Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Como fazer um terrario

MAT3US

Cogumelo maduro
Cadastrado
10/12/2005
2
67
38
Bom, quero iniciar a cultivar cogumelos agora, e enho duvidas de como fazer um terrario simples porem eficiente, nao precisa ser um pra grande produçao no momento seria mais pra iniciar e ir aprendendo a cultivar, ja procurei aqui no forum mas nao conseguir ver nenhuma imagem de terrario. Entao estou contando com a ajuda do pessoal mais experiente ai :D

Dae MAT3US:pos: ,
Esse é um bom exemplo de terrário, muito bom em oferecer oxigênio pois, pelo o que é possível observar do lado esquerdo da primeira foto, o borbulhador puxa o ar de fora do terrário dispensando ou dimuindo a necessidade de abrir para a troca gasosa, mas se você tem acesso a perlita também funciona tornando mais simples ainda ex: "Caixa que vede bem + um dedo de altura de perlita no fundo + água de preferência esterilizada = um bom terrário", até um balde com um saco plástico pode ser o seu terrário;) ....
Paz E Muita:luz:

O meu é bastante parecido com o da fotografia, mas com algumas diferenças. Primeiro tenho o borbulhador por baixo da argila com água. Depois tenho o terrário dentro de outra caixa com água e um termostato, para poder manter uma temperatura constante dentro do terrário. Acho que o unico defeito é o facto da tampa superior não ser inclinada, o que pode provocar a queda de gotas nos bolos. Mas sem duvida, este é o terrário mais fácil, prático, económico e com uma boa qualidade que podemos arranjar.

Doctor Martin, será q teria como fazer tipo uma passo-a-passo pra fazer esse terrário? :p
eu sei q é um tanto idiota, mas eu não sei o que é o que nesses negócios aí, sei que é uma bomba de aquário e um borbulhador, só não sei qual que é qual, como ligar eles, essas coisas, se puder me ajudar eu agradeço! ^^
e comé q deve ser feita a esterilização da caixa dele? eu tava pensando em usar uma caixa de isopor, pra nao ter q comprar aquário, caixa de isopor eu tenho de monte!

vlw! :D

Sonnekonig, o processo é bem facil. em breve estarei postando um passo a passo com fotos de como construir um terrario como o meu. enquanto isso vou tentar explicar um pouco:

1- Compre um tuppeware grande(grande mesmo) prefiro os tuppewares pq são mais bonitos...

2- compre uma bomba de aquario, daquelas que servem para fazer bolhas.

3- compre 2 pedras porosas, mangueiras e 2 divisores de mangueira, para q com uma bomba só vc possa passar ar para as duas pedras porosas.

4- compre um pacote de argila expandida.

5- compre um termometro.

6- se necessario compre uma lampada fria

Pronto... todo material está aí...

Montando:

1- faça um buraco atrás do tuppeware, numa altura de uns 3 dedos. faça um buraco pequeno, q de para a mangueira passar bem apertada.

2- enfie a mangueira que vira da bomba de aquario no tuppeware, coloque os divisores, mais 2 pedaços de mangueira. coloque as pedras em cada extremidade e as separe de modo que cada pedra fique em uma metade do seu setup.

3- esteriliza tudo. deixa a argila esterilizando na panela de pressão(é o que eu faço)

4- após a argila ter esfriado, coloca ela no fundo do tuppeware, cobrindo as pedras porosas.

5- coloque agua, até ficar na altura das pedras.

6- coloque o termometro dentro, pois no lado de fora há uma variação de temperatura.

7- coloque a lampada

8- Ligue a bomba!

Pronto! está lindo!

Abraços

Paz e Luz

seguem algumas fotos do meu terrario:
000_0503.JPG000_0417.JPG

Nossa ,,, ficou bem legal o terrario !!
Pelo que eu vi esta do lado da cama né ??
Dormir vendo os cogus e sonhar com os cogus crescendo !!

[]'s SoBoRo

O interessante é que eu realmente sonho. E muito!
Bosques, cogumelos... cogumelos gigantes habitam meus sonhos...

Faça testes no terrario pra ver como manter a temperatura e umidade, se puder ter um higrometro otimo, se não borrife a solução de h202 nas paredes toda vez que abri-lo, pra manter a humidade e higiene como está no link do Mestre Mauricio que eu coloquei acima, vc vai precisar fazer alguns furos e tampa-los com manta acrilica (forro de edredon) pois injetar o ar vc já resolveu mas como ele vai sair de lá??? pode acontecer da pressão levantar a tampa então faça os furos e tranpasse lá acrilica!!!!!

:confused:

tenho uma dúvida em relação em como colocar a lã acrílica no terrário...já vi um post explicando, mais não estou achando, alguem pode me passar esse link, ou me explicar como faço ??

muito grato

Luz a todos.

Faça testes no terrario pra ver como manter a temperatura e umidade, se puder ter um higrometro otimo, se não borrife a solução de h202 nas paredes toda vez que abri-lo, pra manter a humidade e higiene como está no link do Mestre Mauricio que eu coloquei acima, vc vai precisar fazer alguns furos e tampa-los com manta acrilica (forro de edredon) pois injetar o ar vc já resolveu mas como ele vai sair de lá??? pode acontecer da pressão levantar a tampa então faça os furos e tranpasse lá acrilica!!!!!

:confused:

tenho uma dúvida em relação em como colocar a lã acrílica no terrário...já vi um post explicando, mais não estou achando, alguem pode me passar esse link, ou me explicar como faço ??

muito grato

Luz a todos.

Não sei se tem um metodo regulamentado pra isso mas eu fiz primeiro o furo na tampa depois arranquei um pedaço da manta dobrei até ficar pequeno e forcei a passagem pelo furo com a mesma chave de fenda que eu fiz o buraco e aspergi lysol na manta já dentro do furo pra matar qualquer coisa que estivesse lá!!!!
até agora nenhum problema, mas se existir alguma técnica que seja base aqui do forum me avisem que quero saber!!!!
abraço

Não sei se tem um metodo regulamentado pra isso mas eu fiz primeiro o furo na tampa depois arranquei um pedaço da manta dobrei até ficar pequeno e forcei a passagem pelo furo com a mesma chave de fenda que eu fiz o buraco e aspergi lysol na manta já dentro do furo pra matar qualquer coisa que estivesse lá!!!!
até agora nenhum problema, mas se existir alguma técnica que seja base aqui do forum me avisem que quero saber!!!!
abraço

eai Victor , beleza??
entaum, será que não é muito pequeno só um furo com a chave??
a troca gasoza irá acontecer de acordo??

abraço

muita Luz pra vc!!

:?: :?:
Sonnekonig, o processo é bem facil. em breve estarei postando um passo a passo com fotos de como construir um terrario como o meu. enquanto isso vou tentar explicar um pouco:

1- Compre um tuppeware grande(grande mesmo) prefiro os tuppewares pq são mais bonitos...

2- compre uma bomba de aquario, daquelas que servem para fazer bolhas.

3- compre 2 pedras porosas, mangueiras e 2 divisores de mangueira, para q com uma bomba só vc possa passar ar para as duas pedras porosas.

4- compre um pacote de argila expandida.

5- compre um termometro.

6- se necessario compre uma lampada fria

Pronto... todo material está aí...

Montando:

1- faça um buraco atrás do tuppeware, numa altura de uns 3 dedos. faça um buraco pequeno, q de para a mangueira passar bem apertada.

2- enfie a mangueira que vira da bomba de aquario no tuppeware, coloque os divisores, mais 2 pedaços de mangueira. coloque as pedras em cada extremidade e as separe de modo que cada pedra fique em uma metade do seu setup.

3- esteriliza tudo. deixa a argila esterilizando na panela de pressão(é o que eu faço)

4- após a argila ter esfriado, coloca ela no fundo do tuppeware, cobrindo as pedras porosas.

5- coloque agua, até ficar na altura das pedras.

6- coloque o termometro dentro, pois no lado de fora há uma variação de temperatura.

7- coloque a lampada

8- Ligue a bomba!

Pronto! está lindo!

Abraços

Paz e Luz

uma dúvida....

comprei um termometro desses de aquarios...aqueles que boiam de vidro...será mesmo que tem que ficar dentro da agua com a argila:?: ....pois percebi que á uma variação de temperatura da agua em relação ao terrário, como disse o amigo Alemdocorpo :)
vi um post com uma foto dizendo o mesmo....mais não lembro onde foi...:confused:

aguardo uma ajuda :6

Valeu.

A água não deve cobrir a argila, nem estar resfriada, porque senão a evaporação não é eficiente e não gera umidade dentro do terrário.

Um termometro mergulhado na água com argila seria para monitorar a temperatura da água.

Um termometro preso a parede do terrário ou colocado de outra forma seria para monitorar a temperatura ambiente do terrário.

Essa temperatura ambiente deve ser 21ºC à 26ºC para induzir pins.

E 26ºC à 28ºC para crescimento dos frutos.

Olá a todos,

sou iniciante no cultivo de cogumelos.
minha questão é a seguinte, li em outro lugar no site que é possível o cultivo ao ar livre, sem a necessidade de um terrário. É isso mesmo? Gostaria que alguém pudesse passar mais detalhes.
Saudações.

Como lidar com as variações de temperatura???
O que eu faço se esfriar muito?
O que eu faço para não aquecer demais?

O termômetro mede.. mas como regular a ?

Back