mas, de toda forma, a chance de trazer malefícios por projetar muitos os cogumelos com a oferta tão grande via
internet, malgrado ser um aspecto negativo, não torna antiética a comercialização.
4 - Mas afinal, o que eu acho?
Eu não cultivaria por questão espiritual. Neste ponto,
não vendo nem troco - o que pra mim é a mesma coisa em termos éticos, mesmo que as consequências legais sejam diversas. Apenas consumo ou doo para quem deseja conhecer os cogumelos como meio de cura e prática espiritual de enteogenia, em regra. E amigos em geral, para conhecerem os mágicos e, quem sabe, se tornarem também praticantes da enteogenia, ou no mínimo de se entreterem com algo que não vicia e os deixa melhores.
Não condeno quem venda. Apenas eu não faria, pela minha relação pessoal e religiosa com eles. Mas cada um tem a liberdade de sentir a relação com os Meninos Santos como for, inclusive os enteogenistas que comercializem.
Se um dia eu fosse forçado a vender pra não passar fome, no entanto, venderia, é claro. Mas não conseguiria praticar minha religião com eles até terminar essa fase. Há algo que me faz sentir que emocionalmente e espiritualmente o comércio não me permite a prática da enteogenia. Eu ficaria travado. Algo como "me desculpem por ter que vender vocês, eu preciso, mas um dia retomarei minha espiritualidade com vocês".
Bem, felizmente sou bem estabilizado financeiramente e jamais vou passar por essa necessidade, assim espero.
Enfim, assim como a enteogenia, a relação com os cogumelos é algo muito pessoal, se a pessoa sente que pode vender ou não e isso não afetar uma relação religiosa com eles. Isso quem sabe é quem vende, suas razões, motivações e necessidades.
Só sempre vou torcer para que o resultado do comércio seja bem positivo a longo prazo, com mais e mais cultivadores, mais e mais praticantes de enteogenia, mais e mais pessoas livres de limitações médicas ou de doutrinações religiosas restritivas. Ver alguém após 20 anos descobrir que o cogumelo consegue aliviar sua depressão que persiste desde a adolescência, antes de começar a cultivar. Tudo isso é válido.
Eu, no entanto, não compraria nem venderia tampouco trocaria cogumelos, pois pra mim eles são sagrados, e no meu ver de serem sagrados, impossibilita o comércio da minha parte. Respeito, no entanto, a relação que cada um tem com os Meninos Santos e se nessa relação cabe comercializá-los sob dadas condições.