Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Compra e Venda de Cogumelos - Tópico para Debate

ExPoro

Enteogenista Apaixonado pela Vida
Cultivador confiável
14/04/2015
3,699
1
64
Um tema que surge em milhares de tópicos e até hoje não tem um próprio pra centralizar o que os membros pensam e progredir em debate.

Tenho minha visão, mas prefiro primeiro ler algumas respostas antes de falar.

E aí, o que vocês pensam sobre comprar e/ou vender cogumelos? Não se é crime ou não (isso tem tópico próprio em Cogumelos Psicoativos são proibidos no Brasil?, mas podem falar aqui por alto também), mas se é bom ou ruim pra comunidade cogumeleira e pro crescimento e espalhamento do amor dos Meninos Santos.

Qual lado bom? Qual lado ruim? Vamos lá, vamos debater, mantendo sempre o respeito a posições contrárias nas manifestações de discordância, hem! :D
 
Última edição:
Boa noite @ExPoro e a todos colegas psiconautas e enteogenistas. O tema é sensível e eu tbm evito entrar em choque de ideias quando o assunto se desenrola de maneira áspera. Sendo assim, espero que todos possam dar a sua opinião com seriedade e sem discussões que não somem em conhecimento.


NÃO VENDA ENTEÓGENOS!!!

Pra mim, não faz sentido trocar dinheiro por cura, alívio, revelação, autoconhecimento. Até porque, a viagem só trás isso se vc tiver se preparado.
Alguns colegas podem pensar que o comércio é a forma mais rápida de disseminar essa cultura pelo mundo mas, pra pensar assim, só esquecendo que os enteógenos possuem poder suficiente para trazer tanto o bem quanto o mal para a pessoa (sem instrução) que o consagra. Por esse simples fato, vender enteógenos é enganar seu "cliente" pois, vc não tem como prever quais serão os efeitos e sensações, nem saber sobre o estado de espírito da pessoa em questão. Não largue a chave das portas da percepção na mão de alguém que não sabe o que fazer com ela. Seja responsável! Se vc não quer ver esse milagre da natureza ser maculado e destruir todo o significado da experiência para alguém, NÃO VENDA!
 
Respostando o que havia escrito pois não vi a criação do tópico específico :D, e ainda fazendo referência àquela discussão:
Estou achando a discussão riquíssima, nível realmente elevado, ou melhor, diversificado.

Compreendo os anseios do irmão @yuriblackd, mas, talvez pela proximidade de abordagem, um pouco mais acadêmica, do irmão @TupacWari, concordo e assino embaixo com o que este diz.

Mas gostaria de lançar uma problematização, e me desculpem se começamos a fugir demais do assunto do cultivo em si: a criminalização da canábis e sua tremenda força se dão historicamente pela criminalização e perseguição do povo preto. Múltiplas calúnias, verdadeiros absurdos! foram propagados aos 4 ventos até que calassem a voz da verdade, dado o silenciamento dos povos que reivindicavam seu uso. E assim foi dada a proibição, apoiada por forte interesse da industria do petróleo (nylon) e afins(farmaceutico, etc).

Bom, como exposto acima, o consumo de cubensis é em sua maioria elitizado, ainda mais quando comercializado online, onde chegam a cobrar R$ 120 por 10g secos, o que passa a dar maior abertura para o debate quando bem instigado. Além disso a internet está posta, as informações bem ou mal estão circulando. O mundo ocidental passa a virar seus olhos pra estas outras substâncias e seus >potenciais<, diferentemente do passado.

Claro, não podemos esquecer, moramos no brazil, país com fôlego extratosférico para remar contra boas marés, como a atual da canábis, mas acredito que o uso está se alastrando e, com ele, uma boa parcela de informação saudável (além de outra grande, e preocupante, de charlatanismo).

Para fechar meu pensamento, não vejo tanto problema na produção em larga escala no laboratório. Acho melhor que a devastação dos pastos, por exemplo, pois o nível de consumo está dado. O que me entristece muitas vezes é um superfaturamento cobrado por desconhecimento dos consumidores de quão barato produzir os cogus uma vez que se tem seus sistema montado. Assim cobram baseado em "doses de trip" 50-60 taokeys em 2-3g de cogu, curiosamente o valor de um l*d no varejo. Isso eu acho errado. Se o objetivo é a libertação do maior número de pessoas, que seja algo acessível, e que venha acompanhado de informações pedagógicas sobre seu uso(set e setting) e etc.

Enfim, é isso. Pás à todos.
 
Bom, tenho alguns pontos específicos pra concluir com minha resposta:

-Infelizmente, como nosso amigo já citou acima, os cogumelos são uma "droga" muito elitizada, de modo que uma minoria da população brasileira tem acesso à informação relacionada aos possíveis usos da Psilocibina, seja medicinal, espiritual, seja recreativo. O que temos que ter em mente é se houver maior produção de cogumelos, o preço é reduzido pela própria natureza do mercado e introdução da competição. Por fim, temos a democratização do acesso;

-Nem toda cidade brasileira se encontra rodeada de pastos férteis, consequentemente, nem todos tem acesso aos nossos amigos do Reino Funghi por meio da coleta;

-Uma grande parcela da comunidade não tem interesse e nem desejo de passar por todo o processo de cultivo que, como todos aqui devem imaginar, é uma atividade extremamente massante, caso o indivíduo não tenha realmente afeição pelo "hobbie" e essa "fatia do bolo" será e é sempre agradecida aos facilitadores;

-Estudos atuais apontam para uma possível segurança no uso dos psicodélicos muito maior do que qualquer outra droga lícita e ilícita, entre elas: álcool, tabaco, opioides, anfetaminas e etc. Logo, ainda que os psicodélicos sejam vendidos sem instruções (e não estou dizendo que devem ser... deve haver sim uma regulamentação mínima do mercado) haverá uma certa segurança. Além disso, cai por terra a argumentação dos indivíduos que dizem defender a saúde dos usuários, quando fecham os olhos e se calam diante dos malefícios das diversas drogas, como álcool, tabaco, maconha e etc.

-Porque a venda dos cogumelos deve ser vista como imoral, se grande parte dos defensores dessa tese sequer se pronunciam sobre outras drogas lícitas? Isso me faz pensar que talvez seja por conta de uma opinião fanática acerca da santidade dos cogumelos. Antes de tudo, devemos respeitar as crenças e ideologias de cada um, mas também não devemos condenar o coleguinha por não compartilhar da mesma opinião acerca dos cogumelos. Por em jogo a moral de alguém por tudo isso é tão absurdo quanto fazer o mesmo com um não muçulmano que come porco ou com um evangélico que não reverencia imagens.
-- Você crê que os cogumelos são sagrados; podem proporcionar uma medicina espiritual e crê que não devemos utilizá-los com outros fins, como a venda? Muito bem, basta continuar com suas convicções e permitir que os demais exerçam sua liberdade individual de, se desejarem, usar cogumelos para ficarem EXTREMAMENTE chapados (e isso não os fará melhores ou piores que outros usuários). Os cubensis são obras da natureza e patrimônio de todos, sendo assim não existe modo errado, indecoroso ou imoral de fazer uso deles, seja esse uso medicinal, espiritual ou recreativo. Caso não concorde com determinado uso, tudo bem, mas taxá-lo de imoral por uma ideologia extremamente subjetiva é uma atitude, no mínimo, intolerante.

Por fim, eu concluo meu comentário reforçando que todos tem e devem ter a liberdade individual protegida, e isso inclui a liberdade para comercializar ou fazer qualquer uso dos cogumelos, seja medicinal, espiritual ou recreativo.
 
Última edição:
Primeiro, o preço do cubensis é alto no comercio pois o objetivo é unicamente o LUCRO. 💵
Podem até travestir as intenções alegando que é para "espalhar a palavra", para aumentar a acessibilidade, mas não precisamos de mascaras aqui.
Acho mais honesto admitir que a intenção é capitalizar o enteogeno.
Afinal, o lucro tem que valer o risco de ficar na margem da lei.

Não sou radical a ponto de ser contra o comercio.
É algo que eu não faria e não gostaria que fizessem, mas não critico o colego yuriblack, que se dispôs a debater, mesmo sabendo que viriam opiniões ríspidas.

Por que eu não faria?
Se eu concordar com o comercio, estarei concordando com a ideia de que é uma droga (assim como o álcool).
Capitalizando o cogumelo você cria um relação fornecedor-comprador, não tem os sentimentos do cultivo próprio.

É como se fosse um "ritual" de um determinado grupo, se o cara cultivou o próprio cogumelo, você sabe que ele é "iniciado"e não tá ali só pra ficar doidão, não é só um junkhead.
Ele se deu ao trabalho de pesquisar e cultivar.
Varias vezes vi junkheads aqui no fórum, ficaram no máximo 1 mês e nunca mais apareceram.
Normalmente consomem algumas vezes, acham legal até que vem a peia e não querem mais ver cogumelos, porque era só entretenimento.
Alias, grande parte dos compradores são menores de idade.

Tem problema ser junkhead? Claro que não, cada um tem a liberdade indivual, como você falou.
Mas eu gosto da ideia do fórum, de fazer uma comunidade de uso consciente do cogumelo, tentando tirar proveitos para o cotidiano.
Fiz vários amigos por aqui, conheci pessoas incríveis, que assim como eu, não acessariam o fórum se fosse igual os grupos de facebook.


Estudos atuais apontam para uma possível segurança no uso dos psicodélicos muito maior do que qualquer outra droga lícita e ilícita
Sim, apontam que é seguro para pessoas SAUDÁVEIS e adultas.
5,8% dos habitantes do brasil são depressivos, segundo a OMS. Ao mesmo tempo que indivíduos com transtornos são maioria em consumo de drogas. (Até aqui no fórum você confirma isso)
Você vai pedir atestado médico para o comercio?
Ou mesmo foto com o RG pra provar que é maior?

Leia esse topico de badtrip, é um caso bem incomum, mas se aumentar o acesso, os casos parecidos também aumentarão e estarão na mão do comerciante:

Porque a venda dos cogumelos deve ser vista como imoral
Qualquer tipo de tráfico é imoral.
Não adianta falar que cogumelo não é proibido porque não ta escrito PSILOCYBE na ANVISA.
Só falta a fiscalização querer.
E isso que o comercio faz, aumenta a notoriedade do cogumelo e estimula o governo a acrescentar a norma.
Chegar na sua casa e ver uma sala para produção de cogumelos vão querer enquadrar como preparação de psilocina/bina, que são explicitas.

Não acho a comparação com a carne de porco válida.
Quem come ou não come porco não está afetando os demais consumidores.
Aqui o motivo não tem nada a ver com a crença, mas sim com a preocupação de incentivar a fiscalização apenas para alguns, por egoismo, colocarem o lucro como prioridade.

Sabe quem vai comprar cogumelos pela internet?
O menor de idade, quem mora com os pais.
O principal mercado do cubensis são as pessoas que não podem cultivar e que se forem "pegas" trarão problemas.
Essas pessoas não poderiam fumar escondidas por causa do cheiro, mas podem comer cogumelo no quarto.
E já quem cultiva são pessoas com responsabilidade própria e que respondem por seus atos ou pelo menos quem mora na mesma casa sabe sobre o consumo.

Caso não concorde com determinado uso, tudo bem
Sim, e o maior exemplo disso é que o fórum é totalmente aberto, não precisa se cadastrar para aprender a cultivar.
Se o cara quiser cultivar pra ver duende, ele pode o quanto quiser.

patrimônio de todos
E mesmo assim seu lado capitalista está querendo lucrar 200% por grama.
O patrimônio é nosso, mas o lucro é meu.

liberdade individual protegida
Então não teria problema eu vender rivotril, ritalina ou mesmo rocutan sem receita?
Mesmo sabendo que pode agravar problemas psiquiátricos ou até aumentar pensamentos suicidas em pequena % de pessoas.
 
Última edição:
Primeiro, o preço do cubensis é alto no comercio pois o objetivo é unicamente o LUCRO
Creio que sua colocação está equivocada. No capitalismo, todo produto posto no mercado visa o lucro... Economicamente falando, percebemos a tendência na diminuição dos preços quando a oferta e a concorrência aumentam.
Acho mais honesto admitir que a intenção é capitalizar o enteogeno.
Cara, infelizmente, amor não põe comida na mesa. Então, é óbvio que os vendedores também buscam o sustento próprio, caso contrário estariam doando e não cobrando... Assim como nenhum ser humano do mundo trabalha só por amor.
Se eu concordar com o comercio, estarei concordando com a ideia de que é uma droga (assim como o álcool).
Que relação o comércio tem a ver com algo ser taxado como droga (sentido pejorativo da parada)? Não entendi muito bem essa colocação... E não vejo como podemos separar os cogumelos do álcool no grupo das drogas lícitas ou ilícitas.
Assim como os cogumelos, o álcool tem seus benefícios... Na vdd, vou além, o álcool entre as drogas recreativas lícitas e ilícitas é a única substância com níveis seguros de consumo. De fato, com utilização correta, é um excelente protetor cardiovascular, e, se levarmos em consideração que as doenças cardiovasculares são as maiores causas de mortalidade...
O ponto em que eu quero chegar é não estamos separando água do óleo, os cogumelos e outras drogas não são coisas distintas... São componentes de grupos amplos capazes de causar benefícios e malefícios (alguns mais e outros menos).
não tem os sentimentos do cultivo próprio.
E, desde quando, cultivar é uma condição obrigatória e necessária para ser permitida a experiência com cogumelos? Também não entendi esse ponto.
 
Última edição:
Novamente concordando 100% com o @Texugo que tem uma habilidade melhor que a minha pra se expressar rsrs.



Sabe quem vai comprar cogumelos pela internet?
O menor de idade, quem mora com os pais.
O principal mercado do cubensis são as pessoas que não podem cultivar e que se forem "pegas" trarão problemas.
Essa parte é a maior realidade!

Você vai pedir atestado médico para o comercio?
Ou mesmo foto com o RG pra provar que é maior?
Ou vai acompanhar essa pessoa enquanto ela estiver ingerindo? Pq ela pode muito bem comprar com documento e tudo mais e dar pra um menor depois. Pra um cachorro, jogar pra cima...

E mesmo assim seu lado capitalista está querendo lucrar 200% por grama.
O patrimônio é nosso, mas o lucro é meu
Facetas do capitalismo! Cuidado que tao caçando comunistas por ai. 👻

Além de tudo isso, o comércio dificulta ainda mais a pessoa pensar em um cultivo próprio justamente porque banaliza o meio de produção. O produto sai barato e vazio!
 
Mas eu gosto da ideia do fórum, de fazer uma comunidade de uso consciente do cogumelo, tentando tirar proveitos para o cotidiano.
Aí que tá, você tem que aprender a separar as coisas... Você gostar dessa ideia, não faz dela a meta do fórum ou a ideia correta. Como já foi dito, nem todos pensam igual. E isso não faz do seu pensamento certo ou errado... É um simples pensamento e PONTO.
Você vai pedir atestado médico para o comercio?
Ou mesmo foto com o RG pra provar que é maior?
Na verdade, eu bloqueio todas as páginas e sites para maiores de 18 anos sim. E deixo explícito a não recomendação de uso para doentes crônicos, grávidas, idosos e usuários de inibidores da MAO
Qualquer tipo de tráfico é imoral.
Concordo, mas não estamos falando de tráfico, já que não se enquadra na lei de drogas. No máximo é um limbo jurídico... E, se de fato for tráfico, o fórum está cheio de criminosos. Cultivo de maconha também é enquadrado como tráfico, logo por associação...
Não adianta falar que cogumelo não é proibido porque não ta escrito PSILOCYBE na ANVISA.
Só falta a fiscalização querer.
Aí que você se engana... A carta magna pátria cita o princípio da legalidade que, de modo resumido, assume que não há crime sem lei que o determine ou decisão judicial prévia.
E, como já foi dito, todos nós estamos no mesmo barco... Pq o cultivo tbm pode ser enquadrado como trafico
preparação de psilocina/bina, que são explicitas.
São situações extremamente diferentes. Cultivo é bem diferente de extração. E não é tão difícil de perceber pela estrutura do "laboratório" quando alguém está extraindo psilocibina
Aqui o motivo não tem nada a ver com a crença, mas sim com a preocupação de incentivar a fiscalização apenas para alguns, por egoismo, colocarem o lucro como prioridade.
Não é o que parece, pois vejo aqui no fórum centenas de pessoas argumentando utilizando unicamente a crença, quando a crença é totalmente irrelevante para o assunto da moralidade/legalidade
Sabe quem vai comprar cogumelos pela internet?
O menor de idade, quem mora com os pais.
O principal mercado do cubensis são as pessoas que não podem cultivar e que se forem "pegas" trarão problemas.
Essas pessoas não poderiam fumar escondidas por causa do cheiro, mas podem comer cogumelo no quarto.
E já quem cultiva são pessoas com responsabilidade própria e que respondem por seus atos ou pelo menos quem mora na mesma casa sabe sobre o consumo.
Bem simples de resolver esse problema não acha? Só usar o bom senso e não vender para menores, assim como diversos cultivadores.
E mesmo assim seu lado capitalista está querendo lucrar 200% por grama.
O patrimônio é nosso, mas o lucro é meu.
Como eu já disse, absolutamente ninguém no mundo trabalha apenas por amor e com sentimento de coletividade. As pessoas buscam sim o auto sustento e não há nada de errado nisso. O patrimônio é de todos, mas nem todos tem acesso próprio pelos motivos já citados.
Então não teria problema eu vender rivotril, ritalina ou mesmo rocutan sem receita?
Mesmo sabendo que pode agravar problemas psiquiátricos ou até aumentar pensamentos suicidas em pequena % de pessoas.
Eu acho que NINGUÉM, absolutamente, NINGUÉM deve ferir a liberdade individual de terceiros, ainda que seja com práticas autodestrutiva.
Quem é você, eu ou o Estado pra dizer oq alguém pode consumir ou ingerir? Essa ideia é extremamente assustadora e autoritária.
Pq ela pode muito bem comprar com documento e tudo mais e dar pra um menor depois. Pra um cachorro, jogar pra cima...
Esse pensamento seu é exclusivo prós cogumelos? Ou já falou e debateu com alguém sobre isso em relação ao álcool e cigarro, tendo o intuito de mudar a opinião das pessoas ? Se a resposta da segunda relação for negativa, a preocupação n é com a saúde dos menores ou animais
Além de tudo isso, o comércio dificulta ainda mais a pessoa pensar em um cultivo próprio justamente porque banaliza o meio de produção. O produto sai barato e
Gente, temos que entender que nem todo ser humano na terra está disposto a viver como um camponês cultivando tudo que consome. As pessoas não cultivam por Ns motivos, como desinteresse, preguiça, falta de tempo...
 
Última edição:
Creio que sua colocação está equivocada. No capitalismo, todo produto posto no mercado visa o lucro... Economicamente falando, percebemos a tendência na diminuição dos preços quando a oferta e a concorrência aumentam.
A economia trata drogas e tarifas bancarias como exceção.
Trafico a demanda cresce junto com a disponibilidade, mais como uma demanda inelástica, seja por vicio ou gosto. (Cogumelo pode não criar vicio fisiologico, mas uma pessoa fragilizada pode sim utilizar como fuga da realidade e consumir com padrões de vicio)

Cara, infelizmente, amor não põe comida na mesa. Então, é óbvio que os vendedores também buscam o sustento próprio, caso contrário estariam doando e não cobrando... Assim como nenhum ser humano do mundo trabalha só por amor.
Sem problemas nisso, mas é que sempre vem a questão do: é só a elite que tem acesso, o pobre não pode comprar, tem que espalhar a enteogenia...
Apenas para deixar claro que o objetivo é puramente econômico - não tem problema nisso. Prefiro a honestidade do que falsos ideais.

Que relação o comércio tem a ver com algo ser taxado como droga (sentido pejorativo da parada)?
Eu tive contato com muitas pessoas que se perderam pro alcoolismo, pra cocaína e até pra maconha (o que alguns falariam que não causa dependência)
O cogumelo não é diferente, você pode sim se perder, se estiver num momento ruim da sua vida.

Então se eu comprar, estarei tratando o cogumelo como mercadoria, como droga, seria a mesma coisa que comprar outra droga.

Se eu cultivo, dou outro sentido à experiencia, estou me esforçando em um hobby e como tenho a experiencia do cultivo, dedico meu tempo a isso, dá tempo de refletir se meu consumo é consciente e no nível saudável, consigo analisar os efeitos no cotidiano e não estou apenas comprando algo que o mercado está disponibilizando ou me induzindo a comprar.
Não é algo momentâneo, que eu comprei, tocou a campainha e comi, tive alucinações, fui pra rave, dormi e esqueci.

Vou tentar dar um exemplo, acho que não ficou muito claro.
Eu gosto bastante de vinho, mas eu produziria vinho? Nunca teria o trabalho, preferiria não tomar, porque é só relaxar. Mas como posso comprar no mercado, é só passar pela gondola e ver.
EU gosto bastante de cogumelo, eu produzo cogumlo. Por que? Porque eu acho que tem trazido muitos benefícios na minha vida. Quando eu cansar de cultivar, vai ser porque não está mais trazendo benefícios que valham a pena.


necessária para ser permitida a experiência com cogumelos?
Não é necessário cultivar.
é apenas a opinião de alguns cultivadores.
É a mesma coisa que você trabalhar e juntar R$100.000,00 ou ganhar o mesmo dinheiro por herança.
Você compra a mesma coisa com o dinheiro, tem o mesmo valor monetário.
Mas todos percebem que a pessoa que trabalhou realmente sabe o valor daquilo e consegue valorizar mais o mesmo dinheiro.

Você gostar dessa ideia, não faz dela a meta do fórum ou a ideia correta.
Nesse ponto seria uma falsa ideia de liberdade sua.
O fórum não é imparcial, ele tem seu posicionamento definido, mesmo que para alguns seja errado.
O fórum não é de propriedade publica.
Foi baseado nessa ideia de enteogenia que ele foi construído e chegou ao que é hoje.

Você não é o primeiro com essa ideia.
Um dos membros mais relevantes aqui pro Teonanacatl, que mais criou conteúdo brasileiro, saiu do fórum, desativou sua conta porque abriu um eshop.

Também tinha outro caso mais recente que também comercializava e era membro ativo, amigo de boa parte do fórum, inclusive bom amigo meu. Ele falava no chat abertamente que vendia, foi criticado por vender, mas nunca foi criticado como pessoa ou amigo.
O Fórum como entidade é contra o comercio, porque chama atenção desnecessária e atrai possíveis problemas os membros como pessoas não ligam tanto pra isso.

No máximo é um limbo jurídico
Limbo jurídico até criar jurisprudência ou perceberem o crescimento do comercio, enviado pela própria estatal.
Por anos tinha apenas 1/2 eshop do tipo, de repente surgiram mais 3/4/5/6, hoje em dia você já tem 10 paginas no google, não são só os consumidores que percebem essa curva de crescimento.
Eu não gostaria de ser o primeiro caso, o que irá definir a abordagem legal com o psilocybe.
Honorários advocatícios seriam bem mais caros do que o lucro com cogumelos.

Só usar o bom senso e não vender para menores
Aquele famoso formulário?
Você tem mais de 18 anos? [ ] Sim [ ] Não.

práticas autodestrutiva
Não sei qual sua experiencia com psicoativos, mas algumas práticas não são apenas autodestrutivas, são uma ameaça à toda sociedade.
Eu já tive que ser "controlado" por sitter e isso com certa experiencia. Se estivesse sozinho poderia ter feito merda, se não tivesse experiencia poderia ter machucado o sitter.
Quem sou eu para me sobrepor a você, ao estado e a sociedade? (Sou a favor do estado minimo, mas substancias que alteram a capacidade de tomar decisões são exceção).
Cultivadores sabem que devem tomar em casa, na chacara ou lugares assim.
Uma pessoa que comprou vai tomar na pista de skate do bairro, no parque, no quarto dos pais.

s pessoas não cultivam por Ns motivos, como desinteresse, preguiça, falta de tempo...
Sim. Se a pessoa não está disposta por desinteresse, preguiça, então não teria porquê consumir psicoativo.
O cogumelo ta ai pra quem quiser, eu não tenho a função de universalizar o acesso pra qualquer playboy ter acesso.
Se você está disposto a fazer isso por dinheiro, é sua opção. Vai ser um cultivo bonito de ver 😝

E seria apenas o psilocybe... ela não precisa cultivar alface ou abobora.
 
Cara, infelizmente, amor não põe comida na mesa
Uma frase que qualquer traficante ou criminoso pode dizer!
Esse pensamento seu é exclusivo prós cogumelos? Ou já falou e debateu com alguém sobre isso em relação ao álcool e cigarro, tendo o intuito de mudar a opinião das pessoas ? Se a resposta da segunda relação for negativa, a preocupação n é com a saúde dos menores ou animais
É justo por ver que a proibição de drogas lícitas como o álcool, para menores de idade, não adianta em nada, que vender cogumelos é algo perigoso.
Eu sou da área da saúde e meu dia a dia é tentar tirar pessoas do vício ou lidar com as complicações dele. Se a indústria farmacêutica não pensa como eu penso, a culpa não é minha, eu tento mudar o que está ao meu alcance.
Ao vender enteógenos vc está dizendo que qualquer pessoa pode usar e qualquer pessoa vai ter apenas benefícios com o seu uso. Alias, se alguma dessas pessoas passar mal, boa sorte, foi vc que vendeu pra ela e, portanto, é o responsável pelo que acontecer. Isso vale pra quem vende cigarro, álcool pra menores ou prescreve medicações erradas para os pacientes. A sua opinião sempre será respeitada, mas as suas ações determinam também responsabilidade sobre vidas.
Ao meu ver, se vc não vender toda a experiência (a um preço justo) não faz sentido. E mesmo assim, vc está assumindo a responsabilidade sobre a vida de alguém.
Aí vc pode ser preso e, dependendo da repercussão, as leis podem sofrer mudanças que vão dificultar ainda mais o acesso a essas substâncias por pessoas que realmente teriam proveito com isso.
 
A economia trata drogas e tarifas bancarias como exceção.
Não mesmo, até na bocada isso se aplica. Quando a quarentena começou ou quando ocorre algum atrito entre facções ou por qualquer outro motivo o carregamento é prejudicado (consequentemente o estoque), o preço das drogas sobe (e muito). Isso não é uma mera opinião é algo que acontece na prática.
Em relação as tarifas bancárias, deve-se lembrar da existência de um "cartel" em que alguns poucos bancos controlam e tem grande influência na economia. Então, novamente, esse seu comentário não tem embasamento.
(Cogumelo pode não criar vicio fisiologico, mas uma pessoa fragilizada pode sim utilizar como fuga da realidade e consumir com padrões de vicio)
Tá okey, mas me diz uma coisa: Quem é você, eu ou o Estado pra interferir se alguém quer fugir da sua realidade? Esse é um pensamento extremamente autoritário.
Apenas para deixar claro que o objetivo é puramente econômico - não tem problema nisso. Prefiro a honestidade do que falsos ideais.
Querer ter lucro com algo não anula o viés "humanitária". Se assim o fosse, todo ser humano que trabalha é um monstro.
Eu tive contato com muitas pessoas que se perderam pro alcoolismo, pra cocaína e até pra maconha (o que alguns falariam que não causa dependência)
O cogumelo não é diferente, você pode sim se perder, se estiver num momento ruim da sua vida.
Álcool, tabaco e maconha sim podem causar dependência. Mas que evidências científicas você tem pra afirmar que os cogumelos podem causar o mesmo? Porque uma maioria dos estudos apontam que provavelmente seja o contrário. E, ainda assim, repito o questionamento: Quem é você ou qualquer um de nós pra limitar a liberdade individual dos indivíduos?
Temos o dever moral sim de dar informação as pessoas, mas não temos o direito de impedir as suas decisões após posto o conhecimento.
Então se eu comprar, estarei tratando o cogumelo como mercadoria, como droga, seria a mesma coisa que comprar outra droga.
Se você crê que os cogumelos podem acabar com a vida de pessoas, então a troca, venda ou qualquer outra prática não vai mudar a essência dos cogumelos.
Como dito, se você vê a situação dessa forma e se a interpretação legal fosse realmente assim, o simples cultivo poderia ser enquadrado como tráfico. Logo, todos nós somos traficantes.
De fato, doar, vender ou trocar... Tanto faz, em qualquer uma dessas situações, o objeto manipulado será o mesmo e terá o potencial de ter as mesmas consequências.
Se eu cultivo, dou outro sentido à experiencia, estou me esforçando em um hobby e como tenho a experiencia do cultivo, dedico meu tempo a isso, dá tempo de refletir se meu consumo é consciente e no nível saudável, consigo analisar os efeitos no cotidiano e não estou apenas comprando algo que o mercado está disponibilizando ou me induzindo a comprar.
"Consumo consciente" é um conceito extremamente subjetivo e a forma como você o vê não é uma verdade absoluta. Novamente, mesmo que sutilmente, você está expondo a sua opinião como uma verdade inegável.
Resumidamente, nem todos tem a mesma concepção do que é um "consumo consciente e no nível saudável". Pra alguns, isso pode ser uso com fins medicinais e para outros pode ser o uso recreativo. E reforço novamente: nenhum uso é superior ao outro, todos usos tem potencial de trazer benefícios na vida daquela pessoa.
Não é algo momentâneo, que eu comprei, tocou a campainha e comi, tive alucinações, fui pra rave, dormi e esqueci.
E se for somente isso? Qual o problema? Em que isso afeta a vida das demais pessoas? Ou melhor de onde vem tamanha propriedade e autoridade pra criar "regras" de como, quando e com que fim devem ser usados cogumelos?
EU gosto bastante de cogumelo, eu produzo cogumlo. Por que? Porque eu acho que tem trazido muitos benefícios na minha vida. Quando eu cansar de cultivar, vai ser porque não está mais trazendo benefícios que valham a pena.
Tá certo, isso é uma escolha sua, mas ninguém é obrigado a querer cultivar e nem todo mundo vê essa experiência como algo capaz de trazer benefícios... Muitas pessoas querem usar cogumelos assim como podem comprar o vinho no supermercado, como vc bem citou. Esse teu comentário inclusive reforça tudo q eu disse.
Mas todos percebem que a pessoa que trabalhou realmente sabe o valor daquilo e consegue valorizar mais o mesmo dinheiro.
"Todos" é uma opinião sua e não passa de uma suposição extremamente subjetiva e que não contribui nem atrapalha na tese de ser necessário haver um regra garantindo que todos cultivem seus próprios cogumelos para consumir e saber o seu real valor.
Nesse ponto seria uma falsa ideia de liberdade sua.
O fórum não é imparcial, ele tem seu posicionamento definido, mesmo que para alguns seja errado.
O fórum não é de propriedade publica.
Foi baseado nessa ideia de enteogenia que ele foi construído e chegou ao que é hoje.
O posicionamento do fórum pode até ser esse, mas uma grande parte dos usuários pensa como eu e fazem sim parte da comunidade. Então, o posicionamento não é uma verdade absoluta.
Ele falava no chat abertamente que vendia, foi criticado por vender, mas nunca foi criticado como pessoa ou amigo.
O problema é que aparentemente muitos daqui criticam "como pessoa". Esse é o erro. As pessoas podem não concordar com essa prática, mas não faz de ninguém um ser humano melhor ou pior.
Eu não gostaria de ser o primeiro caso, o que irá definir a abordagem legal com o psilocybe.
Honorários advocatícios seriam bem mais caros do que o lucro com cogumelos.
Eu sinceramente me sentiria honrado em ser o primeiro e defender a causa. E, caso aconteça, estarei preparado para tal, mesmo que eu perca "o lucro com cogumelos" e algo mais.
Além disso, existem diversas instituições e indivíduos que tem um interesse especial em contribuir com a causa.
Aquele famoso formulário?
Você tem mais de 18 anos? [ ] Sim [ ] Não.
Isso e solicitar RG no ato da compra.
Não sei qual sua experiencia com psicoativos, mas algumas práticas não são apenas autodestrutivas, são uma ameaça à toda sociedade.
Eu já tive que ser "controlado" por sitter e isso com certa experiencia. Se estivesse sozinho poderia ter feito merda, se não tivesse experiencia poderia ter machucado o sitter
Assim como qualquer droga tem o potencial de causar danos individuais e a terceiros, os cogumelos também tem. Mas aí entra a hipocrisia...
Vamos lá, você gosta de vinho, correto? O álcool tem um grande potencial de ser benéfico em doses cardioprotetoras, ajudando a diminuir mortalidade... Mas também é uma das drogas que, estatisticamente, mais mata usuário e terceiros.
Diferentemente do álcool que é socialmente aceito, os cogumelos são drogas em que todos os estudos apontam pra segurança individual e coletiva... Inclusive há um estudo muito conhecido e relativamente recentes da revista "The Lancet" (uma das revistas de maior prestígio médico no mundo) em que foi analisada uma população britânica e chegou a conclusão que "By Far" os cogumelos são as drogas que causam menos prejuízos individuais e coletivos, logo atrás de outros sintéticos. E adivinhem: o álcool (tão aclamado e socialmente aceito) é a que causa mais.
Então a solução disso é proibir qualquer droga não importa o mínimo risco que elas causem? Vamos proibir água, café, refrigerante e etc? É mais fácil proibir as pessoas de viverem...
Sim. Se a pessoa não está disposta por desinteresse, preguiça, então não teria porquê consumir psicoativo.
Ai, novamente, não passa de uma opinião. Eu, particularmente, discordo. Eu não tenho o mínimo interesse de produzir cerveja (pelo menos agora). Ainda assim, eu amo essa bebida com todas as minhas forças.
Porque com os cogumelos tem que ser diferente? Novamente pergunto: preciso ser um camponês no sistema feudal que só vive com o que adquire pelo plantio e troca?
O cogumelo ta ai pra quem quiser, eu não tenho a função de universalizar o acesso pra qualquer playboy ter acesso
Se você acha que o público é apenas esse, está bem enganado kkk
Uma frase que qualquer traficante ou criminoso pode dizer!
Uma frase que todos que trabalham podem dizer... Mas repito, novamente: o cultivo é tão tráfico, como a venda é.
É justo por ver que a proibição de drogas lícitas como o álcool, para menores de idade, não adianta em nada, que vender cogumelos é algo perigoso.
A soluço então é proibir tudo e deixar nas mãos do tráfico de verdade? Assim como ocorreu em vários países que adotaram a lei seca? Ao meu ver, é muito mais inteligente assumir os riscos, tributar e ajudar as pessoas lesadas no processo, levando em consideração que a violência e o tráfico matam muito mais do que o uso de álcool e outras drogas juntam...
Eu sou da área da saúde e meu dia a dia é tentar tirar pessoas do vício ou lidar com as complicações dele.
De fato, a nossa obrigação enquanto agentes da saúde é de conscientizar, informar as pessoas e cuidar dos que por ventura sejam prejudicados. No entanto, esse dever da profissão não nos dá aval para reprimir a liberdade individual das pessoas.
E, como já dito acima, quando o assunto são cogumelos, não podemos falar sobre dependência porque todos os atuais estudos apontam para a segurança nesse aspecto. Então, esse seu comentário tá fora de contexto.
Ao vender enteógenos vc está dizendo que qualquer pessoa pode usar e qualquer pessoa vai ter apenas benefícios com o seu uso.
Não, ao vender enteogenos eu estou afirmando que qualquer pessoa maior de idade, sem comorbidades, sem gravidez e não idosos podem usar.
Em nenhum momento, houve afirmação de que é uma cura sagrada que só tras benefícios.
A sua opinião sempre será respeitada, mas as suas ações determinam também responsabilidade sobre vidas.
Com certeza, mas todos nós estamos bem respaldados cientificamente e empiricamente.
Aí vc pode ser preso e, dependendo da repercussão, as leis podem sofrer mudanças que vão dificultar ainda mais o acesso a essas substâncias por pessoas que realmente teriam proveito com isso.
Todos nós teoricamente podemos ser presos. Basta algum ter uma interpretação que tenda a classificação como droga. Mas vivendo de suposições nunca saberemos.
 
Última edição:
o preço das drogas sobe (e muito). Isso não é uma mera opinião é algo que acontece na prática.

Sim, sobe, mas o contrário não.
Ou você já viu traficante fazendo desconto quando tem mais droga disponível?

Não necessariamente é pela escassez do produto, mas sim da necessidade de suprir o custo de armamento e proteção de território. (O que não se aplica aqui)

Quem é você, eu ou o Estado pra interferir se alguém quer fugir da sua realidade?
Seu conhecimento é bem mais teórico do que prático/real.
Não vivemos na anarquia.
Atualmente, o Brasil exerce a soberania do estado sobre os cidadãos, então o estado decide o que quiser.
Seja por leis ou pelo STF (que decidiu legislar).

E a questão não é ditar comportamentos, mas sim proteger a relação, onde o mais fraco sai prejudicado.
Até o liberalismo prega a proteção do elo mais fraco.

Ofertar cogumelos para uma pessoa afundar mais sua vida é no mínimo antiético.

lucro com algo não anula o viés "humanitária
Eu acredito que anule sim, principalmente devido a sua %.
Mas isso não te faz um monstro, nem de perto.
Também acredito que não é o dever de ninguém ser humanitário, é quem quer.

maioria dos estudos apontam que provavelmente seja o contrário.
Não temos estudos suficientes pra afirmar nada.
Como falei, os estudos são feito com pessoas SAUDÁVEIS e pela ilegalidade do cogumelo não temos praticamente nenhum de alta confiabilidade, grande parte é agrupamento de relatos.

Eu entendo sim que seja seguro fisiologicamente (não é a toa que eu consumo), mas não existe base para confirmar tal coisa de forma científica, muito menos da parte psicologoca. São só estudos com pouca relevância, porque ainda é o começo.

Se você crê que os cogumelos podem acabar com a vida de pessoas, então a troca, venda ou qualquer outra prática não vai mudar a essência dos cogumelos.

Uma pessoa com a vida difícil não vai ter o esforço pra cultivar cogumelo.
Agora comprar, ela pode colocar no cartão de crédito e receber envelope pronto.

Assim como o cogumelo é um propulsor pra sair do poço, também pode ser cavar mais fundo. Pode ajudar 50 pessoas, mas se 1 fosse prejudicada, já pesaria minha consciência.

Não sei quanta experiência você já teve com dependentes químicos ou mesmo com consumidores de cogumelo.

Nem tudo é preto no branco quando se trata de psicoativo.

cultivo poderia ser enquadrado como tráfico
Já é consenso que cultivo para uso próprio não se enquadra como.
Sua defesa será muito mais fácil se não tiverem prova do comércio.
Não é a toa que o Fórum indica manter certa postura.
 
o cultivo é tão tráfico, como a venda é.
Não! Nem pela lei nem pela ética. Eu cultivo, eu consumo, eu não vendo. Nada a ver com tráfico.

Então, esse seu comentário tá fora de contexto.
Mas foi vc que perguntou irmão. Quem fugiu do contexto foi vc. Nunca disse que cogumelo vicia. Mas pra pessoas com distúrbios o consumo pode ser abusivo sim.

Não, ao vender enteogenos eu estou afirmando que qualquer pessoa maior de idade, sem comorbidades, sem gravidez e não idosos podem usar.
Isso tá completamente errado! Então são só esses os casos em que o cogu pode fazer mal? Não pode fazer mal pra pessoas saudáveis é isso? E idosos não podem usar? Os estudos mais promissores da substância são em pessoas em tto paliativo. Novamente esse comentário não faz sentido.

Com certeza, mas todos nós estamos bem respaldados cientificamente e empiricamente.
Não estamos respaldados cientificamente pq os estudos são poucos e a metodologia insatisfatória. Não estamos respaldados por experiências empíricas pq isso não é respaldo pra nada.
Todos nós teoricamente podemos ser presos. Basta algum ter uma interpretação que tenda a classificação como droga.
Não! Primeiro terão que achar provas de que eu vendi ou de que eu produzi quantidades absurdas de cogu que nunca se enquadraria em consumo próprio. Posso ser autuado por porte? Posso! Mas pra isso vão ter que me pegar na rua com isso ou ter um bom motivo pra ter um mandato e bater lá em casa. Mesmo assim eu consigo provar que nada foi vendido. Então, cultivo não é trafico.
 
Só um recorte.

O Teo não possui posição oficial sobre nenhum tema relacionado aos cogumelos. É apenas um espaço para livre troca de informações acerca de cogumelos. Isso inclui temas éticos, legais, etc., mas as opiniões são dos membros. Nem a Equipe do Teo pode representar uma opinião oficial do Teo mas apenas a deles mesmos se não alterarem a "Missão" do Portal. Lá, sim, existem as posições oficiais do Teo.

Em outras palavras, o Teo não tem em si mesmo opinião sobre venda ou compra, se é bom ou não. O Teo apenas proíbe o uso do portal para este tipo de comércio, por qualquer meio, bem como a declaração de intenção de venda, que seria uma forma de quebrar essa regra. Com isso o Teo se protege de ser acusado falsamente de "eshop", porque somos um portal de cultivadores e de religião enteogênica.

Sabem os grupos anônimos como NA? Se focam em ajudar uns aos outros, mas não se metem nem tem posição sobre eventual legalização das drogas que levam seus membros às reuniões.

O Teo é tipo isso. Por enquanto pelo menos, como consequência do conteúdo da área "Assistência" do fórum, é como eu interpreto.

Só quis fazer esse recorte. Não digo que é bom ou ruim. E ainda não vou postar minha visão do tema.

---

Debates seguem bem, por vezes acalorados, kkk. Lembrem de discutir ideias e não pessoas, nobres colegas do fórum.

E uma sugestão de debate em fóruns é que perguntas de retórica (e normais) não funcionam. Façam afirmações diretas e poderão ser mais claros, e impessoais. Perguntas só se tiverem a intenção real de serem respondidas são efetivas em debate de fórum. De resto, não.

Assim como uso de ironia e formas sutis de humor também não funcionam em fóruns escritos. Ser direto é sempre a melhor fórmula.
 
Gostaria de estar com acesso ao computador para citar os trechos que desejo com mais tranquilidade, mas não é o caso e acredito que nao seja realmente necessário.

Ao meu ver o debate que está posto é Objetividade vs Subjetividade, além de Capitalismo vs Um novo tipo de sociedade.

Nosso amigo @yuriblackd está tomando uma posição completamente cética, positivista, afastada.
1-"Está é a sua opinião (sua subjetividade) e por isso não é válida ao todo".
2-"Cogumelos são drogas como qualquer outra.(Não há nada espiritual)".
3-"Amor não enche barriga (Capitalismo)."

-----.------
Pontos 1 e 2.

Bom, é claro que experiências individuais não resumem o todo, mas também é claro que toda experiência psicodélica passa por uma forte subjetividade. Seja o estado de espírito anterior à ingestão, e por vezes inconsciente; seja a intenção, ou falta dela, na hora do uso.
Não há como recusar o fato de que set e setting são tão importantes quanto a dose. Assim, quando chamamos a atenção para a subjetividade da experiência, não falamos da nossa própria, mas chamamos atenção para este fato tão importante e que se fará presente em toda sessão: Ficamos extremamente sensíveis, propensos a alterações profundas. Podemos explorar todos esses novos sentimentos transformando a nós mesmos ou podemos lutar contra tudo isso.


Subjetividade não se trata apenas de opinião, se trata também de empatia, de compreender que a maioria extraoférica das pessoas não compreendem esta relação (dose,set, setting), não conhecem os efeitos do cogu (e novamente, suas diferenças dependendo da dose) {quem nunca ouviu um "mas n tem perigo de não voltar??} e estarão jogadas no limbo da morte do ego, tendo um possível ataque de pânico e f*dendo toda a sua subjetividade daí em diante. Etc. Etc.

Então, no meu entender, quando chamam a atenção para o fato da subjetividade da experiência, seja recreativa ou espiritual, não se trata de dizer qual a experiência correta, mas lembrar, sempre, que é uma substância com potencial tanto para criar quanto para destruir subjetividades, a depender de seu uso (dose, set, setting).

----.----
Ponto 3.

Seu discurso de oferta x demanda também está cheio de subjetividades e opiniões. Falar que o mercado é o melhor meio de democratizar o acesso é no mínimo falta de observação empírica. O que vejo é o mercado extratizar (produtos de qualidade 1,2,3, premium); expropriar (em algum momento sua produção vai exigir funcionários que cultivarão os cogumelo para vc vender. Esses cogus serão dos cultivadores? Ou do dono do capital); e engessar qualquer iniciativa libertária de produção individual/cooperativa. (Se todos cultivarem vc vai vender pra quem?)

Claro, no sistema em que vivemos, por que vc faria diferente? Todos aí lucrando com o que for e você vai trabalhar "de graça"??

Pois é amigo, aqui está o divisor de águas. O motivo de, pelo menos eu, consumir e estudar sobre cogumelos e seu potencial transformador, está diretamente ligado com o meu profundo desejo de transformação desta sociedade usurpadora de terras e almas. Logo, cultivar visando a manutenção do Estado capitalista seria uma grande contradição para mim.

Então no fundo nao se trata de Droga, Venda, Lucro, mas sim da transformação que desejamos empregar com nossas ações.

Por fim queria chamar atenção para o termo Espiritual, que não precisa ter nada de exotérico, nada de o espírito santo engravidar a virgem maria. Mas apenas a pura compressão de que somos todos seres perenes (não nossos egos, claro 😉) e compartilhamos este tempo e espaço como outros assim como nós, sejam animais ou vegetais.
 
Última edição:
Que conversa boa!
Pessoalmente não curto nem venda nem compra, somos feitos pra cultivar, fazer, aprender, se envolver com os ciclos da vida. O capital como conhecemos até então rompe com essa poesia.
Mas de certo devemos lutar pela sua legalidade, uma vez que a política proibicionista é devastadora à liberdade. Como lutar? Cultivando, estudando e enchendo a barriga com amor, no meu caso sem ele não exerço minha profissão.
Abração ✌🏼
 
Boa tarde a todos.
Uau, esse é um post muito polêmico...
Um verdadeiro divisor de opiniões...
Mas valendo lembrar que ambos os lados da moeda possuem suas vantagens e suas consequências...
Sou das que certamente sempre apoiará e lutará pelo direito de cultivo. Por diversos motivos.
Mas infelizmente, vivemos numa sociedade que olha torto para tudo. Minha mãe deixou cultivar, mas é claro que ela não gosta e vive me enchendo o saco, mas eu não ligo.
Aos poucos mostrarei para ela que o cogu é medicinal. To com o grow meio aos trancos e barrancos, mas em contrapartida:
Se eu já tendo feito uso da medicina, sendo maior de idade e não podendo cultivar em casa por preconceito da família, acharia válido que tivesse um vendedor profissional e qualificado.
Fora que, pode acabar se tornando o ganha pão de alguém que não teve muitas oportunidades na vida.
Essa é apenas uma visão minha, como disse, o assunto é polêmico e ambos os lados tem seus prós e contras.
Mas minha opinião primordial é: cada um deve cultivar o seu.
Quando se cultiva, vc mergulha no mundo deles e aprende muita coisa.
Sua mente muda.
 
Caramba assunto delicado ne , assim minha opinião, acho q os dois lados estão certos de certa forma deveria se buscar um equilibrio em relação a isso , de um lado vendendo pela internet fica dificil ter controle da idade de quem esta comprando , entra a questão tambem do uso irresponsavel ,quanto mais acesso mais facil alguem tomar uma quantidade absurda e fazer uma besteria qualquer ou acontecer algo que n seja nem diretamente ligado com o uso dos cogus , tipo sl o cara escorregou caiu da sacada na varanda dele , pisou numa casca de banana e morreu(sarcasmo) ,sabe q vao culpar os cogumelos , se a pessoa for pobre ninguem vai ligar porq o infelizmente a vida de alguns vale mais q a de outros , mas se for um filho de alguem "importante" vai chamar o foco pra cima disso e eles podem buscar "corrigir" essas lacunas da lei , então quanto mais foco mais chance de proibição , talvez ate mesmo só pelo foco, por outro lado eu tambem n teria começado com os cogumelos se eu n pudesse comprar pela internet , moro com minha familia e só agora q começaram a flexibilizar para eu cultivar aq pois eu disse q era legalizado , faço uso de microdoses tem me ajudado demais e se n pudesse cultivar continuaria comprando , entao tambem n seria egoismo manter o acesso apenas aos cultivadores ? Em contraponto tambem n seria egoismo lucrar em cima dos cogumelos(superfaturando) difundir o uso chamar atenção resultando em uma eventual proibição ou perseguição? O real problema é que isso querendo ou nao esta a margem da lei acho q o melhor modelo seria as lojas fisicas com fiscalização, e quanto as online seriam certificadas e vc teria que mostrar o rg e tals , mas chance de um menor usar sempre vai ter , acho q o problema em si é focar nas drogas em geral como um problema social e não individual, oq precisamos é de fiscalização e foco nos crimes reais , n acho q usar qualquer tipo de droga devia ser um crime , impossivel proteger prendendo e causando um genocio como é a guerra as drogas , mas voltando pra realidade n sou contra a venda de cogumelos acho q infelizmente vivemos em um pais com leis esquisofrenicas e culturas de odio onde fiscalização e confiabilidade ficam inviaveis neste caso ,poderiam ser tomadas medidas como vender só com cartao , mas no fundo é um problema da mentalidade do pais , podemos pensar em soluções para tentar melhorar mas fica dificil resolver definitivamente.
 
Bem... com respeito ao Esporo ao qual admiro, mas observo, que não deu sua opinião.

Mas vejo este tópico como um politizador e meio sem sentido definido, nada construtivo, pois nada mudara, além da contenda claro, porque a legislação é clara e as normas do forun também bem definidas em seu Elmo.

Veja por Dinheiro, seja por Poder isto esta na idiossincrasia da maioria do ser humano e o resultado e sempre o mesmo: (devastador).
Todavia na Toponímia ou gentílico do estado montanhês o concursado esta de olho.

Bem mas o que importa, creio que nem 3% entenda o que a estrelinha diz de qualquer forma kkkkk

(mas forun é para estas coisas ne? eu não me acostumei ainda com isso, por ser novata.)

Algo Polêmico ? pra mim so existe um que é santo e este não é o cubensis não, Santo e o que reina e esta dentro de vc no meu caso ( Jesus ) a questão é voce consegue alcançar este patamar em seu valor?
 
Última edição:
com respeito ao Esporo ao qual admiro, mas observo, que não deu sua opinião.

É isso ae, nobre @Estrelinha, tá na hora de eu me manifestar. :D

Ao contrário do venerável @Cosmik quando acessava o chat, não irei dar a corda e ver o pau quebrando enquanto apenas observo. kkk



Existem vários âmbitos a se analisarem sobre a comercialização de cogumelos.

1 - Legalidade dos Cogumelos em Si e tipo de Produto

Debate que faz parte de outro tópico, mas com consequências nesta resposta. Conforme já fundamentei lá, Doutrinariamente o cogumelo é lícito (Cogumelos Psicoativos são proibidos no Brasil?). (Favor contra-argumentar esse posicionamento no tópico correto, que fica no link que acabei de inserir neste parágrafo.)

Diante então do cogumelo ser lícito, resta saber:

1.A - Como Produto alimentício, não deve ser regulado pela ANVISA?

Por que alimento? Porque não se enquadra em mais nada melhor. Mas, bem... Eu realmente não tenho a muita noção sobre isso, nem vou procurar saber além do que achar no Google enquanto digito essa resposta: basicamente, Decreto-Lei 986/69.

Parece que em regra a legislação proíbe a venda de tudo que seja alimento que não seja regulamentado. Como por exemplo, a cerveja artesanal. Você pode dar pra quem quiser, mas se quiser vender, tem que ir na ANVISA pra liberar o comércio.

Bem, no caso, o estabelecimento da atividade comercial (que evidentemente é pra alimento de consumo humano) deve ser licenciado.

O que quero dizer apenas é que, mesmo lícito, o comércio pode ter que passar por certas diretrizes que, se não observadas, podem gerar consequência penais, administrativas e/ou civis. E, sendo comércio de cogumelos psicoativos, dificilmente haverá uma regularização dos locais caseiros de produção pra venda.

2 - Quem vai Vender

Se for amigo(a) meu(minha), vou falar "não faça isso, você pode quebrar a cara, mesmo que os cogus não sejam proibidos, por diversas razões, como o fato de não haver Jurisprudência ainda que confirme a interpretação Doutrinária, algum comprador ter uma bad trip e querer te culpar e perseguir ou denunciar, um monte de coisa".

Se for um conhecido, vou apenas dar as respostas objetivas e cada um sabe de seu caminho. Se pedir opinião, vou sugerir que não comercialize.

3 - Projeção do Cogumelo...
3.A - Positiva


No caso, há muitos compradores que pegam os cogumelos comprados e assim tem acesso aos Santos e depois vão cultivar, quando descobrirem como a psilocibina, mediante um esforço mínimo de direcionamento, consegue mudar nossas vidas. Ou apenas se achar que quer ter pra se divertir, sem nada de Sagrado. Vemos o fórum funcionar muito bem para redução de danos nesse sentido, com vários relatos de usos responsáveis (que em nada se confunde com uso religioso!) por pessoas que compraram.

De outro lado, temos vários relatos de cultivadores e coletores que francamente só fizeram loucura. Mas estes relatos reduziram nos últimos anos, com aumento do número de relatos de pessoas que compram. Acredito que uma coisa não tenha relação com a outra, apenas os Meninos Santos ficaram mais acessíveis pra compra.

O que se vê é que, cultivado, coletado na natureza, ou comprado de amigo ou internet, não é a fonte que irá determinar se o usuário irá se portar com responsabilidade perante si e os outros, mas sim a quantidade e qualidade de informação que ele receberá sobre o tema durante a espera (pela colheita, pela chuva, ou pela entrega).

3.B - Negativa

Primeiro, se exclui aqui a pressuposição de que quem compra irá fazer mais besteira do que os demais, conforme dito acima. Superado isto...

Há um risco realmente de tanta oferta via internet na surface sem qualquer filtro vir a chamar muita atenção negativa e influir pra uma possível "caça às bruxas" vir pra cima dos cogumelos. Porém, e é um grande porém, os cogumelos estão num movimento mundial de liberação, inclusive com empresas que produzem a psilocibina em franco crescimento no mercado de ações. No Estados Unidos e na Europa, já houve um abrandamento da criminalização (que aqui sequer há) e reconhecimento de sua poderosa função como medicamento psiquiátrico.

Acredito que este movimento mundial irá contrapor uma perseguição política. Enquanto a ANVISA estiver livre pra agir, não irá proibir algo na contramão do mundo que nunca foi proibido aqui. Mas se um dia virar campanha política de alguém que seja eleito Presidente, aí vai tudo por água abaixo. A ANVISA não é inimiga dos enteógenos, com certeza há profissionais lá que sabem do uso sacramental, não é uma droga popular de uso diário como a maconha, que sofre uma observância e perseguição tão grande que francamente a agência não consegue nem liberar a produção caseira de CBD pra famílias pobres, por interesses de legisladores e chefes de executivo ligados ao tráfico de drogas. Felizmente, o cogumelo não faz parte do foco dos políticos envolvidos com tráfico. Ser liberado ou não é apenas uma questão de desinformação e moralidade (ou moralismo), e não de interesse econômico direto na manutenção da ilegalidade - como ocorre com outras substâncias.

O melhor que podemos fazer é manter esta comunidade forte como centro de informação de novos cogumeleiros, para que eles se beneficiem dos cogumelos sem prejudicarem a si e à comunidade, com este Sacramento que é fonte de curas que a medicina chama de impossíveis - como a anulação da dependência química em cocaína.

Mas, de toda forma, a chance de trazer malefícios por projetar muitos os cogumelos com a oferta tão grande via internet, malgrado ser um aspecto negativo, não torna antiética a comercialização.

4 - Mas afinal, o que eu acho?

Eu não cultivaria por questão espiritual. Neste ponto, não vendo nem troco - o que pra mim é a mesma coisa em termos éticos, mesmo que as consequências legais sejam diversas. Apenas consumo ou doo para quem deseja conhecer os cogumelos como meio de cura e prática espiritual de enteogenia, em regra. E amigos em geral, para conhecerem os mágicos e, quem sabe, se tornarem também praticantes da enteogenia, ou no mínimo de se entreterem com algo que não vicia e os deixa melhores.

Não condeno quem venda. Apenas eu não faria, pela minha relação pessoal e religiosa com eles. Mas cada um tem a liberdade de sentir a relação com os Meninos Santos como for, inclusive os enteogenistas que comercializem.

Se um dia eu fosse forçado a vender pra não passar fome, no entanto, venderia, é claro. Mas não conseguiria praticar minha religião com eles até terminar essa fase. Há algo que me faz sentir que emocionalmente e espiritualmente o comércio não me permite a prática da enteogenia. Eu ficaria travado. Algo como "me desculpem por ter que vender vocês, eu preciso, mas um dia retomarei minha espiritualidade com vocês".

Bem, felizmente sou bem estabilizado financeiramente e jamais vou passar por essa necessidade, assim espero.

Enfim, assim como a enteogenia, a relação com os cogumelos é algo muito pessoal, se a pessoa sente que pode vender ou não e isso não afetar uma relação religiosa com eles. Isso quem sabe é quem vende, suas razões, motivações e necessidades.

Só sempre vou torcer para que o resultado do comércio seja bem positivo a longo prazo, com mais e mais cultivadores, mais e mais praticantes de enteogenia, mais e mais pessoas livres de limitações médicas ou de doutrinações religiosas restritivas. Ver alguém após 20 anos descobrir que o cogumelo consegue aliviar sua depressão que persiste desde a adolescência, antes de começar a cultivar. Tudo isso é válido.

Eu, no entanto, não compraria nem venderia tampouco trocaria cogumelos, pois pra mim eles são sagrados, e no meu ver de serem sagrados, impossibilita o comércio da minha parte. Respeito, no entanto, a relação que cada um tem com os Meninos Santos e se nessa relação cabe comercializá-los sob dadas condições.​
 
Back
Top