Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Como limpar os cogumelos após a colheita?

Caroly

Esporo
Cadastrado
23/09/2021
3
1
25
Olá, não me dêem reputação de chata 😭 (mesmo que essa pergunta já tenha sido respondida pelos mais experientes no fórum) eu tenho um bom motivo pra isso:

Antes de iniciar este tópico me aventurei bastante (talvez não o suficiente) na ferramenta de busca durante semanas aprendendo muita coisa que me ajudou a cultivar os cogumelos indoor com êxito, gratidão 😭

Até que colhi eles e me deparei com a dúvida: "como limpar os cogumelos?" -desgrudar os "micromini" pedacinhos de vermiculita dos "chapéus" e dos "caules" antes de desidrata-los- e não encontrei respostas. Então li as orientações para iniciantes que querem publicar sem serem repetitivos/chatos/vagabundos e achei o link: "Dicas para usar a Busca do Fórum. Refinando a Pesquisa."

Mas quando cliquei pra acessar surgiu uma imagem de erro e cá estou eu publicando 🥲

Screenshot_20211013-232914.png
 
Tira com a mão mesmo, lamina de bisturi ou papel toalha.

Parte da vermiculita solta após seco.

Algumas são dificeis de retirar, eu tiro o restante que fica enquanto faço o chá.
A vermiculita boia, então facilita.
Muito obrigada! Só mais uma dúvida, botei meu bolo n'água pra "dunkar" dentro de um pote na geladeira.

Antes de devolver ele pro terrário é recomendável limpar o terrário? Não só a superfície interna, as paredes etc, mas também retirando a perlita (que está cheia de vermiculita espalhada aliás, não sei se é um problema :unsure: ) pra limpa-la e reutiliza-a ou substituindo com perlita nova? (Não tenho nova:poop:)
 

Anexos

  • 16341835115107026822767123823822.jpg
    16341835115107026822767123823822.jpg
    2.1 MB · Visualizações: 4
Muito obrigada! Só mais uma dúvida, botei meu bolo n'água pra "dunkar" dentro de um pote na geladeira.

Antes de devolver ele pro terrário é recomendável limpar o terrário? Não só a superfície interna, as paredes etc, mas também retirando a perlita (que está cheia de vermiculita espalhada aliás, não sei se é um problema :unsure: ) pra limpa-la e reutiliza-a ou substituindo com perlita nova? (Não tenho nova:poop:)
Da para adicionar umas 2 gotas de água sanitária ou um pouco mais de água oxigenada, se não gostar do cheiro da água sanitária. Por preguiça, seria o que eu faria. Mas limpar também é uma opção.
 
Não gosto de trabalhar com perlita por causa disso.
É um parto para limpar e entope todos os ralos.

Apesar da perlita ser mais eficiente, prefiro a argila expandida.
No nosso clima do Brasil funciona bem (calor). A água evapora sem precisar de muito esforço ou superfície.

Já frutifique mais de mês com a mesma perlita no terrário, so colocando mais água.
O ideal seria não derrubar a vermiculita, melhor do que ter que limpar.
Mas não é necessário limpar, se for só cultivar mais uma leva ou duas.

Eu só tiraria o excesso com uma colher.
Lembrando que a vermiculita é inerte, a preocupação seria apenas pedaços do bolo ou nutrientes carregados.

A ideia da água sanitária/oxigenada é boa.
Mas sempre que eu fiz coloquei uma tampinha e pensava: "dilui tanto, vou por mais".
Aí eu exagerava e ficava o cheiro forte e prejudicava o desenvolvimento dos cogumelos.

Se tem tempo com o terrário livre, é só colocar, misturar e deixar exposto a luz e o ar que entra no terrário mesmo.
A água sanitária se decompõe rápido. (Por isso ela vem dentro de um recipiente opaco e após aberta começa a perder eficiência)
 
Back
Top