Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Como guardar carimbos?

viridis

Cogumelo maduro
Membro Ativo
22/05/2006
494
76
39
end of world
Certa vez, discutindo comigo mesmo....! Resolvi juntar a maior qtadade de diversas raças em carimbos para que no futuro posso fazer um cultivo sem ter que me preocupar na caçada por outro.
Isso não quer dizer que sou absoleto a ponto de ter a espécie e não compartilhar com ninguém, pelo contrário, para chegar até essa pequena e expansiva coleção teve de ter ajuda de vários e principalmente a colaboração.

E para isso faço uma capa de folha de sulfite dobrando em volta do carimbo para mante-lo seco e faço algumas anotações, tais como:

# Onde foi cultivado e ql a temperatura mínima e a máxima que estava no período do cultivo.

# Qual foi o substrato utilizado. Ex: Arroz integral c/ casca + Aveia + Níger + Vermiculita.

# Data em que foi feito o carimbo. Esse item é muito importante pois num futuro cultivo saberá exatamente se o carimbo é viável.


Adotei essa postura pois é muito interessante quem receber o carimbo saber onde ele foi cultivado, qual substrato ofereceu aquele print e que dada foi feita o carimbo.


Coloco aqui duas fotos a primeira da disposição e manipulação dos carimbos a segunda de todos os prints guardados com sílica em sachet.

Gostaria que todos colocassem seus métodos de guardar e "arquivar" seus prints e ora, é para o conhecimento de todos :pos:
prints conservacao 31-08-06.JPGprints armazenamento 31-08-06.JPG
 
A única coisa que meu conhecido não deixa anotada em lugar nenhum - tirando a cabeça - é quem mandou e a cidade do mandante... :p:

Mas ele anota coisas do tipo:

Data
Fluxo
Substrato
Geração a partir de mim
 
como estou comeeçando agora, to fazendo no mesmo molde do psilo, pela diferrença deuguardar cada um num saquinho lacrado .
 
os q eu recebi pro meu cultivo, nem mexi ainda pra não ter problema! nem abri o saquinho pra ver.
eles estão dentro de um saquinho plástico, lacrados e já vieram escritos em caneta de retroprojetor a strain! só o q eu fiz foi colocar dentro de um potinho (tupperware) bem seco, e deixá-lo no armário da cozinha, na parte mais alta, onde ninguém vai ver, é bem sequinho, e ninguém vai nem abrir a porta pra ver se tem algo e se sim, o que é.
só o que tá marcado é a strain, não marquei data por não ter sido eu q tirei, e pq a principio eu pensava em usá-los logo, mas o bikemx viaja muito, quando não é ele sou eu, e ai a gente ainda não terminou td!
 
psilocibec disse:
A única coisa que não deixo anotada em lugar nenhum - tirando minha cabeça - é quem mandou e a cidade do mandante... :p:

Mas anoto coisas do tipo:

Data
Fluxo
Substrato
Geração a partir de mim

Bem interessante.


O nome de quem enviou eu coloco mas só quem conseguiria ler é quem tivesse conhecimento a uma língua que só eu sei pois foi inventada apenas para ESSE intento.

A data é de suma importância pelo menos para quem tira prints e quer perpertuar a espécie. Tenho umas piras estranhas tipo de deixar para família e se por algum interesse alguém achar e tiver pelo menos o mínimo de interesse em estudar e entender a vida dos fungos, conseguirá realizar a proeza. Digo deixar mas não no ato de EU morrer, definitivamente....


O substrato também é muito legal colocar pq é interessante para o outro que pegar o carimbo. Esse já saberá ql o substrato que a strain se dará melhor. E também para não viciar a strain apenas naquele substrato. Qdo cultvio THAI em sementes de passáro no próximo cultivo faço de milho e assim por diante, em diferentes substratos.

O PAIS que foi cultivado e a temperatura min e max durante o cultivo. Geralmente os carimbos tem destinos diferentes da AMÉRICA DO SUL.


Seria MUITO[B/] interessante ter todas as espécies de cubensis disponíveis em carimbos de esporos. :pos:

A qtdade de fluxos também é interessante. Esse item eu não registrava mas vou passar a adotar!
 
sonnekonig disse:
embalagem de coca?!?!?

É Sonne, em embalagem de coca - cola.

Vai ver que o cara que fez o carimbo não estava nem ai e resolveu tirar o carimbo naquele rótulo de coca embalou e destribuiu.
Lamentável!

Justamente esse print é uma das minhas strain preferida, Pink Buff e por isso tive de dar um jeito de fazê-lo nascer. :pos:
 
ah... o rótulo! :p era uma das "possibilidades" que eu tinha pensado, mas achei BEM estranho ai resolvi perguntar! :) pensei tb nas "trouxinhas" mas não faria "volume" né, seilah... ah, enfim, agora entendi! :]
e deu certo de nascer? printou algum?

paz e luz :luz:
 
sonnekonig disse:
ah... o rótulo! :p era uma das "possibilidades" que eu tinha pensado, mas achei BEM estranho ai resolvi perguntar! :) pensei tb nas "trouxinhas" mas não faria "volume" né, seilah... ah, enfim, agora entendi! :]
e deu certo de nascer? printou algum?

paz e luz :luz:


Tá quase lá o cultivo que veio nesse rótulo. Postareio o cultivo em andamento. :pos:
 
viridis disse:
Tenho umas piras estranhas tipo de deixar para família e se por algum interesse alguém achar e tiver pelo menos o mínimo de interesse em estudar e entender a vida dos fungos, conseguirá realizar a proeza. Digo deixar mas não no ato de EU morrer, definitivamente....

Tá certo q é sonho, tudo mais, mas os esporos morrem se ficarem guardados por mais de 2 anos.

Eu mesmo ganhei um print de Gt com data de 12/2004.... estamos em 2006, jah devia estar inviável já. Como eu num sou experiente, mandei o print pra um amigo cultivador, este num conseguiu cultivar com esse print: resultado, depois de um tempo, realmente os esporos são inviáveis.

O tempo de viabilidade dos esporos depende tbm da forma ocm que eles foram guardados, em condições X, etc.
 
viridis disse:
Esses saquinhos lacrados são aqueles tipo ziplock pequenos e compactos?
só agora eu cvi sua pergunta :)
nao nao sao ziplokc, eu faço os saquinhos com plastico e durex mesmo. qqer hora eu posto uma foto, OU NAO :)


droped2 :

se tu procurar direito vc acha.
E nao é "sujera" pedir prints no exterior, é TRABALHOSO e demorado ´so isso. mas ele vem viu e nao vem com um monte de policiais internacionais nem mini - rastreadores nem nada disso firmeza?
 
Para os próximos carimbos adotarei o sistema de identificação sugeriro pelos colegas.

Strain
Data da impressão
Composição do substrato utilizado
Região onde o cultivo foi realizado
Parametros de colonização
Parametros de frutificação

Essas informações são de grande ajuda para o portador do carimbo que iniciará o cultivo.
 
mortandelo disse:
só agora eu cvi sua pergunta :)
nao nao sao ziplokc, eu faço os saquinhos com plastico e durex mesmo. qqer hora eu posto uma foto, OU NAO :)

Que legal!!!! E muito viável, vlw!!! Posta uma foto sim, qual é o problema? :)

Agora os famosos saquinhos ziplocks eu nunca achei, aqueles pequenos, compactos.
 
E115 disse:
Tá certo q é sonho, tudo mais, mas os esporos morrem se ficarem guardados por mais de 2 anos.

Eu mesmo ganhei um print de Gt com data de 12/2004.... estamos em 2006, jah devia estar inviável já. Como eu num sou experiente, mandei o print pra um amigo cultivador, este num conseguiu cultivar com esse print: resultado, depois de um tempo, realmente os esporos são inviáveis.

O tempo de viabilidade dos esporos depende tbm da forma ocm que eles foram guardados, em condições X, etc.

Esse negócio de viabilidade é muito discutida e ainda, infelizmente, não se tem nada muito bem comprovado. Uma coisa é certa, qto mais velho é o carimbo mais tempo ele terá de ficar para re-hidrate.
 
dentro de um sarcófago que nao me lembro o nome, existiam esporos de um fungo de mais de 3 mil anos que GERMINAVAM dentro dos pulmoes de quem ousasse invadir a tumba. vários pesquisadores e caçadores de tesouro morreram na empreitada acreditando-se tratar da maldiçao descrita nas paredes do sarcófago.só foi descoberto no final da década de 80 o motivo real das pessoas morrerem, um fungo desolador.
OBS nao eram esporos de PC. jah ouvi dizerem que a vida ultil do esporo seria algo entre 6 meses e 3 anos. meu print mais velho a germinar foi um print de 4 meses. além disso nunca fiz testes.
 
Morta, se eu não me engano esse sarcófago é o das pirâmedes do egito.

Eu tenho um print de 2 anos que germinou. ;)
 
Pedro disse:
Morta, se eu não me engano esse sarcófago é o das pirâmedes do egito.

E a famosa história da tumba de Tutankamon... que na verdade num foi em pirâmide alguma, foi no Vale dos Reis, no Egito. Mas num me lembro de foi um fungo, pelo q constaa a literatura, foi uma bactéria.
 
Back
Top