Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Como pinnar no copo

Avatar

Cogumelo maduro
Membro Ativo
27/03/2006
141
73
Eu vejo muita foto rolando ai com bolos pinando ainda no copo, gostaria de saber quais as condições necessarias pra isso acontecer, no intuito de depois de 100% colonizado induzir a pinnagem ainda dentro do copo. Sei que o se o pequeno fruto apodrecer pode contaminar, mas a intenção é assim que os primeiros sinais de pins surgirem, leva-los para o terrário.

Eu gostaria de me responder nesse topico, mas não tenho ainda a experiencia necessária. então essa vai para os mais experientes ai do forum

Pensei em injetar agua, abrir um pequeno furo com acrilon e deixar o copo na geladeira por 12 horas, depois manter em temperatura de pinnagem. mas não sei as chances de contaminação que esse processo tem, nem posso atestar a eficiencia
 
Última edição por um moderador:
Pelo que li no showmery(escrevi errado eu acho) você não precisa nem dar choque térmico nos bolos, é só deixar eles em luz indireta por 12 horas e 12 horas de escuro, assim quendo ver os primeiros sinais de pin, manda pro terrário direto ok. Abraços.
 
Pelo que li no showmery(escrevi errado eu acho) você não precisa nem dar choque térmico nos bolos, é só deixar eles em luz indireta por 12 horas e 12 horas de escuro, assim quendo ver os primeiros sinais de pin, manda pro terrário direto ok. Abraços.

Falou e disse.

Mas é bom injetar água sim, os frutos vem maiores.

Se o bolo for de grãos (trigo+vermiculita), que pelo tamanho do grão acaba ficando mais aerado do que pf-tek, então é uma beleza que só!

sucesso irmandade!!!
 
:seta:Temperatura X Iluminação

Lendo as respostas de voces fiquei pensando algumas considerações, de certo que a iluminação é um fator importante e pelo que li aqui nesse post é determinante. Porém já li em outro post, aqui do CM, um camarada que relatou que teve sucesso no cultivo no escuro total. Analisando a arquitetura da bosta da vaca e a vida de certo modo “Subterrânea” do micélio penso que talvez a luz seja na realidade um fator que influi mais o período pós-pin, determinando formatos, alterando a velocidade do ciclo de vida e orientando a direçõe de crescimento do fruto ( se eu não me engano uma forma chamada FAT ASSIS tem a ver com o angulo de incedecia de luz no fruto ). Pensando dessa forma o que realmente determinaria a formação de pins seria a temperatura e umidade ( oxigenação tbm) uma vez que sempre após uma chuva o pasto lota de cogumelo ( pins ), estando a luz ali de certa forma o tempo todo sem que esse estado de pinagem fosse induzido.

Resumindo a idéia que ficou meio compplicada de explicar é a chuva que faz a fartura de cogumelos no pasto, a luz está lá o tempo todo e não induz ao nascimento em massa como ocorre logo após uma chuva.

Quais suas opniões sobre essas considerações ??
 
Minha opinião:

MÃE NATUREZA É PERFEITA, EM SEUS MÍNIMOS DETALHES


Quando se parte para um cultivo indoor de cogumelos, o que temos a fazer é adaptar técnicas, a fim de simular todas as condições ideais para o desenvolvimento e frutificação de um fungo específico, no nosso caso, o Psilocibe Cubensis.

Por isso, a importância da chuva, da temperatura, da luminosidade. É um conjunto de fatores que fazem acontecer, e não somente um fator isolado.

Um estojo de casing é somente uma cópia de condições de um micélio selvagem, sob sua camada, o solo, o pasto, e o estrume.

A luminosidade é importante para gerar o desenvolvimento de primórdias, e por fim, dos frutos.

sucesso nos estudos!:pos:
 
:seta:Temperatura X Iluminação

Pensando dessa forma o que realmente determinaria a formação de pins seria a temperatura e umidade ( oxigenação tbm) uma vez que sempre após uma chuva o pasto lota de cogumelo ( pins ), estando a luz ali de certa forma o tempo todo sem que esse estado de pinagem fosse induzido.

Resumindo a idéia que ficou meio compplicada de explicar é a chuva que faz a fartura de cogumelos no pasto, a luz está lá o tempo todo e não induz ao nascimento em massa como ocorre logo após uma chuva.

Quais suas opniões sobre essas considerações ??


Eu não tive sucesso em casings quando os tentei, algum tempo atrás, então a princípio sempre deixei pinar no copo mesmo, e imediatamente depois levava para o terrário.

Faço dois furos na tampa de papel alumínio para oxigenar, cubro com uma tampa extra de papel filtro, e deixo fora do armário, pegando luz indireta durante o dia. Coloco a boca do copo para baixo, pois notei que ajuda na orientação espacial dos primeiros pins. Funciona depois de algum tempo.

Nunca fiz, mas gostei da idéia de injetar água antes, como o Muilok sugeriu. Pode imitar a ação da chuva.

Entretanto me parece que o pessoal daqui tem técnicas mais eficientes e produtivas de pinar fora do copo. Embora o uso dessas técnicas deva ser bem pensado. Eu não veja real necessidade de produzir grandes quantidades de frutos em curto espaço de tempo.

.
 
Back
Top