Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Como eu preparo o chá de cogumelos

M

Mauricio

Visitante
Dificilmente como cogumelos frescos, porque prefiro estar num local natureza para ingeri-los.

A opção então é guardar cogumelos bem secos para tê-los quando viajo.

O preparo do chá é tão importante quanto qualquer fase do cultivo de cogumelos.

Preparado de maneira incorreta, pode gerar a conclusão errônea de que os cogumelos estavam fracos, com pouca psilocibina.

O objetivo a ser alcançado é extrair o principio ativo do corpo dos cogumelos com o máximo de rendimento.

Assim eu o faço:

Uma chaleira com água mineral ao fogo,
Coloco uma quantidade de cogumelos
Acrescento uma dose de bebida destilada.
A chaleira permanece fechada enquanto ferve em fogo baixo.
Completo com água e mais bebida quando o nível está reduzido à metade.
E outra vez mais, totalizando 3 vezes.
O fogo está baixo desde o início.
Antes que esfrie a bebida é coada em filtro de café.
Armazenada em garrafa e gelada.
 
Otima receita mauricio vou fazer um dia assim :)


uso essa receita

agua mineral em uma chaleira, corto os cogumelos em pedaços, fogo baixo tb em todo o processo, abro um sachezinho de chá verde e adiciono, deixo quase ferver, tampo e desligo o fogo um tempinho, depois com um pilãozinho amasseto com calma os pedaços de cogumelos que estao "moles", ai vai para um coador , umas espremidas no que ficou e esta pronto o elixir :luz:
as vezes um pouquinho de açucar tb vai bem ;)
 
Maurício, a psilocibina não degrada com altas temperaturas? Li isso em alguns posts do fórum.

Essa 'fervida fracionada' não destruiria o principio ativo?

Esperto estar enganado! Abraços a todos.


Na água ela não degrada não, pois é solúvel em água. Quanto ao chá Maurício, eu e um amigo temos a teoria de que quanto menos água tiver no produto final, mais concentrado estará o chá e menos você precisará tomar?
Será que tem fundamento ou é coisa da nossa cabeça?
 
Sim, mas é água fervendo... Mesmo que a psilocibina seja solúvel em água, essa atinge altas temperaturas, isso não degradaria a substancia mesmo que diluída, encontrada na água?

Realmente não sei, espero estar enganado já que mais ou mais tarde eu vou fazer uso dessa receita. :)

:pos:
 
A temperatura de ebulição
da água em condições normais é de 100ºC, as "psilas" a essa temperatura degradam tirando potência preciosa
do produto final. O ideal para se fazer
um chá; pouquissima água, qdo a temperatura chegar a aproximadamente 90ºC, desligar o fogo e esperar
uns 5 minutos, coar e repetir o
processo
com as "sobras".

É obivio que qto menos H2O maior sera a concentração dos alcalóides, ou seja pouca água e muitos cogumelos = cha extremamente concentrado com baixo volume.




O ideal é elaborar uma

solução saturada e moldala alquimicamente em cristais insanamente
potentes


que preservam suas características
por um periodo
de tempo relativamente




longo.
 
há e se sobrar chá dá pra colocar em formas e fazer gelo que o chá continua ativo...

... pelo menos foi o que um amigo meu falou.
 
há e se sobrar chá dá pra colocar em formas e fazer gelo que o chá continua ativo...

... pelo menos foi o que um amigo meu falou.

CARACA QUE IDÉIA,
Se alguém souber algo sobre isso, por favor divulgue!!!!
:eek: :eek: :eek: :eek: :eek:
 
Saludando con atension y respeto.


há e se sobrar chá dá pra colocar em formas e fazer gelo que o chá continua ativo...

... pelo menos foi o que um amigo meu falou.

Furada total.

Coisa


de principiante.

POde corroborar de forma simples, experiências, erros e acertos.

Ira aprender na prática o que deveria
saber em teoria.



Saludando con atension y respeto.
 
Pessoal, tá todo mundo cheio de idéias, e no fundo se fosse seguir a risca cada procedimento acima citado, entramos em um colapso!!! huahuahuaaaa

Na verdade, eu to agora é mais confuso ainda, acredito q o Kliphos possa estar nessa situação tb! heh!

Bom, organizando melhor, de uma certa forma, os mais experientes podem nos ajudar aê...

1- a fervura, diminui a potencia do chá?
2- bebida alcoolica, ajuda dando uma tchuka né?
3- tb tive a idéia de congelar chá pronto... conserva as características maravilhosas?
4-só chegando perto do ponto de fervura, em fogo baixo e coando os restos mortais em uma toalha apertando bem...já extrai psilocibina suficiente, ou posso aproveitar mais???

Luz!!! Por favoRRRRR Agora sou eu q peço!!!!!!
 
Eu sempre achei tambem que a temperatura alta elimina em muito a psilocibina. Estou fazendo testes aqui com os meus cogus extraindo com alcool de cereais. Depois de bem secos coloquei cinco cogus de aprox. 20 cm cada em 300ml de alcool e estou esperando macerar (nome que se dá para esse processo). Vou deixar vinte dias. Depois vou adicionar a uma temperatura de + ou - 50º c (com banho-maria), para eliminar cerca de metade do alcool e ai sim vou misturar, quando for tomar, à agua mineral. Esse processo é feito para se extrair principio ativo de plantas. Estou testando pela primeira vez com cogus. Se der certo posto os resultados.
 
O que acontece é que vai se reproduzindo esse papo de que o chá degrada a psilocibina, mas esse tópico prova que de fontes científicas há pouco ou quase nada.

Não se pode determinar se ao fazer o chá a potência é perdida porque simplesmente o indivíduo achou a viagem fraca. Vários fatores determinam o nível de uma viagem, não só a quantidade de psilocibina ingerida. Apenas um teste químico pode comprovar a perda ou não das psilas.

Outra questão é: porque apenas uma parte da psilocibina é perdida durante a fervura e não toda ela? O que faz com que apenas um pouco seja perdido? Qual a lógica disso? Algum químico poderia explicar?

Alguns dados para a reflexão:

- A temperatura de fusão da água é 100ºC e da psilocibina é de 220ºC.
- A psilocibina é naturalmente resistente ao calor.
- A psilocibina pura é descrita como cristais a partir da água fervida.


:!: Lembrando que respeitem as regras nesse tópico. É um tópico de exposição dos métodos pessoais e não para postar receitas.
 
Saludando con atension y respeto.

Ira aprender na prática o que deveria
saber em teoria.

Saludando con atension y respeto.

hehe... para falar a verdade sou totalmente principiante, como disse, foi um amigo meu que me falou. esse meu amigo é um artista, não um cientista.

concordo contigo, caroltigs, o processo científico envolve eleboração de teorias a partir de conhecimentos já exitentes seguida experimentação. o contrário também é verdadeiro: elaboração de teorias a partir da observação de um fato.

muito bem, então vamos fazer um pouquinho de ciência.

temos um fato! segundo alguns relatos postados aqui no forum, o chá do maurício funciona... e funciona muito bem! :eek:

aliás temos 2 fatos! psilocibina é desnaturada a 100 graus celcius. :eek:

agora temos uma pergunta? como o chá funciona se a substancia ativa é inativada à temperatura de ebulição da água? :confused:

pensei um pouco e elaborei algumas hipóteses! :luz:

1) talvez a psilocibina não seja degradada a 100 graus. precisaríamos checar essa informação. se não me engano, ví em algum lugar que isso ocorreria em temperaturas mais altas, em torno de 200 graus. não tenho nenhuma certeza quanto aos valores, mas acredito que você esteja mais certa do que eu. enfim, esta seria uma informação importantíssima a ser confirmada. :!:

2) o etanol traria o ponto e ebulição para uma temperatura mais baixa. acho pouco provável. :neg:

3) minha teoria: você está totalmente certa! a substância é degradada a 100 graus. mas... provavelmente uma pequena parte das moléculas seriam destruídas pela alta temperatura. no chá teriamos de qualquer forma uma boa concentração da substância ativa num meio de administração que proporciona uma boa absorção da psilocibina pelo trato gastro intestinal, provavelmente melhor do que o consumo dos cogumelos in natura. portanto aquelas moléculas perdidas no processo de preparação poderiam ser ganhas pela melhor absorção pelo aparelho digestório. ;)
 
Mas uma vez

saudo-os com atenção e respeito.


A temperatura de fusão das psilas é de 220ºC.
Nos alcaloides existem estruturas de ligação (aneis) que sustentam a molécula em questão como um todo.
As psilas podem suportar 220 graus, mas essa estrutura que as une em um todo não aguenta essa temperatura e é exatamente ai que se enconta a válvula de escape. (algo que sera fonte de muitas observações)

Claro que isso só pode ser verificado em um laboratório.

Existe o fator "combinação de alimentos", alguns alimentos não são bons condutores para as psilas, o ideal é possuirmos uma proteina que transporte as psilas, o que acontece com frequencia é que as proprias psilas precisam se transportar sem auxilio de uma proteina e ai tbm se perde grande energia.

"porque apenas uma parte da psilocibina é perdida durante a fervura e não toda ela?
Bem, nada comprovado mas;
Alguns aneis se mantem intáctos apesar da temperatura, a maioria (?) se quebra dando origem a outras moléculas que não nos importa.

"O que faz com que apenas um pouco seja perdido? Qual a lógica disso?"
Talvez o contato com o aluminio da panela, ou de uma faca pode alterar algumas estruturas quimicas, sendo assim a lógica é puramente aleatória.


"- A psilocibina é naturalmente resistente ao calor."
A psilocibina sim, aneis de ligação não. (infelizmente?)

"- A psilocibina pura é descrita como cristais a partir da água fervida"
Isso é musica para meus ouvidos, a extração mais simples é a mais eficiente, a base de H2O, o problema é manter em estrutúra compacta e sólida esses cristais e ainda mais complicado; que substancia pode revestir as moléculas em questão para que estas sobrevivam a periodos de tempos longos.

Aqui termina minha participação, meu unico e esclusivo interese são extrações e como conservar o produto final.
DE maneira alguma quero quebrar as regras desta comunidade.

Probando, probando, saludando con atension y respeto. Buena lista, muy buena....
 
Po.... quero saber o tempo em fogo baixo... esquece temperatura
ponto de ebulição eu sei que é 100ºC fora isso não tenho termometro pra medir então por favor vamos ser mais diretos
quanto tempo deixo em fogo baixo? só isso preciso saber nada mais
obrigado
 
me sentí o marty mcfly ...
 
Luiz, a mensagem do Maurício, que foi o início do tópico, está bem clara.

Basta seguí-la.

Ou pesquisar o fórum e ler várias outras mensagens sobre preparação de chá que há.

Fora isso não dá para fazer muito mais.
 
Que confusão dos diabos em pessoal, mas o que eu sei é o seguinte:
psilocina é a forma ativa da molécula no nosso organismo, ao ingerirmos psilocibina ela sofre desfosforilação e passa a ser psilocina, que é muito mais ativa.

Agora vamos ao problema, os cogus têm tanto psilocina, quanto psilocibina, veja dois exemplos na tabelinha abaixo:

P. semilanceata .98 psilocibina .02 psilocina .36 baeocistina
P. cubensis .63 psilocibina .60 psilocina .025 baeocistina

Ocorre que a psilocina oxida muito fácilmente, então, quando processamos, de qualquer modo que seja o P.Cubensis ele perde a metade da potência, perceberam? .63 de psilocibina ficam intactos e os .60 de psilocina oxidam.

Façam o chá, fervam pa carai, de P. semilanceata e verão que ele não perderá potência.

falooooouuuuuuuuuuuuuu.

Ps. já fervi este troço até virar pedra na panela e continua funfando, 100% experiência prática pessoal. :pos:
 
Back
Top