Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Comer o micélio?

• Criador do tópico Breno
  • Data de início
B

Breno

Visitante
Li em algum lugar (não me recordo a fonte agora) que o micélio do Psilocybe já contém psilocibina, mas ninguém vai comer o micélio natural, pois ele está no meio do esterco. No entanto, será que alguém já experimentou comer o micélio produzido artesanalmente (no arroz, centeio ou milho, por exemplo)?

ouvi dizerem que não vale a pena pq tem mta poc psylocibina em comparação com o cogumelo
se é q é assim q escreve rs

Li em algum lugar (não me recordo a fonte agora) que o micélio do Psilocybe já contém psilocibina, mas ninguém vai comer o micélio natural, pois ele está no meio do esterco. No entanto, será que alguém já experimentou comer o micélio produzido artesanalmente (no arroz, centeio ou milho, por exemplo)?
A psilocibina deriva do metabolismo primário do fungo estando ela presente na fase vegetativa.

Tem um diário de cultivo aqui no fórum em que o camarada não aguentou esperar e fez um chá com o milho colonizado mas bateu apenas uma brisa. seria necessário muito mais muito substrato colonizado mesmo.

Não vale a pena, tenha paciência e espere que será muito mais recompensado.

obrigado pelos comentários,
vou tentar o cultivo simplificado em milho.
só que a etapa de casing pra frente é meio trabalhosa, queria evitar isso

obrigado pelos comentários,
vou tentar o cultivo simplificado em milho.
só que a etapa de casing pra frente é meio trabalhosa, queria evitar isso

Comece com bolos PF que as chances de sucessos é muito maior e outra não precisa fazer casings.

Caso você não tenha experiência a PF Tek e o recomendado caso contrario pode acontecer a perda do carimbo.

Comece com bolos PF que as chances de sucessos é muito maior e outra não precisa fazer casings.

Caso você não tenha experiência a PF Tek e o recomendado caso contrario pode acontecer de perde o carimbo.
obrigado,
tenho uma quantidade grande de esporos que guardei das minhas colheitas do último verão. nao quero esperar até dezembro pra ver os cogumelos de novo. vou pesquisar essas técnicas q vc falou, valeu

é, todo mundo diz o q o Mario diz, mas eu nao concordo(já q tb sou iniciante dou minha opinião) q pf seja mais fácil do que um d casing(direct casing)
se levar em consideração a trabalheira para manter um terrário eficiente e acredito q haja tb maior risco de contaminação pois o micélio fica mais exposto no pf
caso se interesse
http://www.youtube.com/watch?v=msUoZPVk-yY
não se esqueça, muito cuidado na esterilização do milho!
mas não se engane ainda é preciso ter muito cuidado nas condições de temperatura e asepsia

é, todo mundo diz o q o Mario diz, mas eu nao concordo(já q tb sou iniciante dou minha opinião) q pf seja mais fácil do que um d casing
se levar em consideração a trabalheira para manter um terrário eficiente e acredito q haja tb maior risco de contaminação pois o micélio fica mais exposto no pf

O micelio é um forte competidor quando estabelecido no bolo dificilmente contamina a não ser que o cara cultive em um chiqueiro muitcho porcalhão e não tome os devidos cuidados com a higiene.

O dunk pode ser feito através da injeção ainda dentro dos copos lacrados e outra os Bolos PF põe-se para pinar dentro dos copos o que diminui o risco ainda mais e logo apos o surgimento do pins saca-se os bolos.

Você fala do risco do micelio exposto mas isto acontece em qualquer Tek. é mais importante tomar cuidado com a assepsia do ambiente.

Casing TEk nao é difícil e produz mais cogumelos.

Nada contra a PF TEk, eu até gosto muito acho lindo, mas minha experiencia com casing foi mais proveitosa.

legal, agora eu só não entendo pq tem que usar vermiculita. Ela nem é nutriente... Ela serve de isolante? Térmico, luminoso, sei lá? Podeira usar areia ou terra esterelizada?

Creio que este debate perdeu totalmente o sentido mas como a conversa aqui é livre Blz.

Casing TEk nao é difícil e produz mais cogumelos.

Nada contra a PF TEk, eu até gosto muito acho lindo, mas minha experiencia com casing foi mais proveitosa.

A unica diferença é que em um intervalo de tempo curto o casing mostrou-se mais produtivo mas em relação ao peso não ha diferença. A uma diferença na produtividade entre o bolo e o casing que esta na camada de casing por conter nutrientes como: a fibra de coco, estrume, húmus, sphagnum, turfa... .o casing tem as vantagens de suportar frutos grandes e por ser mais aerado, mas em relação ao bolo dependendo da confecção pode-se mostrar muito satisfatório.

legal, agora eu só não entendo pq tem que usar vermiculita. Ela nem é nutriente... Ela serve de isolante? Térmico, luminoso, sei lá? Podeira usar areia ou terra esterelizada?

Este forum é um excelente acervo de informações não deixando a desejar em nenhum aspecto. procure estudar a biblioteca.

https://teonanacatl.org/forums/guias-de-cultivo-básico.60/

Não é uma boa idéia comer ou fazer chá do micélio. Primeiro porque só se forma psilocibina e psilocina no micélio terciário (antes de perguntar leiam o glossário). O micélio terciário só é encontrado no bolo ou substrato logo antes da frutificação. Então você está a um passo de obter uma quantidade bem maior de material e vai destruir o micélio?

Fora isso uma das maneiras de engolir uma boa quantidade de contaminantes e/ou seus subprodutos é ingerindo ou fazendo chá de micélio. Não recomendo.

O motivo do uso da vermiculita é que a mesma parece facilitar muito a frutificação em bolos e casings. Atualmente há experimentos com substitutos, como a fibra de coco que foi usada com sucesso em um cultivo descrito aqui no fórum, mas não está claro ainda se tem o mesmo efeito.

Primeiro porque só se forma psilocibina e psilocina no micélio terciário (antes de perguntar leiam o glossário).

Então o azul da oxidação do tecido lesado do micelio não estar relacionado com o principio ativo.

Em uma experiência de isolamento em papelão borrifei agua sanitária no ambiente ao entrar em contato com o micelio ele azulou... creio que não encontrava-se na fase terciária.

Talvez haja psilocibina/cina no micélio, SMarioNoia, mas se houver, será num bolo inteiro aproximadamente a mesma quantidade contida num cogumelo maduro.

Aliás, nos meus cultivos ja lesei o micélio algumas poucas vezes e não percebi nenhum azulamento.

Back