Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Como eu preparo o chá de cogumelos

Galera, tenho um bizú muito bom para passar. Seguinte... O problema com o chá é a oxidação da psilocibina, certo? Um chá muito roxo, significa um chá cuja potência foi diminuída, pois o arroxeamento da solução é o sinal da reação de oxidação. Pensando nisso, fiquei matutando se não poderia usar durante o preparo do chá algum tipo de anti-oxidante... Daí tive a idéia da vitamina C!

- Macerei, em um pilão desses simples, de cozinha, o equivalente a quatro gramas de vitamina C. Atenção - Não vale comprimido efervescente, tem que ser daquele de liberação prolongada, tipo um comprimido simples. Existe uma marca que tem vit C de liberação prolongada em cápsulas, ESSA NÃO SERVE, tem que ser COMPRIMIDO mesmo. Macerei até formar um pó bem fininho.

- Misturei na água da fervura e deixei que esse pozinho se dissolvesse completamente. Adicionei os cogumelos e coloquei-os para ferver.

- O resultado foi um chá clarinho, translúcido, de tom levemente amarelado, sem nenhum traço de arroxeamento, o que significa que a psilocibina não oxidou.

- A vitamina C também ajuda a matar bactérias presentes nos cogus selvagens, uma vez que bactérias preferem meios alcalinos aos ácidos.

-A vitamina C age como conservante a largo prazo. Mesmo depois de dois meses guardado na geladeira, o chá continuou batendo.

- Existem algumas pessoas que gostam do sabor do chá. Eu particularmente detesto, então o uso da vitamina C ainda ajuda a dar uma mascarada no sabor, deixando-o levemente ácido.

- Atenção - Não congele o chá. Deixá-lo na geladeira, tampado (pode ser em garrafa pet) é o bastante para a conservação.

Depois que tive essa idéia, só preparo chás assim, e acho que eles batem bem mais forte, pois a perda de psilocibina é mínima. Mais uma vez gostaria de salientar que vitamina C efervescente NÃO SERVE. Tem que ser daquela em comprimidos (não posso falar o nome da marca, sou farmacêutica e depois podem me acusar de estar fazendo propaganda... afff:eek::eek:), é fácil de achar, é só perguntar no balcão da farmácia por vitamina C em comprimidos sem ser efervescente... Se tentarem te empurrar cápsulas, não aceite. Esses dos quais estou falando vêm numa caixa com 30 comprimidos de 500mg cada (A caixa custa por volta de uns 17 reais).

Podem botar fé no que estou dizendo, e não tenham receio de tentar, vale muito a pena.

Abraços.
 
Ih, gente, foi mal... Acabei postando receita e quebrando a regra do fórum... Peço ao moderador que recoloque o meu último post no seu devido lugar.:(
 
Galera, tenho um bizú muito bom para passar. Seguinte... O problema com o chá é a oxidação da psilocibina, certo?

Errado Naive, me desculpe, mas não posso deixar passar. Quem oxida é a psilocina, PSILOCIBINA NÃO OXIDA por causa do grupo fosforilado.

Sobre a vitamina C eu já postei sobre isso: https://teonanacatl.org/threads/atrás-da-geladeira.3742/

Mas também tenho mais uma observação sobre isso que é a seguinte, o ácido acético promove desfosforilação da psilocibina, tranformando-a em psilocina, que é muito frágil e se oxida. Então taí mais uma dica, não vão tentar usar limão, laranja, vinagre, para ajudar na extração, pq daí vocês vão favorecer mais ainda as perdas. Depois que achei essa info sobre o ácido acético, estou agora pensando pq o ácido ascórbico (vit. c) também não promove esta desfosforilação? Não é curioso??? Talvez a vit. c pelo fato de deixar o ascorbato livre impeça as perdas de psilocina, mesmo que esteja desfosforilando a psilocibina (transformando-a em psilocina e tornando-a oxidável). Será então este o mistério da Vitamina C??? Contudo, nunca experimentei guardar por muito tempo um preparado "protegido" pela vit. c, também tem que testar mais isso ainda.

Mas tomem cuidado pessoal, não confundir psilocina com psilocibina. Lê com calma aí o que eu estou postando.
 
"This color reaction is caused by the dephosphorylation of psilocybin to psilocin and subsequent oxidation of that compound to form a blue coloration (Fig. 7-69) (Levine, 1967. Formation of blue oxidation product from psilocybin. Nature 215:1292-1293). "

Corretíssimo Cacto, obrigada pela correção! :)
 
Você usou cogumelos frescos ou secos nesse chá, naive?
 
Frescos. Só faço chá com frescos. Nunca tive coragem de comer selvagens frescos. De cultivo tudo bem, mas selvagens acho insalubre. Os secos eu como mesmo...

Tá, podem me acusar de fresquinha:p:, mas que eu queria um cogumelo transgênico sabor framboesa eu queria, huahuahuauauha.... Só de abrir o potinho em que deixo eles guardados na geladeira e sentir o cheiro sinto arrepios. Mas tudo tem o seu preço...

Abração
 
"This color reaction is caused by the dephosphorylation of psilocybin to psilocin and subsequent oxidation of that compound to form a blue coloration (Fig. 7-69) (Levine, 1967. Formation of blue oxidation product from psilocybin. Nature 215:1292-1293). "

Corretíssimo Cacto, obrigada pela correção! :)

Naive, mestres não erram, eles se confundem. Lembre-se sempre disso, você seria a última pessoa que eu me desentenderia, pq pelo próprio exemplo deste seu post, demonstra o profundo interesse neste conhecimento. Hoje, já me interrogo, será que ao invés de postar o melhor não teria sido ter te mandado uma MP??? Infelizmente respondi na lata e até te peço desculpas, mas é pq eu estudo tanto isso, mas tanto, que (fraqueza humana) quero mostrar sempre o tanto que estudo.

Abração, acho que aprendi mais uma.
Ps. Quanto ao comer cogus silvestres, eu ainda não fiz cultivo, só conheço silvestres e sempre como quando acho que o estado deles é bom e sendo dum pasto que venho monitorando, contudo fico mesmo pensando, na brucelose, aftosa, etc...., fora o uso de herbicidas nos pastos e/ou outos pesticidas.
 
Só de abrir o potinho em que deixo eles guardados na geladeira e sentir o cheiro sinto arrepios. Mas tudo tem o seu preço...


Eu também tenho esse problema com o cheiro.

Não consigo mais comer os secos sem misturar a algo que disfarce o sabor.
 
Os doces e rapaduras que faço são muito saborosos, tanto que tenho um problemão para esconder das pessoas de casa, além de um outro problemão na hora de comer pq não dá vontade de parar, kkkkk.

Mas e o gosto do cogu "in natura", eu amo, por isso me arrisco ainda hoje. Como merrrmoo.:D:D
 
Receita aprovada, naive.

Fiz no final de semana com 3g de vitamina C e o chá realmente fica diferente.

Gostei.
 
Receita aprovada, naive.

Fiz no final de semana com 3g de vitamina C e o chá realmente fica diferente.

Gostei.

Boa mesmo né??? Então, fiz uma mais diferente ainda. Veja só, ainda continuando a pesquisar esta história de usar ou não usar extrator ácido e se a Vit C, por ser anti-oxidante é interessante, resolvi testar mais um negócio. que foi o seguinte.

É sabido que o meio ácido converte psilocibina em psilocina e que a psilocina é muito frágil e oxida-se, mas também é sabido que a psilocibina é bastante solúvel em água enquanto a psilocina não é solúvel neste meio.

Então pensei, faço o chá com água, três vezes seguida e junto os chás, estes eu peguei evaporei e fiz as balas como de costume. Então sobrou os cogus, que normalmente o pessoal joga fora, daí eu pensei, já foram feitos 3 chás com estes cogus, agora vou ver a questão de solubilidade da psilocina, peguei uns 5 comprimidos efervecentes de vit. c e fiz um 4° chá com os cogus, bacana que os cogus já tavam bem escuros e com a 4ª fervura, esta com a Vit. C, eles ficaram bem branquinhos, daí eu pensei será que a vit c. desoxida a psilocina??? será, tem que ter um bom químico orgânico para responder, mas tudo bem, continuei meu experimento. O resultado foi que eu coei este chá que era de poucos cogus, diria que daria uma dose forte somente, mas resolvi tomar só a metade para ver, só a metade do chá, seria a metade de uma trip??? kkkk, então, o objetivo foi de, se há psilocina, então numa dose mais baixa é que eu vou perceber melhor, e por isso foi que eu só tomei a metade do chá.

Resultado: O chá funcionou, bateu uma trip muito legal, leve pq foi de meia dose, mas perfeita, com um detalhe diferente, que foi o apetite sexual????

Bem, continuemos as pesquisas...

Boa sorte Ecuador.
 
Bem, primeiramente devo dizer que nunca experimentei o tão famoso chá, e estou aprendendo muito aqui lendo essas loucuras tão fascinantes. Ultimamente experimentei fumar salvia (maneirissimo), e em breve começarei o meu cultivo de cogus. Estou pensando em comê-los frescos na primeira experiencia (uns dois grandes, ou seria muito? quero conhecer sem me assutar na primeira...). Uma teoria que tenho é que, para o chá, misturar suco de maracujá bem concentrado seria uma boa alternativa para uma onda mais de boa. O que acham? Inclusive, acho q todo o cuidado no preparo é importante, os detalhes para a mágica acontecer mais bonita. Outra coisa: ferver em fogo baixo, ou alto? É isso. MODERADO
 
Ok gente... mas por que diabos não podemos usar Vitamina C efervescente?

O que acontece se eu tomar 2 comprimidos de Vita C efervescente antes de beber o chá, tomar 1 durante e 2 depois de ingerir o chá?

E pra quem não tem 20 conto pra gastar num remédio desses... será que um super suco de acerola verde ou laranja ou poupa de maracujá serve pra substituir?, sempre ouvi dizer que acerola verde tem Vitamina C pra caramba, e aquela poupa branca do maracujá tbm...

To pra colher um flush de algo que pensei que fosse PESA mas tá fino demais pra ser... vou usar no próximo fds e pretendo utilizar com Vitamina C pra potencializar... foda é que to sem grana pra comprar comprimido.
 
Ok gente... mas por que diabos não podemos usar Vitamina C efervescente?

O que acontece se eu tomar 2 comprimidos de Vita C efervescente antes de beber o chá, tomar 1 durante e 2 depois de ingerir o chá?

E pra quem não tem 20 conto pra gastar num remédio desses... será que um super suco de acerola verde ou laranja ou poupa de maracujá serve pra substituir?, sempre ouvi dizer que acerola verde tem Vitamina C pra caramba, e aquela poupa branca do maracujá tbm...

To pra colher um flush de algo que pensei que fosse PESA mas tá fino demais pra ser... vou usar no próximo fds e pretendo utilizar com Vitamina C pra potencializar... foda é que to sem grana pra comprar comprimido.
Cara posso falar a verdade sobre essas misturarias?
1- não podemos descartar o efeito placebo.
2- todas as vezes que eu usei maracujina, vita C outras drogas em conjunto com cubensis eu passei meio que mal, senti um incomodamento durante a tripp e após coisa que me fez primar a experiência pura em si.
 
Eu testei a ingestão com Vita-C... efervescente.

E digo que tive a Trip mais fantástica da minha vida... foi com uma dose bem baixa de cubensis e o negócio bateu bem forte.

Vou ver se relato esta semana ainda, ai aproveito e posto o método de ingestão que eu utilizei.
 
Receita aprovada, naive.

Fiz no final de semana com 3g de vitamina C e o chá realmente fica diferente.

Gostei.

Pô irmão, 3g de vit. C é pra cavalo!
Teu organismo nem assimilou isso tudo a tempo.
Não tivesse nenhum efeito colateral? Da vit. C?:)
 
Pô irmão, 3g de vit. C é pra cavalo!
Teu organismo nem assimilou isso tudo a tempo.
Não tivesse nenhum efeito colateral? Da vit. C?:)


Não.

A fervura deve ter destruído parte, mas no caso das vitaminas hidrosolúveis, como a C, normalmente o excesso sai direto na urina.
 
Ói eu aí de novo....voltando.

45 dias de amazônia e tô eu aqui no sertão, tudo bem pessoal?

Mas a discussão da Vita C mudou de direção hein??? o que a gente discutia era justamente o poder anti-oxidante no que se refere a não perdermos a psilocina, má... tudo bem, depois o pessoal vai acompanhar...

:pos:
 
Alguém já experimentou fazer o chá usando panela de barro e colher de pau, evitando o contato do cogumelo com o alumínio da panela e o aço da faca pra ver se da alguma diferença quanto a oxidação?
Tem um estudo sobre o extrato da semente de guarána, usado como antioxidante e conservante natural, mas pelo que entendi ainda está em fase de teste:".Conservantes naturais2008-01-18
Os extractos de sementes de guaraná têm propriedades antioxidantes e antimicrobianas, o que os transforma em potenciais conservantes.

Para além do crescente interesse dos consumidores pela segurança e qualidade dos alimentos que ingerem, as novas tendências revelam uma clara preferência da indústria alimentar pelos conservantes naturais, como é o caso dos antioxidantes procedentes de extractos de plantas.

Como consequência, o mercado dos antioxidantes sintéticos encontra-se em declive enquanto os antioxidantes naturais estão a ganhar cada vez mais importância, devido à aceitação dos consumidores e aos constantes requisitos legais para entrarem no mercado.

O uso de conservantes naturais, longe de ser novidade, é uma técnica utilizada desde há muito na culinária popular.

O azeite virgem ou as marinadas de vinho tinto à base de ervas e especiarias, são alguns exemplos de conservantes naturais usados nas receitas tradicionais.

Estudos posteriores localizaram nos compostos fenólicos, o agente conservador destes produtos, cuja acção, para além do efeito antioxidante, têm um efeito negativo sobre o crescimento de certas bactérias patogénicas.

No entanto, conservantes naturais tão tradicionais e eficazes como o sal e o açúcar podem ter efeitos negativos sobre a saúde de determinados grupos de consumidores, daí que os investigadores centrem os seus estudos em novas substâncias conservantes que, para além de naturais, não comprometam em nenhum caso a saúde.

Muitos dos estudos de pesquisa levados a cabo centram-se em produtos vegetais como o guaraná.

Um estudo realizado por um grupo de investigadores da Universidad de Maribor, na Eslovénia, indica que os extractos de sementes de guaraná, uma planta trepadora exótica, tem propriedades antioxidantes e antimicrobianas, podem vir a ser usados como conservante na indústria alimentar.

Os investigadores usaram diversos solventes como água, acetona, metanol e etanol no processo de extracção das sementes de guaraná.

Depois, foram avaliadas as propriedades conservantes desta solução rica em polifenóis face a três tipos de bactérias prejudiciais à saúde, Escherichia coli, Pseudomonas fluorescens e Bacillus cereus.

Também foi observada a resposta perante três variedades de fungos, Aspergillus niger, Trichoderma viride e Penicillium cyclopium.

Os resultados revelaram que, ainda que todos os extractos apresentem um forte poder antioxidante, as soluções obtidas mediante o uso de álcoois mostraram uma actividade antimicrobiana maior que os extractos obtidos mediante o uso de água.

A conclusão deste estudo realizado com o guaraná indica que, pelo poder antioxidante e antimicrobiano demonstrado, os extractos de sementes desta fruta poderiam ser utilizados como aditivos para a conservação de alimentos e inclusive o seu uso poderia ser alargado a outros sectores, como a indústria farmacêutica e cosmética.

Agora, requerem-se análises e estudos adicionais com o objectivo de avaliar, com maior profundidade, os possíveis agentes activos presentes nos extractos das sementes de guaraná, assim como determinar com precisão os mecanismos responsáveis da sua actividade antimicrobiana e antioxidante."

Fonte:
 
Até que enfim um cacique pra por ordem na tribo e esse é dos bons, xamã da pedra psicodélica mesmo. Valeu pela luz. Agora vai!
Já obtive sucesso com o processo de super congelamento que é a extração



NÃO DISCUTIMOS EXTRAÇÃO.

SUGIRO QUE TODOS LEIAM AS REGRAS.
 
Back
Top