- 25/01/2024
- 5
- 3
- 24
O sonho de todo cultivador, desde o pequeno ao grande, é ter rendimentos como estes:

Se você realmente é obcecado pelo cultivo de cogumelos assim como eu, você já deve ter ficado imerso por horas e horas (dias) estudando sobre o assunto, vendo vídeos, navegando nos fóruns e etc…
E nesse meio tempo, você também ficou procurando pelo pulo do gato, o segredo que os grandes cultivadores escondem de você para terem cultivos densos como esses aqui de cima.
Esse é um assunto bem delicado e muito debatido. Cada um tem uma suposição, mas são poucos que batem o martelo. E hoje eu vim colocar o martelo na mesa, para que juntos possamos bate-lo e criarmos um “checkpoint”.
Bom, hoje você terá boa parte desse conhecimento de mão beijada. Mas já adiantando, tudo que eu colocar aqui em baixo foi fruto de muito estudo e prática.
E eu não sou nenhum mega cultivador, sou apenas um curioso que tem como hobbie o cultivo de cogumelos mágicos (Eu curto o processo de cultivo, praticamente nem consumo). Tem muitos outros cultivadores aqui nesse fórum que me colocam fácil no chinelo. E espero que eles vejam esse post e acrescentem seu conhecimento em cima do que vou passar.
Espero que, não só eles, mas qualquer um aqui, me corrija caso eu esteja me precipitando em algo, ou acrescente sua contribuição para ajudar a masterizar a tecnica para cultivos de alto rendimento e não depender mais da sorte.
Bom, chega de papo e bora para o conteúdo:
1. GENÉTICA É O 60/40
Vamos começar com a genética, pois ela de longe é a parte mais importante de todo cultivo.É a base de tudo. Sem uma linhagem forte, mesmo as melhores condições não levarão a altos rendimentos.
Então bora lá:
1.1 Escolha de Genética
Não se deixe enganar por frases como “cepa X ou Y são as que mais rendem”. Embora existam variações entre “cepas”, a diferença no rendimento geralmente é mínima.
Então ao invés de ficar procurando a tal cepa milagrosa, opte por LINHAGENS de altos rendimentos.
Sim, o mais importante não é a “cepa”, mas sim a linhagem daquela cepa.
Ficou confuso?
Tudo bem, eu te explico

Vamos supor que você deseja cultivar a “cepa” B+ e recebeu duas culturas líquidas da mesma cepa: CL A e CL B.
CL A → Linhagem fraca. A genética foi mal armazenada e deriva de um clone de baixa qualidade que selecionou características de baixo rendimento.
CL B → Linhagem forte. Genética fresca e bem preservada, originada de um clone de alta qualidade, focado em selecionar características de alto rendimento e isolar micélio mais vigoroso.
Embora ambas pertençam à mesma cepa (B+), as linhagens são diferentes.
- CL A: micélio envelhecido, com características selecionadas para baixo rendimento.
- CL B: micélio jovem, com características voltadas para alto rendimento.
Moral da história: não perca tempo fixando-se apenas na cepa. O foco deve estar em garantir uma linhagem forte e produtiva, independentemente da cepa escolhida.
Ter uma genética forte é o 60/40 para se ter uma produção com alto rendimento igual as das imagens acima.
E como você consegue uma linhagem com alto rendimento? Você consegue acessando a minha loja www.tananan
Brincadeira. Para você adquirir uma linhagem dessas, ou você “produz” ela por meio de cruzamentos e clones (é um assunto mais avançado, não vou conseguir explicar aqui)
Ou você recebe de alguém que fez esse trabalho. Para você receber, ou você compra de um site, ou compra/ganha de algum cultivador experiente amigo seu.
Mas, o jeito mais seguro para ter certeza que a linhagem que você está recebendo é de qualidade é:
- Por meio de você mesmo a “produzir”.
- Você receber de alguém de confiança.
E é ai que ta o tal "pulo do gato". Não é tão fácil conseguir uma linhagem altamente produtiva. Precisa ser feito um trabalho delicado e inteligente para conseguir uma linhagem dessas. E são poucos os vendedores que vendem linhagens excepcionais. Esse é o verdadeiro desafio.
Enfim…
A genética é a base do sucesso no cultivo. Uma vez que você garante uma boa genética, basta oferecer as condições necessárias para que ela desempenhe o melhor possível.
- Linhagem forte + boas condições = Alto rendimento
- Linhagem forte + excelentes condições = Super rendimento
Por outro lado:
- Linhagem fraca + boas condições = baixo rendimento
- Linhagem fraca + excelentes condições = médio/baixo rendimento
CUIDADOS COM AS CONDIÇÕES DE CULTIVO
Ter uma genética de qualidade é crucial, mas isso não significa que você está com o boi na sombra.É essencial fornecer condições adequadas para que essa genética possa expressar todo o seu potencial.
Essas condições abrangem a qualidade das sementes, substrato, umidade, temperatura, entre outros fatores.
Abaixo, segue uma abordagem prática e direta para atender às principais necessidades do cultivo:
2. SUBSTRATO: BASE DO CRESCIMENTO
2.1 Composição do Substrato
Básico e sem frescura:
- 50% Vermiculita grossa
- 50% Esterco de vaca ou cavalo
- 0,5% (do total do peso final) de carbonato de cálcio para controle do Ph (pode substituir por cascas de ovos trituradas)
- Essa mistura é uma base eficiente. Para incrementar a nutrição, você pode adicionar suplementos como borra de café ou farinha de arroz integral
Outra alternativa é usar 70% vermiculita e 30% farinha de arroz integral.
É um bom substrato também. Pesquise sobre outras alternativas e use sua criatividade.
O mais importante são os fundamentos

O substrato deve ter boa porosidade, ter boa humidade e oferecer nutrição suficiente.
2.2 Preparo do Substrato
- Pasteurize para evitar contaminações.
- Garanta que fique no ponto de hidratação correto (1-2 gotas ao espremer).
2.3 Proporção de Inóculo
- Padrão: 1:4 ou 1:3 (1 parte de inóculo para 4 partes de substrato) (se seu subtrato for muito nutritivo e seu ambiente de trabalho não for dos mais higiênicos, prefira uma proporção de 1:2 ou 1:1.)
- Proporção de 1:2 ou 1:1 para colonização mais rápida.
2.4 Espessura do Substrato
- Ideal: 4 a 5 dedos de alturano monotub.
- Espessuras abaixo disso podem limitar o rendimento.
- Acrescente uma camada fina, inerte e levemente nutritiva (geralmente turfa + vermiculita + calcário (pode ser só vermiculita também)) aplicada sobre o substrato colonizado (sim, você deve pasteuriza-la também).
3. AMBIENTE: O MICROCLIMA PERFEITO
3.1 Durante a Colonização
Temperatura ideal: 24-27°C.
Troca mínima/nula de ar para manter o CO₂ alto e acelerar o crescimento.
- Escuridão total.
3.2 Frutificação
Temperatura ideal: 20-24°C.
Umidade: 80-95%, com gotículas finas na superfície.
Ventilação:
- Aumente a troca de ar
- Evite acumulo excessivo de CO₂, pois ele inibe a formação de cogumelos.
- Evite ficar abrindo o seu monotub para ficar ventilando ou humedecendo ele. Se você hidratar bem o seu substrato, e não ventilar demais (ou deixar eu um local com muita passagem de ar), você não precisará abrir ele em nenhum momento.
3.3 Iluminação
- Colonização: Ambiente escuro, sem luz, por cerca de 10 dias.
- Frutificação: Luz indireta (LED ou solar) por 10-12 horas diárias.
- Dica Especial: Luz com espectro azul (6.500K) tem demonstrado fazer uma certa diferença (isso é totalmente opcional)
- Para evitar deformidades e redução de rendimento, pinte as laterais do monotub de preto ou use sacos de lixo para bloquear a luz nas laterais.
4. MANUTENÇÃO: MANTENHA O CICLO SAUDÁVEL
4.1 Flushes e Reidratação
Após cada flush (colheita), reidrate o substrato:
- Cubra o substrato com água LIMPA (use a água mais limpa que conseguir e ferva ela para ajudar a ficar mais limpa ainda)
- Deixe absorver por 12-24 horas.
- Escorra o excesso e prepare para o próximo ciclo de frutificação.
4.2 Controle de Contaminações
Limpeza rigorosa:
- Esterilize equipamentos.
- Trabalhe em ambiente limpo, com luvas e máscara.
Descarte substratos contaminados imediatamente para proteger outros cultivos.
Cara, é isso. E você não precisa de tanta frescura.
O simples funciona. Uma genética forte, um bom substrato, uma temperatura agradável e já era. Você terá bons rendimentos. Talvez não como os da imagem acima, mas rendimentos acima da média com certeza.
Não precisa comprar humidificador, não precisa de aquecedor ou resfriador… claro, ah não ser que você more em uma região que a temperatura média fique fora da faixa de 20° a 30°.
Obviamente tem outros detalhezinhos aí, mas acredito que passei o 90/10 de como produzir cultivos acima da média.
Se você possui mais alguma dica, ou dúvida, ou correção… não seja tímido e coloque aqui em baixo.
Bora debatermos sobre isso.
Estou aberto a correções. Não sou o dono da palavra. Estou aqui para aprender também, e esse foi um dos motivos para eu subir esse tópico, trazer outras mentes para agregarem com seu conhecimento!
---
E se você gostou, se isso te ajudou de alguma forma, comente aqui! Deixe o seu gostei também! Obrigado!
Última edição: